Melhores Escovas de Dente de Bebê: Guia Completo 2022

Inserir um novo hábito na vida de um bebê e na vida das crianças não é uma tarefa fácil. Contudo, com as melhores ferramentas, podemos fazer essa jornada ser muito mais leve e até mesmo divertida. Ao ensinar os hábitos de cuidados com os dentes e gengivas, devemos usar as melhores escovas de dente para bebê, e dessa forma cuidar da melhor maneira dos nossos pequenos, evitando irritação na gengiva ou até mesmo o sangramento e dor no local.

Contudo, nem sempre é fácil encontrar a melhor escova para o seu bebê, visto que são muitas no mercado atualmente, e são muitos os critérios para escolher a que melhor se encaixa na sua realidade atual. Ademais, por ser uma criança pequena e sem experiência, a escova deve ser segura e adaptada para a sua faixa etária.

Quer conhecer um pouco mais sobre estas melhores escovas de dente de bebê que separamos para você? Continue com a gente e conheça algumas das melhores escovas de dentes para bebês, liberadas para os pequenos e de uso seguro em 2022. Confira:

Melhores Escovas de Dente de Bebê de 2022

Imagem Escovas de Dente de Bebê Detalhes
Escova de dentes (6M+) - Azul, Chicco, Azul, A partir dos 6 meses
Escova de dentes 6M+ por Chicco A melhor escova de dentes para bebê do mercado
Escova Dentes Steps 1, Kess, Azul/Rosa
Escova de dentes Steps por Kess A escova de dentes para bebê de melhor custo-benefício
MAM, Escova de Dentes Training Brush, Azul
Escova de dentes Training Brush por MAM Qualidade e cuidado em um só produto
Kit de Treinamento Escova e Massageador - NUK, Verde
Escova de dente para bebê e massageador por NUK Kit completo para cuidar dos dentinhos do bebê
Escova Dental Infantil Oral-B Mickey 1 Unidade, Sortimento Oral-B
Escova de dente para bebê Mickey por Oral-B Estampa divertida para o bebê em produto completo

As escovas de dente para bebê são ferramentas de extrema importância para a sua saúde e desenvolvimento. Contudo, sua estrutura é completamente diferente da escova de um adulto ou crianças maiores. Uma dessas diferenças é, por exemplo, que as escovas de bebê devem ser escolhidas nos modelos que tem cerdas macias ou ultra macias.

Como a gengiva e os dentes do bebê são muito mais sensíveis do que de crianças maiores e adultos, precisam de todo cuidado e delicadeza na hora da higiene. Por isso, aposta em cerdas macias, que também é o recomendado por dentistas desde a infância até a idade adulta, pois limpa de forma mais efetiva a arcada dentária. Logo, a escolha deve ser entre as cerdas macias, extra macias ou super macias.

Da mesma forma, devemos dar preferência por escovas de dente de bebê com materiais atóxicos, para a segurança do bebê As escovas de dente para bebês feitas de materiais atóxicos são mais seguros para as crianças nessa faixa etária, pois não oferecem riscos à sua saúde, além de serem mais duráveis. A maioria das escovas de dente infantis hoje em dia são feitas de plástico, como o polipropileno e outros tipos ou derivados do petróleo. 

Logo, devemos escolher materiais que sejam atóxicos e livres de BPA, uma substância que quando submetida a altas temperaturas, libera toxinas que podem causar diversos sintomas e doenças em bebês e também em adultos. Para saber se o produto contém esta substância, leia o rótulo com atenção, e caso não haja essa especificação com clareza, entre em contato com o fabricante ou consulte o site do vendedor. 

Depois de ver um pouco mais sobre as escovas de dente de bebê, vamos ver mais detalhes sobre os melhores modelos de 2022? Vamos lá!

1

Melhor Escolha

Escova de dentes azul 6M+ por Chicco

Características:

  • Cabeça da escova de dentes é moldada;
  • Decorações próprias para crianças,
  • Cerdas macias
  • empty

A escova de dentes para bebês da Chicco é sem dúvidas a melhor do mercado atualmente, com pescoço fino para evitar machucar o bebê e cabeça moldada para bocas pequenas, com encaixe perfeito. As cerdas são extra macias, o que evita irritar a gengiva do bebê e até mesmo causar sangramentos, limpando-a com delicadeza, e também limpando os dentinhos.

A haste é decorada e anatômica, os pais e responsáveis podem ensinar aos poucos o bebê a se acostumar com esse hábito de higiene usando a escova da Chicco, que tem pega ergonômica e antideslizante, sendo ainda mais segura para as mãozinhas delicadas.

2

Custo Benefício

Escova de dentes 1 azul ou rosa Steps por Kess

Características:

  • Cabo ergonômico e antideslizante para crianças;
  • Cerdas extra macias,
  • Indicada para crianças a partir de 2 anos
  • empty

A escova de dentes da Kess é ideal para quem quer economizar sem perder a qualidade, pois a segurança e bem-estar do bebê é tudo, não é mesmo? É indicada para crianças a partir de 2 anos e possui cerdas extra macias, que não machucam a gengiva e a limpam de forma suave, assim como os dentinhos.

O cabo é antideslizante e possui formato ergonômico, ideal para a criança se acostumar com o hábito da escovação dental, sendo mais seguro e confortável. Podemos encontrar o produto nas cores rosa ou azul nos e-commerces e supermercados.

3

nao

Escova de dentes Training Brush azul por MAM

Características:

  • Cabo extralongo;
  • Formato ergonômico e seguro;
  • Vem com higienizador
  • empty

Se você está procurando uma escova de dentes para o seu bebê em que consiga treinar os movimentos junto da criança, essa com certeza é a melhor pedida. Conta com um cabo extra longo que permite os pais e responsáveis segurarem a escova juntos, ensinando como fazer os movimentos corretamente.

Conta, também, com trava de segurança que mantém a escova em uma distância segura do fundo da boca do bebê e higienizador que limpa delicadamente a língua do bebê, com a parte texturizada. O produto é livre de BPA e BPS.

4

nao

Escova de dente para bebê e massageador na cor verde por NUK

Características:

  • Efeito massageador;
  • Ensina os primeiros movimentos de limpeza;
  • Anel de proteção incluso
  • empty

Esse é um kit completo para ensinar o bebê o hábito de cuidar dos dentinhos e também massagear a gengiva em caso de irritação e dor. Conta com um anel de proteção exclusivo para evitar que a criança coloque a escova na boca da forma errada, causando acidentes, e tem cerdas extras macias para limpar a gengiva e os dentes do bebê com carinho.

Ajudando a evitar o aparecimento de cáries, a escova é livre de BPA e conta com um formato ergonômico, próprio para que as crianças se acostumem com o hábito de segurar a escova.

5

nao

Escova de dente para bebê Mickey por Oral-B

Características:

  • Cerdas macias para cuidar dos dentinhos do bebês;
  • Ajuda as crianças com o hábito da escovação;
  • Cabo ergonômico
  • empty

A escova de dentes para bebê da Oral-B é ideal para quem quer levar um pouco mais de diversão para a hora dos cuidados, com cerdas macias para cuidar dos dentes do bebê e no formato côncavo, ideal para limpar a gengiva de forma delicada, evitando irritação ou até mesmo sangramento. 

Conta com apoio no cabo para manter a escova de dentes estável ao apoiá-la e cerdas desenhadas para limpar até mesmo os locais de difícil acesso.

Como escolher as melhores escovas de dente de bebê?

Para escolher as melhores escovas de dente de bebê, de acordo com a idade do seu filho(a), ou caso seja para presentear uma criança, alguns critérios devem ser levados em consideração para poder oferecer segurança e bem-estar aos dentes e gengiva do bebê. Vamos juntos verificar quais são esses itens que classificam as melhores escovas de dente de bebê?

Escolha a escova de acordo com a faixa etária do bebê

Para a segurança do bebê e seu bem-estar, a escova escolhida deve ser de acordo com a faixa etária do bebê. Pois ao adotar uma rotina de cuidados com os dentes da criança, irá precisar de cerdas macias e apropriadas que não causem dor ou irritação, ou até mesmo provocar o sangramento da gengiva. 

Como a gengiva e os dentes precisam estar sempre limpos para a saúde da criança, a escolha deve ser assertiva, e claro, de acordo com o tamanho da sua boca e arcada dentária. Para isso, veja as opções descritas na embalagem, que podem variar entre 0 a 36 meses de idade. Todo cuidado é pouco nesse momento!

Prefira as escovas com cerdas macias ou ultra macias

Como a gengiva e os dentes do bebê são muito mais sensíveis do que de crianças maiores e adultos, precisam de todo cuidado e delicadeza na hora da higiene. Por isso, aposta em cerdas macias, que também é o recomendado por dentistas desde a infância até a idade adulta, pois limpa de forma mais efetiva a arcada dentária. Logo, a escolha deve ser entre as cerdas macias, extra macias ou super macias.

Veja os diferenciais da escova e analise o seu custo-benefício

Para fazer uma escolha mais assertiva da escova de dentes da criança, veja todos os seus diferenciais e se vale a pena o custo-benefício. Dessa forma, a escolha será mais assertiva e poderá oferecer a hora da limpeza dos dentes da criança mais recursos. Alguns desses recursos são, por exemplo:

Cabeça emborrachada: As escovas de dente com essa característica ajudam a proteger a gengiva e o céu da boca do bebê, com a sua película protetora, geralmente feita de silicone. Dessa forma, você evita o atrito nas gengivas e a irritação, que pode até mesmo causar sangramento.

Cabo alongado ou ergonômico: Esse recurso é ideal para os pais que querem treinar junto com os filhos a hora da escovação, e também facilita a pega da criança na escova, sendo mais seguro e fácil de usar.

Tecnologia antiderrapante: Esse recurso é ideal para manter a segurança da criança, evitando que a escova escorregue e acerte a boca da criança com força, o que pode machucar a mucosa oral.

Base protetora e base no cabo: Esse cabo na base permite que a escova fique em pé sozinha, e facilita a secagem das cerdas. E também, a capa protetora ajuda a proteger as cerdas após o uso, o que evita com que as bactérias e sujeiras possam ficar acumuladas na escova.

Opte pelas escovas de dentes para bebês livres de BPA

O BPA, sigla para o ingrediente químico Bisfenol A, é tóxico para os seres humanos e se acumula no corpo. Logo, para bebês e crianças acaba tendo um efeito ainda mais nocivo. Dessa forma, as marcas têm investido cada vez mais em escovas sem a presença desse ingrediente, para a segurança das crianças, já que alguns estudos provaram que o sistema endócrino das crianças pode ser afetado de forma negativa pelo componente, especificamente as de 0 a 12 meses.

Hoje em dia, as indústrias são proibidas de usar esse ingrediente ou com tolerância para pequenas quantidades, em qualquer produto de plástico, como pratos, talheres, chupetas, mamadeiras, escovas de dente ou qualquer utensílio infantil que seja de plástico ou tenha plástico em sua composição. Para saber se o produto é livre de BPA, é só ler o seu rótulo com atenção. Caso não haja essa informação, vale a pena entrar em contato com os canais de atendimento da marca.

Escolha escovas de dentes com personagens ou cores vibrantes para despertar a imaginação dos bebês

Para os bebês e as crianças, todo momento é festa, não é mesmo? Dessa forma, associar hábitos de higiene a momentos divertidos e prazerosos é a melhor maneira de fazer uma associação positiva e reforçar esse hábito e aprendizado de forma eficaz na vida da criança. As escovas com cores mais vivas e desenhos vibrantes são a melhor pedida para manter a criança entretida e feliz na hora de cuidar dos dentes, e hoje em dia, temos muitas opções no mercado. Cada uma mais linda que a outra, e com certeza há opções que o seu filho(a) vai amar!

Se possível, escolha o modelo de escova com o cabo mais largo, e dessa forma fazer a higiene junto com a criança

Muitas escovas de dente de bebê, hoje em dia, contam com cabo alongado e outros recursos para que as crianças segurem de forma firme e segura a escova enquanto escovam os dentes, treinando sua autonomia e tônus muscular. Os pais também conseguem segurar junto, nesse modelo, e ajudar a criança a aprender os movimentos. Desta forma, o produto que disponibiliza esses sistemas e tecnologias para que a criança manuseie a escova de dentes são sempre as mais seguras.

Algo interessante de observar é se alguma parte da escova pode ser desacoplada, e ser for muito pequena, talvez não seja a melhor opção para o bebê, visto que partes pequenas podem ser engolidas. 

Dê preferência por escovas de dente de bebê com materiais atóxicos, para a segurança do bebê

As escovas de dente para bebês feitas de materiais atóxicos são mais seguros para as crianças nessa faixa etária, pois não oferecem riscos à sua saúde, além de serem mais duráveis. A maioria das escovas de dente infantis hoje em dia são feitas de plástico, como o polipropileno e outros tipos ou derivados do petróleo. Logo, devemos escolher materiais que sejam atóxicos e livres de BPA, uma substância que quando submetida a altas temperaturas, libera toxinas que podem causar diversos sintomas e doenças em bebês e também em adultos. Para saber se o produto contém esta substância, leia o rótulo com atenção, e caso não haja essa especificação com clareza, entre em contato com o fabricante ou consulte o site do vendedor. 

Certifique-se de ter escolhido o tamanho de escova de dentes certo para o bebê

As escovas de dentes para bebês têm um tamanho específico, logo, você deve escolher a que esteja no tamanho correto para a criança. Assim, evitará acidentes ou problemas maiores no futuro. 

Qual é a melhor escova de dentes para bebês?

Depois de estudar os modelos de escova disponíveis no mercado, concluímos que a melhor escova de dentes para bebês é a Escova de dentes azul 6M+ da Chicco, com cabeça da escova de dentes moldada, decorações próprias para crianças e cerdas macias.

Conta com pescoço fino para evitar machucar o bebê e cabeça moldada para bocas pequenas, com encaixe perfeito. As cerdas macias evitam que a gengiva do bebê fique irritada, limpando-a com delicadeza, e também limpando os dentinhos.

A haste é decorada e anatômica, os pais e responsáveis podem ensinar aos poucos o bebê a se acostumar com esse hábito de higiene usando a escova da Chicco, que tem pega ergonômica e antideslizante, sendo ainda mais segura para as mãozinhas delicadas.

Logo, se você ainda estiver em dúvidas, não hesite em escolher a Escova de dentes azul 6M+ da Chicco, com essa escolha assertiva você estará oferecendo o melhor para o seu bebê cuidar dos dentinhos.

Perguntas frequentes

Antes da compra das melhores escovas de bebê, algumas perguntas e dúvidas podem passar pela sua cabeça, pois as opções no mercado hoje em dia são muitas. Para que a sua escolha seja assertiva, o ideal é tirar todas estas questões e responder todas estas dúvidas de forma possível antes da compra, assim, as chances de frustrações e arrependimentos são menores.

Para te ajudar, separamos algumas das mais frequentes antes de adquirir escovas de dente para bebê, confira:

Quando devo começar a usar a escova de dentes no bebê?

O recomendado é, de acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, começar a higiene bucal com a escovação no bebê, logo quando o primeiro dente nascer, a partir dos 6 meses ou próximo a essa data. Mesmo que os primeiros dentinhos sejam de leite, eles também precisam de cuidados, por isso, a escovação é essencial. 

Como a dentição temporária, ou os conhecidos dentes de leite podem sofrer com o acúmulo de tártaros e o aparecimento de cáries, os cuidados também são importantes nessa fase.

Como aliviar o incômodo do nascimento dos primeiros dentes?

O nascimento dos dentinhos vão gerar um pouquinho de dor no bebê, mas confira o que a mamãe pode fazer para aliviar essas dores, como o picolé de leite materno; que é colocar o leite em forminhas de gelo e depois aplicar sobre a gengiva do bebê para acalmar a dor; oferecer alimentos e papinhas geladinhas; fazer massagem na gengiva, aqui você pode envolver seu dedo em uma gaze e colocar soro fisiológico para fazer a massagem; higienize bem a boquinha do bebê, e se possível, tiire o foco da dor, mantenha o bebê ocupado com outras atividades e brincadeirinhas. Utilizar um mordedor pode ser uma boa ideia!

Como a escovação dos dentes do bebê deve ser feita?

Mesmo que o bebê ainda não tenha dentinhos, é preciso higienizar as gengivas, para evitar a formação de placas ou até mesmo bactérias que podem ser nocivas para a criança. A higienização pode ser feita com uma gaze ou pano macio molhado. É importante, também, que você limpe a parte de dentro das bochechas e a língua para remover todos os resíduos de alimento ou leite materno que o bebê ingeriu. Depois que o seu filho(a) completar 3 meses de idade, poderá usar uma dedeira apropriada para a limpeza.

Contudo, fique de olho, pois quando os primeiros dentes nascerem, a higienização deles deverá ser feita com uma escova específica para bebês, como explicamos ao longo do review, ok? Continue dando atenção para as bochechas, gengivas e a língua, pois muitas vezes esquecemos que ali os resíduos que ficarem nesses tecidos proliferam bactérias que atacam os novos dentinhos e a gengiva.

Como evitar cáries de mamadeira na criança?

As cáries de mamadeira são mais comuns em crianças que já estão na transição do leite materno para a mamadeira, e podem ser evitadas com alguns pequenos cuidados. Não deixar o bebê usar a mamadeira como chupeta, ou seja, quando não houver líquido dentro; escovar os dentes logo após todas as mamadas e não adicionar açúcar na mamadeira são maneiras de evitar esse problema que pode ser muito grave para o bebê.

Devemos usar creme dental para escovar os dentes do bebê?

De acordo com a Colgate e a Associação Brasileira de Odontologia, após estudos feitos na área, bebês com menos de dois anos de idade não devem usar creme dental, ao menos sem a supervisão dos pais, porque nesta fase os bebês ainda não sabem cuspir ou pedir para retirar o excesso. Sendo assim, se for necessário usar, coloque uma quantidade pequena e fique por perto, ou até mesmo, escove junto com o seu filho. Contudo, para ter orientação específica para o caso do seu bebê, não hesite em procurar uma opinião profissional, do seu ortodontista de confiança.

Por que o bebê não pode usar a pasta de dente regular, usada pelos adultos?

A explicação para essa pergunta é simples. As pastas de dentes usadas por adultos contém uma concentração de flúor muito acentuada. E por ser mais alta, existe sim a possibilidade de um problema dentário se manifestar na vida da criança, chamado fluorose, causando manchas brancas nos dentes, que são permanentes. Quando os dentes de leite caem, pode ser que os dentes permanentes tenham o mesmo problema, caso a criança use cedo demais a pasta de dentes regular.

Conclusão

Deixar a vida dos pequenos mais divertida enquanto aprendem novos hábitos, como ao escovar os dentes e aprender os novos movimentos, fica muito mais fácil com as nossas dicas e recomendações. Para isso, não se esqueça de ler atentamente o rótulo dos produtos escolhidos, dando preferência sempre aos hipoalergênicos e tenha em mãos uma escova de dentes segura para os pequenos!

Como esse é um hábito que será levado para a vida toda, quanto mais marcante e interessante para os pequenos, melhor será para a sua aprendizagem.

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões das melhores escovas de dente de bebê? Deixe o seu comentário!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário