Melhores Repelentes para Bebês: Guia Completo 2021

Cuidar da saúde e segurança do bebê é uma das maiores preocupações das mães e pais de bebês, pois esta depende de diversos fatores que precisam estar em constante atualização e verificação por parte dos responsáveis. 

Em tempos de calor, a partir da primavera e principalmente no verão (mas no inverno e outono também é muito útil) um dos fatores de segurança do bebê é investir em um bom repelente para o bebê, protegendo-o dos insetos e mosquitos transmissores de diversas doenças.

Entretanto, por se tratar de um produto químico, muitos pais e responsáveis ficam receosos na hora da escolha e com medo de causar alguma alergia e irritação no bebê. Hoje em dia, podemos contar com versões de repelentes para bebês, com fórmulas adaptadas, e você pode escolher a mais adequada para as suas necessidades e as da criança.

Quer conhecer um pouco mais sobre estes repelentes para facilitar a sua escolha? Continue com a gente e conheça 5 repelentes liberados para bebês em 2021. Confira: 

Índice

Melhores Repelentes para Bebês de 2021

Imagem Repelentes para Bebês Detalhes
Repelente Exposis Gel Bebê 117ml
Repelente para bebês em gel Exposis 117ml Um dos repelentes mais recomendados pelos dermatologistas
Repelente Corporal Infantil SBP Baby Loção
Repelente corporal para bebês em spray SBP Aprovado pela grande maioria dos consumidores
Repelente Longa Duração, Granado, Branco, 110ml
Repelente para bebês de longa duração Granado (embalagem branca) 110ml Ideal para bebês com peles sensíveis
Repelente Off Baby Loção 117ml
Repelente para bebês em loção Off Baby 117ml Qualidade da Off para bebês
Loção Anti Mosquito, Johnson's Baby, Verde Claro, 200 ml
Loção (embalagem verde claro) anti-mosquito Johson’s Baby 200ml Com exclusiva fórmula chega de lágrimas

Proteção contra mosquitos e hidratação da pele do bebê

Muitas pessoas subestimam a importância dos repelentes, deixando este item como algo de segundo plano, principalmente em estações mais quentes, mas esta atitude pode representar grande risco, principalmente em países tropicais e colocando as crianças em contato com insetos.

A principal função do repelente, como o nome já diz, é repelir os mosquitos, formando uma película protetora entre a pele e o inseto, mas não são capazes de matar o pernilongo. Muitos dos repelentes da atualidade protegem contra a maioria das espécies que causam doenças, como o conhecido aedes aegypti, causador da dengue.

Como o mosquito da dengue possui hábitos diurnos, é importante reaplicar o produto ao menos de 2 em 2 horas, de acordo com a orientação dos fabricantes do produto e marca escolhidos.

Na hora da escolha do repelente, leve em consideração no rótulo se o fabricante respeita as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Anvisa, usando somente os princípios ativos autorizados, que possuem o DEET (dietiltoluamida), icaridina e o composto químico IR3535.

Como aplicar o repelente no corpo (do bebê ou do adulto)?

Para aplicar o repelente de forma uniforme no corpo, tanto do adulto como da criança, bebê (respeitando apenas a quantidade, que varia de acordo com a faixa etária), você deve seguir apenas alguns passos:

  • Para bebês e crianças, use uma quantidade menor, descrita na embalagem do produto;
  • Para adultos, a quantidade pode ser maior, mas siga também a quantidade descrita na embalagem;
  • Espalhe bem em todas as áreas desprotegidas, sem deixar que o produto se acumule na pele;
  • Se a região em que você está (ou a criança) tiver uma alta incidência de mosquitos, dê preferência para repelentes em spray, que podem ser usados também sobre a roupa;
  • Espere o repelente secar sob a pele ou sobre a roupa (este passo é muito importante),
  • Ao menos de duas em duas horas reaplique o produto, ou se suar muito e entrar na água, reaplique também.

Para aplicar da forma correta, o repelente deve vir após a aplicação do hidratante, protetor solar e da maquiagem, sendo o último passo.

Após conhecer um pouco sobre a importância do repelente, vamos ver mais características dos melhores repelentes para bebês de 2021?

1

Melhor Escolha

Repelente para bebês em gel Exposis 117ml

Características:

  • Protege contra os mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya;
  • Até 6 horas de proteção;
  • Pode ser usado por bebês a partir de 3 meses de idade.
  • empty

O repelente em gel para bebês da Exposis é um dos mais recomendados por médicos dermatologistas, tanto pela sua segurança para a pele sensível do bebê, como também pela alta eficácia de sua proteção contra os pernilongos e as espécies que causam diversas doenças, como zika, dengue, etc. 

Sua versão em gel, nas embalagens de 117g, permite uma absorção muito mais eficaz pela pele do bebê, e também promove uma espalhabilidade melhor, podendo ser usado por bebês a partir dos 3 meses de idade. O produto não possui cheiro, diminuindo os riscos de alergia e irritação dermatológica, e é dermatologicamente testado. A fórmula contém 10% icaridina, o que ajuda o produto a garantir a proteção do bebê por até 6 horas.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Repelente corporal para bebês em spray SBP

Características:

  • Fórmula com manteiga de karité para hidratar a pele do bebê enquanto protege;
  • Hipoalergênico e sem riscos para crianças;
  • Pode ser usado por bebês a partir dos 2 meses de idade.
  • empty

Este repelente corporal para bebês da SBP em spray é super prático de aplicar, pensado em ajudar a rotina das mamães e papais e tornar a segurança e proteção dos pequenos. O produto contém certificação de segurança contra os pernilongos transmissores da dengue, zika e chikungunya, e pode ser aplicado em bebês a partir dos dois meses de idade.

Com sua fórmula suave de cerca de 10% de icaridina, conta também com manteiga de karité para hidratar enquanto protege a pele do bebê das picadas de insetos, e oferece 6 horas de proteção, sem nenhum tipo de fragrância, podendo ser usado por bebês a partir de 2 meses de idade.

Confira o preço

3

nao

Repelente para bebês de longa duração Granado (embalagem branca) 110ml

Características:

  • Proteção de até 8 horas;
  • Produto ultra fluido e fácil de espalhar na pele do bebê;
  • Produto certificado e vegano, sem nenhum ingrediente de origem animal.
  • empty

O repelente de longa duração da Granado, marca já conhecida por desenvolver diversos produtos específicos para peles sensível e com base vegana, é um produto indicado para uso em crianças a partir de 6 meses de idade, sendo hipoalergênico, livre de álcool, fragrâncias, aromas e parabenos. 

O produto possui uma base ultra fluida, ou seja, sua espalhabilidade garante um bom aproveitamento do produto, que não fica acumulado na pele do bebê, com uma ótima aderência e durabilidade na pele. 

É formulado à base de icaridina encapsulada (cerca de 25%) e também é enriquecido com ômega 9 e lipídios, ajudando na hidratação e saúde da pele do bebê. Sua proteção é de até 8 horas, e é seguro para uso de grávidas e adultos também.

O repelente tem proteção e eficácia comprovada para a proteção contra os mosquitos da espécie aedes aegypti (causador da dengue), anophele albimanus (causador da difteria) e culex quinquefasciatus.

4

nao

Repelente para bebês em loção Off Baby 117ml

Características:

  • Proteção de até 6 horas;
  • Alta qualidade do produto;
  • Fórmula dermatologicamente testada.
  • empty

A Off já uma marca conhecida de repelentes, e expandindo sua linha para atender as crianças e bebês, oferece sua qualidade a este público de pele tão sensível. Sua fórmula é dermatologicamente testada, e oferece proteção de até 6 horas, sem perfumes e álcool, que podem irritar a pele do bebê.

Este repelente tem como recomendação de uso para crianças a partir de 3 meses, e está disponível para venda no formato gel, que possibilita uma boa absorção pela pele do bebê, boa durabilidade e melhor espalhabilidade melhor. 

5

nao

Loção (embalagem verde claro) anti-mosquito Johson’s Baby 200ml

Características:

  • Fórmula “chega de lágrimas”, que evita a irritação dos olhos do bebê;
  • Pode ser usado no corpo do bebê e na cabeça, sem causar irritação;
  • Dermatologicamente testado.
  • empty

A loção anti-mosquito da Johnson é conhecida não só pela sua eficácia, mas também pelo seu cheirinho delicioso de bebê. É eficaz contra mosquitos borrachudos (os que causam picadas que coçam bastante), mosquitos da dengue e demais pernilongos, e também não agridem a pele do bebê.

Confira o preço

Como escolher o melhor repelente para bebês?

Para escolher os melhores repelentes para o seu bebê, você precisa levar alguns critérios em consideração, para poder oferecer o melhor produto à pele da criança. Vamos juntos verificar quais são esses itens que classificam os melhores repelentes?

Escolha versões liberadas para bebês mais novos

Caso o seu bebê seja mais novo (entre 3 e 6 meses de idade), você deve se atentar ao rótulo para escolher um produto que seja adequado à faixa etária do seu bebê. Isso é muito importante para a segurança da pele e da saúde da criança, visto que alguns componentes químicos da fórmula podem irritar a pele do bebê.

Dê preferência para os repelentes sem fragrâncias e álcool

Os componentes que trazem a fragrância para os repelentes e demais produtos podem causar irritação na pele das crianças, assim como o álcool, um grande irritativo que pode ser nocivo à pele das crianças. A grande maioria das marcas já deixaram de usar estes componentes, entretanto, vale a pena verificar o rótulo para ter certeza de não colocar nenhum ingrediente que possa irritar a pele do bebê.

Escolha os que protegem contra diversas espécies de mosquitos

Hoje em dia há diversas doenças transmitidas por espécies diferentes de mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Estas doenças podem ser evitadas com diversas medidas aplicadas a casa e ao terreno em que você mora, mas o repelente escolhido também protege as crianças dos mosquitos transmissores de doenças.

Algumas marcas certificam a segurança das crianças contra algumas espécies, e as deixam explicitadas no rótulo para que você possa verificar. Antes de escolher o melhor repelente para o seu bebê, verifique o que tem a opção de proteção mais ampla contra as espécies de pernilongos.

Escolha os repelentes de melhor aplicação

Alguns tipos de repelente facilitam a aplicação, como os repelentes em gel, spray e loção. Por exemplo: os repelentes em gel, como um dos exemplos, por serem mais suaves, fáceis de espalhar, duráveis (na pele e em tempo de uso) e também são absorvidos de forma mais fácil pela pele do bebê, são mais escolhidos, etc. Veja algumas características e benefícios de cada tipo.

  • Gel: Como citamos acima, é uma versão bem absorvida pela pele, durável e traz a sensação de refrescância, sendo ideal para dias quentes;
  • Spray: Esta versão é perfeita para trazer mais praticidade para o dia a dia e pode ser aplicada até mesmo sobre a roupa;
  • Loção: Serve também para hidratar a pele do bebê, além de cuidar de sua proteção.

Logo, se possível, invista em repelentes na melhor apresentação de acordo com as suas necessidades e nas da pele do bebê.

Escolha as marcas que respeitam as recomendações da OMS e da ANVISA

A OMS e a ANVISA recomendam que os repelentes contenham apenas 3 princípios ativos em suas fórmulas: a icaridina, a IR3535 e o DEET, sendo o mais indicado para os bebês entre 6 meses e 2 anos o IR3535. Para bebês com idade inferior a 6 meses, são permitidos repelentes com icaridina de concentração igual ou inferior a 25%.

Faça sua escolha de acordo com o tempo de duração da proteção do repelente

Existem repelentes de 6 horas de proteção, 8 horas de proteção, 13 horas e por aí vai. A sua escolha deve ser baseada neste fator, visto que ele também dita a quantidade de publicações que serão necessárias ao longo do dia. Logo, ao escolher o seu repelente, verifique esta informação no rótulo.

Prefira os repelentes dermatologicamente testados, para evitar alergias

Os bebês têm a pele extremamente sensível, o que faz necessário um cuidado ainda maior em todos os cosméticos e produtos que entram em contato com o seu corpo e áreas desprotegidas. Para evitar alergias e problemas, dê sempre preferência às marcas que oferecem repelentes dermatologicamente testados, isso traz mais segurança à saúde do seu bebê em geral.

Se o uso for constante, prefira embalagens em tamanhos maiores

Para que o custo-benefício do repelente não seja afetado pela frequência de usos, dê preferência para as embalagens maiores, superiores a 100ml, pois elas irão oferecer mais doses para uso.

Perguntas frequentes

Antes de adquirir o melhor repelente para o seu bebê, muitas perguntas podem passar pela sua cabeça. O melhor, para que a escolha seja assertiva, é tirar todas as dúvidas possíveis. Veja algumas das mais frequentes antes de adquirir o produto.

Qual é o melhor tipo de repelente disponível: spray, gel, loção, creme, etc.?

Não há um melhor tipo, na verdade, e sim o que melhor atende às necessidades da criança. O spray, por exemplo, é muito prático e pode ser usado até mesmo por cima da roupa. Já a versão em gel é muito usada no verão, trazendo refrescância e é bem absorvida pela pele. A loção é leve e também bem absorvida pela pele, ajudando na hidratação e o creme é a versão mais densa, ideal para peles mais desidratadas e adultos.

Crianças e bebês podem usar qualquer tipo de repelente?

Não, pois crianças e bebês têm a pele muito mais sensível do que adultos, visto que os produtos químicos podem irritar muito mais a sua pele e também, ao entrar em sua corrente sanguínea (tudo que é absorvido pela pele, entra na nossa corrente sanguínea), pode ser nocivo para a saúde das crianças, por isso, escolha sempre os produtos formulados especificamente para bebês de 3 meses para cima.

Os repelentes caseiros funcionam? 

A primeira recomendação que podemos passar é evitar o uso de repelentes caseiros em bebês de 3 meses a 1 ano de idade, para manter a proteção contra os mosquitos que transmitem doenças. Acima dessa idade, os repelentes caseiros devem conter ao menos o óleo de citronela, o componente natural mais eficaz contra os pernilongos.

Os repelentes podem causar alergia?

Os fabricantes possuem testes de qualidade que garantem um risco baixíssimo de alergias, e a grande maioria dos produtos também são dermatologicamente testados, com uma alta margem de segurança. Entretanto, caso você tenha alergia, é necessário fazer um teste em uma pequena área descoberta do corpo e observar a reação da pele.

Em quais partes do corpo eu posso aplicar o repelente?

O repelente deve ser aplicado nas partes descobertas do corpo para proteger dos mosquitos e insetos. As pernas e braços geralmente são as áreas mais procuradas pelos mosquitos, mas o pescoço é geralmente esquecido, logo, passe também nessa área. Não passe o repelente em feridas, áreas sensíveis e mucosas para evitar ardências e alergias, e caso o repelente seja em spray, cuide para não atingir os olhos.

Reaplique o repelente de 2 em 2 horas ou de acordo com a instrução do fabricante, e se entrar na água ou estiver suando bastante, reaplique também.

O que fazer caso a criança ou um adulto sejam picados por um mosquito?

Caso sejam picados por um mosquito, pode ser usada uma compressa gelada no local, pois ajuda a diminuir a dor ou coceira no local. Não use álcool para não irritar a pele e não se preocupe, a vermelhidão e coceira são normais após a picada, devido a toxina liberada na picada do mosquito. Evite coçar com força para não machucar a pele, e caso o inchaço seja grande ou a lesão se multiplique, procure um médico de sua confiança.

Quando é necessário o uso de um repelente de mosquitos?

O uso do repelente se faz necessário sempre que um bebê, criança ou adulto está em exposição a uma área com muita incidência de mosquitos e a pele descoberta, para evitar picadas e a possível transmissão de doenças. Os mosquitos são mais ativos ao amanhecer e entardecer, logo, esteja preparado com o repelente em mãos principalmente nestes horários.

Como posso me prevenir da dengue e outras doenças transmissíveis por mosquitos, além do uso de repelentes?

Somente o uso dos repelentes não protege você e sua família (principalmente os bebês), logo, você precisa manter alguns cuidados em sua casa para se manter seguro, como:

  • Não deixe recipientes e vasos com água parada, limpa ou seja, em seu pátio ou casa (em copos, pneus, pratos, vasos, jarros, garrafas, fossas, tambores, valetas, piscinas, buracos e quaisquer outros locais que possam acumular água sem tratamento), pois a proliferação dos mosquitos acontece principalmente nesse local;
  • Coloque areia nos vasos de plantas, para evitar que água se acumule;
  • Não acumule entulhos ou lixo que possam obstruir córregos ou canais de água, pois isso deixa a água parada, transformando o local em um real criadouro de de mosquitos;
  • Mantenha as caixas de água sempre vedadas,
  • Use telas de proteção nas janelas de caixa.

Qual a ordem de aplicação dos produtos?

Na aplicação, primeiro use o hidratante e outros produtos, e somente depois o hidratante.

Qual é o melhor repelente para bebês?

Depois de conhecer algumas das opções de bons repelentes para bebês do mercado, talvez você ainda não esteja seguro em escolher qual é a melhor opção, mas não tem problema. Com pesquisa entre as opções, nós elegemos a melhor escolha para você, sendo segura e eficaz para a proteção contra pernilongos.

O repelente escolhido como melhor escolha é o Repelente para bebês em gel Exposis 117ml, que protege o bebê contra os mosquito transmissores da zika, dengue e chikungunya, além de oferecer 6 horas de proteção, sendo um dos mais indicados pelos dermatologistas. 

Este repelente pode ser usado por bebês a partir de 3 meses de idade e é em formato em gel, oferecendo uma boa durabilidade e espalhabilidade, e também não possui cheiro, fragrância ou qualquer componente que possa irritar a pele do bebê. O produto é testado dermatologicamente e contém 10% de icaridina, garantindo uma boa proteção.

Seu diferencial consiste na abrangência de proteção contra diversas espécies de mosquitos, tornando o bebê ainda mais seguro contra doenças transmitidas pelo inseto, além de ser fabricado por uma das marcas mais confiáveis, de acordo com os dermatologistas.

Devido a estes e muitos outros atributos, o repelente da Exposis é uma ótima opção para usar em seu bebê em casa, passeios ou locais com maior incidência de mosquitos, pela segurança que oferece e também pela sua eficácia.

Caso haja dúvidas na hora de escolher o melhor repelente para, não hesite em fazer a melhor escolha levando o Repelente para bebês em gel Exposis 117ml. O investimento na segurança e saúde do seu bebê vale a pena!

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões dos melhores repelentes para bebês? Deixe o seu comentário!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário