Como Cuidar dos Dentes do Bebê de 1 Ano: Saiba como manter a higiene bucal nessa fase!

Os hábitos e cuidados relacionados à higiene devem ser ensinados às crianças desde cedo. E diante disso, surgem muitas dúvidas de como cuidar dos dentes do bebê de 1 ano. Assim, se também está com esse dilema, vamos te ajudar!

Afinal, durante os primeiros anos há diversas transformações e novas rotinas que podem afetar a saúde por toda a vida e isso definitivamente, envolve os dentes. Então, continue lendo e aprenda muito mais sobre os cuidados necessários com os primeiros dentinhos. Confira!

como cuidar dos dentes do bebê de 1 ano

Como cuidar dos dentes do bebê de 1 ano

As rotinas de higiene nos bebês são fundamentais para garantir a sua saúde e isso também envolve os cuidados com a boca e os dentes, que desde o seu surgimento devem ser acompanhados de perto. Contudo, nem sempre isso é fácil, uma vez que requer um certo costume por parte dos pais e das crianças que podem não gostar muito da nova rotina com a escova de dentes.

Mas, saiba que quanto antes começar mais fácil será ao longo do tempo e com certeza o esforço valerá a pena. Isso porque, ao cuidar dos dentes, outros fatores como fala e alimentação também terão melhor desenvolvimento, permitindo um organismo saudável e mais equilibrado.

Porém, diante disso, algumas dúvidas podem surgir. Com isso, vamos abordar como cuidar, quando levar o bebê ao dentista, qual a melhor forma de fazer a limpeza, entre outros. Portanto, confira!

A partir de quando surgem os primeiros dentes do bebê

Segundo pediatras e especialistas em odontopediatria, mesmo que os primeiros sintomas de dores e coceiras na gengiva apareçam aos 4 ou 5 meses, os dentinhos realmente começam a surgir somente a partir dos 6 meses até os 8 meses, podendo chegar até 1 ano e meio. E geralmente, os primeiros a aparecer são os da frente, tanto os de cima como os de baixo.

Ao identificar esses dentinhos, os cuidados já podem ser iniciados, porém sem o uso da escova de dentes e pasta tradicionais, que ainda não são recomendados. Mas sim, como uma gaze ou fralda de algodão úmida, a fim de somente retirar o excesso de resíduos acumulados.

Além do mais, após o crescimento desses primeiros dentes também será possível acrescentar novos alimentos na dieta da criança. Porém, é necessário atenção para os industrializados e doces que podem apresentar risco diante dos primeiros cuidados. Assim, evite oferecer esses tipos de comida durante essa fase.

menino como cuidar dos dentes do bebê de 1 ano

Quando começar com a escovação

Conforme mencionado anteriormente, logo após o nascimento dos primeiros dentes da frente os cuidados já podem ser iniciados. Porém, a escovação só precisará ser realizada quando os dentinhos do fundo começarem a aparecer.

Diante disso, é importante sempre verificar a boca da criança, para assim escolher a escova ideal à idade, permitindo que o tamanho seja confortável e eficaz durante a limpeza, conforme abordaremos mais adiante.

Assim, entre 12 meses e 1 ano e 4 meses, a escovação poderá ser iniciada, desde que com cuidado e aos poucos evitando que o momento seja traumatizante e estressante para a criança. O que pode gerar dificuldades para prosseguir com o processo e hábito de limpeza. Com isso, tenha paciência!

como cuidar dos dentes do bebê de 1 ano

Quando levar a criança ao dentista

Quanto a levar a criança ao dentista, a recomendação dos especialistas é para que ocorra desde o nascimento do primeiro dente. Isso porque, nessa visita o profissional irá verificar o formato, bem como, outras características que podem afetar a dentição, com possibilidade de evitar e tratar problemas desde o início.

Igualmente, as idas ao dentistas devem ser regulares e frequentes. Isso significa, pelo menos a cada seis meses, permitindo o acompanhamento e possíveis intervenções caso necessário.

E caso tenha preocupações sobre como o bebê irá reagir à primeira vista ao profissional, saiba que esse processo de início não será fácil, mas requer dedicação, visto que será importante para todo o equilíbrio da saúde.

Além disso, para evitar muito desconforto, vale também buscar por profissionais especializados em tratamento infantil, ou seja, os odontopediatras. Isso porque, além de mais interação com as crianças, eles poderão auxiliar nos cuidados com mais atenção a faixa etária, o que pode ajudar os pais dos nenéns arredios a esses tipos de atendimentos.

Contudo, não descuide da saúde bucal do seu filho ou filha e preze para evitar ao máximo as cáries e erosões.

quando levar o bebê ao dentista

Como cuidar dos dentes do bebê de 1 ano para evitar cáries e erosões

Algumas opiniões sustentam que os dentes de leite não formam cáries facilmente, contudo, segundo profissionais isso não é verdade. E além do mais, ainda requer muita atenção, pois esses dentes serão o suporte e adequação no espaço da gengiva para receber a dentição definitiva.

Com isso, além do cuidado com a limpeza, a prevenção de alguns alimentos podem evitar o aparecimento das cáries e erosões. Agora, antes de mais nada, falaremos um pouco mais sobre a diferença entre cada uma delas. Veja!

Cáries X Erosão

As cáries são causadas por microrganismos existentes no próprio organismo da pessoa. Na boca e dentes, eles metabolizam os alimentos, produzindo ácidos que causam lesões. Nesse caso, geralmente, os principais sintomas estão associados a desconfortos, bem como, o escurecimento do dente e mau hálito.

Já as erosões são buracos e aparentes desgastes dos dentes, que começam pelo esmalte até a sua estrutura, onde pode até haver a diminuição da massa dentária. Normalmente, a erosão ocorre devido a má higienização após o consumo de alimentos ricos em açúcares, entre outros ingredientes comumente usados nos produtos industrializados.

Por isso é tão importante evitar esses tipos de ingredientes durante os primeiros anos da criança, além de fazer a correta limpeza e escovação. Da mesma forma, outro ponto de advertência é sobre o processo de erosão, onde o ácido produzido é mais corrosivo em contato com o dente. O que faz com que somente o flúor tenha eficácia.

E como o flúor nem sempre é indicado para crianças pequenas devido ao risco de ingestão é recomendável, pelo menos antes dos 2 anos, evitar oferecer alimentos ricos em açúcar, corantes, entre outros processados e industrializados.

Ao seguir esse cuidado na alimentação e hábitos corretos de limpeza, dificilmente seu bebê irá apresentar casos de cáries ou erosão nessa fase.

criança de 1 ano escovando os dentes

Como escolher a pasta e escova corretas para o seu bebê de 1 ano

Para que a limpeza seja feita de maneira correta e eficiente é necessário ter atenção para a escolha da escova e da pasta de dentes.

Nos casos das crianças de até 1 ano, por exemplo, há dois modelos diferentes. A escova mordedor, que pode ser usada desde a 3ª semana até os 12 meses. Ela geralmente é confeccionada com cerdas de silicone, são fáceis de segurar a fim de estimular a coordenação motora e também podem funcionar como um estimulador sensorial, ajudando no desenvolvimento e percepção tátil, auditiva e visual da criança.

Além dessa, também há a escova com a cabeça pequena e anatômica de cerdas macias e retas, que pode ser usada desde o surgimento dos dentes de leite, ou seja, 6 meses até os 5 anos de idade. Elas exigem mais coordenação durante o uso no início, porém é altamente recomendável para a limpeza dos dentes do fundo.

Igualmente, as pastas de dentes também devem ser próprias para a fase infantil. Porém, é importante conversar com um médico sobre a escolha entre com ou sem flúor. Visto que, até meados dos dois ou três anos não é muito indicado, uma vez que dificilmente a criança deixará de engolir o agente químico, o que pode ser prejudicial.

Assim, procure orientação de um médico profissional para usar a pasta com flúor. E caso queira fazer uso antes mesmo de uma validação, uma forma de utilização segundo opiniões é intercalar a escovação com a pasta sem e com o flúor. Isso, de certa forma, promoverá a limpeza nos dentes do bebê de 1 ano, mas sem o consumo direto.

Mas de qualquer forma, se seu bebê tem menos de dois anos procure auxílio profissional para usar ou não a pasta de dentes com flúor.

dentinhos do bebê

Como fazer a escovação e cuidar os dentes do bebê de 1 ano

Depois de escolher a escova e pasta ideais para cuidar dos dentes do bebê de 1 ano já é possível realizar a escovação. Para isso, coloque na escova uma quantidade de pasta equivalente a um grão de arroz cru. Essa recomendação é válida principalmente para as opções que possuem flúor e deve ser seguida, pelo menos, até os três anos.

Depois de preparar todos os acessórios, já será possível fazer a escovação. Assim, confira o vídeo que separamos do canal Jeitinho de Mãe. E veja como fazer a higienização de forma rápida e simples.

Vídeo Youtube – Jeitinho de Mãe

Vale lembrar que como o bebê tem apenas 1 ano é comum que haja choro e reações durante as primeiras escovações, mas invista com paciência e não desista, pois esse cuidado será essencial para a saúde do seu filho ou filha também a longo prazo.

Gostou das nossas dicas de como cuidar dos dentes do nenê de 1 ano? Então deixe seu comentário!

Aproveite e leia mais sobre atividades e brincadeiras para fazer com o bebê de 1 ano.

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário