Melhores Brinquedos Educativos de 6 a 8 anos: Guia completo 2021

Caso esteja em busca dos melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos, está no lugar certo. Pois, abordaremos aqui sugestões dos melhores, além de dicas sobre o que buscar para essa faixa etária.

Afinal, nessa idade a criança geralmente já está no processo de alfabetização, bem como, conhecimento dos números e operações numéricas. E por isso, é importante dar a devida atenção para contribuir com o desenvolvimento e aprendizado, mesmo através das brincadeiras.

Ficou interessada e quer saber mais? Então continue lendo e saiba muito mais sobre como escolher e opções dos melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos. Confira!

mãe e filha brincando juntas

Melhores Brinquedos Educativos de 6 a 8 anos de 2021

Imagem Brinquedos educativos de 6 a 8 anos Detalhes
Grow - Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro, 7+ Anos, Multicor, (Grow 1910)
Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro – Grow Melhor brinquedo educativo de 6 a 8 anos
Abremente 7-8 anos
Abremente 7-8 anos (Português) Capa dura – Editora Catapulta Cartilhas com várias questões e curiosidades para ampliar o conhecimento
P45 Puzzle Play Gigante Mapa do Brasil
Quebra-cabeça Gigante Mapa Do Brasil – Grow Estimula a coordenação motora, raciocínio, trabalha com a leitura e geografia
Palavras Cruzadas Xalingo
Jogo Palavras Cruzadas – Xalingo Amplia o vocabulário, leitura, raciocínio lógico e coordenação motora
Carlu Brinquedos - Alfabeto Silábico Jogo de Escrita 150 Peças, 4+ Anos, Multicor, 3018
Alfabeto Silábico Jogo de Escrita 150 Peças – Carlu Brinquedos Auxilia no processo de alfabetização, leitura e formação de palavras
Jogo Descobrindo a Matemática, Madeira Be a Bá, Nig Brinquedos
Jogo Descobrindo a Matemática, Madeira Be a Bá – Nig Brinquedos Estimula o raciocínio lógico, resolução de operações matemáticas e concentração

Entre os 6 e 8 anos é comum as crianças gostarem de bastante interação e atividades com os amigos, assim como, situações que envolvem raciocínio e desafios. Com isso, ao procurar as melhores sugestões de brinquedos educativos, considere essas informações e invista naqueles que também apoiem o aprendizado na escola.

Geralmente, nessa idade a alfabetização também está em processo e por isso é comum que as crianças comecem a ler tudo o que está a sua volta, como placas de rua, embalagens de produtos, outdoor, entre outros. Assim, invista nisso e também prefira estimular esse tipo de atividade com brinquedos que incentivem a leitura e a formação de palavras.

Trabalhar com a concentração e raciocínio lógico também serão formas de despertar a atenção durante as brincadeiras. Pois com essa faixa etária, as perguntas e dúvidas sobre o funcionamento do mundo, lógica, entre outros conhecimentos estão latentes. Igualmente, permitindo que a criança desenvolva aptidões e hábitos relacionados ao seu próprio gosto e personalidade.

Assim, também vale oferecer novos desafios e ter atenção para verificar quais são as principais preferências e dificuldades que podem ser trabalhadas.

Dito isso, conheça nossas sugestões dos melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos, bem como, as características e principais habilidades estimuladas. Veja!

1

Melhor Escolha

Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro – Grow

Sale

Características:

  • Indicação etária: dos 7 aos 10 anos
  • Habilidades estimuladas: Linguagem, raciocínio lógico, atenção e concentração
  • Selo do Inmetro: Sim
  • empty

Caso esteja em busca de um brinquedo educativo divertido e que realmente instigue a criança para raciocinar, uma boa sugestão é o jogo Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro da Grow.

Esse brinquedo trata-se de um jogo para formação de palavras secretas, que são desvendadas a partir de figuras e operações matemáticas simples. Logo, estimula habilidades como raciocínio lógico, linguagem, interpretação, atenção e concentração.

Pode ser jogado em grupo e por isso, também faz sucesso com os pequenos, visto que nessa fase é perceptível a necessidade e vontade de socializar. E além disso, é uma ótima opção para interação com a família, criando um ambiente divertido e estimulante.

Com esse brinquedo, a criança poderá melhorar e aprender de forma lúdica questões de português, lógica e matemática. Bem como, hábitos sociais, como por exemplo, esperar a vez, respeitar regras e agir em grupo. Fatores de bastante relevância dentro da educação.

Esse jogo possui certificação do Inmetro e por isso é seguro para as crianças da idade recomendada, porém, vale o lembrete de ter atenção e cuidado com as peças pequenas existentes no jogo, como o dado e os peões. Assim, atenção! Mas, de qualquer maneira, é um brinquedo muito divertido, que estimula o pensamento e ajuda em relação as questões educativas.

Logo, se procura um brinquedo que irá sanar as necessidades das crianças de 7 e 8 anos adiante, a nossa sugestão é o brinquedo Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro da Grow.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Abremente 7-8 anos (Português) Capa dura – Editora Catapulta

Sale

Características:

  • Indicação etária: entre 7 e 8 anos
  • Habilidades estimuladas: Leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico e concentração,
  • Selo do Inmetro: Sim
  • empty

Agora, se busca uma opção de brinquedo educativo entre os 7 e 8 anos, que estimule a leitura, amplie o conhecimento e também possa ser jogado sozinho, a nossa sugestão é o Abremente 7-8 anos (Português) Capa dura da Editora Catapulta.

Trata-se de uma espécie de livro, porém, onde as páginas são como cartões que a criança abre convidando-a para a leitura. Nele, há diversas informações e curiosidades sobre diversos assuntos, que irão contribuir para o aprendizado, despertando a curiosidade e conhecimento amplo.

Nele, há 300 perguntas que além de escritas, possuem ilustrações para que a criança compreenda o tema também de maneira lúdica e divertida.

É um brinquedo seguro, pois não possui partes pequenas ou desmontáveis, além de também possuir certificação do Inmetro, o que assegura, entre outras coisas, a qualidade.

Também é durável e resistente, pois possui capa dura e é confeccionado em papel cartonado de alta resistência. Por isso é uma ótima opção para a criança se entreter durante passeios de carro, momentos de espera ou quando é necessário permanecer mais quieto. Pois, com certeza irá despertar a atenção, fazendo com que passe bastante tempo na leitura e descobertas.

Igualmente, contribui para o desenvolvimento da leitura, interpretação do texto e raciocínio lógico, capacidades muito trabalhadas e necessárias durante essa faixa etária. Assim, se procura um brinquedo educativo de 6 a 8 anos, com boa relação custo benefício, escolha o livro Abremente 7-8 anos (Português) Capa dura da Editora Catapulta.

E vale saber, que além desse direcionado para a idade de 7 e 8 anos, há outras opções que abrangem diferentes faixas etárias, como por exemplo, o Abremente dos 6 aos 7 anos. Idade essa onde começa a alfabetização. Logo, caso queira, também procure por aqueles que mais irão atender a necessidade da criança em questão.

Confira o preço

3

nao

Quebra-cabeça Gigante Mapa Do Brasil – Grow

Características:

  • Indicação etária: dos 6 aos 17 anos
  • Habilidades estimuladas: Raciocínio lógico, leitura e interpretação, geografia e coordenação motora
  • Selo do Inmetro: Sim
  • empty

Outro brinquedo educativo muito relevante para a faixa etária dos 6 aos 8 anos é o Quebra-cabeça Gigante Mapa Do Brasil da Grow. Afinal, com ele é possível que a criança aprenda através da brincadeira, estimulando de forma simultâneas habilidades, como o raciocínio lógico, leitura, geografia e coordenação motora.

Ele é um jogo de quebra-cabeças confeccionado em papelão durável, com as peças que se encaixam para formar o mapa do Brasil. E com isso, as crianças podem conhecer os nomes dos estados, bem como, animais e pontos turísticos de cada região.

Para deixá-lo mais divertido e interativo, esse jogo também conta com a opção de realidade aumentada, mas para isso é necessário o uso de um smartphone. Contudo, através dessa opção digital, a criança além de conhecer mais de perto as ilustrações do quebra-cabeças, também podem ter outras informações como o relevo de cada região, vegetação e até distribuição populacional. O que pode ser fundamental em alguns períodos de aprendizagem junto à escola.

É um brinquedo seguro e durável, assim como, possui selo do Inmetro. E por isso, é uma ótima sugestão de presentes para crianças a partir dos 6 anos.

Logo, se busca uma opção de brinquedo educativo com uso prolongado e capacidade de auxílio durante o ensino de forma lúdica e divertida, a nossa sugestão é o Quebra-cabeça Gigante Mapa Do Brasil da Grow.

Confira o preço

4

nao

Jogo Palavras Cruzadas – Xalingo

Características:

  • Indicação etária: acima de 7 anos
  • Habilidades estimuladas: Raciocínio lógico, ampliação do vocabulário, concentração, leitura e contagem
  • Selo do Inmetro: Sim
  • empty

Para quem busca um brinquedo educativo e divertido que envolva toda a família, a nossa sugestão é o Jogo Palavras Cruzadas da Xalingo.

Com esse jogo é possível estimular diversas habilidades de raciocínio lógico, concentração, leitura e ampliação do vocabulário. Assim como, hábitos comportamentais de aguardar, interagir e socializar.

Ele é composto com um tabuleiro e 120 peças de madeira com letras, para assim, criar diferentes palavras durante o jogo. Logo, ele é uma boa opção para ser jogado com auxílio do dicionário, ajudando também para essa aprendizagem.

Por trabalhar bastante com a mente é um jogo recomendado para maiores de 7 anos, porém, com certeza também será sucesso entre os jovens de adultos que gostam de desafios.

Também é seguro e possui certificação do Inmetro. Contudo, vale a recomendação de ter cuidado com as peças pequenas que podem ser engolidas ou aspiradas por crianças pequenas e animais de estimação. Logo, tenha atenção!

Além do mais, é um brinquedo educativo altamente recomendável e ótimo para jogar em grupos de amigos e familiares. Assim, se busca uma opção com essas características, invista sem medo no Jogo Palavras Cruzadas da Xalingo.

Confira o preço

5

nao

Alfabeto Silábico Jogo de Escrita 150 Peças – Carlu Brinquedos

Sale

Características:

  • Indicação etária: dos 4 aos 12 anos
  • Habilidades estimuladas: Raciocínio lógico, ampliação do vocabulário, leitura e concentração
  • Selo do Inmetro: Sim
  • empty

Geralmente a partir dos 6 anos, a maioria das crianças já está no processo de alfabetização para aprender a ler e escrever. E por isso, o Alfabeto Silábico Jogo de Escrita 150 Peças da Carlu Brinquedos pode ser o ideal.

Afinal, ele é composto de 150 peças com várias sílabas e letras capazes de formar inúmeras palavras e frases. Além de também ser uma ótima opção para aprender a diferenciar as vogais de consoantes, estimulando o conhecimento em conjunto com as lições da escola. Logo, torna-se uma forma funcional, divertida e lúdica para desenvolver-se.

Pode ser jogada tanto individual como em grupo, ampliando também as possibilidades de diversão. E é confeccionado em MDF, o que garante durabilidade do brinquedo, onde cada peça possui 4 cm.

Também é um brinquedo seguro e possui o selo do Inmetro. Mas, como lembrete, vale a recomendação de evitar levar à boca, ouvido ou nariz, visto que pode causar acidentes.

Assim, se busca um brinquedo educativo de 6 a 8 anos, que realmente ajude nas questões educativas relacionadas à português, leitura e comunicação, o Alfabeto Silábico Jogo de Escrita 150 Peças da Carlu Brinquedos pode ser o ideal.

Confira o preço

6

nao

Jogo Descobrindo a Matemática, Madeira Be a Bá – Nig Brinquedos

Características:

  • Indicação etária: dos 5 aos 12 anos
  • Habilidades estimuladas: Raciocínio lógico, operações matemáticas, interpretação e concentração
  • Selo do Inmetro: Sim
  • empty

Agora, se deseja estimular questões de matemática e de raciocínio lógico, com muita diversão e descontração, a nossa dica é o Jogo Descobrindo a Matemática, Madeira Be a Báda- Nig Brinquedos.

Esse jogo é ideal para auxiliar na aprendizagem de operações simples, como soma e subtração, pois além dos números também utiliza figuras, deixando a brincadeira lúdica e alegre. Assim, bem como a leitura dos números, a contagem também é estimulada, permitindo o desenvolvimento do raciocínio para resolução de problemas. Logo, torna-se ideal para essa faixa etária, contribuindo para a necessidade de habilidades e estímulos intelectuais.

Além do mais, para encontrar as respostas é necessário que a criança encaixe as peças em formato de quebra-cabeça, ajudando também a coordenação motora e tato. E para deixar o clima ainda mais nostálgico é feito de madeira, proporcionando entre outras coisas a durabilidade e qualidade do produto.

É seguro, pois todas as peças são grandes, não havendo a possibilidade de colocar na boca, ouvido e nariz e também possui selo do Inmetro, garantindo a segurança e qualidade durante o uso, desde que utilizado conforme recomendação.

E para atestar o seu sucesso é uma atividade que pode ser jogada tanto em grupo como individual, permitindo que a criança desfrute em diversos momentos.

Assim, se procura um brinquedo educativo ideal para o desenvolvimento e aprendizado em relação a matemática, raciocínio lógico e concentração desde os 5 ou 6 anos, a nossa sugestão é o Jogo Descobrindo a Matemática, Madeira Be a Bá da marca Nig Brinquedos.

Confira o preço

Como escolher um brinquedo educativo de 6 a 8 anos ideal?

Nada é melhor do que acertar em um presente e ver um rostinho feliz, não é mesmo? Por isso é importante saber como escolher o ideal.

Mas, para que isso ocorra alguns critérios devem ser analisados, como o gosto da criança, indicação etária, entre outros que podem afetar o uso e interesse ou não da criança. Ainda mais na idade entre 6 e 8 anos, onde as personalidades já estão mais definidas, bem como, os gostos.

Realmente, nessa fase os pequenos estão cheios de opiniões e curiosidades, que podem ser expressadas e sanadas de diversas formas e inclusive com os brinquedos educativos.

Diante disso, escolha com cuidado e verifique alguns itens e características para avaliar antes da compra. Confira!

meninas brincando

Siga em indicação etária dos brinquedos brinquedos educativos de 6 a 8 anos

Qualquer jogo e brinquedo possui uma indicação etária e essa informação é importante, pois demonstra qual é a melhor fase para o aproveitamento e aprendizado, a partir daquele objeto.

Com isso, antes de mais nada, ao escolher os melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos, lembre-se de sempre observar se ele atende a faixa etária da criança que deseja presentear. Caso esteja dentro da idade recomendada, o uso pode ser feito e até estimulado, pois, sem dúvidas irá atender as necessidades infantis.

Em relação aos brinquedos educativos isso é ainda mais válido, visto que a recomendação de idade e atividade, geralmente acompanha o ensino na escola. O que contribui para o desenvolvimento das habilidades, assim como, auxiliar em resoluções de dúvidas.

Assim, ao buscar pelo presente educativo ideal, lembre-se de sempre verificar a indicação etária.

como escolher brinquedos educativos de 6 a 8 anos

Conheça um pouco da forma de jogar (grupo ou individual)

Na fase entre os 6 e 8 anos, a socialização está em alta. Uma vez que, nessa faixa etária as crianças já são capazes de comunicar-se com mais facilidade, expressando-se melhor e até trabalhando a empatia.

Dito isso, ao escolher o melhor brinquedo educativo, também analise qual é a forma de jogar ou interagir. Caso a criança tenha companhias e goste de momentos descontraídos, opções que envolvam outras pessoas podem ser válidas, como por exemplo, jogos de tabuleiro.

Porém, se a criança for mais introspectiva, as opções de jogos individuais também são consideradas. Desde que auxiliem nos estímulos de habilidades que contribuirão para o desenvolvimento físico, mental e cognitivo.

Assim, pesquise sobre a forma de brincar e escolha aquele que seja mais adequado para a criança que irá presentear.

crianças brincando juntas

Pesquise sobre as habilidades estimuladas pelos brinquedos educativos de 6 a 8 anos

O diferencial dos brinquedos educativos é que eles possuem a capacidade de estimular e ativar partes do cérebro que irão auxiliar na aprendizagem de forma mais descontraída e lúdica, mas muito efetiva.

Dentre as habilidades trabalhadas, as principais são o raciocínio lógico, coordenação motora, concentração, atenção, entre outras sensoriais. Assim, ao escolher, reflita sobre o que pretende estimular no ensino da criança, bem como, suas necessidades e dificuldades que podem ser assessoradas e sanadas.

Entre os 6 e 8 anos, os brinquedos educativos que trabalham com regras, pistas para resolução de um problema, montagem de peças e raciocínio são os mais indicados. Bem como, aqueles que também visam atividade física e interação social.

Com isso, antes de comprar o melhor brinquedo educativo de 6 a 8 anos, lembre-se de verificar as habilidades estimuladas para assim, acertar na escolha e diversão.

brinquedos educativos de 7 anos

Escolha os brinquedos educativos de 6 a 8 anos com selo do Inmetro

Por fim, um item extremamente importante para verificar antes da compra de qualquer brinquedo ou utensílio infantil é o selo do Inmetro –  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Este selo é uma comprovação de que aquele determinado brinquedo passou por testes de segurança e qualidade que o qualificaram apto para as brincadeiras. Com isso, ao escolher brinquedos sem essa certificação não há comprovação de que é realmente seguro, bem como, recomendável.

Produtos que não estão com a informação de teste do Inmetro também podem quebrar mais facilmente ou serem instáveis. Possibilitando acidentes caso quebre ou seja danificado, o que é muito comum entre as crianças.

Com isso, ao procurar pelos melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos, lembre-se de sempre verificar se existe o selo do Inmetro. E caso positivo, invista no uso sem problemas.

Porém, vale a dica de sempre auxiliar a criança sobre o uso, assim como , advertir para evitar a quebra e possíveis danos que podem resultar em acidentes. Assim, atenção!

brinquedos educativos de 6 a 8 anos

E agora que já sabe melhor como verificar as características dos melhores brinquedos educativos, traremos qual deles em nossa opinião ficou no topo da lista. Veja!

Qual o melhor brinquedo educativo de 6 a 8 anos?

Depois de conhecer os melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos, bem como, as principais características a serem verificadas, traremos em nossa opinião, qual é o número um. Atendendo as habilidades necessárias para a idade, questões de segurança e faixa etária.

E o nosso escolhido em primeiro lugar é o Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro da Grow. Isso porque, ele pode ser um dos primeiros jogos de tabuleiro da criança, auxiliando e estimulando a aprendizagem, mas de maneira divertida e descontraída.

Como já dito anteriormente, ele é feito para jogar em grupo, o que é ideal para socialização e interação, características muito presentes entre os 6 e 8 anos. E também trabalha habilidades ligadas à interação social, como esperar a vez, jogar em grupo e aprender a perder.

Igualmente, estimula a concentração e é muito viável para ampliação do vocabulário, leitura e interpretação. Uma vez que trabalha com o raciocínio para a resolução de problemas.

É indicado para crianças a partir dos 6 anos, porém, sem dúvidas será usado por bastante tempo acompanhamento para o desenvolvimento infantil.

Assim, para acertar na escolha do melhor brinquedo educativo, invista no brinquedo Palavra Secreta Jogo de Tabuleiro da Grow. Pois com certeza fará sucesso entre as crianças.

brinquedos educativos de 6 a 8 anos

Mas, além dele também há outro que é sinônimo de destaque e por isso, irá entrar na categoria de melhor brinquedo educativo de 6 a 8 anos, custo benefício. Quer saber qual é? Então confira!

Melhor Brinquedo Educativo de 6 a 8 Anos Custo Benefício

Agora, para quem quer acertar na escolha do presente, mas sem abrir mão da economia, a nossa sugestão é o Abremente 7-8 anos (Português) Capa dura da Editora Catapulta.

Afinal, como dito anteriormente, ele contém informações sobre as principais questões, dúvidas e enredos relacionados à faixa etária. Estimulando, entre outras coisas, a concentração, curiosidade, interpretação e leitura.

Pode ser usado, tanto de forma individual como coletiva e assim, torna-se uma ótima sugestão de passa tempo para as crianças.

É confeccionado em material durável e também possui outras opções de faixas etárias. A fim de, sempre acompanhar o desenvolvimento com questões informativas e educativas que irão realmente contribuir para o aprendizado.

crianças brincando

Assim, se quer uma opção viável e com boa relação custo benefício, a nossa indicação para escolha é o jogo Abremente 7-8 anos (Português) Capa dura da Editora Catapulta.

Gostou de conhecer as opções de melhores brinquedos educativos de 6 a 8 anos? Então deixe seu comentário e conte-nos qual foi o escolhido!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário