Melhores Bicicletas de Equilíbrio: Guia Completo 2022

A infância é um momento inesquecível, não é mesmo? É nessa fase que aprendemos diversas coisas que se estendem até a juventude e vida adulta, e uma delas é a coordenação motora e desenvolvimento. Para ajudar nesse quesito, hoje em dia os pais e responsáveis podem contar com as melhores bicicletas de equilíbrio, perfeitas para ajudarem a criança a ganhar mais noção de espaço e também se familiarizar com as bicicletas.

Contudo, nem sempre é fácil escolher a mais adequada para a criança, visto que existem muitos modelos no mercado hoje em dia. Ademais, são muitos os critérios e características que devem ser levados em consideração na hora da compra, para evitar frustrações e maiores problemas.

Quer conhecer um pouco mais sobre estas melhores bicicletas de equilíbrio infantil que separamos para você? Continue com a gente e conheça algumas das melhores bicicletas de equilíbrio infantil liberadas e seguras de 2022. Confira:

Melhores Bicicletas de Equilíbrio de 2022

Imagem Bicicletas de Equilíbrio Detalhes
Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 carrinho de passeio infantil passeio de bicicleta infantil 1 a 4 anos meninos meninas crianças primeira bicicleta sem pedal bicicleta de treinamento esportivo
Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 por FYLZW A melhor bicicleta de equilíbrio
Bicicleta Infantil Balance Bike sem Pedal Vermelho, DM Radical
Bicicleta de equilíbrio infantil por DM Toys A bicicleta de equilíbrio de melhor custo-benefício
Bicicleta de Equilíbrio sem Pedal NEVE ROSA +
Bicicleta de equilíbrio Neve por BiciQuétinha Qualidade e segurança em um só produto
Bicicleta de Equilíbrio sem Pedal Wooden Preta
Bicicleta de equilíbrio Wooden por BiciQuétinha Estilo diferenciado e mais segurança para o desenvolvimento das crianças
Triciclo Infantil 2 em 1 Vermelho, DM Radical
Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 por DM Toys Uma das opções mais completas de bicicleta de equilíbrio

Você já parou para pensar como é importante escolher com critério a bicicleta de equilíbrio do seu filho? Além de ser um produto que impacta diretamente o seu desenvolvimento, se os critérios corretos não forem levados em consideração, o produto pode até mesmo causar sérios acidentes ao ser usado. Lembrando que a criança só deve usar a bicicleta de equilíbrio com supervisão adulta, ok?

Vale a pena citar que um dos critérios mais importantes na hora de escolher uma boa bicicleta de equilíbrio para o seu filho(a) é verificar se o modelo escolhido conta com regulagem de altura. Esses modelos trazem mais conforto à criança e também têm uma durabilidade maior. A grande maioria das bicicletas sem pedal tem ao menos uma regulagem de altura, contudo, ainda é importante se certificar se o modelo escolhido realmente dá essa opção.

Outro recurso interessante é a regulagem de altura do guidão, onde os pais e responsáveis podem deixar a bike sem pedal usável e na altura da criança por mais tempo, deixando a brincadeira ainda mais segura e confortável.

Outro item interessante de se avaliar antes da compra, é optar por pneus de borracha ou EVA, e dessa forma evitar a aderência do mesmo no solo, o que pode causar muitos acidentes e problemas com a segurança da criança. São comuns de encontrarmos em lojas e-commerces e também são mais leves, trazendo um bom custo-benefício na hora da compra.

Levando esses itens e outros mais que vamos citar nos próximos tópicos, com certeza a compra de uma boa bicicleta de equilíbrio será mais fácil. Ademais, você irá oferecer um bom suporte para o desenvolvimento do seu filho(a), com segurança e a certeza de que a introdução da bicicleta, posteriormente, será mais tranquila também.

Após conhecer um pouco mais sobre os melhores modelos de bicicleta de equilíbrio infantil, suas características e outros itens, vamos ver um pouco mais sobre como escolher as melhores bicicletas de equilíbrio infantis de 2022? Vem com a gente!

1

Melhor Escolha

Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 sem pedal por FYLZW

Características:

  • Feita de aço de alto carbono;
  • Durável e confortável para o bebê,
  • Proteção de segurança
  • empty

A bicicleta de equilíbrio da FYLZW é considerada a melhor não só pela sua qualidade, mas pela segurança que dá aos pequenos na hora de se acostumarem com as quatro rodas. Com altura ergonômica, a bicicleta ajuda a criança a desenvolver uma condução adequada, permitindo que a mesma dobre os seus joelhos de leve e empurre a bicicleta com os pézinhos.

É um modelo seguro, durável e confortável para o bebê, feito com estrutura de aço de alto carbono, rodas duráveis e outros diversos atributos que a tornam um bom investimento. Ideal para crianças de 12 a 48 meses.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Bicicleta de equilíbrio infantil sem pedal aro 12 por DM Toys

Características:

  • Aro 12;
  • Suporta até 25kgs,
  • Produto certificado pelo InMetro
  • empty

A bicicleta de equilíbrio da DM Toys é a de melhor custo-benefício do mercado, sendo a mais indicada para quem quer economizar sem perder a qualidade, e também, oferecer mais conforto para o desenvolvimento do seu filho(a). O modelo suporta até 25 kgs, e a idade recomendada para uso da bicicleta é a partir dos 3 anos. 

Para a segurança da criança, o modelo conta com certificação do InMetro, além de uma estrutura toda em aço e plástico de alta durabilidade. As rodas são em EVA com aro 12, de altíssima qualidade e boa vida útil. 

3

nao

Bicicleta de equilíbrio sem pedal Neve na cor rosa por BiciQuétinha

Características:

  • Conta com acessórios como cestinha e campainha;
  • Sem pedal,
  • Produção 100% nacional
  • empty

Para quem está procurando uma bicicleta de equilíbrio infantil com boas referências dos pais e responsáveis, essa pode ser uma ótima opção. Trazendo um conceito todo trabalhado em qualidade e segurança, é um produto 100% nacional desenvolvido para apoiar o desenvolvimento do seu filho.

É feita com material de qualidade excepcional, com compensado naval e multilaminado, que é resistente à umidade e aos impactos, com rodas em aro 12 e pneus 100% EVA, que não esvaziam e não furam. As manoplas são de borracha com o assento estofado com regulagem de altura. Sua indicação de uso é para crianças a partir de 01 ano e 08 meses até crianças de 04 anos.

4

nao

Bicicleta de equilíbrio sem pedal Wooden na cor preta por BiciQuétinha

Características:

  • Banco em espuma e tecido;
  • Produto 100% brasileiro,
  • Feito de compensado naval e multilaminado
  • empty

Para quem gosta de bicicletas de equilíbrio com um estilo diferente, essa alternativa é uma das promissoras! Feita em compensado naval multilaminado, que é resistente ao impacto e a umidade, esse modelo sem pedal e sem freio é ideal para ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, confiança e equilíbrio das crianças.

O banco é em espuma e tecido com altura regulável e as manoplas são de borracha com proteção lateral. Por ser um produto 100% do Brasil, a marca testa de perto todos os componentes para se certificar da segurança e qualidade da bicicleta de equilíbrio.

5

nao

Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 vermelha por DM Toys

Sale

Características:

  • Suporta até 25kgs;
  • Feita em aço e plástico resistentes,
  • Certificado pelo InMetro
  • empty

Perfeita para quem quer mais segurança e qualidade no desenvolvimento das crianças, a bicicleta 2 em 1 da DM Toys tem todos os recursos necessários para uma jornada mais tranquila de aprendizado. É recomendada para crianças a partir de 3 anos de idade e suporta até 25 kg. 

Sua estrutura é em aço e plástico resistentes, com rodas em EVA + PP e certificação do InMetro que traz ainda mais segurança para você e seus filhos(as).

Como escolher as melhores bicicletas de equilíbrio?

Para escolher as melhores bicicletas de equilíbrio infantis, sempre de acordo com a idade do seu filho(a) e suas necessidades, ou caso seja para presentear uma criança, alguns critérios devem ser levados em consideração para poder oferecer segurança e bem-estar ao desenvolvimento da criança ou seu filho(a).

Vamos juntos verificar quais são esses itens que classificam as melhores bicicletas de equilíbrio?

Certifique-se da indicação etária e peso máximo suportado pelo modelo de bicicleta de equilíbrio

Ao verificar as instruções e detalhes da grande maioria das bicicletas de equilíbrio do mercado hoje em dia, a maioria são para crianças a partir de 18 meses. Contudo, sempre há algumas opções projetadas para serem usadas já a partir de 12 meses, logo, são as mais indicadas pela sua extensão da faixa etária. Dessa forma, quando a criança começa a dar os primeiros passos, já estará com mais equilíbrio. Para ter certeza que a bicicleta escolhida é adequada para o seu filho(a), verifique sempre a indicação etária, ok?

Contudo, algumas bicicletas sem pedal podem ser usadas até os 3 anos de idade, outras até os 5 anos de idade. Dessa forma, a durabilidade da bicicleta de equilíbrio vai depender do peso máximo suportado. Para que seu pequeno possa aproveitar ao máximo, prefira as que suportam de 20 a 25 kg, as mais comuns de encontrarmos no mercado.

Escolha a bicicleta de equilíbrio feita com o melhor material possível

Hoje em dia, as bicicletas de equilíbrio infantil podem ser feitas em metal ou madeira, que são as formas mais comuns de encontrarmos na atualidade. As bicicletas de equilíbrio de metal são mais baratas, resistentes e eficientes em ajudar a criança a desenvolver o seu equilíbrio. São as mais comuns de encontrarmos nas lojas e e-commerces também. As de aço carbono, que são a maioria, tem um valor acessível e são resistentes ao impacto. Contudo, são mais vulneráveis à corrosão e oxidação.

Já as bicicletas de equilíbrio em madeira são mais versáteis, sustentáveis e com mais estilo. São as mais procuradas por quem quer uma educação mais próxima à natureza, sendo mais lúdica e própria para a infância. A grande maioria das bicicletas de equilíbrio são feitas de MDF, multilaminados ou compensado naval, trazendo mais opções de montagem que as de metal ou aço.

Veja os modelos mais compatíveis com o espaço que você tem à disposição

A grande maioria das bicicletas de equilíbrio são compactas, e por isso, podem ser usadas até em espaços com mais restrição. Os modelos de bicicletas menores podem ter 35 cm de altura por 20 cm de largura e 50 cm de comprimento, enquanto as maiores 85 cm de altura por 35 cm de largura e 53 cm de comprimento.

Assim, para você garantir mais praticidade no manuseio da bicicleta de equilíbrio, veja quais são as medidas do produto antes de fechar a compra e verifique se elas são compatíveis com o espaço que você tem disponível. Dessa forma, você se certifica e garante a melhor bicicleta de equilíbrio para o seu filho(a) sem frustrações e arrependimentos.

Veja quais são os acessórios que acompanham a bicicleta de equilíbrio

A bicicleta de equilíbrio em si já é uma forma segura para a criança se divertir, não é mesmo? Contudo, com os acessórios adequados e certificados pelos fabricantes, o uso do produto fica ainda mais lúdico e recreativo. Alguns modelos disponibilizam às crianças cestinhas dianteiras, conhecidas por estarem também em algumas bicicletas convencionais, faróis, buzinas e outros acessórios. 

Há também a opção de inserir placas decorativas ou até placas que simulem as de carro, tudo para deixar o modelo mais parecido com a preferência da criança. Por isso, avalie os que são mais seguros para o seu filho(a) e quais vem junto com o modelo. Caso contrário, poderá comprá-los separadamente, sem maiores problemas.

Qual é a melhor bicicleta de equilíbrio?

Depois de uma pesquisa acurada, anunciamos que a melhor bicicleta de equilíbrio é a Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 sem pedal da FYLZW, feita de aço de alto carbono, com estrutura durável e confortável para as crianças e proteção de segurança. A bicicleta de equilíbrio da FYLZW é considerada a melhor não só pela sua qualidade, mas pela segurança que dá aos pequenos na hora de se acostumarem com as quatro rodas. 

Com altura ergonômica, a bicicleta ajuda a criança a desenvolver uma condução adequada, permitindo que a mesma dobre os seus joelhos de leve e empurre a bicicleta com os pézinhos. É um modelo seguro, durável e confortável para o bebê, feito com estrutura de aço de alto carbono, rodas duráveis e outros diversos atributos que a tornam um bom investimento. Ideal para crianças de 12 a 48 meses.

Portanto, caso ainda haja dúvidas na hora de escolher a melhor bicicleta de equilíbrio infantil, não hesite em fazer a melhor escolha levando a Bicicleta de equilíbrio 2 em 1 sem pedal da FYLZW. Com certeza esse modelo irá ajudar no desenvolvimento do seu filho de forma segura e eficaz!

Perguntas frequentes

Antes da compra da melhor bicicleta de equilíbrio infantil, algumas perguntas e dúvidas podem passar pela sua cabeça, pois as opções no mercado hoje em dia são muitas. Para que a sua escolha seja assertiva, o ideal é tirar todas estas dúvidas e responder todas estas questões da melhor forma possível antes da compra, assim, as chances de frustrações e arrependimentos são menores.

Para te ajudar, separamos algumas das perguntas mais frequentes antes de adquirir bicicletas de equilíbrio, confira:

Quais são as características de uma bicicleta de equilíbrio?

A Balance Bike ou bicicleta de equilíbrio é um artigo cada vez mais buscado para a segurança das crianças, e também, para ajudar no seu desenvolvimento e equilíbrio. Contudo, esse modelo tem características muito diferentes das bicicletas convencionais, por isso, é de suma importância saber quais são essas diferenças. As principais características de uma bicicleta de equilíbrio são, por exemplo:

  • Ausência do pedal: Como o objetivo da bicicleta de equilíbrio é auxiliar no desenvolvimento e da coordenação motora da criança, a ausência do pedal é fundamental nesse processo, pois dessa forma, o seu filho(a) usa os pés para empurrar e aprender o funcionamento da bicicleta. Nesse modelo, a criança é impelida a sentar e se empurrar com os pés no chão, exatamente como é a proposta desse modelo de bicicleta. Dessa forma, a criança se sente muito mais confortável, à vontade, na bicicleta sem pedal. Com a bicicleta de equilíbrio, os primeiros passos são dados como se estivesse caminhando e, dessa forma, rapidamente se conquista confiança que resulta, justamente, em equilíbrio.
  • Aprendizado autodidata: Na bicicleta de equilíbrio, o seu filho(a) se concentra em aprender apenas o equilíbrio, e não tudo junto. Nos outros modelos, ou em uma bicicleta com rodinhas auxiliares, por exemplo, ele aprenderia a pedalar, que é a parte mais fácil, mas não conseguiria se equilibrar sozinho em duas rodas. 

Quais são as vantagens de investir em uma bicicleta de equilíbrio infantil?

  • Ajuda a desenvolver a noção espacial e corporal: Como a bicicleta não tem freios, todos os comandos de tração e frenagem são realizados com os pés, impulsionando ou criando atrito no chão. Os movimentos coordenados convertem-se em reflexo e concentração. Tudo isto resulta e é resultado do aprendizado de noção espacial e corporal, um ganho que vem pelo estabelecimento rápido de intimidade da criança com o brinquedo, necessária para desenvolver o movimento.
  • As chances de machucado são quase zero:  Outra virtude desta bicicleta é ser projetada de tal forma que não resulte em machucados. Não há pontos em que a criança possa, por exemplo, prender os dedos. As rodas são fechadas no centro, não raiadas, por um motivo óbvio de proteção. Além disso, as peças são construídas com acabamento arredondado nas bordas, para não provocar cortes e machucados. Estas características devem ser analisadas no momento da compra. 
  • Traz mais disposição e energia para a criança: Um dos benefícios da bike é justamente o de oferecer uma oportunidade de a criança praticar uma atividade ao ar livre, interagindo com o meio. 
  • A criança ganha mais confiança e controle: As crianças se sentem mais confortáveis quando podem colocar os pés no chão, razão pela qual as bicicletas de equilíbrio ajudam a ganhar mais confiança numa bike. Elas podem aprender intuitivamente a se equilibrar, virar e manobrar enquanto se sentem menos propensos a cair.
  • Ganho de equilíbrio: O maior benefício que as bicicletas de equilíbrio oferecem em relação às rodinhas laterais é que as crianças aprendem a se equilibrar adequadamente. Como as rodinhas laterais permitem que as crianças se inclinem para um lado, elas precisam reaprender a se equilibrar quando montaram numa bicicleta com pedais. A maioria das crianças que começa com bicicletas de equilíbrio é capaz de fazer a transição para bicicletas com pedais rapidamente e sentir-se mais confiante nelas também!

O que é uma bicicleta de equilíbrio?

De acordo com as lojas especializadas e fabricantes, a bicicleta de equilíbrio é uma bicicleta de treinamento que ajuda o ciclista a aprender direção e equilíbrio. Ela não tem pedais, nem pedivela, corrente e rodinhas laterais. Esse modelo pode ser uma bicicleta normal com os pedais e peças relacionadas removidos, ou pode ser uma bicicleta feita especialmente com este propósito. Ela pode não ter freio, ou pode ter um ou dois freios de aro manuais.

Por que as bicicletas de equilíbrio não tem pedais?

O objetivo principal das bicicletas de equilíbrio é permitir que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras básicas. Aprender a se equilibrar e a fazer curvas é muito mais fácil sem pedais. O movimento de “sobe e desce” da pedalada faz com que a criança jogue o peso de seu corpo de um lado para o outro prejudicando seu equilíbrio, fazendo-a perder a estabilidade e o senso de direção. 

A partir de quantos anos se recomenda o uso das bicicletas de equilíbrio?

Essa informação depende muito do modelo selecionado, pois a idade recomendada quase sempre vem descrita no manual do produto. Logo, a grande maioria recomenda o uso a partir dos 12 meses de idade, sempre com supervisão de um adulto.

Conclusão

Deixar a vida dos pequenos mais segura e ajudar no seu desenvolvimento é apenas um dos benefícios da bicicleta de equilíbrio. Para isso, leve em consideração todas as informações a respeito do produto, dando preferência sempre a modelos que sejam adequados para a criança. O review serve para te guiar na hora da compra e facilitar uma decisão mais assertiva, por isso, volte aqui sempre que precisar daquela ajudinha!

Gostou das nossas dicas para escolha e sugestões das melhores bicicletas de equilíbrio? 

Deixe o seu comentário!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário