Melhores Mesas Infantis: Guia Completo 2022

O desenvolvimento dos nossos pequenos é uma das nossas maiores prioridades, e quando vemos que está se desenvolvendo de forma saudável, é uma grande felicidade, não é mesmo? Dessa forma, usar os melhores recursos que temos à mão para ajudar nesse processo é a melhor pedida. Um desses recursos são as mesas infantis, que servem não só para o crescimento da criança, mas também para a hora das brincadeiras, estudos e refeições.

Entretanto, escolher o melhor modelo para o seu filho(a) pode não ser uma tarefa fácil, visto que são muitos os modelos disponíveis no mercado hoje em dia. Dessa forma, saber quais são os critérios que classificam as mesinhas e como escolher a melhor, torna essa decisão mais fácil e segura.

Quer conhecer alguns modelos de mesas infantis para ajudar no desenvolvimento do bebê? Separamos as 5 melhores mesas infantis de 2022, suas características e como escolher a melhor. Vem com a gente!

Melhores Mesas Infantis de 2022

Imagem Mesas infantis Detalhes
Mesinha Mundo Bita com Cadeira, Monte Líbano.0140, Multicor
Mesa infantil Mundo Bita Multicor A melhor mesa infantil da atualidade
Mesa Infantil Com 2 Cadeira Educativa Para Crianças 3827
Mesa infantil Tritec A mesa infantil de melhor custo-benefício da atualidade
Conjunto Mesa + Cadeira Infantil Vermelho - Junges
Conjunto de mesa e cadeira infantil Junges Conjunto completo para a diversão das crianças
Mesinha Pequeno Artista Com Cadeira E Quadro 9052 - Bell Toy
Mesinha Pequeno Artista Bell Toy Opção ideal para o entretenimento das crianças
Mesinha Didática Poliplac Mini Mesa Crianças Com Cadeiras
Mesa didática para crianças Poliplac Segurança e diversão em uma mesinha didática

Você já parou para perceber como é importante facilitar o desenvolvimento das crianças? A geração de hoje tem diversos recursos e estímulos. Contudo, o excesso deles e se não usarmos os recursos corretos, podem trazer mais danos que benefícios. Uma boa opção para estimular o desenvolvimento, criatividade e autonomia das crianças são as mesas infantis, cheias de recursos incríveis que vão tornar a rotina da criança ainda mais divertida.

As mesas infantis são opções modernas e adaptadas desse móvel para as necessidades das crianças, e também, reformuladas para a sua segurança. Podem ser usados para estudar, brincar, pintura, na hora do lanche, refeições e outros diversos momentos do seu dia. Essa opção é reformulada e pensada justamente para a estatura da criança, o tamanho dos seus braços e pernas. Dessa forma, ela pode aproveitar de forma completa os benefícios do móvel.

De forma resumida, podemos afirmar que a mesa infantil traz diversos benefícios às crianças, como:

  • Ajudam no desenvolvimento da criança;
  • Trazem mais liberdade e autonomia;
  • Colocam a criança em contato com outros materiais, como a madeira, ferro, plástico, etc. E também com outras texturas;
  • Trazem maior senso de responsabilidade e organização dos seus pertences,
  • etc.

Com o principal objetivo de trazer mais autonomia e criatividade à vida dos pequenos, para escolher boas mesas infantis, devemos levar alguns aspectos em consideração. Bem como analisar o seu orçamento e as suas preferências. Uma das características que mais devemos prestar atenção antes da escolha de uma mesa infantil é a idade recomendada, sabia.

Geralmente, essas mesinhas são úteis e melhor aproveitadas a partir dos 18 meses de vida da criança, pois começam a se aventurar sem a ajuda dos pais, seja comendo, tentando desenhar e muitas outras tarefas. Algumas, já fazem sozinhos, como brincar. Portanto, para trazer ainda mais segurança para as crianças, os fabricantes informam a indicação correta da idade na embalagem do produto. Assim, evitamos problemas maiores e até mesmo acidentes com os pequenos.

As classificações de idade costumam ser, por exemplo:

  • A partir de 1 ano: Nessa faixa etária, as empresas costumam investir em opções mais coloridas e interativas, colocando sons, cores vibrantes, texturas, botões para apertar e objetos para montar e desmontar, sempre com peças grandes para evitar acidentes. Contudo, como essas mesas são basicamente brinquedos, não citadas no nosso ranking das 5 melhores mesas infantis de 2022.
  • A partir de 2 anos de idade: Aqui, os fabricantes trazem opções mais simples e com bastante espaço para as crianças explorarem as funções. A criança já consegue pintar, brincar com massas de modelar, desenhar e fazer outras diversas brincadeiras no seu dia a dia.
  • A partir de 3 anos: Esses modelos já são mais completos, pois exploram além das brincadeiras e do espaço, contemplando também atividades escolares, a refeição e porta-objetos, por exemplo.

Sendo assim, sempre escola a mesa infantil de acordo com as características da faixa etária e também, das suas preferências para a criança.

Agora que já sabemos mais sobre as mesas infantis, que tal conhecer um pouco mais sobre as 5 melhores mesas infantis que separamos para você? Continue com a gente e conheça algumas das melhores mesas infantis seguras e certificadas pelo Inmetro de 2022. Confira:

1

Melhor Escolha

Mesa infantil Mundo Bita com cadeira Monte Líbano por Multicor

Características:

  • Decoração temática;
  • Leve e portátil,
  • Tamanho ideal para crianças de até 2 anos
  • empty

A mesa infantil da Multicor temática do Mundo Bita é ideal para os pequenos fãs da franquia, que com certeza irão se divertir e passar momentos de muita alegria juntos. Feita em plástico resistente, é leve e portátil. Logo, pode ser levada de um cômodo para outro dentro de casa sem maiores problemas. Conta com cadeira temática e arestas arredondadas para não machucar a criança.

2

Custo Benefício

Mesa infantil com 2 cadeiras educativas para crianças por Tritec

Sale

Características:

  • Plástico resistente;
  • Acompanha 2 cadeiras,
  • Ajuda na alfabetização das crianças
  • empty

A mesa infantil da Tritec é considerada a mesa de melhor custo-benefício não só pelo seu valor competitivo, mas também por todas as funcionalidades que entrega aos pequenos. É acompanhada por 2 cadeiras e feita com plástico resistente. Os pés e encostos são coloridos, o que estimula a percepção visual e sensorial das crianças, fixando o nome e as nuances de diversas compras.

Além disso, a mesinha conta com 36 peças feitas em EVA durável e atóxico, 26 do alfabeto e 10 numerais, para estimular a alfabetização da criança e o seu contato com os números e letras. A mesa é portátil e desmontável, logo depois de usar pode ser desmontada de forma simples e guardada em um local seguro. Pode, justamente por essa característica, ser levada em viagens. 

A mesa é recomendada para crianças acima de 3 anos, pois há contato com as letras e números de EVA e partes pequenas que crianças menores podem se machucar. Contudo, não dispensa a vigilância constante dos pais. Para higienizar a mesa, é só usar um pano úmido com um pouco de sabão neutro e pronto, estará higienizada para usar novamente.

Ademais, a mesa possui Selo do INMETRO CE-BRI/OCP0019, N 020/16BR-020/16 NBR e NM 300/2002, trazendo ainda mais segurança para os seus pequenos.

3

nao

Conjunto de mesa e cadeira infantil em MDF em vermelho por Junges

Características:

  • Indicado para crianças com mais de 2 anos;
  • Material resistente e fácil de limpar,
  • Pintura atóxica
  • empty

A mesa infantil da Junges é, sem dúvidas, a melhor opção para trazer mais diversão e novas brincadeiras para a rotina do seu filho(a). É indicada para crianças com mais de anos, contudo, não dispensa a supervisão dos pais. Feita com material de alta resistência, é um produto durável e de fácil limpeza: com apenas um pano úmido e sabão neutro, você consegue higienizar a mesa.

A pintura é atóxica e segura para as crianças. Além disso, o seu acabamento ergonômico torna o produto mais seguro e confortável. É uma mesa fácil de montar e vem acompanhada por um kit de montagem com chaves. O material de composição da mesa é majoritariamente MDF, logo, é um produto ecológico e amigo do meio ambiente. Indicado para crianças de até 40 kgs.

Confira o preço

4

nao

Mesinha Pequeno Artista com cadeira e quadro por Bell Toy

Características:

  • Kit completo para estimular a criatividade da criança;
  • Feito em plástico resistente,
  • Ideal para crianças acima de 3 anos
  • empty

A mesinha Pequeno Artista é uma boa alternativa para estimular a criatividade do seu filho(a), de forma segura e saudável. Esse conjunto conta com 1 mesinha, 1 cadeirinha e um painel de pintura. Com a mesa feita em plástico resistente, é um produto durável, que acompanhará a criança ao longo do desenvolvimento.

Com compartimentos para organizar os materiais de pintura, desenvolve não só a criatividade como o senso de organização e responsabilidade pelos seus pertences. A cadeirinha de artista é ergonômica e segura para o uso infantil.

Confira o preço

5

nao

Mesa didática para crianças com cadeiras por Poliplac

Sale

Características:

  • Certificada pelo Inmetro;
  • Assento anatômico,
  • Leve e portátil
  • empty

Se você está procurando uma opção completa de mesinha infantil, que seja segura mas também ofereça recursos lúdicos, a mesa didática da Poliplac pode ser uma das melhores pedidas para você. É fácil de ser guardada e portátil. Logo, você pode levar em viagens, transportar consigo em passeios, etc. Conta com tecnologia de tampa que abre e fecha, cadeiras com assento anatômico, adesivos para a criança se divertir e porta objetos.

Com certificação do Inmetro, essa opção é feita em polipropileno de qualidade, tornando o produto muito mais durável. Conta com 3 meses de garantia do fabricante e é ideal para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico das crianças.

Confira o preço

Como escolher as melhores mesas infantis?

Para escolher as melhores mesas infantis de 2022, de acordo com a idade do seu filho(a), preferências ou caso seja para dar de presente a criança, alguns critérios devem ser levados em consideração para poder oferecer segurança e bem-estar ao pequeno. Vamos juntos verificar quais são esses itens que classificam as melhores mesas infantis?

Atente-se a avaliação dos consumidores em relação ao modelo escolhido de mesas infantis e a marca

Antes de você passar por este processo de escolha de uma mesa infantil para o seu bebê, alguém já fez uma escolha parecida e muitas das vezes deixou a sua avaliação sobre o produto e a marca. Essas informações podem ser muito importantes para que você se baseie antes de fazer a escolha da mesa infantil para recreação ou momentos de alimentação da criança, pois se as avaliações forem unânimes em características ruins, talvez não seja uma boa escolha levar esta opção para casa, não é mesmo?

Contudo, se a grande maioria das avaliações forem boas, isso é um indício que a mesa infantil talvez seja adequada para as suas necessidades, e talvez valha a pena testar. Aqui, falamos de compras no e-commerce. Se mesmo com as avaliações positivas você se sentir inseguro, talvez seja interessante pegar o nome do modelo e verificar em uma loja física antes de comprar, e até mesmo interagir com os vendedores e perguntar se há algum feedback sobre a marca. Dessa forma, você fica mais seguro com a sua compra.

Escolha as mesas infantis para o seu filho(a) de acordo com a faixa etária

Como citamos no início do nosso review, escolher a mesa infantil para as crianças deve ter como base a faixa etária. Dessa forma, você tem a certeza de que a sua escolha foi assertiva e segura. Confira quais são as faixas etárias e recomendações:

  • A partir de 1 ano: Nessa faixa etária, as empresas costumam investir em opções mais coloridas e interativas, colocando sons, cores vibrantes, texturas, botões para apertar e objetos para montar e desmontar, sempre com peças grandes para evitar acidentes. Contudo, como essas mesas são basicamente brinquedos, não citadas no nosso ranking das 5 melhores mesas infantis de 2022.
  • A partir de 2 anos de idade: Aqui, os fabricantes trazem opções mais simples e com bastante espaço para as crianças explorarem as funções. A criança já consegue pintar, brincar com massas de modelar, desenhar e fazer outras diversas brincadeiras no seu dia a dia.
  • A partir de 3 anos, geralmente até 5 anos: Esses modelos já são mais completos, pois exploram além das brincadeiras e do espaço, contemplando também atividades escolares, a refeição e porta-objetos, por exemplo.

Dê preferência sempre para as mesas infantis feitas com materiais resistentes

Geralmente, ao pensar no produto as pessoas associam com uma mesa frágil de plástico, mas atualmente nenhuma grande marca que realmente se preocupe com a segurança das crianças usam esse tipo de material. Dessa forma, hoje em dia o material resistente mais usado são os plásticos com polipropileno e estrutura interna de aço.

É preciso ver, também, quais são os materiais usados nas cadeiras que acompanham as mesas infantis. Eles devem ser acolchoados e macios para a criança, para garantir o conforto e fortes, para serem seguros de a criança usar durante o seu desenvolvimento.

Verifique se a mesa infantil possui certificações de segurança de uso, e também, se não há parte pequenas que possam soltar da mesa e cadeira ou cantos afiados que podem machucar a criança

As certificações (de qualidade, ISO, Inmetro) ou da fabricação da mesa infantil, bem como o uso de bons materiais, como o aço, poliéster e polipropileno, é o que dá mais segurança para os clientes, pais, mães e também para a hora da higienização mesa e do seu uso em geral. É um investimento a mais na segurança e no bem-estar da criança. Dessa forma, a criança, os pais e responsáveis podem dormir seguros, sabendo que a melhor compra foi feita para trazer mais entretenimento, auxílio no desenvolvimento da criança e mais diversão.

Contudo, além de verificar se há selo do InMetro e certificações como o ISO, é importante verificar se o modelo mesa infantil não contém partes pequenas que podem soltar e machucar a criança, ou ainda, pontas afiadas nas extremidades da mesa que podem arranhar a criança. Todo cuidado é pouco nesse momento!

Verifique se a mesa infantil e se a cadeira que acompanha a mesa são compatível com o espaço que você dispõe

Muitas mesas infantis dispõem de cadeiras que acompanham o kit. Dessa forma, não é necessário comprar de forma separada e ainda correr o risco de a cadeira avulsa não ser compatível com a mesinha. Contudo, o mais importante é saber se o kit comprado é compatível com o seu espaço. Após montar a mesa com a cadeira, eles podem ocupar mais espaço que o previsto. Dessa forma, o ideal é verificar na embalagem as medidas e ver, antes mesmo da compra, se é compatível com o seu espaço. Essa medida previne frustrações e problemas com a sua compra.

Qual é a melhor mesa infantil?

Depois de pesquisarmos a fundos os modelos mais procurados de mesas infantis, direto do nosso top 5, a melhor mesa infantil de 2022 é a Mesa infantil Mundo Bita com cadeira Monte Líbano da Multicor, com decoração temática do Mundo Bita,  sendo um modelo leve e portátil, com tamanho ideal para crianças de até 2 anos. 

O modelo de mesinha infantil é perfeita para os pequenos fãs da franquia Mundo Bita, que com certeza irão se divertir e passar momentos de muita alegria juntos. Feita em plástico resistente, é leve e portátil. Logo, pode ser levada de um cômodo para outro dentro de casa sem maiores problemas. Conta com cadeira temática e arestas arredondadas para não machucar a criança.

Por isso, caso haja ainda esteja em dúvidas na hora de escolher a melhor mesinha infantil, não hesite em fazer a melhor escolha levando Mesa infantil Mundo Bita com cadeira Monte Líbano da Multicor. Com certeza a mesinha fará sucesso com a criançada!

Perguntas frequentes

Antes da compra da melhor mesa infantil, algumas perguntas e dúvidas podem passar pela sua cabeça, pois as opções no mercado hoje em dia são muitas. Para que a sua escolha seja assertiva, o ideal é tirar todas estas dúvidas e responder todas estas questões da forma mais rápida possível antes da compra, assim, as chances de frustrações e arrependimentos são menores.

Para te ajudar, separamos algumas das mais frequentes antes de adquirir as mesas infantis, confira:

Quais são as principais vantagens das mesas infantis para as crianças?

De forma resumida, podemos afirmar que a mesa infantil traz diversos benefícios às crianças, como:

  • Ajudam no desenvolvimento da criança;
  • Trazem mais liberdade e autonomia;
  • Colocam a criança em contato com outros materiais, como a madeira, ferro, plástico, etc. E também com outras texturas;
  • Trazem maior senso de responsabilidade e organização dos seus pertences,
  • etc.

É importante que as mesas infantis e suas cadeiras tenham selo do InMetro?

O selo do InMetro é uma certificação extremamente importante para atestar a segurança de um produto, por isso, se a mesa infantil tem esse selo é um indício muito forte de que o produto é realmente seguro para o uso infantil. Entretanto, é uma certificação cara e nem todas as empresas investem, principalmente as menores.

Além disso, este selo não se aplica a alguns tipos de produtos estrangeiros e importados. Por isso, além do selo, é importante verificar os outros processos de qualidade e auditoria que fazem parte e também todas as características das mesas infantis.

Quais são os tipos, em material de confecção, de mesa infantil disponíveis no mercado?

Hoje em dia, podemos encontrar os mais diversos tipos de materiais na composição e na estrutura das mesas infantis, como:

●  Aço inoxidável: Esse material é resistente, fácil de limpar e perfeito para a estrutura das mesas. Torna o produto mais durável, seguro e não solta substâncias tóxicas, ajudando também a manter a criança sempre feliz.

● Plástico: A grande maioria das mesas infantis são feitas de plástico hoje em dia, mas plásticos de qualidade, o que não é um problema, pois o problema da sensibilidade ao peso já não é mais uma realidade. Entretanto, ao escolher a mesa infantil devemos procurar no rótulo se o mesmo é livre de BPA ou qualquer substância tóxica que possa ser prejudicial ao organismo da criança.

A mesa infantil deve ser usada com supervisão de um adulto?

A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que o uso da mesa e quaisquer itens que tenham partes pequenas que podem ser engolidas seja feito com cuidado e supervisão contínua de um adulto, pois alguns itens, como os adesivos e as letrinhas de EVA, podem aumentar o risco de sufocamento ou acidentes, por isso, a supervisão de um adulto é recomendada, principalmente para crianças pequenas. Dessa forma, mantemos a saúde e segurança dos nossos pequenos.

Conclusão

Deixar a vida dos pequenos mais divertida é uma tarefa simples com as nossas dicas e recomendações. Leia com atenção a embalagem dos produtos escolhidos, dê preferência sempre aos mais seguros e tenha em mãos uma mesa para ajudar no desenvolvimento da criança!

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões das melhores mesas infantis? Deixe o seu comentário!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário