Melhores Brinquedos Educativos para Bebê: Guia Completo 2021

Os primeiros anos dos bebês são fundamentais para o desenvolvimento saudável tanto físico como emocional e intelectual. Por isso, estimular brincadeiras e atividades que contribuam para isso é muito importante, a fim de aprimorar as habilidades motoras, sensoriais e cognitivas. Diante disso, conheça os melhores brinquedos educativos para bebê.

Além de dicas de como escolher e o que verificar durante a compra. Afinal, há alguns critérios importantes como segurança, forma de brincar, idade recomendada, entre outros que podem influenciar.

Assim, continue lendo e descubra quais as melhores opções para investir em brinquedos educativos para o seu bebê. Confira!

bebê com atividades educativas
Imagem Brinquedos Educativos para Bebê Detalhes
Teddy - O Ursinho das Emoções, Chicco, Colorido
Teddy – O Ursinho das Emoções – Chicco Melhor brinquedo educativo para bebê
Fisher-Price Gatinho Engatinha Comigo, Multicolorido, Mattel
Gatinho Engatinha Comigo – Fisher-Price Melhor Brinquedo Educativo para Bebê – Custo benefício
Girafa Pick a Block, Fisher Price, Mattel
Girafa Pick a Block – Fisher Price Brinquedo divertido, com sons e blocos com bichininhos
Mundo Bita - Baldinho De Formas
Baldinho De Formas – Mundo Bita Estimula o aprendizado de cores, formas e letras
Play Time Mesa Atividades, Cotiplás, Azul
Play Time Mesa Atividades – Cotiplás Brinquedo educativo para estimular a coordenação motora e habilidades sensoriais
Zebrinha de Atividades, Fisher Price, Mattel
Zebrinha de Atividades – Fisher Price Estimula a coordenação motora, conhecimento de cores, sons e texturas

Melhores Brinquedos Educativos de Bebê de 2021

Durante o primeiro ano de vida, as mudanças e transformações que ocorrem na vida dos bebês são indiscutíveis e muito rápidas. Por isso, é importante ter atenção para as brincadeiras e atividades que irão estimular e contribuir para esse desenvolvimento.

Conhecer algumas opções e dicas de como escolher os brinquedos ideais também é fundamental para atender as necessidades de aprendizado da faixa etária. Logo, vale saber que entre os principais tipos para a faixa etária entre 0 e 2 anos, são os brinquedos dos tipos sensoriais, emocionais, simbólicos e de construção.

Que possuem diferentes formas de interagir e estímulos para o desenvolvimento das habilidades.

Os sensoriais, por exemplo, são aqueles que trabalham com os principais sentidos de tato, olfato, paladar, visão e audição. Muito importantes para interação, vivências e experiências ao longo da vida.

Os emocionais também são muito estimados pelos bebês e responsáveis, pois de forma gradual, estimulam o senso de responsabilidade e tomada de decisões, que aos poucos serão amadurecidos até a idade adulta. Mas, de qualquer maneira, é importante serem trabalhados desde cedo.

Igualmente, os brinquedos do tipo simbólico são aqueles que desenvolvem a imaginação e criatividade, com a noção e compreensão do ambiente. Assim, também podem ser ideais para a faixa etária em questão, pois são divertidos e oferecem aprendizado de forma lúdica e leve.

E por fim, os de construção que trabalham com a coordenação motora, raciocínio e sentidos, que são indicados geralmente, para os bebês acima de 12 meses. Uma vez que abaixo disso, a atividade ainda não terá a funcionalidade esperada.

Assim, reflita sobre o que busca e conheça algumas opções dos melhores brinquedos educativos para bebê que selecionamos dentre os mais vendidos da internet. Confira!

1

Melhor Escolha

Teddy – O Ursinho das Emoções – Chicco

Características:

  • Indicação etária: dos 6 meses aos 2 anos
  • Material do brinquedo: Tecido e plástico
  • Habilidades estimuladas: Emoções, fala, comunicação e empatia
  • empty

Caso busque um brinquedo educativo que também seja afetivo, a nossa sugestão é o Teddy – O Ursinho das Emoções da Chicco. Afinal, além de lindo e fofinho ele estimula a comunicação e sentimento de empatia, pois conta com 5 diferentes histórias com temas sentimentais e envolventes para a idade, em dois diferentes idiomas.

Com isso, as crianças a partir dos seis meses já podem começar a aprender algumas frases em português e inglês, além de números do 1 ao 10, que são cantados pelo ursinho.

Ele é confeccionado em tecido resistente e de alta qualidade, que igualmente, oferece segurança e durabilidade. E na parte central do urso há um coração de plástico que muda de cor conforme a alteração dos sentimento. O que desperta a atenção, percepção e aguça a visão.

Nos pés e mãos do bichinho também há bordados com letras, números e desenhos em alto relevo que chamam a atenção e trabalham com o tato. Além de ser muito seguro e macio, não apresentando riscos com peças pequenas e partes desmontáveis.

Para o funcionamento é necessário pilhas que já acompanham o brinquedo e ele também reproduz 36 diferentes melodias, auxiliando no entretenimento e atividade. Logo, é uma ótima opção para acompanhar os primeiros anos da criança, pois igualmente irá transmitir a sensação de segurança e cuidado, ajudando também no processo de ensinar a dormir sozinho.

Portanto, se busca a melhor opção de brinquedo educativo para os bebês de 0 a 2 anos, escolha o Teddy – O Ursinho das Emoções da Chicco.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Gatinho Engatinha Comigo – Fisher-Price

Características:

  • Indicação etária: acima dos 9 meses
  • Material do brinquedo: Plástico
  • Habilidades estimuladas: Estimula o bebê a engatinhar, aprendizagem dos números, senso de direção e espaço
  • empty

Caso queira um brinquedo educativo que estimule o desenvolvimento do bebê para engatinhar e andar, a nossa indicação é o Gatinho Engatinha Comigo da Fisher-Price.

Isso porque, ele é muito divertido e também toca sons e emite luzes que, sem dúvidas, irão despertar a atenção da criança. Bem como, trabalhar os sentidos de visão e audição. O gatinho também diz os números de 1 a 10, ensinando a contagem para a criança e repete frases, auxiliando e ampliando o vocabulário que ainda está em gradativo desenvolvimento nessa fase.

Como tem rodinhas na base, esse brinquedo anda por toda a casa, o que favorece o desenvolvimento de engatinhar e andar, pois faz com que a criança acompanhe o gatinho. E além dos mais, também tem a função de aspirador, tornando-se funcional também para os pais e responsáveis, ajudando nas tarefas domésticas.

Para o funcionamento são necessárias pilhas, porém é um brinquedo confiável e com certificação de segurança e qualidade, que garante a boa funcionalidade. Mas, de qualquer maneira, vale a recomendação de evitar que a criança suba ou se apoie no disco, o que a médio prazo pode trazer danos ao equipamento e riscos de acidentes.

Além do mais, durante a atividade e interação, ele estimula o movimento, senso de direção e espaço, bem como, auxilia nas habilidades sensoriais de visão, audição e tato, fundamentais para o correto desenvolvimento. Com isso, se deseja uma opção funcional, com boa relação custo benefício e que contribua para o desenvolvimento da fala e movimentos, a nossa indicação é o Gatinho Engatinha Comigo da Fisher-Price.

Confira o preço

3

nao

Girafa Pick a Block – Fisher Price

Sale

Características:

  • Indicação etária: acima dos 6 meses
  • Material do brinquedo: Plástico
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, raciocínio, visão, audição, tato e percepção
  • empty

O brinquedo educativo Girafa Pick a Block da Fisher Price é ideal para estimular a coordenação motora, raciocínio, movimento de pegar, tato, visão e audição. Pois consiste de uma torre, onde cubos são colocados e ao caírem produzem um som que desperta a atenção da criança e o torna divertido.

E dentro de cada cubo, para a atividade ser mais animada e instrutiva, possui um animal em miniatura, auxiliando na aprendizagem dos nomes de cada um, além de ser atrativo e bonito. É seguro e para o seu funcionamento são necessárias pilhas para produção dos sons.

É feito de plástico, mas com diferentes texturas para trabalhar com o tato e também há partes vazadas, que convidam o bebê a experimentar e testar o objeto de diferentes maneiras com o fim de aprender e sentir.

Não possui partes pequenas ou desmontáveis e conta com selo do Inmetro, garantindo a qualidade e confiança durante o uso. Para utilizar este brinquedo é necessário que o bebê esteja começando a ficar sentado, visto que, isso o deixará mais confortável.

Assim, se quer presentear um bebê a partir dos 6 meses, outra ótima sugestão é o Girafa Pick a Block da Fisher Price.

Confira o preço

4

nao

Baldinho De Formas – Mundo Bita

Características:

  • Indicação etária: dos 6 meses aos 3 anos
  • Material do brinquedo: Plástico
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, reconhecimento de formas e números
  • empty

Outra opção de brinquedo ideal para os bebês de 9 a 18 meses é o Baldinho De Formas do Mundo Bita, que além de educativo fará muito sucesso com as crianças. Afinal, ele é colorido e possui o desenho dos personagens estampados nas peças e números, possibilitando o reconhecimento e interação com as figuras.

Além disso, as peças de encaixar no balde são 4 formas geométricas e 4 letras, trabalhando o raciocínio lógico e coordenação motora, que até essa fase ainda não estão altamente refinados. Mas, para aumentar a diversão vale, saber que o brinquedo acompanha 16 peças, estimulando ainda mais a atividade.

As peças são grandes e por isso não apresentam riscos durante a brincadeira, permitindo que a criança e os pais sintam-se confortáveis e seguros com a interação. E também contam com o selo do Inmetro, atestando entre outras coisas a qualidade. Visto que, o brinquedo é confeccionado em material rígido e resistente que promete durar por bastante tempo, acompanhando assim, o crescimento e aprendizado.

Também é ideal para auxiliar em alguns processos de aprendizagem e responsabilidades do dia a dia, como ensinar a guardar e organizar, visto que o balde vem como uma alça, que convida a criança a levar a transportar e armazenar.

Assim, se quer um brinquedo educativo que possa ser usado desde os 9 até os 36 meses, nossa dica é o Baldinho De Formas do Mundo Bita.

Confira o preço

5

nao

Play Time Mesa Atividades – Cotiplás

Características:

  • Indicação etária: dos 10 meses aos 2 anos
  • Material do brinquedo: Plástico
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, raciocínio lógico, tato, visão e concentração
  • empty

Agora, se busca uma opção de brinquedo educativo para bebês maiores, que já conseguem ficar sentados com segurança, a nossa sugestão é o Play Time Mesa Atividades da Cotiplás.

Isso porque, esse brinquedo é uma mesa com várias atividades que trabalham diferentes habilidades, contribuindo para o aprendizado de forma lúdica, mas efetiva. Nela, há blocos de montagem coloridos, peças com diferentes formatos geométricos para encaixe, botões, entre outros estímulos que melhoram a coordenação motora, raciocínio lógico e movimento de pega, que ainda está sendo refinado.

Para despertar ainda mais interesse, há uma gavetinha onde as peças caem, exercitando também a curiosidade e organização durante a brincadeira. E também é seguro, pois não possui peças pequenas e as desmontáveis são em tamanho adequado para evitar acidentes.

Possui selo do Inmetro e é confeccionada em plástico resistente, que promove durabilidade. Mas é importante seguir a recomendação de uso, evitando que a criança suba na mesa, o que pode causar a quebra. Além do mais, é um brinquedo seguro e que irá contribuir bastante para o desenvolvimento nessa faixa etária.

Logo, se quer um brinquedo educativo para os bebês a partir dos 10 meses, a nossa sugestão é o Play Time Mesa Atividades da Cotiplás.

Confira o preço

6

nao

Zebrinha de Atividades – Fisher Price

Características:

  • Indicação etária: acima dos 3 meses
  • Material do brinquedo: Plástico e tecido
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, reconhecimento de cores, sons e texturas
  • empty

Por fim, se busca uma opção de brinquedo educativo para bebês acima de 3 meses, a nossa sugestão é a Zebrinha de Atividades da Fisher Price. Isso porque, ele pode ser uma ótima atividade desde os 3 meses até 1 ano ou mais, estimulando diversos sentidos como audição, visão, coordenação motora e tato.

Essa zebrinha em sua base possui uma ventosa que fixa em qualquer superfície lisa, fazendo com que o bebê interaja de diferentes maneiras. E na barriga do animal há algumas bolinhas coloridas que fazem barulho quando o brinquedo é balançado. O que chama a atenção e entretêm por algum tempo.

Na parte superior há uma espécie de alça com uma textura diferenciada que trabalha com o tato do bebê e na parte inferior, algumas argolas e pingentes ficam penduradas, para que o bebê escolha e reconheça diferentes formas e cores.

É ideal para ser colocado em mesinhas de cadeirões de alimentação, permitindo a interação do bebê com supervisão dos responsáveis de forma confortável e segura. E também é confiável, pois não possui partes pequenas ou desmontáveis que oferecem riscos de acidentes. E por isso, está dentre os mais recomendados para essa faixa etária.

Assim, se busca uma opção de atividade educativa para bebês ainda pequenos, a nossa sugestão é a Zebrinha de Atividades da Fisher Price, que sem dúvidas, irá atender as necessidades de aprendizado nessa fase.

Confira o preço

Como escolher um brinquedo educativo para bebê ideal?

Para escolher o brinquedo educativo para bebê ideal é importante saber o que buscar, lembrando de atentar-se à informações como a faixa etária recomendada, tipo de brinquedo, formas de brincar, habilidades estimuladas, entre outras.

Assim, entenda um pouco mais cada uma dessas características e fatores importantes para avaliar antes da compra. Confira!

brinquedos educativos para bebê

Sempre escolha os brinquedos educativos para bebê com faixa etária adequada

Um dos fatores mais importantes para serem analisados antes de comprar um brinquedo educativo é a indicação etária. Isso porque, essa informação, além de visar a segurança, também irá interferir nas habilidades desenvolvidas.

Isso porque, ao escolher brinquedos para crianças entre 0 a 2 anos, por exemplo, peças pequenas ou que apresentem risco, dificilmente serão encontradas. Igualmente, as habilidades sensoriais, motoras e cognitivas serão estimuladas de forma adequada e gradual, facilitando a interação, desenvolvimento e aprendizado.

Portanto, ao procurar pelos melhores brinquedos educativos para bebê, lembre-se de considerar a faixa etária recomendada no brinquedo e se possível, escolha aqueles que permitam uso prolongado. O que, sem dúvidas, irá contribuir também para o custo benefício.

como escolher os melhore brinquedos educativos para bebê

Verifique o material do brinquedo educativo

Durante a fase do nascimento até os 2 anos, como falaremos adiante é importante estimular habilidades básicas, sobre os sentidos e motores. Assim, vale saber que o material, bem como, as texturas do brinquedo são características importantes para contribuir para os fatores educativos.

Logo, ao escolher, se possível prefira os que tenham diferentes materiais e texturas, como por exemplo, plástico, silicone, madeira, tecido, entre outros. E também verifique se são atóxicos e seguros, isso porque, nessa idade é comum as crianças levarem tudo à boca.

Igualmente, também verifique se no brinquedo há tintas e outras substâncias que podem ser ingeridas e caso perceba, suspenda o uso, pois pode ser prejudicial.

Por fim, ao verificar o material também analise a resistência, a fim de identificar os que são mais duráveis e de melhor qualidade, contribuindo assim, para o uso prolongado. Ao ter atenção para esse item, a escolha do brinquedo, sem dúvidas, será melhor e mais adequada.

menina com urso de pelúcia

Escolha aqueles que tenham selo do Inmetro

A segurança é o fator principal para a escolha do brinquedo educativo para bebê ideal. Com isso, antes de comprar também certifique se há peças pequenas, bem como, partes pontiagudas ou que apresentam algum risco durante o manuseio.

E para garantir ainda mais tranquilidade durante as brincadeiras, sempre procure pelo selo do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que entre outras coisas, atesta a segurança e qualidade do produto.

Com o selo do Inmetro também é possível garantir que o brinquedo tenha mais durabilidade e resistência. O que é muito importante para os bebês que podem usar o objeto de diversas formas, como subir, pisar, entre outras não recomendadas, mas que acabam acontecendo devido a idade.

E além do Inmetro, há outras certificações de segurança, mas no Brasil essa é a principal e mais reconhecida em relação à qualidade. Portanto, sempre busque por essa informação na embalagem do brinquedo, pois dessa forma, com certeza as brincadeiras serão mais tranquilas e com benefícios.

bebê menina com brinquedo educativo

Conheças as principais habilidades estimuladas pelo brinquedo educativo para bebê

Qualquer brinquedo educativo estimula alguma habilidade. Porém, antes de escolher também é importante saber quais são os principais trabalhados, bem como, os mais indicados para a idade em questão.

Diante disso, vale saber que entre os 0 e 2 anos, como já mencionado, as maiores necessidades de desenvolvimento são relativas as habilidade sensoriais de tato, olfato, paladar, visão e audição. Mas, além delas, a coordenação motora e movimento de pega também precisam ser trabalhados.

Com isso, ofereça brinquedos que tenham essas funções, assim como, cores, luzes e sons que também fazem sucesso com as crianças dessa idade. Uma vez que, despertam a atenção, bem como, a visão e audição.

Atividades e brinquedos simples como bolas e cubos também são recomendadas nessa fase, pois auxiliam na percepção e movimento de pegar e jogar, que será mais refinado somente próximo aos 12 meses de vida. Assim, vale o estímulo.

Por fim, também analise esse quesito de habilidades, para assim, escolher o brinquedo educativo para bebê ideal.

bebê sentado

E agora, que já sabe como escolher e sugestões dos melhores, traremos qual é o top da lista dos brinquedos educativos para bebê. Veja!

Qual o melhor brinquedo educativo para bebê?

Agora, que já sabe como escolher e viu opções dos melhores brinquedos educativos para bebê, traremos qual deles ficou em primeiro lugar.

E em nossa opinião, dentre os mais vendidos da internet, o ideal para a faixa etária dos 0 até os 18 meses é o Teddy – O Ursinho das Emoções da Chicco, que além de fofo, estimula diversas habilidades emocionais e intelectuais.

Desde o início, ele desperta a atenção, pois possui uma cor suave com alguns bordados coloridos de letras e figuras que despertam a afeição da criança. Além das diferentes texturas, que estimulam o tato desde os primeiros meses de vida.

Isso porque, além do tecido macio e resistente, na parte central há um coração de plástico que muda de cor, conforme a mudança dos sentimentos do urso. O que trabalha com a visão e estimula a aprendizagem das cores.

Ele também toca músicas, diz frases e conta histórias sobre como lidar com o sentimento em diferentes situações. Auxiliando na construção e percepção de sentimentos e empatia.

O ursinho também conta números do 1 ao 10 e diz algumas letras, auxiliando na comunicação e fala desde cedo.

E por ser fofinho e leve pode ser usado como naninha para auxiliar durante o sono, principalmente na fase de ensinar a dormir sozinho. Pois transmite conforto e segurança para o bebê, trabalhando com o lado emocional.

Logo, se tem dúvidas e busca uma sugestão de brinquedo educativo para bebê que realmente irá atender a necessidade de aprendizado dessa faixa etária, indicamos o Teddy – O Ursinho das Emoções da Chicco.

melhores brinquedos educativos para bebê

Então, gostou das nossas dicas de como escolher e sugestões dos melhores brinquedos educativos para bebê? Deixe seu comentário!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário