Melhores Copos de Transição: Guia Completo 2022

Mudanças são naturais ao passar do tempo, e com o desenvolvimento dos bebês, ao longo dos dias a mamadeira vai sendo deixada de lado, e aos poucos, os pais precisam de um suporte para acostumar o bebê com a nova realidade que está por vir, sendo os melhores copos de transição uma ferramenta essencial neste momento tão delicado e marcante na vida de uma criança.

Entretanto, devido ao crescimento do mercado e as muitas opções disponíveis hoje em dia, nem sempre é fácil escolher o melhor copo de transição para as necessidades do seu bebê, e por isso, uma seleção dos melhores copos ajuda a sua pesquisa a ser mais assertiva. 

Quer conhecer um pouco mais sobre os melhores copos de transição que separamos para você? Continue com a gente e conheça alguns seguros e assertivos copos de transição de 2022, para auxiliar na rotina do seu bebê. Confira:

Melhores Copos de Transição de 2022

Imagem Copos de transição Detalhes
Copo De Transição, Philips Avent, Azul
Copo de transição azul Avent por Philips Com bico macio de silicone
Copo Treinamento Fun, 330 ml, Kuka, Azul
Copo de treinamento e transição Fun 330 ml azul por Kuka Copo anatômico e antivazamento
Copo de Treinamento First Choice Mickey Mouse, NUK, cinza, 150 ml
Copo de transição First Choice temático de Mickey Mouse cinza 150ml por Nuk Deixa o dia a dia mais divertido
Copo De Transição First Moments + Bico Extra + Alça Removível - 150 Ml - Azul Lollypop Fisher Price - BB1055, Fisher Price, Azul Lollypop
Copo de transição First Moments azul 150ml por Fisher Price Qualidade de uma das marcas mais tradicionais
Copo Trainer 220 ml, MAM, Rosa
Copo de transição rosa 220ml por MAM Opção simples e completa para todas as faixas etárias

As mudanças nunca são fáceis, e quando falamos de uma mudança tão grande na vida de um bebê, como a transição da mamadeira ou peito para o copo, realmente não é algo tão simples de se fazer, exigindo além de compreensão com esta fase, muita paciência e amor, já que no início, principalmente quando mais novas, as crianças ainda não entendem muito bem o que está acontecendo. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a amamentação deve ser mantida até os 6 meses de idade como forma exclusiva de alimentação do bebê (salvo exceções), e logo após esta fase se inicia a introdução alimentar, em que o copo de transição se torna tão útil, ajudando a inserir na dieta do bebê a água, sucos, chás, etc. Os copos são feitos de forma segura e pensada nas necessidades e características do bebê, trazendo maior autonomia e desenvolvimento motor. 

Após conhecer um pouco mais sobre os copos de transição, alguns critérios para escolher o mais adequado para as suas necessidades, a importância de ter um copo de transição e qual seria o ideal, vamos ver alguns dos melhores copos de transição de 2022?

1

Melhor Escolha

Copo de transição azul Avent por Philips

Características:

  • Bico projetado para gengivas irritadas pelo nascimento dos dentinhos;
  • Formato ergonômico;
  • Tamanho ideal para mãos pequenas.
  • empty

A Philips, marca conhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos, traz uma linha infantil completa que torna a sua rotina descomplicada e segura, ajudando em diversos momentos de transição da vida da criança. O copo de transição da linha Avent é considerada a melhor escolha, pois, dentre as suas inúmeras vantagens, oferece também bico de silicone projetado para as gengivas irritadas dos bebês, justamente pelo nascimento dos dentinhos.

O copo possui um formato ergonômico que facilita a pega, ficando mais fácil e leve de o bebê exercitar a sua autonomia, evitando também com que líquidos escorram pelas mãos ou braços do bebê. Com uma válvula integrada ao bico, possibilita uma montagem rápida e fácil para as mamães e papais, contribuindo para a praticidade de uma rotina corrida que todos temos hoje em dia.

O copo é comercializado na cor azul, entretanto, é transparente, possibilitando o acompanhamento do conteúdo nele inserido, além de conseguir escrever as datas e acompanhar e o desenvolvimento do seu bebê de acordo com o uso do copo de transição.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Copo de treinamento e transição Fun 330 ml azul por Kuka

Características:

  • Tem capacidade de até 330ml;
  • Tecnologia antivazamento;
  • Possui refil de bico avulso para compra.
  • empty

Uma opção enxuta e completa para a faixa etária de transição com certeza é o copo de transição da Kuka, a opção de melhor custo-benefício da nossa seleção. Com um frasco colorido e divertido, possui capuz protetor para o bico do copo, protegendo contra sujeiras ou outras exposições, além de ser produzido em material esterilizável, inodoro, atóxico e antialérgico, totalmente seguro para os bebês. 

Seu formato é totalmente anatômico e anti vazamento, e se você preferir ou precisar posteriormente, poderá adquirir o refil do bico avulso para a troca no seu copo de transição. Com certeza é uma ótima opção para quem deseja um produto simples e com todas as funcionalidades e confortos que o seu bebê merece.

3

nao

Copo de transição First Choice temático de Mickey Mouse cinza 150ml por Nuk

Características:

  • Estampa divertida da Disney;
  • Auxilia especificamente na transição da mamadeira para o copo;
  • Com alças.
  • empty

O copo de transição da Nuk é ideal para as crianças que estão na fase de transição entre a mamadeira e o copo, vindo com alças que ajudam a segurar melhor o copo de transição e suportando até 150 ml de líquidos. Por ser uma marca já conhecida no mercado de itens infantis, seus produtos têm qualidade comprovada e atestada por muitos clientes.

O seu bico de silicone é macio e antivazamento, ajudando a não sujar ou molhar o bebê e sua roupa, estimulando também o exercício do desenvolvimento oral e da sucção, além de contar com a válvula NUK Air System Anticólicas, um sistema único da marca que reduz a formação é possível ingestão de bolhas de ar durante a alimentação, que causam as cólicas das crianças. Suas alças de apoio são antiderrapantes e anatômicas, ajudando no momento da pega, e também adequados às mãos pequenas das crianças.

4

nao

Copo de transição First Moments azul 150ml por Fisher Price

Características:

  • Bico de silicone macio e flexível;
  • Alças acopláveis;
  • Ajuda a proporcionar uma transição mais suave e tranquila.
  • empty

A Fisher Price, marca com nome forte no ramo de itens infantis, desde os brinquedos de altíssima qualidade até itens de limpeza e higiene das crianças, traz os copos de transição ideais para este momento de mudança, desenvolvidos pensando em facilitar e ajudar a criança a se adaptar de forma mais leve ao copo, sem estranhar esta nova fase de sua vida. 

Os bicos são intercambiáveis, ou seja, você poderá trocá-los ao longo do tempo ou quando sentir a necessidade, e as alças são acopláveis, ajudando na introdução de diversos líquidos e acompanhando o bebê em diversas fases do seu desenvolvimento. Os bicos são de silicone flexível e ultra macio, proporcionando um conforto maior e também mais segurança às crianças.

5

nao

Copo de transição rosa 220ml por MAM

Características:

  • Bocal antivazamento;
  • Tampa anti sujeira e com medidor de volumes;
  • Silicone do bico ultra macio.
  • empty

O copo de transição da MAM, de acordo com levantamentos do próprio fabricante ao estudar as suas tecnologias patenteadas, comprovou que 94% das crianças tiveram uma boa aceitação da tecnologia MAM Skin Soft, um silicone super macio no bico do copo de transição, trazendo uma superfície sedosa e texturizada, diferente de tudo o que vemos no mercado hoje em dia.

O produto conta com um bocal anti vazamento e que se ajusta às necessidades da criança, além de proporcionar uma boa aderência às mãos do bebê, o que evita quedas e outros incidentes. A tampa anti sujeira auxilia na manutenção da higiene e saúde do bebê, evitando que o mesmo entre em contato com qualquer bactéria, vírus, etc. 

Como escolher os melhores copos de transição?

Para escolher os melhores copos de transição para as necessidades do seu bebê e para a fase em que ele está, você deve seguir algumas orientações simples e ler o rótulo e características do produto antes da compra, evitando frustrações e arrependimentos posteriores. Além disso, deverá considerar o estágio de desenvolvimento do bebê e qual parte da transição ele se encaixa, para escolher o melhor tipo de copo para ele(a). Vamos juntos ver algumas dicas para escolher os melhores copos de transição para o seu bebê?

Escolha o tipo de copo mais adequado de acordo com a idade do seu bebê

Os copos de transição podem ser separados em alguns tipos, e seus principais grupos são de acordo com o tipo de boca das crianças, com suas características próprias e ajudando a desenvolver suas habilidades motoras mais importantes. Escolha de acordo com estas características:

  • Copos com bico: estes copos são os mais versáteis do grupo, e ajudam na melhoria da coordenação motora, sendo recomendados para crianças a partir dos 6 meses de idade. O bico geralmente é feito de silicone e permite a saída de uma quantidade suficiente de líquido para o bebê ficar satisfeito sem colocá-lo em risco. Alguns contam com alças na lateral para ajudar no manuseio, podendo ser removíveis ou não.
  • Copos 360º: Já estes copos de transição são perfeitos para simular o copo comum de uma forma mais eficaz e segura, sendo recomendados para crianças a partir dos 8 meses. Com ele, é possível beber líquidos em qualquer parte do copo sem derramar nenhuma gotinha. Uma vantagem do deste copo é que ele é formado de poucos componentes, ou seja, é mais fácil de você desmontar para fazer a higienização.
  • Copos com canudo: Estes copos são ideais quando a criança já está mais crescida, pois podem ser usados sem virar os líquidos, sendo recomendado a partir dos 12 meses de idade da criança. Diferente dos outros modelos, este copo possibilita que a criança beba os líquidos sem precisar virar o copo, por isso é mais indicada para crianças mais velhas.

Escolha a capacidade de suporte de líquidos de acordo com a finalidade do uso

Os modelos de 150 ml até 250 ml são os ideais para a rotina do dia a dia, sendo mais leves para carregar na bolsa ou para a criança ter sempre consigo para manter-se hidratada, ainda mais quando está na fase de transição, em que precisará estar em constante treino e com constante suporte para conseguir se acostumar com estes novos movimentos e esta nova rotina. Já os modelos maiores, de 300 ml para cima, são perfeitos para passeios ou momentos em que se deve ter uma reserva de líquidos, como em saídas para restaurantes, consultas no médico, etc. Por serem maiores, ocupam mais espaço e precisam de uma bolsa que melhor os acomode para transporte, entretanto, para uso diário dos pequenos, pode não ser a melhor ideia, devido ao seu tamanho e peso que já é maior. Este tamanho é indicado para crianças a partir de 12 meses, que já têm uma autonomia maior ao ingerir seus líquidos diariamente.

Se possível, escolha o modelo com alças, evitando possíveis acidentes

Muitos copos de treinamento, hoje em dia, contam com alças laterais para que as crianças segurem de forma firme e segura os copos enquanto ingerem os líquidos, treinando sua autonomia e tônus muscular. Desta forma, o produto que disponibiliza das alças permite que a criança manuseie o copo de formas diferentes e sempre seguras, e se contarem com o acabamento antiderrapante é ainda melhor, para evitar que as alças possam escorregar das mãos do bebê.

Algo interessante de observar é se as alças do copo escolhido são removíveis, pois este tipo de alça promove um uso ainda mais versátil, aumentando o desafio da criança e incentivando o seu desenvolvimento nesta fase de transição.

Dê prioridade aos copos de transição com sistema antivazamento

Evitar acidentes e transtornos é uma das grandes preocupações das mamães e papais, e evitar que um bebê se molhe ou suje a roupa com um sistema antivazamento é algo que deve ser considerado na hora de escolher o melhor copo de transição para o seu bebê. Estas opções contam com tampas ou outros itens que impedem a saída de líquidos e alguns bicos que só liberam a bebida com a sucção das crianças, sendo assim, modelos mais seguros para uso.

Perguntas frequentes

Antes de comprar os melhores copos de transição para esta nova fase da vida do seu bebê, algumas perguntas e dúvidas podem passar pela sua cabeça, pois as opções no mercado hoje em dia são muitas, e este produto necessita de alguns cuidados para ser usado, como a personalização para a faixa etária da criança. Para que a sua escolha seja assertiva e segura, o ideal é tirar todas estas dúvidas e responder todas estas questões de forma possível antes da compra, assim, as chances de frustrações e arrependimentos são menores.

Para te ajudar, separamos algumas das mais frequentes antes de adquirir os copos de transição, confira:

Quando começar a usar os copos de transição?

Os copos de transição tem como recomendação de uso a partir do sexto mês de vida, quando é iniciada a introdução de água e outros líquidos na alimentação do bebê, logo, você pode começar o uso do utensílio para oferecer o leite e acostumá-lo com a nova rotina que virá pela frente.

Por que usar o copo de transição?

O copo de transição é útil não só para a segurança do bebê, mas também para auxiliar a criança nesse momento delicado de transição, não deixando com que aconteça a confusão entre bicos e que a criança ainda queira continuar mamando no peito. Entretanto, esta é uma decisão que cabe a qualquer família e seu estilo de vida, não sendo uma obrigatoriedade, e pode também ser discutida com o seu pediatra de confiança.

Como higienizar os copos de transição?

Os copos de transição precisam estar sempre higienizados, já que a segurança e a saúde do bebê estão em primeiro lugar. Se o bebê tiver menos de 6 meses, o recomendado é que o copo seja esterilizado 2 vezes ao dia, e depois dos 6 meses de idade, 1 vez ao dia. Na limpeza usual, use apenas água corrente e sabão neutro. Na parte da tampa e do bico do copo de transição o ideal é usar uma escovinha pequena, dessas que encontramos no supermercado, para limpar as sujeirinhas mais pequenas, que se acumulam nos cantinhos e muitas vezes não vemos. Esta medida previne que o copo fique com mau cheiro posteriormente ou possa colocar o bebê em contato com bactérias, fungos ou outras coisas nocivas à sua saúde.

Para que serve o copo de transição?

A utilidade do copo de transição consiste em ser o suporte do bebê e da criança na sua mudança de fase, fazendo a passagem da mamadeira ou do peito para o copo, de uma forma segura, eficaz e com controle dos pais.

Quais são as vantagens de investir em um copo de transição?

As vantagens de investir em um copo de transição são muitas, mas podemos citar principalmente o apoio no desenvolvimento cognitivo e motor da criança, assim como no fortalecimento destes novos hábitos e rotina de vida, trazendo confiança e autonomia para a criança. 

Quais são os tipos (em material de confecção) de copo de transição disponíveis no mercado?

Hoje em dia, podemos encontrar os mais diversos tipos de materiais na composição e na confecção dos copos de transição, como:

  • Aço inoxidável: Estes copos são fáceis de limpar, duráveis, seguros e não soltam substâncias tóxicas, ajudando também a manter a bebida sempre geladinha.
  • Plástico: A grande maioria dos copos de transição são feitos de plástico, o que não é um problema, entretanto, ao escolher o copo devemos procurar no rótulo se o mesmo é livre de BPA, uma substância tóxica para o nosso organismo.

Quais critérios devo levar em consideração antes de comprar o copo de transição?

Alguns critérios auxiliam na escolha do copo de transição mais adequado para o bebê, como por exemplo:

  • Tamanho: Escolha o copo de acordo com o tamanho do seu filho(a) e também do tamanho de suas mãos, para que o produto não seja demasiado grande e possa ser escorregadio nas mãos da criança, podendo causar acidentes;
  • Tipo de bico: Existem bicos dos mais diversos tipos, os mais procurados são o usual, de silicone, o mais enrijecido, também de silicone, mas um pouco mais duro que o primeiro, que é ideal para crianças que ainda estão na fase do movimento de sucção;
  • Alça: As alças ajudam na hora de pegar o copo e fixar a pega, tornando o momento mais seguro;
  • Se é ergonômico: Assim como o tamanho é importante, ser ergonômico é uma das partes principais, para que não cause dores ou incômodos a criança;
  • Se é antivazamento: Os sistemas anti vazamento evitam que acidentes aconteçam e o bebê molhe sua roupa e outros acidentes possam acontecer, o que é essencial para a segurança do bebê;
  • Se é livre de BPA: O BPA é uma substância tóxica para o nosso organismo e é liberada quando o plástico é aquecido, logo, devemos sempre escolher copos de transição de plásticos de qualidade;
  • Se não tem peças pequenas que podem ser engolidas.

Qual é o melhor copo de transição?

O copo de transição de melhor escolha é o Copo de transição azul Avent por Philips, um produto com formato ergonômico, bico projetado pensando nas gengivas irritadas pelo nascimento dos dentinhos e também ideal para o tamanho das mãos dos pequenos. Seu sistema antivazamento evita com que o bebê se molhe com os líquidos e conta com o corpo transparente, sendo possível acompanhar a quantidade de bebida na sua parte interna. 

Se você ainda está em dúvidas sobre qual copo de transição escolher para o seu filho, com certeza o Copo de transição azul Avent por Philips é uma ótima escolha, não só pela marca que já tem qualidade comprovada, mas pelos benefícios que entrega e a segurança que disponibiliza aos pequenos nesse momento de mudanças.

 Conclusão

Todo suporte para as fases de mudança e transição em nossa vida são bem-vindos, logo, quando há essa possibilidade de auxílio em alguma fase da vida do bebê, devemos aproveitar e investir nesta comodidade. Os copos de transição são ferramentas que podem ajudar de forma segura e eficaz o seu bebê neste momento de mudança, trazendo maior autonomia e força ao se acostumar na troca da mamadeira ou peito pelo copo comum, um grande avanço e passo para o seu desenvolvimento.

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões dos melhores copos de transição? Deixe o seu comentário e contribua para a escolha de outras famílias!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário