Melhores Perfumes Infantis: Guia Completo 2022

Cuidar dos pequenos é uma das tarefas mais prazerosas da vida, entretanto, requer muita responsabilidade na hora de escolher quais produtos farão parte desta rotina de cuidados, visto que seu corpo e sua pele são muito mais sensíveis que as de um adulto. Graças a expansão do mercado de cosméticos, temos hoje em dia ótimas opções liberadas para crianças, desde recém nascidos até as crianças maiores, desde shampoos, loções até os melhores perfumes infantis.

Deixar a hora do banho mais gostosa e atrativa é um desafio para muitas mamães e papais. Nesse contexto, algo que muitas pessoas têm adotado é o pós-banho, procurando os melhores perfumes infantis para tornar essa sensação de banho recém tomado mais duradoura. Entretanto, nem sempre é fácil escolher os melhores perfumes, devido a formulação, cheiros, etc.

Quer conhecer um pouco mais sobre estes melhores perfumes infantis que separamos para você? Continue com a gente e conheça alguns dos melhores perfumes infantis liberados e seguros de 2022. Confira:

Melhores Perfumes Infantis de 2022

Índice

Imagem Perfumes Infantis Detalhes
COLÔNIA GRANADO BEBE TRADICIONAL 100ML, Granado
Colônia para bebês Granado tradicional 100ml Fórmula suave com base aquosa
Colonia 100Ml, Giby, Amarelo
Colônia para bebês Giby Amarelo Giovana Baby 100ml Colônia sem álcool e com fragrância suave
Colônia Infantil Huggies Extra Suave - 100ml
Colônia para bebês Infantil Huggies Extra Suave 100ml Marca conhecida e consagrada
Colonia Bebe 120 ml, Fisher Price
Colônia Bebê Fisher Price 120ml Inovação da marca conhecida pelos brinquedos amados pelas crianças
Mamãe e Bebê Água de Colônia Tradional 100 ml
Colônia Mamãe e Bebê Natura Tradicional 100ml O perfume mais vendido para bebês

Ao escolher os perfumes e colônias para os recém nascidos, é necessário ter muito cuidado, já que sua pele e seu corpo é muito mais frágil, e todos os compostos químicos que entram em contato que entram em contato com a nossa pele, também entram em nossa corrente sanguínea. Por isso, uma leitura minuciosa do rótulo deve ser feita antes da compra, para se certificar de que a fórmula é própria para bebês da faixa etária da sua criança.

Para os bebês de zero a 30 dias de vidas, recomenda-se, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e órgãos de saúde focados em pediatria, o menor uso possível de produtos químicos, usando somente aqueles que atendem às necessidades mais básicas da criança, como lenços umedecidos, shampoos, sabonetes, etc. Depois desta fase, outros produtos, como as colônias, podem ser introduzidos com calma, verificando as alergias e tolerância da criança.

Dê sempre preferência para as formulações sem álcool, um dos componentes que mais irritam a pele dos bebês e também evite o contato de muita quantidade do produto com a pele do bebê, colocando o mesmo em contato com a sua mão, passando a palma na pele do bebê, ou se preferir, na roupa do bebê. Pode também passar no lóbulo das orelhas, por exemplo, ou áreas menos acessíveis que o bebê não leve à boca e que não entrem em contato com as mucosas.

Algo que os responsáveis pelos bebês se perguntam com frequência é em que momento o perfume deve ser aplicado no bebê. Os perfumes devem ser aplicados logo após o banho, quando a pele do bebê ainda estiver úmida, já que isso aumenta a durabilidade do cheiro, mas não abuse da quantidade para não causar irritação. Aplique na palma das suas mãos  e depois espalhe de forma delicada pelo corpo do bebê, longe das mucosas, mas se não quiser passar diretamente no corpo, passe na roupa, o cheirinho continuará agradável. As roupas de cama também podem ser perfumadas, o que deixa o cheirinho direto na roupa da criança. Um local perfumado ajuda a manter o dia e a vida com o bom humor em dia, e também, com tudo mais leve e suave.

Após conhecer um pouco mais sobre como usar o perfume nos bebês, em que momento usar e quais formulações escolher, vamos ver alguns dos melhores perfumes infantis de 2022?

1

Melhor Escolha

Colônia para bebês Granado tradicional 100ml

Características:

  • Fórmula sem álcool e dermatologicamente testada;
  • Livre de corantes, parabenos e vegana;
  • Livre para recém nascidos.
  • empty

A colônia para bebês da Granado, uma das marcas com maior renome no mundo dos cosméticos, além de ter um cheirinho maravilhoso, foi desenvolvida especificamente para peles sensíveis, sendo liberada para recém nascidos e segura para bebês e crianças. Sua fórmula é livre de álcool, corantes e parabenos, além de aquosa e suave.

A embalagem da colônia é com válvula em spray, sendo segura para aplicação, evitando desperdícios e doses maiores que o necessário, o que pode deixar a pele do bebê irritada. O cheirinho da colônia tem saída fresca e verde de acordo com o fabricante, com notas florais de rosa, com baunilha e musk.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Colônia para bebês Giby Amarelo Giovana Baby 100ml

Características:

  • Fórmula hipoalergênica e sem álcool;
  • Não testado em animais;
  • Livre de corantes.
  • empty

A opção de melhor custo-benefício de colônia para bebê é da Giovanna Baby, com a colônia Giby, elaborada sem álcool com fragrância cheia de frescor e suave, perfeita para as mamães que gostam de cuidar dos seus bebês de forma delicada e querem oferecer o melhor às suas peles sensíveis.

O produto é dermatologicamente testado e também hipoalergênico, o que dá muita segurança para o uso em bebês e crianças. A colônia também é livre de corantes, não irrita a pele e não é testada em animais.

Confira o preço

3

nao

Colônia para bebês Infantil Huggies Extra Suave 100ml

Características:

  • Produto hipoalergênico;
  • Qualidade certificada da Huggies;
  • Sem álcool etílico.
  • empty

A marca Huggies já é conhecida pelas fraldas e outros produtos de extrema qualidade, e ao trazer as colônias, inova o mercado com os cheirinhos que lembram a infância e a sensação gostosa de banho tomado. A colônia infantil tem fórmula extra suave, com cheiro delicado de bebê em embalagem de 100ml e hipoalergênico, dermatologicamente testado, além de ser sem álcool etílico, evitando alergias na pele.

Confira o preço

4

nao

Colônia Bebê Fisher Price 120ml

Características:

  • Contém extrato de passiflora e rosas brancas;
  • Fórmula natural e hipoalergênica;
  • Sem álcool na formulação.
  • empty

A colônia da Fischer Price revolucionou o mercado ao trazer uma formulação com extrato suave de plantas que acalmam a pele, como passiflora (a planta do maracujá) e rosas brancas, além de uma fragrância suave e doce, ideal para mamães e papais que gostam desse cheirinho. 

O produto não contém em sua formulação nenhum tipo de corante ou álcool etílico, e a embalagem contém 120 ml, com fórmula hipoalergênica e dermatologicamente testada, podendo ser usada diariamente.

5

nao

Colônia Mamãe e Bebê Natura Tradicional 100ml

Sale

Características:

  • Fórmula vegana e livre de álcool;
  • Dermatologicamente e oftalmologicamente testado;
  • Pensado para a pele sensível do bebê.
  • empty

A colônia nacional mais tradicional para bebês sem dúvidas é a Mamãe e Bebê, sendo pensada especialmente na pele sensível no bebê, lembrando o cheirinho de banho tomado e trazendo uma sensação gostosa de calma, ajudando a trazer o sono. A fórmula é livre de álcool, óleo mineral, parabenos, silicones e outros componentes que podem ser prejudiciais à saúde do bebê.

Com formulação vegana, esta colônia da Natura é completamente segura para uso no seu bebê, pois possui 99% de seus ingredientes de origem natural, e suas embalagens são 100% de plástico verde e reciclável, sendo uma marca sustentável e amiga do meio ambiente.

Confira o preço

Como escolher o melhor perfume infantil?

Para escolher os perfumes infantis, de acordo com a idade do seu filho(a), ou caso seja para presentear uma criança, alguns critérios devem ser levados em consideração para poder oferecer segurança e bem-estar à pele da criança. Vamos juntos verificar quais são esses itens que classificam os melhores perfumes infantis?

Dê preferência às formulações livres de álcool, parabenos e corantes

A pele dos bebês é extremamente sensível, sendo extremamente necessário investir em cosméticos que se preocupam com o bem-estar e integridade da criança, com fórmulas cada vez mais suaves e livres de ingredientes que podem causar irritação, como o álcool, um dos componentes mais conhecidos por causar irritação e dermatite, corantes, parabenos, silicones, óleos minerais, etc.; e caso algum destes componentes que estão no produto entrem em contato com as mucosas ou olhos, podem causar muito incômodo e ardência.

Logo, leia o rótulo com atenção antes de escolher os perfumes infantis, assim, evitará alergias e incômodos dermatológicos no futuro.

Escolha as marcas com certificações e fórmulas dermatológica e oftalmologicamente testadas, além de hipoalergênicos

Hoje em dia, diversos órgãos de controle como a OMS (Organização Mundial da Saúde), Anvisa e FDA (Food and Drug Administration) fazem um controle rigoroso dos produtos comercializados diretamente para o público infantil, justamente para evitar alergias neste público de pele tão sensível e fina. Os testes são feitos com padrão rigoroso e contam com ajuda de clínicos, médicos, biomédicos, químicos e pediatras.

Os testes dermatológicos garantem que a pele estará segura na aplicação dos perfumes e os testes oftalmológicos são importantes para certificar de que, caso alguma gotícula respingue no olho da criança, nenhum dano permanente será feito. Entretanto, mesmo com estes testes de laboratório, não há comprovação de que não haverá em hipótese alguma nenhuma alergia, mesmo que a possibilidade seja baixa.

Por isso, caso ainda esteja em dúvida, aplique um pouco do perfume em algum local à mostra, como no braço da criança, e espere 20 minutos para observar a reação, e caso não haja alergia, poderá usar sem medo.

Para crianças maiores, peça ajuda para escolher a fragrância

Existem muitas fragrâncias hoje em dia, logo, você pode pedir ajuda para as crianças maiores na hora de escolher o melhor perfume infantil. Desde as mais doces, frutadas, refrescantes ou amadeiradas, há uma específica para cada gosto, basta experimentar várias para poder escolher a mais adequada.

Hoje em dia, com a grande quantidade de opções no mercado, as marcas disponibilizam amostras em loja para que você possa experimentar de forma mais rápida alguns dos aromas. Há os específicos para crianças, como os mais doces: bala, cookies, pirulitos e os que misturam cheiro de baunilha e outros aromas que remetem à infância. Mas deixar com a criança escolher é estimular a autonomia, e com certeza será um momento marcante na vida dela!

Se você tem um estilo de vida sustentável e que apoio os animais, prefira as marcas veganas, sem crueldade e amigas do meio-ambiente

Muitas marcas investem, hoje em dia, em testes que não envolvem animais e poluição do meio ambiente, o que se adequa ao estilo de vida vegano e que cuida do nosso meio-ambiente. Estas mesmas marcas não usam componentes de origem animal e em sua maioria contém majoritariamente ingredientes de origem natural, como extrato de plantas, óleos essenciais e outros, que fazem bem a pele e saúde do bebê.

Entretanto, para ter certeza de que um produto é de fato vegano e cruelty free, você deve ler com atenção o rótulo e verificar se há esta certificação estampada. Caso não haja e você queira tirar esta dúvida, entre em contato com a marca, entrando em seu site ou entrando em contato com o SAC.

Caso o uso seja frequente, dê preferência para as embalagens com mais de 100ml

Para obter um melhor custo-benefício, se o uso do perfume infantil for frequente, dê preferência para as embalagens com mais de 100ml, assim, o produto não irá acabar tão rápido. Além do mais, existem muitas promoções de “leve dois, pague um” ou “pague 100ml, leve 250ml” quando as embalagens são maiores, logo, vale a pena investir um pouco mais.

Perguntas frequentes

Antes da compra do melhor perfume infantil, algumas perguntas e dúvidas podem passar pela sua cabeça, pois as opções no mercado hoje em dia são muitas. Para que a sua escolha seja assertiva, o ideal é tirar todas estas dúvidas e responder todas estas dúvidas de forma possível antes da compra, assim, as chances de frustrações e arrependimentos são menores.

Para te ajudar, separamos algumas das mais frequentes antes de adquirir perfumes infantis, confira:

Quando vou visitar um bebê, que tipo de perfume posso usar?

Ao visitar um bebê, principalmente um recém nascido, evite usar perfumes muito fortes, e dê preferência às loções e hidratantes perfumados, ou águas de colônia, que geralmente têm um cheiro mais suave e fixação mais fraca. Os bebês são extremamente sensíveis, logo, devemos evitar qualquer exposição a cheiros fortes e produtos químicos, por menor quantidade que seja.

Como aplicar perfume corretamente em uma criança?

Para aplicar perfumes de modo seguro em uma criança, você pode fazê-lo após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, tanto com os bebês como com as crianças já maiores. Esta prática ajuda com que o perfume fixe mais na pele de uma forma que não seja necessária uma grande quantidade do produto, evitando alergias.

Para aplicar, você pode usar a palma das mãos, massageando de forma delicada, distribuindo de forma uniforme sobre a pele da criança. Você pode colocar também sob os lençóis, na roupa e nos edredons da criança, deixando o ambiente perfume de forma suave.

As crianças de 10 anos para cima já podem usar perfumes de adulto?

Não existe uma idade correta para uma criança iniciar o uso de produtos adultos, entretanto, a recomendação da Anvisa e outros órgãos de saúde é que permaneça usando os produtos apropriados para criança até os 12 anos de idade, para evitar alergias e outros incômodos. Entretanto, caso não se sinta confortável em permitir que seu filho, após esta idade, use produtos destinados ao público adulto, mantenha-o usando os produtos com formulação mais suave.

Qual a diferença entre colônia, deo colônia e eau de toilette?

Existem diversas nomenclaturas que podem nos deixar confusos na hora da compra dos melhores perfumes infantis. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles, confira:

  • Deo colônia – Este produto contém uma concentração de fragrância mais baixa que a colônia, e é um dos mais ideal de todos para aplicar nos bebês recém-nascidos e bebês, tendo fórmula suave e perfumando de forma delicada a pele. Sua duração costuma ser de 4h.
  • Colônia ou água de colônia – Esta é uma das opções mais comuns, com a intensidade mediana, mas cheiro mais fraco que o eau de toilette, ideal para perfumar a pele de forma média e a roupas das crianças, e dura até 6h,
  • Eau de toilette – É indicado apenas para crianças maiores de 3 anos e adultos, pois a concentração de fragrância e outros componentes químicos é bem maior, e fixa na pele de forma mais intensa, durando cerca de 8h ou mais.

A partir de qual idade o bebê pode usar colônia?

Os recém-nascidos (de zero até os 30 dias) não devem usar colônias e nem perfumes, nem mesmo nenhum tipo de química. Depois de passada essa fase, as colônias já podem ser introduzidas, mas com calma e atenção, verificando a resposta da pele da criança, e também usando doses pequenas.

Para que o uso também seja seguro, leia o rótulo antes de usar qualquer produto, pois ali contém a faixa etária para qual o mesmo é liberado, evitando alergias, dermatites e outros problemas de pele.

Em média, qual é o tempo de validade de um perfume infantil?

Os perfumes infantis costumam ter a mesma validade do perfume adulto, mesmo tendo menos componentes químicos. Aqui no Brasil, os perfumes têm, geralmente, 5 anos de validade depois de abertos, entretanto, o calor pode fazer com que o produto oxide mais rápido, alterando os ingredientes de sua fórmula e por fim, alterando o seu cheiro.

Há algum perigo em usar perfumes fora da validade?

Assim como há problemas para adultos usarem cosméticos e produtos fora da validade, há problemas (e podem ser mais graves) para crianças, principalmente as mais novas, em usarem perfumes vencidos. Esses produtos fora da validade podem provocar alergias na pele, provocar manchas, e se expostos ao sol, causar ardências extremas. Logo, se verificar que o produto, ao ser usado, está fora da validade, evite o uso.

Guardar perfumes no banheiro é perigoso ou pode estragar o produto?

O banheiro é o ambiente da casa com maior umidade e oscilação de temperatura, logo, por causa do vapor e calor, os frascos podem alterar o cheiro e composição dos perfumes, causando até mesmo fungos no produto. O ideal é guardar em locais escuros e frescos, como a parte interna dos armários.

Perfumes para adultos e crianças são a mesma coisa?

Não são e crianças não devem usar os perfumes de adultos. A Anvisa e OMS (Organização Mundial da Saúde) possuem testes rigorosos para formular produtos infantis que não causem problemas de pele e alergias severas, assim como usar componentes que sejam menos agressivos possível. Os produtos adultos, entretanto, possuem testes menos rigorosos, componentes mais fortes com fragrâncias mais duradouras, e ingredientes que, por exemplo, desempenham funções específicas, como antitranspirantes, secantes de espinhas, etc. Logo, crianças e bebês só devem usar produtos formulados para esse público.

Qual é o melhor perfume infantil?

O perfume infantil de melhor escolha é a Colônia para bebês Granado tradicional 100ml, com fórmula sem álcool e dermatologicamente testada, além de ser vegana e certificada, sem corante e parabenos, componentes que estão atrelados a vários casos de alergias. Esta colônia está liberada para recém nascidos, e sua textura é aquosa e suave.

Com um cheirinho de banho recém tomado, sua embalagem é prática e evita desperdícios, por ser em spray com válvula, e vem com o certificado de garantia de qualidade da Granado, uma das marcas de maior renome no ramo de cosméticos e perfumaria a nível nacional. 

Depois de conhecer algumas das melhores opções de perfumes infantis do mercado, talvez você ainda não esteja seguro em escolher o mais adequado, devido a grande oferta de fragrâncias e tipos disponíveis hoje em dia, mas não tem problema. Com pesquisa entre as opções, nós elegemos a melhor escolha para você, que se adequa a quase todos os gostos, sendo uma escolha segura liberada para todas as faixas etárias.

Caso haja dúvidas na hora de escolher o melhor perfume infantil, não hesite em fazer a melhor escolha levando a Colônia para bebês Granado tradicional 100ml. Com certeza o cheirinho irá fazer sucesso com a sua família e com as crianças também!

Conclusão

Deixar a vida dos pequenos mais perfumada é uma tarefa simples com as nossas dicas e recomendações. Leia o rótulo dos produtos escolhidos, dê preferência sempre aos hipoalergênicos e tenha em mãos um perfume seguro para os pequenos!

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões dos melhores perfumes infantis? Deixe o seu comentário!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário