Melhores Brinquedos Educativos de 4 a 5 anos: Guia Completo 2021

Durante o crescimento infantil cada fase é única e por isso é importante entender as necessidades em cada idade para assim, estimular o desenvolvimento correto. Diante disso, traremos algumas sugestões dos melhores brinquedos educativos de 4 a 5 anos, além de dicas para escolher.

Afinal, desde cedo é importante estimular habilidades, como a coordenação motora, raciocínio lógico, sensoriais, entre outras que irão contribuir para o processo de aprendizagem e crescimento saudável. Mas, sem abrir mão da educação com a diversão.

Quer saber mais? Então continue lendo e saiba muito mais sobre os melhores brinquedos educativos de 4 a 5 anos. Confira!

melhores brinquedos educativos de 4 a 5 anos

Melhores Brinquedos Educativos de 4 a 5 anos de 2021

Imagem Brinquedos Educativos de 4 a 5 anos Detalhes
Conjunto De Atividades - Blocos E Bordas Em Madeira - 124 Peças - Melissa & Doug
Blocos e Bordas 124 peças – Melissa & Doug Melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos
Melissa & Doug - Pets Quebra - Cabeça de 16 Cubos , 3+ Anos, Multicolorido, 3771
Pets Quebra-Cabeça de 16 Cubos – Melissa & Doug Melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos custo benefício
Conjunto Massinha Play Doh Letras E8532 Hasbro Multicor
Conjunto Massinha Letras 6 potes Multicor – Play Doh Estimula a criatividade, imaginação, coordenação motora, tato e visão
Jogo de Memória - Português, Inglês e Espanhol, Toyster Brinquedos, Multicor
Jogo de Memória – Português, Inglês e Espanhol – Toyster Brinquedos Estimula a memorização, atenção, raciocínio lógico, reconhecimento, visão e fala
Quadro Magnetico 3 em 1, Educativo, Carimbras
Lousa Magnética Infantil Com Cavalete Letras Giz e Caneta – Carimbras Auxilia na alfabetização, reconhecimento de letras, imaginação, concentração e raciocínio
Conjunto De Atividades - Relogio Educativo Em Madeira - Melissa & Doug - New Toys
Relógio Educativo – Melissa & Doug Trabalha com o raciocínio, coordenação, reconhecimento dos números nas horas, bem como, a passagem do tempo

Conforme o avanço no crescimento das crianças é possível perceber novas necessidades de aprendizado e por isso é importante conhecer as opções de atividades e brinquedos para cada etapa.

Geralmente, entre os 4 e 5 anos, algumas crianças já conhecem alguns números e letras, o que pode também ser estimulado através das brincadeiras. A coordenação motora e raciocínio também são muito explorados. Porém, as atividades lúdicas e de faz de conta são as mais estimadas, pois permitem o uso da criatividade e imaginação, o que as crianças amam fazer nessa época.

Com isso, ao escolher as melhores opções de brinquedos educativos de 4 a 5 anos, lembre-se de pesquisar por aqueles que irão oferecer maiores possibilidades de criação, como montagens e construções. Reconhecimento de símbolos, cores e animais também são opções viáveis que combinam muito com a fase de aprendizado.

Bem como, jogos com regras simples, imitações e desenhos, que igualmente contribuem para a criação, atenção e raciocínio. Fatores fundamentais para uma boa aprendizagem e educação.

Dito isso, vamos apresentar os melhores brinquedos educativos de 4 a 5 anos, além de características para verificar e garantir uma melhor escolha. Veja!

1

Melhor Escolha

Blocos e Bordas 124 peças – Melissa & Doug

Características:

  • Indicação etária: dos 3 aos 5 anos
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, raciocínio lógico, reconhecimento de cores e formas, criatividade e imaginação
  • Material: Madeira
  • empty

O brinquedo educativo Blocos e Bordas da marca Melissa & Doug, sem dúvidas é um dos favoritos em relação a aprendizagem, raciocínio e atenção.

Isso porque, ele possui 124 peças de madeira em diferentes formatos geométricos e cores, que quando montados compõem desenhos e diversas possibilidades de combinações.

Ele explora muito os sentidos, uma vez que é 100% manual e também requer atenção para o manuseio, auxiliando assim, no processo de raciocínio lógico. Igualmente, pode ser usado para decifrar operações matemáticas e questões de geometria, prolongando a utilização e funcionalidade.

A consciência espacial e organização também são áreas trabalhadas com esse brinquedo, estimulando de forma expansiva a cognição. Logo, é uma opção muito viável e divertida para interagir e ensinar. Permitindo que a criança use a imaginação e crie inúmeras formas, de forma livre e até instintiva e por isso é ideal para a faixa entre 4 e 5 anos

É seguro e certificada com selos de segurança e qualidade do Inmetro, porém é importante o lembrete de ter atenção para evitar colocar na boca ou nariz, uma vez que, possui partes pequenas e cordões que podem ser aspirados ou enroscados. Por isso, cuidado! E siga a recomendação de não oferecer para crianças menores de três anos.

Do mais, esse brinquedo educativo é altamente recomendável, pois, sem dúvidas irá trabalhar com as habilidades e também deixará a criança por muito tempo ocupada com as montagens e possibilidades.

Assim, se tem dúvidas e procura um brinquedo que realmente seja agradável para as crianças de 4 a 5 anos, a nossa sugestão é o Blocos e Bordas com 124 peças da Melissa & Doug.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Pets Quebra-Cabeça de 16 Cubos – Melissa & Doug

Características:

  • Indicação etária: de 3 aos 5 anos
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, resolução de problemas, percepção, criatividade e imaginação
  • Material: Madeira
  • empty

Para quem deseja um brinquedo educativo para crianças de 4 a 5 anos, que trabalhe com a atenção e o raciocínio lógico para resolução de problemas, a nossa sugestão é o Pets Quebra-Cabeça de 16 Cubos da Melissa & Doug.

Esse brinquedo é ideal para essa faixa etária, pois estimula a maioria das habilidades necessárias, além de divertir e permitir interação. Ele é composto por 16 peças em cubo, capazes de formar seis diferentes desenhos de animais, muito fofos, que também auxiliam na percepção e reconhecimento.

Logo, é ideal para despertar a concentração, percepção e raciocínio. Também é seguro, pois não conta com peças pequenas ou partes desmontáveis, assim como é confeccionado em material robusto e de qualidade, fazendo com que sua durabilidade e utilização sejam prolongados.

Possui selo de segurança e qualidade do Inmetro e tanto a bandeja como as peças são feitas em madeira, estimulando o tato e demais sentidos da criança.

Assim, se busca um brinquedo para quem é curioso, gosta de desafios e diversão, uma ótima opção é o Pets Quebra-Cabeça de 16 Cubos da marca Melissa & Doug.

Confira o preço

3

nao

Conjunto Massinha e Letras com 6 potes Multicor – Play Doh

Características:

  • Indicação etária: dos 3 aos 7 anos
  • Habilidades estimuladas: Imaginação, coordenação motora, aprendizagem das letras do alfabeto, tato e reconhecimento das cores
  • Material: Plástico e massinha
  • empty

Praticamente todas as crianças gostam de massinha de modelar e por isso, essa é uma ótima sugestão de brinquedo educativo também para a faixa etária de 4 a 5 anos.

Assim, o Conjunto Massinha e Letras com 6 potes Multicor da Play Doh é ideal, pois nele contém formas de letras do alfabeto, estimulando a aprendizagem, bem como, formação de palavras e leitura.

Além das forminhas, há 6 diferentes cores de massinhas que permitem diversas combinações e até misturas, o que também convida a criança a testes de novas colorações ao soltar a imaginação e criatividade.

Igualmente, a coordenação motora é trabalhada, pois a convida a fazer diversos movimentos ao manusear a massinha, como amassar, enrolar, esticar, entre outros, auxiliando também no tato e habilidades manuais.

É segura, atóxica e possui selo do Inmetro, porém requer atenção e instrução para que não seja consumida ou colocada no nariz e ouvido, o que pode trazer sérias complicações.

E além dos mais, também é um brinquedo que pode ser usado a longo prazo, pois em todas as fases, trabalha com os estímulos da criança à imaginação, possibilitando brincar de forma livre, saudável e independente.

Logo, se busca uma opção que vise os trabalhos manuais, faz de conta e brincadeiras lúdicas, a nossa sugestão é o Conjunto Massinha e Letras com 6 potes Multicor da Play Doh.

Confira o preço

4

nao

Jogo de Memória – Português, Inglês e Espanhol – Toyster Brinquedos

Características:

  • Indicação etária: dos 4 aos 8 anos
  • Habilidades estimuladas: Leitura, raciocínio lógico, percepção, atenção e memorização
  • Material: Cartonado
  • empty

Caso queira um brinquedo educativo de 4 a 5 anos que estimule a leitura em diferentes idiomas, percepção, atenção e raciocínio lógico, o brinquedo ideal é o Jogo de Memória em Português, Inglês e Espanhol da Toyster Brinquedos.

Nele, contém 24 pares de animais, que além da figura para a representação, possui os nomes em português, inglês e espanhol, auxiliando na alfabetização, mesmo em outros idiomas. E mesmo que a criança ainda não leia, essa atividade pode ser um ótimo estímulo. Pois permite a interação e participação com amigos e familiares. Outra característica que essa faixa etária gosta de desfrutar.

É confeccionado em material cartonado, durável e também é seguro, pois não contém partes pequenas ou desmontáveis. Além de ser colorido, com visual alegre e divertido.

O jogo vem com uma caixinha resistente, o que ajuda a guardar e preservar, e também pode ser usado por um longo período, auxiliando durante atividades escolares e desenvolvimento da leitura e escrita.

Também é certificado pelo Inmetro e assim, torna-se uma sugestão viável e segura para presentear e utilizar, mesmo sem a efetiva supervisão dos pais.

Assim, se não quer errar na escolha dos brinquedos educativos de 4 a 5 anos, a nossa sugestão de compra é o Jogo de Memória em Português, Inglês e Espanhol da marca Toyster Brinquedos.

Confira o preço

5

nao

Lousa Magnética Infantil com Cavalete Letras Giz e Caneta – Carimbras

Características:

  • Indicação etária: acima de 3 anos
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, escrita, leitura, imaginação e criatividade
  • Material: Madeira, plástico e EVA
  • empty

Para as crianças que estão começando a escrever as primeiras letrinhas, a Lousa Magnética Infantil com Cavalete Letras Giz e Caneta da Carimbras é uma ótima sugestão de brinquedo educativo. Pois, estimula diversas áreas intelectuais, além de divertir e convidar à interação.

Ela é confeccionada em madeira com dois lados, sendo um verde para utilização com giz e outro branco para uso com canetão. Fica de pé, a partir do sistema de tripé e também possui parte magnética, onde letras e números podem ser colocados e usados como gabarito para cópia durante a aprendizagem da escrita.

O brinquedo também acompanha letras e números de EVA em diversas cores, permitindo também a construção de palavras e frases que auxiliarão no desenvolvimento. E para a organização, um porta-objetos acompanha o produto, auxiliando e estimulando o processo de guardar.

Possui cerca de 1 metro de altura e a lousa mede 54 x 51 cm, permitindo um bom espaço para criar, desenhar e se divertir. E além disso, ainda acompanha 1 pincel para quadro branco, 4 gizes coloridos e 1 apagador pequeno, para usar e desfrutar de imediato.

É seguro, pois não possui partes pequenas ou desmontáveis e é simples de usar. Pode ser usado a longo prazo e também estimula a interação e brincadeira com outras crianças, uma atitude muito comum e apreciada por crianças de 4 a 5 anos.

Assim, se procura uma opção de brinquedo educativo que possa ser usado de diversas formas, auxiliando na aprendizagem de forma lúdica e divertida, escolha a Lousa Magnética Infantil com Cavalete Letras Giz e Caneta da Carimbras.

Confira o preço

6

nao

Relógio Educativo – Melissa & Doug

Características:

  • Indicação etária: de 3 aos 5 anos
  • Habilidades estimuladas: Coordenação motora, raciocínio lógico, reconhecimento dos números e das horas
  • Material: Madeira
  • empty

Por fim, um brinquedo educativo divertido, que ensina os números e as horas é o Relógio Educativo da marca Melissa & Doug.

Isso porque, ele é um relógio de madeira em formato redondo, mas que possui peças soltas em diferentes formatos para compor os números das horas. Essas peças, além de possuírem diferentes formatos geométricos, que irão auxiliar na percepção, visão e raciocínio lógico, também são coloridas, resultando em um brinquedo divertido e que desperta a atenção.

No centro, os ponteiros são rotativos e fazem com que a criança explore diferentes possibilidades e combinações para entender melhor o conceito do tempo. Os números, como podem ser retirados, igualmente podem ser usados para ensinar contagem, entre outros conceitos matemáticos.

É leve e seguro, com possibilidade de utilização prolongada. Assim, ao escolher os melhores brinquedos educativos de 4 a 5 anos, considere comprar o Relógio Educativo da Melissa & Doug.

Confira o preço

Como escolher um brinquedo educativo de 4 a 5 anos ideal?

Para escolher o melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos é importante analisar alguns critérios, para que a compra seja adequada e com boa utilização em relação à criança. E para isso, conhecer os gostos, bem como, aptidões que mais agradam é fundamental.

Da mesma forma, identificar se a indicação etária do brinquedo é correspondente é importante, assim como outros pontos que podem influenciar na efetiva escolha. Isso porque, nem sempre é tão fácil agradar os pequenos, mas com algumas dicas, os brinquedos didáticos podem ser os favoritos. Além de também serem ótimos para auxiliar no processo de educação.

Com isso, para saber mais sobre como escolher o melhor brinquedo educativo para crianças de 4 a 5 anos, continue lendo e saiba muito mais. Confira!

como escolher os melhores brinquedos de 4 a 5 anos

Pesquise sobre as preferências da criança

Cada pessoa possui gostos específicos e isso não seria diferente com as crianças, independente da fase. Contudo, entre os 4 e 5 anos, segundo grande parte das opiniões, as atividades lúdicas, que mexem com a imaginação, trazem desafios e padrões simples são os mais aceitos.

Assim como, as letras, os números e as cores que igualmente despertam a atenção e interesse. Visto que, agora elas já entendem melhor e assim, conseguem decifrar e interagir com a mensagem que o brinquedo pretende passar ou ensinar.

Dito isso, converse com a criança e também repare sobre quais atividades são as mais estimulantes e contribuem para o seu desenvolvimento. Caso ela já esteja na escola, por exemplo, opções de brinquedos que trabalhem com escrita, contagem e raciocínio podem ser os mais indicados.

Da mesma forma, se a criança ainda não possui muita concentração e deseja estimular isso, esse pode ser o foco da busca do estímulo no brinquedo, oferecendo atividades que requeiram essa disciplina.

Nessa idade, colorir, desenhar e brincar de massinha, por exemplo, também são brincadeiras muito estimulantes que ajudam na coordenação motora, criatividade, desenvolvimento do tato e demais sensoriais. Portanto, considere todas essas opções e reflita sobre qual irá mais agradar a criança.

Ao ter atenção para esse quesito, a escolha do melhor brinquedo educativo será feita de forma adequada e com garantia de sucesso para então, a criança realmente aproveitar e desfrutar.

menina brincando com brinquedos

Verifique a indicação etária do brinquedo educativo

Todos os brinquedos, sejam educativos ou não, possuem indicação etária para direcionar a atividade à fase adequada. Com isso, ao escolher o melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos, lembre-se de também atentar-se a essa informação, que geralmente consta na embalagem do produto.

Ao escolher a atividade ou brinquedo com indicação ideal para a fase em questão, os estímulos e habilidades trabalhados surtirão melhor efeito, além de contribuir efetivamente para o aprendizado.

Logo, isso também auxilia na aceitação, motivação e crescimento saudável, bem como, a atenção, cognição e inteligência.

Por isso, ao procurar pelas melhores opções de brinquedos educativos de 4 a 5 anos, verifique se o escolhido está dentro da faixa etária. E caso identifique isso, saiba que esse é mais um indicativo favorável para a compra e aceitação.

massinhas coloridas

Saiba quais as principais habilidades estimuladas pelos brinquedos educativos de 4 a 5 anos

Durante a infância, a melhor forma de ensinar é através das brincadeiras e por isso, ao escolher o melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos, verifique quais as principais habilidades estimuladas na atividade. Como por exemplo, raciocínio lógico, organização, coordenação motora, leitura, atenção, contagem de números, entre outras.

Isso porque, qualquer brinquedo educativo possui uma funcionalidade para a aprendizagem. E como já mencionado anteriormente, essa é uma ótima alternativa para auxiliar na resolução de dúvidas e desenvolvimento de aptidões.

Brincadeiras e atividades que imitam o dia a dia dos pais, como trabalhar, cuidar da cozinha, alimentar os pets, arrumar o quarto, entre outros, também podem ser consideradas educativos. Pois instruem as crianças nas atividades e responsabilidades a longo prazo.

Dito isso, brinquedos que copiem ou sejam semelhantes a essas atitudes dos adultos, também podem ser considerados durante a compra e com certeza farão sucesso com as crianças entre 4 e 5 anos.

Com isso, ao escolher, lembre-se de sempre refletir sobre o que pretende instruir ou auxiliar no aprendizado infantil, para assim, adquirir!

habilidades brinquedos educativos de 4 a 5 anos

Lembre-se de procurar pelo selo do Inmetro ou certificações de segurança

Outro ponto importante que sempre deve ser analisado antes da compra de qualquer brinquedo ou utensílio para as crianças é o selo de segurança e qualidade do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Isso porque, esse selo é uma certificação e garantia de que o brinquedo passou por testes que irão assegurar, entre outras coisas, que há menos riscos de acidentes relacionados à quebra, peças e material. Desde que a recomendação de idade seja adequada para a criança, como já dissemos anteriormente, e também seja usado de maneira correta.

Ao escolher brinquedos com esse selo, a compra sem dúvidas, será melhor e com garantia de utilização sem danos. Contudo, também lembre-se de verificar outros fatores, como peças pequenas, partes pontiagudas e abas expostas que igualmente podem machucar.

Diante disso, tenha atenção para os critérios de segurança e ao verificar isso, com certeza a escolha será mais adequada. Bem como, a aceitação pela criança e toda família.

atividade educativa

Prefira brinquedos que possam ser usados à longo prazo

Agora, para assegurar que o brinquedo seja desfrutado pela criança, garantindo também a boa relação custo benefício, a nossa dica é escolher as opções que sejam versáteis a ponto do uso prolongado .

Isso significa que durante a compra, uma boa sugestão é optar por aqueles que tenham indicação etária para além da idade da criança. Mas, desde que também esteja dentro da faixa etária e desenvolvimento infantil.

Durante a escolha, por exemplo, é possível verificar alguns brinquedos que são indicados desde os 3 até os 8 anos. E por isso, tornam-se opções viáveis que irão estimular o uso por mais tempo.

Da mesma forma, aqueles que envolvem atividades relacionadas à escola, como contagem, números e letras, também serão usados por mais tempo, onde até poderão ser utilizados para sanar dúvidas e realizar explicações.

Assim, ao escolher lembre-se de verificar se a indicação etária permite uso a longo prazo e em diferentes fases do crescimento. Isso, com certeza, também será um indicativo adequado de como escolher o melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos.

E agora, que já sabe o que avaliar antes da compra, vamos te contar qual deles em nossa opinião está em primeiro lugar como o melhor. Confira!

presente para crianças de 4 anos

Qual o melhor brinquedo educativo de 4 a 5 anos?

Por fim, traremos agora em nossa opinião qual é o melhor brinquedo educativo para crianças de 4 a 5 anos. E o escolhido foi o jogo Blocos e Bordas com 124 peças da Melissa & Doug.

Esse brinquedo, além de lindo e nostálgico, é muito instrutivo e auxilia em diversas áreas educativas. Pois trabalha com a coordenação motora, raciocínio lógico, resolução de problemas, reconhecimento das cores e formas geométricas.

Ele também estimula muito a imaginação e criatividade, pois convida a criança a montar diferentes desenhos com as mesmas peças. O que demonstra as inúmeras possibilidades para a criação. Isso, sem dúvidas, irá despertar a atenção dos pequenos que passarão algum tempo explorando a versatilidade do brinquedo.

Além das peças, também há bandejas com o gabarito do desenho, auxiliando a montagem entre os mais novos. Porém vale a recomendação de evitar o uso por crianças menores de três anos. Visto que, existe o risco de acidentes, caso seja ingerido ou expirado. Com isso atenção!

Fora isso, o Blocos e Bordas com 124 peças da Melissa & Doug é altamente recomendável e sinônimo de sucesso entre as crianças de 4 a 5 anos. Assim, se ainda está com dúvidas, fique tranquila e prefira esse jogo. O investimento valerá a pena em relação ao aprendizado.

brinquedo educativo quebra-cabeça

Gostou de conhecer as melhores opções de brinquedos educativos de 4 a 5 anos? Então deixe seu comentário!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário