Melhores Alimentadores Para Bebê: Guia Completo 2022

A alimentação do bebê é, sem sombra de dúvidas, uma das nossas prioridades e também um dos pilares mais importantes do seu desenvolvimento. Dessa forma, quanto mais ajuda e ferramentas tivermos acesso, melhor. Um desses recursos são os alimentadores para bebê, que tornam a introdução alimentar mais fácil e prazerosa para o bebê.

Contudo, nem sempre é fácil escolher o melhor modelo para o seu bebê, visto que existem muitos no mercado e nos e-commerces hoje.

Pensando nisso, separamos em um ranking o top 5 dos melhores alimentadores para bebê, com as suas características, usos e indicação de faixa etária. Quer conhecer esses 5 alimentadores? Vem com a gente!

Melhores Alimentadores Para Bebê de 2022

Imagem Alimentadores para bebê Detalhes
Alimentador, Munchkin, Verde e Amarelo
Alimentador para bebês Verde e Amarelo por Munchkin O melhor alimentador para bebês da atualidade
Alimentador Infantil - Lillo, Rosa
Alimentador para bebês na cor rosa por Lilo O alimentador para bebês de melhor custo-benefício da atualidade
Alimentador Infantil, Nûby, Rosa
Alimentador infantil na cor rosa por Nûby Qualidade e segurança em um só produto
Porta Fruta Com Tampa Azul, Clingo, Azul Oceano
Alimentador para bebês com tampa Azul Oceano por Clingo Livre de BPA para a segurança dos bebês
Produto Para Bebe Alimentador de Silicone, Pais e Filhos, Azul
Alimentador para bebês em silicone na cor Azul por Pais e Filhos Marca de prestígio com um ótimo produto para bebês

A alimentação do bebê é um dos pilares mais importantes para o seu desenvolvimento saudável. Dessa forma, contar com as melhores ferramentas para tornar esse momento tão especial ainda mais produtivo e eficaz para o seu crescimento é a melhor pedida, não é mesmo? 

Os alimentadores para bebê são um desses recursos indispensáveis para ajudar na introdução alimentar do bebê. Graças a sua estrutura, a criança pode sugar o alimento, desde frutas, legumes e até carnes em pequenos pedaços, e conhecer novos sabores, texturas, de uma forma muito mais segura, até que a introdução alimentar se inicie de fato.

Contudo, a indicação de uso e faixa etária dos alimentadores são a partir dos 6 meses, pois crianças dos 0-5 devem, preferencialmente, ser alimentados somente de leite materno. Dessa forma, de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, é por volta dos 6 meses que a introdução alimentar deve se iniciar.

Ademais, devemos estar atentos aos sinais de prontidão e maturidade do bebê para esse mudança, como se manter sentado com mais firmeza, sentir interesse pelos alimentos, mastigar de forma mais disposta, etc. Assim, notando essas mudanças no comportamento e levando em consideração a faixa etária do bebê, a introdução alimentar deve começar com diferentes grupos de alimentos, sempre para manter o paladar da criança o mais variado possível: carnes, grãos, frutas, legumes, hortaliças, cereais, tubérculos, etc.

No início, pode ser que o bebê rejeite a comida ou tenha dificuldade em se adaptar, mas isso é normal e com o passar dos dias e das tentativas, a criança vai se acostumando e mostrando interesse pelo alimento. Nesse ínterim, o alimentador para bebês entra, ajudando a introdução alimentar ficar ainda mais fácil. Com ele, você pode oferecer desde frutas, legumes e até mesmo pequenos pedaços de carne.

Contudo, escolher o melhor alimentador para o seu bebê pode não ser uma tarefa fácil, pois são muitos modelos no mercado, e também, muitos critérios importantes a se levar em consideração, não é mesmo? Logo, um dos aspectos mais importantes a se analisar é a faixa etária do bebê e qual é o alimentador mais indicado, com base na sua idade e grau de desenvolvimento.

Geralmente, a grande maioria dos alimentadores são indicados para uso a partir dos 6 meses de idade do bebê, assim que ele começa a sua introdução alimentar. Contudo, há modelos mais sofisticados e com funções diferentes, indicados a partir dos 10 meses do bebê, com um fim mais específico, além da própria introdução alimentar. Dessa forma, antes de escolher o alimentador para o seu bebê, veja com cuidado qual é a indicação de uso e faixa etária do modelo escolhido, ok?

Agora que você já sabe um pouco sobre os alimentadores para bebê, sua função e principalmente a sua importância para a introdução alimentar, que tal conhecer os 5 melhores alimentadores para bebê de 2022? Vem com a gente!

1

Melhor Escolha

Alimentador para bebês Verde e Amarelo por Munchkin

Características:

  • Livre de BPA;
  • Simples e fácil de usar,
  • Não passam pedaços grandes de alimentos
  • empty

O alimentador para bebês da Munchkin é, sem sombra de dúvidas, uma grande aquisição para ajudar na introdução alimentar do bebê. Ideal para colocar frutas, vegetais frescos ou caldos na dieta da criança, pode ser usado com calma e tranquilidade, pois é desenvolvido para trazer mais segurança à criança. Este modelo reduz riscos de asfixia, contudo, não substitui a constante supervisão dos pais e uso somente por um adulto.

Em um modelo fácil e simples de usar, somente pedaços pequenos de alimentos passam pela redinha, sendo ainda mais seguro para o bebê. O seu sugador é do tipo redinha, comportando uma boa quantidade de alimento. É livre de BPA, substância tóxica ao organismo e tem sua indicação de uso a partir dos 6 meses.

O alimentador da Munchkin conta com trava de proteção, dessa forma, o bebê não se engasga e não passam grandes quantidades de alimento pelo sugador, ou que haja risco de saírem pedaços maiores que o esperado. 

2

Custo Benefício

Alimentador para bebês na cor rosa por Lilo

Características:

  • Livre de BPA;
  • Uso a partir dos 6 meses,
  • Ajuda na introdução alimentar
  • empty

O alimentador para bebês da Lilo é a alternativa ideal para quem quer economizar sem abrir mão da qualidade. Conta com um compartimento seguro de silicone atóxico, muito macio, de fácil higienização e sucção por parte do bebê, ajudando a tornar o processo de introdução alimentar muito mais fluido e prazeroso. Neste modelo, podem ser usados frutas e vegetais, desde que bem macios e cortados.

O modelo conta com alça fácil para o bebê segurar e pequenos orifícios para sugar o alimento, permitindo a mastigação ao mesmo tempo e estimulando a descoberta de novas texturas e sabores. É livre de BPA, uma substância tóxica para crianças e adultos, e com tampa para proteger o alimentador. Sua faixa etária é a partir de 6 meses e você encontra o alimentador nas cores rosa e laranja.

Confira o preço

3

nao

Alimentador infantil na cor rosa por Nûby

Características:

  • Livre de BPA;
  • Ajuda na introdução alimentar,
  • Sistema de trava
  • empty

O alimentador infantil da Nuby tem tudo o que o seu bebê precisa em um só produto. Ideal para ajudar na introdução de alimentos sólidos na dieta do bebê, conta com rede descartável para oferecer um produto sempre higienizado para o seu filho(a) e sistema de travamento para que o uso seja seguro, e não saiam pedaços maiores de alimento do que o ideal.

Conta com cabo emborrachado que torna seu uso mais seguro e pega do bebê mais firme, reduzindo o risco do bebê se engasgar. É livre de BPA, sigla para bisfenol A, uma substância altamente tóxica e perigosa para o organismo do bebê. Com diversos elogios e boas avaliações nos e-commerces, é um com certeza um modelo completo de alimentador!

Além de frutas e vegetais, no alimentador também podem ser colocados pedaços pequenos de carne, desde que com o preparo certo para a idade da criança, e que sejam pedaços pequenos. Com o sistema de fechamento giratório, o alimentador impede que a criança consiga abrir o produto e causar acidentes. Desta forma, para utilizar é só colocar o alimento no recipiente, apertar bem e rosquear o anel para travar.

Confira o preço

4

nao

Alimentador para bebês com tampa Azul Oceano por Clingo

Características:

  • Com prendedor para roupa;
  • Sugador de silicone,
  • Tampa de proteção
  • empty

Para quem está em busca de um modelo enxuto de alimentador para bebês, mas que tenha todas as funcionalidades necessárias, o alimentador da Clingo é uma ótima opção. Conta com um prendedor removível para a roupa do bebê, dessa forma, é uma maneira a mais de se prevenir contra acidentes, além de ser chamativo para a criança. Conta também com tampa para tornar seu uso mais seguro.

Esse modelo tem o sugador de silicone, super macio e perfeito para o bebê sugar o alimento, sem que pedaços maiores passem e possam causar asfixias ou acidentes, por contar com uma trava de segurança. É livre de BPA e sua indicação de uso é para a introdução alimentar a partir dos 6 meses de idade.

Confira o preço

5

nao

Alimentador para bebês em silicone na cor Azul por Pais e Filhos

Características:

  • Livre de BPA;
  • Bem avaliada nos e-commerces,
  • Sistema de trava
  • empty

A Pais e Filhos renovou o seu portfólio recentemente, trazendo diversos produtos para melhorar a qualidade de vida do bebê e facilitar a rotina dos pais. Um deles é o alimentador para bebês, feito em silicone extra macio, para que o bebê possa sugar o alimento ao máximo, sem que saiam pedaços maiores que podem machucá-lo. Conta com sistema de segurança e trava, sendo livre de BPA, uma substância tóxica ao organismo da criança.

Ideal para usar no dia a dia, o alimentador da Pais e Filhos permite com que a criança entre em contato com novos sabores e texturas, criando o seu paladar de forma saudável e gradual. Encontramos nas lojas o alimentador nas cores azul e rosa e sua indicação de uso é a partir dos 6 meses.

Como escolher o melhor alimentador para bebê?

Para escolher os melhores alimentadores para bebê, de acordo com a idade do seu filho(a), ou caso seja para presentear uma criança, alguns critérios devem ser levados em consideração para poder oferecer segurança e bem-estar a hora da alimentação e no início da introdução alimentar. Vamos juntos verificar quais são esses itens que classificam os melhores alimentadores para bebê?

Atente-se a avaliação dos consumidores em relação ao modelo escolhido de alimentadores para bebê e a sua marca

Antes de você passar por este processo de escolha de um alimentador para bebê, alguém já fez uma escolha parecida e muitas das vezes deixou a sua avaliação sobre o produto e a marca. Essas informações podem ser muito importantes para que você se baseie antes de fazer a escolha do seu alimentador para bebê, pois se as avaliações forem unânimes em características ruins, talvez não seja uma boa escolha levar esta opção para casa, não é mesmo?

Contudo, se a grande maioria das avaliações forem boas, isso é um indício que o alimentador para bebê talvez seja uma alternativa adequada para as suas necessidades, e talvez valha a pena testar. Aqui, falamos de compras no e-commerce. Se mesmo com as avaliações positivas você se sentir inseguro, talvez seja interessante pegar o nome do modelo e verificar em uma loja física antes de comprar, e até mesmo interagir com os vendedores e perguntar se há algum feedback sobre a marca. Dessa forma, você fica mais seguro com a sua compra.

Verifique se o alimentador do bebê possui certificações de segurança de uso, e também, se não há parte pequenas que possam soltar do alimentador ou partes afiadas que podem machucar o bebê

As certificações (de qualidade, ISO, Inmetro) ou da fabricação do alimentador para bebê, bem como o uso de bons materiais, como o silicone bem molinho e ou plástico para as demais partes, é o que dá mais segurança para os clientes, pais, mães e também para a hora da alimentação do bebê. É um investimento a mais na segurança e no bem-estar. Dessa forma, o bebê, os pais e responsáveis podem dormir seguros, sabendo que a melhor compra foi feita para dar o banho do bebê com mais conforto.

Qual é o melhor alimentador para bebê?

Depois de estudarmos as opções de maior destaque na atualidade, confirmamos que o melhor alimentador para bebê de 2022 é Alimentador para bebês Verde e Amarelo da Munchkin, livre de BPA, simples e fácil de usar e com sistema que não permite pedaços grandes de alimentos passarem, causando acidentes com o bebê.

Recapitulando as características que citamos no ranking, o alimentador para bebês da Munchkin é, sem sombra de dúvidas, uma grande aquisição para ajudar na introdução alimentar do bebê. Ideal para colocar frutas, vegetais frescos ou caldos na dieta da criança, pode ser usado com calma e tranquilidade, pois é desenvolvido para trazer mais segurança à criança. 

O seu sugador é do tipo redinha, comportando uma boa quantidade de alimento e tem sua indicação de uso a partir dos 6 meses. Conta com trava de proteção, dessa forma, o bebê não se engasga e não passam grandes quantidades de alimento pelo sugador, ou que haja risco de saírem pedaços maiores que o esperado. 

Logo, se você ainda estiver em dúvidas sobre qual modelo de alimentador para bebês escolher, não hesite em levar o Alimentador para bebês Verde e Amarelo da Munchkin, é sucesso e segurança na certa para a introdução alimentar do bebê.

Perguntas frequentes

Antes da compra do melhor alimentador infantil algumas perguntas e dúvidas podem passar pela sua cabeça, pois as opções no mercado hoje em dia são muitas. Para que a sua escolha seja assertiva, o ideal é tirar todas estas dúvidas e responder todas estas questões da forma mais rápida possível antes da compra, assim, as chances de frustrações e arrependimentos são menores.

Para te ajudar, separamos algumas das mais frequentes antes de adquirir alimentadores infantis, confira:

Como faço a limpeza do alimentador para bebê após o uso?

A limpeza do alimentador para bebê após o uso é imprescindível para a sua segurança física e alimentar, pois é de extrema importância retirar resquícios de alimentos ou quaisquer outros resíduos. Dessa forma, é de extrema importância manter uma boa higiene, usando sempre os recursos menos químicos e abrasivos possíveis. 

Primeiro, você deve tirar de perto da criança para higienizar, pois essa medida evita problemas de segurança e a sua saúde. Depois, tire as peças do alimentador de modo suave para evitar erros que comprometam a estrutura do alimentador, e limpe com produtos liberados pelo fabricante. O corpo dos alimentadores infantis só deve ser limpo com sabão neutro e água corrente. 

Mas lembre-se de guardar o alimentador para bebê só depois que estiver bem seca, ok?

Quais são os melhores materiais para o alimentador de bebê?

Os melhores materiais para compor o alimentador do bebê são o silicone bem mole, principalmente na parte do sugador. O restante deve ser em plástico super resistente, para ser um produto mais durável para o bebê.

Quando o bebê deve começar a introdução alimentar?

Contudo, a indicação de uso e faixa etária dos alimentadores são a partir dos 6 meses, pois crianças dos 0-5 devem, preferencialmente, ser alimentados somente de leite materno. Dessa forma, de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, é por volta dos 6 meses que a introdução alimentar deve se iniciar.

Ademais, devemos estar atentos aos sinais de prontidão e maturidade do bebê para essa mudança, como se manter sentado com mais firmeza, sentir interesse pelos alimentos, mastigar de forma mais disposta, etc. Assim, notando essas mudanças no comportamento e levando em consideração a faixa etária do bebê, a introdução alimentar deve começar com diferentes grupos de alimentos, sempre para manter o paladar da criança o mais variado possível: carnes, grãos, frutas, legumes, hortaliças, cereais, tubérculos, etc.

 É importante que os alimentadores de bebê tenham selo do InMetro?

O selo do InMetro é uma certificação extremamente importante para atestar a segurança de um produto, por isso, se o alimentador do bebê tem esse selo é um indício muito forte de que o produto é realmente seguro para o uso infantil. Entretanto, é uma certificação cara e nem todas as empresas investem, principalmente as menores.

Além disso, este selo não se aplica a alguns tipos de produtos estrangeiros e importados. Por isso, além do selo, é importante verificar os outros processos de qualidade e auditoria que fazem parte e também todas as características dos alimentadores para bebê.

Para qual faixa etária o alimentador para bebê é recomendado?

Geralmente, a grande maioria dos alimentadores são indicados para uso a partir dos 6 meses de idade do bebê, assim que ele começa a sua introdução alimentar. Contudo, há modelos mais sofisticados e com funções diferentes, indicados a partir dos 10 meses do bebê, com um fim mais específico, além da própria introdução alimentar. Dessa forma, antes de escolher o alimentador para o seu bebê, veja com cuidado qual é a indicação de uso e faixa etária do modelo escolhido, ok?

O alimentador de bebê deve ser usado com supervisão de um adulto?

A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que o uso do alimentador para bebê seja feito com cuidado e supervisão contínua de um adulto, pois alguns itens, os prendedores e travas podem aumentar o risco de sufocamento ou acidentes, por isso, a supervisão de um adulto é recomendada, principalmente para crianças pequenas e bebês, pois ainda não sabe como manusear o produto. Dessa forma, mantemos a saúde e segurança dos nossos pequenos.

Conclusão

A saúde dos nossos pequenos é, sem sombra de dúvidas, a nossa maior prioridade. Logo, a alimentação é uma das partes centrais desse cuidado. Ao escolher um bom alimentador para bebês, você estará assegurando não só a segurança do seu filho(a), mas também mais conforto e ajuda na introdução alimentar. Ao fazer a compra, sempre leia a embalagem dos alimentos escolhidos, dê preferência sempre aos feitos com material durável e silicones maleáveis, e assim, tenha em mãos um alimentador seguro para os pequenos!

Sendo assim, deixar a vida dos pequenos mais gostosa é uma tarefa simples com as nossas dicas e recomendações. Lembrando que ao ler a embalagem dos produtos escolhidos, dê preferência sempre aos de silicone e tenha em mãos um alimentador eficiente para os pequenos!

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões dos melhores alimentadores para bebê? Deixe o seu comentário!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário