Melhores Brinquedos Educativos de 2 a 3 anos: Guia Completo 2021

A fase entre dois e três anos é muito divertida, porém, cheia de desafios e transformações. Isso porque nela, a maioria das crianças mudam de comportamento e humor de uma hora para outra, tornando-se agitadas, por vezes choronas e também extremamente curiosas. Mas isso é normal e representa um importante momento do desenvolvimento. E por isso é necessário estimular, bem como, aproveitar essa época para o aprendizado através das brincadeiras com os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos.

Esses brinquedos podem contribuir para a coordenação motora, atenção, percepção, raciocínio lógico, entre outros benefícios relacionados ao aprendizado. Quer saber mais sobre como escolher o ideal ? Então continue lendo!

brinquedos educativos de 2 a 3 anos

Melhores Brinquedos Educativos de 2 a 3 anos de 2021

Imagem Brinquedos educativos de 2 a 3 anos Detalhes
Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar, Fisher Price, Mattel
Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar – Fisher Price Melhor Brinquedo Educativo de 2 a 3 anos
Ônibus Escolar 123 Mega Bloks, Mattel, Amarelo
Ônibus Escolar 123 Mega Bloks – Fisher Price Melhor Brinquedo Educativo de 2 a 3 anos – Custo Benefício
Cofrinho do Porquinho Conta Comigo, Fisher Price, Mattel
Cofrinho do Porquinho Conta Comigo – Fisher Price Luz e sons que ensinam os números, cores, entre outros
Multiblocks Colorido 50 Peças Xalingo
Multiblocks Colorido 50 Peças – Xalingo Estimula a coordenação motora, raciocínio e habilidades sensoriais
Xilofone Peixinho, Buba, Multicor
Xilofone Peixinho – Buba Estimula a criatividade, coordenação motora e habilidades sensoriais
Quebra Cabeça Gigante Fundo do Mar Babebi
Quebra Cabeça Gigante Fundo do Mar Babebi Estimula o raciocínio lógico, coordenação motora, percepção e habilidades sensoriais

Durante os 2 e 3 anos da criança é comum os pais perceberem mudanças repentinas no humor, entre outros fatores, como alteração na alimentação, a interação e a aprendizagem. Isso porque, agora ela deixou de apenas descobrir para assim, aprimorar suas habilidades e por isso é normal realizar ações com maior independência, bem como, a agitação e reação ao ambiente e ações externas.

Diante disso, brinquedos que trabalhem com o raciocínio lógico, pensamento, coordenação motora e habilidades sensoriais são os mais indicados e favoritos. Uma vez que, irão divertir e criar essa sensação favorável de superar os limites. Cores, sons e texturas continuam sendo itens importantes, porém, além deles as possibilidades que os brinquedos oferecem serão os maiores destaques.

Durante essa etapa, a imaginação e testes com os objetos e ambientes externos também são frequentes. Por isso, ao pesquisar sobre qual é a melhor opção de brinquedos educativos de 2 a 3 anos, lembre-se de ter atenção para as diferentes formas de interagir com o brinquedo

Também nessa fase, como há algumas mudanças de comportamento, como já mencionamos anteriormente, os brinquedos educativos ganham também relativa importância em auxiliar nesse processo. Pois, como a criança estará mais ativa, será uma oportunidade ótima de iniciar com novas informações que contribuam para a rotina. Assim como, memorização de números, letras, partes do corpo, entre outros, fundamentais para o desenvolvimento.

Assim, se busca estimular esses fatores, além de entreter e divertir, conheça os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos. Além de dicas para saber qual o melhor para a necessidade da sua criança. Veja!

1

Melhor Escolha

Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar – Fisher Price

Características:

  • Indicação etária: 18 meses a 3 anos
  • Habilidades desenvolvidas: Coordenação motora, fala, habilidades sensoriais, criatividade e imaginação
  • Material: Plástico
  • empty

O brinquedo educativo Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar da Fisher Price é uma ótima opção para os bebês de 18 meses até os 3 anos, que auxilia no desenvolvimento da fala, além de reconhecimento das partes do corpo e cores.

Ele é uma espécie de maleta com algumas ferramentas de médico e além de um cachorrinho fofo e colorido estampado na frente. Para brincar a criança deverá retirar as ferramentas e ao colocar em locais indicativos do cão, o brinquedo emite sons, assim como, pronuncia frases, partes do corpo e cores em inglês. Logo, além de aprender a falar, a coordenação motora também é estimulada, bem como, o movimento de pinça que até essa idade, ainda está em aperfeiçoamento.

Ainda há músicas e luzes que irão despertar a atenção da criança, assim como, desenvolver habilidades sensoriais de visão, tato e audição. E como a maleta se assemelha a de um médico, também pode ser usada como incentivo para esses momentos, diminuindo o desconforto e medo que essas visitas podem causar.

Conforme o avanço do desenvolvimento infantil, o brinquedo pode ganhar novas possibilidades, fazendo com que a criança também desenvolva a imaginação e criatividade. Por sim, é um item seguro, fácil de usar e não possui partes pequenas ou desmontáveis que podem causar acidentes.

Funciona a partir de pilhas, contudo, são bem protegidas e colocadas em compartimento de difícil acesso para as crianças, o que também contribui para a utilização sem preocupação dos pais. Também é confeccionado em material de qualidade que não se quebra facilmente, porém é importante respeitar a indicação de uso para maior durabilidade.

Assim, se quer presentear uma criança entre 2 e 3 anos e não sabe o que escolher ao certo, o brinquedo educativo Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar da Fisher Price pode ser a opção ideal.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Ônibus Escolar 123 Mega Bloks – Fisher Price

Características:

  • Indicação etária: de 1 a 5 anos
  • Habilidades desenvolvidas: Coordenação motora, criatividade, raciocínio, habilidades sensoriais, imaginação e reconhecimento dos números
  • Material: Plástico
  • empty

O brinquedo Ônibus Escolar 123 Mega Bloks da Fisher Price é ideal para quem busca uma opção para uso a longo prazo, pois ele é ideal para estimular diversas habilidades sensoriais em diferentes momentos do desenvolvimento infantil.

Nele, contém 45 peças coloridas, uma peça única com 4 rodinhas para a montagem do carrinho e também números que quando a criança estiver maior, podem ser usados para operações matemáticas. As peças de montar são uma ótima opção de brinquedo desde os 12 meses, pois estimula o raciocínio, coordenação motora para encaixar as peças, assim como, a criatividade e imaginação, que surgirão conforme o andamento da brincadeira.

Esse brinquedo educativo também é seguro, visto que possui certificação do Inmetro e também conta com as peças de montagem grandes, o que impede que seja engolido ou colocado em partes pequenas e passíveis de acidentes, como nariz e ouvido.

É confeccionado em plástico rígido que também garante a durabilidade, bem como, evita acidentes como a quebra. E caso tenha pretensão de usar os números somente em outras fases da vida infantil, vale saber que esses desenhos são adesivos autocolantes e por isso, podem ser colocados somente quando os pais acharem necessário.

Assim, se procura uma opção com boa relação custo benefício, sem dúvidas, a nossa sugestão é o brinquedo educativo Ônibus Escolar 123 Mega Bloks da marca Fisher Price.

Confira o preço

3

nao

Cofrinho do Porquinho Conta Comigo – Fisher Price

Características:

  • Indicação etária: dos 6 meses aos 5 anos
  • Habilidades desenvolvidas: Coordenação motora, raciocínio lógico, criatividade, imaginação e habilidades sensoriais
  • Material: Plástico
  • empty

Para quem busca um brinquedo divertido, educativo e que desperte a atenção da criança de imediato, a dica é o Cofrinho do Porquinho Conta Comigo da Fisher Price.

Esse brinquedo fofo é muito divertido e interativo, pois ele acompanha dez moedas que devem ser colocadas no cofrinho por uma fenda que já treina a coordenação motora dos pequenos. As moedas também são coloridas e com textura, o que contribui para o desenvolvimento sensorial da visão e tato. E, ao colocar as moedas, o porquinho emite sons com a contagem, estimulando a aprendizagem dos números e raciocínio lógico.

Além disso, ao acionar o nariz do bichinho, sons e músicas são tocadas, o que também contribui para o divertimento e interação.

Com ele, atividades lúdicas também podem ser desenvolvidas, estimulando a imaginação e criatividade, o que é fundamental para a fase entre 2 e 3 anos.

Conta com selo do Inmetro e portanto é seguro. Também não possui partes pequenas ou desmontáveis e é confeccionado em plástico resistente. Contudo, é importante seguir as recomendações para a devida utilização e durabilidade.

É recomendado para uso desde os 6 meses, porém somente a partir dos 18 meses é que realmente fará sucesso em despertar as habilidades infantis. E poderá ser usado até os 5 anos ou mais, contribuindo assim, para os ensinamentos de contagem dos números e atividades lúdicas.

Portanto, se deseja um brinquedo educativo, divertido e que com certeza fará sucesso, a nossa dica é para o Cofrinho do Porquinho Conta Comigo da Fisher Price.

Confira o preço

4

nao

Multiblocks Colorido 50 Peças – Xalingo

Sale

Características:

  • Indicação etária: dos 2 meses aos 6 anos
  • Habilidades desenvolvidas: Coordenação motora, organização, raciocínio lógico, criatividade e imaginação
  • Material: Madeira
  • empty

Caso esteja em busca de um brinquedo educativo e que possa ser usado a longo prazo, a nossa sugestão é o Multiblocks Colorido 50 Peças da Xalingo.

São blocos de madeira coloridos em 9 formatos diferentes, compondo 50 peças que podem ser usadas para montar inúmeras possibilidades, conforme a imaginação mandar.

Todas as peças são coloridas e também são grandes, com aproximadamente 5 cm a menor, o que torna-o seguro para a brincadeira. As tintas usadas para os acabamentos também são seguras, conforme informação do fabricante, assim como o lixamento, evitando possíveis acidentes ou desconfortos. E igualmente, conta com selo do Inmetro que garante a qualidade e segurança do produto durante a atividade.

É ideal para estimular a coordenação motora e organização durante a montagem, bem como, o raciocínio lógico. As cores e diferentes formatos também são essenciais para as habilidades de visão e tato, contribuindo também para o conhecimento e diferenciação das formas geométricas.

Com isso, torna-se um brinquedo muito funcional para a fase dos 2 aos 3 anos, podendo ser usado sem problemas até os 6 anos ou mais. Portanto, se pretende investir em uma opção que realmente contribua para o desenvolvimento e seja usado por longos períodos, escolha o Multiblocks Colorido 50 Peças da marca Xalingo.

Confira o preço

5

nao

Xilofone Peixinho – Buba

Características:

  • Indicação etária: 18 meses aos 4 anos
  • Habilidades desenvolvidas: Coordenação motora, criatividade, audição e visão
  • Material: Metal e plástico
  • empty

Caso sua criança de 2 a 3 anos goste de música, a nossa sugestão de brinquedo educativo é o Xilofone Peixinho da marca Buba.

Com ele, a criança cria sons e melodias a partir do acionamento com a baqueta, o que requer certa interação e coordenação motora, dois estímulos muito explorados com essa atividade. A criatividade para desenvolver as sonoridades e imaginação também serão necessárias, permitindo que a criança tenha diversos estímulos que irão resultar em aprendizado e muita diversão.

Esse brinquedo também é seguro, pois não possui partes pontiagudas, pequenas ou desmontáveis e por isso pode ser usado livremente sem a preocupação dos pais.

Possui selo do Inmetro, a fim de assegurar a qualidade e é confeccionado de metal e plástico rígido, que permitem a utilização prolongada. E também possui numeração de 1 a 5 gravada nas teclas, contribuindo igualmente para esse aprendizado.

O formato do Xilofone Peixinho da Buba também é exclusivo, oferecendo conforto enquanto a criança segura, além de também despertar maior interesse em decorrência das texturas.

Assim, se procura um brinquedo manual e que exercite principalmente a coordenação motora e criatividade, a nossa dica é o Xilofone Peixinho da Buba.

Confira o preço

6

nao

Quebra Cabeça Gigante Fundo do Mar – Babebi

Características:

  • Indicação etária: a partir dos 2 anos
  • Habilidades desenvolvidas: Coordenação motora, raciocínio lógico, percepção, tato e visão
  • Material: Cartonado
  • empty

Outra atividade que faz muito sucesso com as crianças a partir dos 2 anos de idade é o Quebra Cabeça Gigante Fundo do Mar da Babebi.

Esse brinquedo é ótimo para estimular diversas habilidades como atenção, coordenação motora, raciocínio e percepção, uma vez que será necessário reconhecer os diferentes formatos e possíveis cenários para formar. O que é ideal para a necessidade de desenvolvimento das crianças nessa faixa etária.

O tato e visão também são estímulos ativados durante o uso do quebra-cabeças, aumentando assim, os benefícios relacionados à inteligência e cognição.

É confeccionado em material cartonado rígido, o que estimula a durabilidade e também possui peças em tamanho gigante para o jogo, sendo de 45 x 36 cm, evitando possíveis acidentes relacionados a engolir e asfixia. Logo é seguro e muito divertido também para a interação da criança com a família.

Possui 12 peças e pode ser usado em diferentes fases do desenvolvimento infantil, estimulando a utilização prolongada. Outro ponto interessante desse brinquedo é que ele é produzido com materiais ecologicamente corretos, o que demonstra desde cedo para a criança a preocupação e compromisso que deve-se haver com o meio ambiente.

Com isso, se procura uma atividade de interação, atenção, coordenação motora e raciocínio lógico ideal para a idade entre 2 e 3 anos, a nossa sugestão é o Quebra Cabeça Gigante Fundo do Mar da marca Babebi.

Confira o preço

Como escolher um brinquedo educativo de 2 a 3 anos ideal?

Para escolher os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos é necessário lembrar que as crianças com essa idade estão buscando aprimorar suas habilidades e aprendizados desenvolvidos até então. Por isso, invista naqueles que trabalham com a coordenação motora, memorização, organização, raciocínio lógico, entre outros.

E para isso, além dos itens que abordaremos a seguir, também é importante ter atenção para os gostos das crianças, visto que, isso irá contribuir para a aceitação e entretenimento. Assim, procure observar os hábitos que mais despertam a atenção, bem como, ações que mais agradam. Para então, poder escolher a atividade ideal.

Agora, para saber mais o que verificar durante a compra, confira dicas do que analisar. Veja!

menina brincando

Verifique a indicação etária no brinquedo educativo

Qualquer brinquedo, seja ele da categoria educativa ou não, deve possuir uma indicação etária que irá contribuir para a segurança e utilização adequada.

Com isso, ao escolher os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos, sempre procure a indicação etária relativa a idade da criança. Isso, além de acompanhar o crescimento em fase equivalente, irá promover que os estímulos sejam favoráveis. Contribuindo também para a segurança, outro ponto importante que abordaremos a seguir.

Nessa fase, brinquedos que possam ser usados até idades mais avançadas como 4 ou 5 anos, também são bem vistos. Logo que, além de contribuírem para o aprendizado gradual, também influenciarão para a economia e utilização prolongada.

Da mesma maneira, atividades que envolvam números, letras, cores, peças, montagem e organização também são propícias, pois são tarefas aprendidas durante o tempo de desenvolvimento e que podem ser reaproveitadas em algum momento, quando a criança estiver maior. Onde também buscará informações de forma lúdica e expressiva.

Portanto, para não errar na escolha do brinquedo educativo, nossa primeira dica é não deixar de verificar a indicação etária!

brinquedos educativos de 2 a 3 anos

Procure pelo selo do Inmetro e indicativos de segurança

Como já mencionado anteriormente é importante ressaltar a escolha de brinquedos que tenham segurança, assim como, selos e certificações que reconheçam isso. Como, por exemplo, o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Isso porque, durante essa fase é comum que as crianças testem os objetos e brinquedos. E isso envolve observar, tocar e interagir, o que é divertido e curioso, mas também um pouco perigoso, diante das possibilidades que se pode criar ao brincar.

Com isso, escolha sempre os brinquedos que possuam selo do Inmetro, órgão que garante a qualidade no Brasil e também observe com atenção se todos os itens oferecem segurança.

Materiais muito fracos ou delicados podem ser um ponto de alerta. Uma vez que, nessa fase é possível que a criança suba no brinquedo, use como ferramenta, escada, apoio, entre outras.

Assim, como iremos falar mais adiante, também procure por brinquedos com materiais de qualidade e que irão oferecer de certa forma, mais resistência.

E igualmente, evite a escolha daqueles que contenham peças pequenas e facilmente desmontáveis, possibilitando colocar na boca, ouvido e nariz, o que sem dúvidas é extremamente prejudicial e perigoso.

Brinquedos eletrônicos que contenham pilhas também devem ser avaliados, a fim de identificar se elas podem ser retiradas facilmente. Com isso, se possível procure opções que tenham fechamento com parafusos ou outro dispositivo que impeça a fácil manipulação.

Ao seguir esses critérios, a escolha dos brinquedos educativos de 2 a 3 anos será feita de forma adequada. Garantindo também o uso correto, sem desconfortos ou riscos.

crianças brincando com ursinho de pelúcia

Priorize os brinquedos educativos com materiais resistentes

Geralmente, a partir dos 18 meses, os bebês começam a querer subir e escalar, conforme o avanço da idade. E isso, também envolve os brinquedos que nem sempre são indicados para isso, mas vez ou outra, acabam nessa situação.

Com isso, ao escolher os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos, prefira aqueles que sejam confeccionados em materiais de qualidade, como plástico resistente, madeira, silicone, entre outros.

Além disso, a durabilidade do produto pode ser um dos critérios de compra em relação à economia. Que também está no mesmo parâmetro de materiais resistentes, fazendo com que o brinquedo dure por mais tempo sem quebrar facilmente. Assim, além de contribuir para a segurança, esse quesito também estimula a compra consciente e com bom custo-benefício.

Da mesma forma, escolher brinquedos que tenham origem em processos que respeitam o meio ambiente, também é uma iniciativa educacional para toda a família. Logo, ao comprar se possível, busque por essas opções e demonstre à criança a importância em conservar e preservar.

principais habilidades

Pesquise sobre as habilidades que o brinquedo propõe estimular

Conforme já dito anteriormente, nessa fase as opções que estimulam o desenvolvimento, cognição, pensamento e identificação são os mais recomendados. Pois, sem dúvidas, irão conseguir sanar uma boa parte das necessidades de descobertas e aprendizados infantis dessa fase.

Dito isso, ao procurar os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos, busque as informações relevantes sobre os estímulos que ele propõe e veja se isso irá combinar com o estilo de brincadeira que mais agrada à criança.

Caso a criança apresente alguma dificuldade, esse foco no desenvolvimento de habilidades também pode ajudar. Além disso, igualmente busque por cores, texturas, sons e luzes que podem estimular o lado sensorial e também por personagens, bonecos e possibilidades que estimulem a imaginação e o desenvolvimento lúdico.

Brincar sozinho e de faz de conta também é muito comum nessa época. Por isso, lembre-se da imaginação criativa infantil e busque por opções que estimulem as habilidades cognitivas e sensoriais que irão, assim, contribuir para todo o desenvolvimento.

menino com quebra-cabeça

Qual o melhor brinquedo educativo de 2 a 3 anos?

Agora, que já sabe como escolher, além de sugestões dos melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos, vamos revelar em nossa opinião qual deles ficou em primeiro lugar no topo da lista.

E aquele que apresentou maior destaque dentre os itens avaliados foi o brinquedo educativo Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar da Fisher Price.

Isso porque, além de colorido, com diferentes formas e texturas, também ajuda no desenvolvimento da fala em inglês e apresenta as partes do corpo às crianças. O que também pode ser um estímulo e auxílio quando necessário ir ao médico.

Os sons e luzes são fatores que despertam a atenção das crianças na fase entre 2 e 3 anos, o que permite muita diversão e interação de diversas maneiras.

Como já mencionado anteriormente, também poderá ser usado quando a criança estiver maior, por volta dos 5 ou 6 anos, promovendo uma compra com economia em relação ao uso e durabilidade.

Também é seguro, não apresentando partes pontiagudas ou pequenas. Possui certificação do Inmetro e é confeccionado em material resistente, que também garante a confiança durante a brincadeira e utilização.

Assim, se tem dúvidas sobre qual escolher, a nossa indicação como o melhor brinquedo educativo para a fase de 2 a 3 anos é o Cuidando do Cachorrinho, Aprender e Brincar da marca Fisher Price.

brinquedos educativos de 2 a 3 anos

Por fim, gostou de conhecer os melhores brinquedos educativos de 2 a 3 anos? Então deixe seu comentário!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário