Melhores Tapetes de Atividades para Bebês: Guia Completo 2021

Para o desenvolvimento saudável das crianças são necessários estímulos. E por isso, brincadeiras devem ser apresentadas desde cedo, a fim de aperfeiçoar alguns sentidos motores e cognitivos. Com isso, conheça algumas opções dos melhores tapetes de atividades para bebês que poderão ser usados desde as primeiras semanas de vida até os 12 meses ou mais.

Isso porque, eles possuem várias características que vão contribuir para seu bebê testar e aprimorar a coordenação motora, músculos abdominais, movimentos, reconhecimento de cores, entre outros.

Assim, para saber mais sobre como escolher e dicas dos melhores tapetes de atividades para bebês de 2021, continue lendo e descubra muito mais!

melhores tapetes de atividades para bebês

Melhores Tapetes de Atividades para Bebês de 2021

Imagem Tapete de Atividades para Bebês Detalhes
Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day, Tiny Love, Multicor
Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day – Tiny Love Melhor tapete de atividades para bebês
Tapete portátil ABC Girotondo Baby, Girotondo Baby, Colorido, 140 cm (altura) X 200 cm (largura) X 1 cm (espessura
Tapete portátil ABC – Girotondo Baby Melhor tapete de atividade para bebês – Custo benefício
Tapete Deluxe Gymini Tiny Love - Tiny Princess Tales
Tapete Deluxe Gymini Tiny Princess – Tiny Love Tapete de atividades confortável e ideal desdes os primeiros meses do bebê
Meu Tapetinho, Toyster Brinquedos, Multicor
Meu Tapetinho – Toyster Brinquedos Tapete de atividades para engatinhas e brincar
Ginásio De Atividades Com Piano Safari, Buba, Colorido
Ginásio De Atividades Com Piano Safari – Buba Tapete de atividades que ajuda o bebê a aprender a engatinhar

As atividades e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Isso porque, desde cedo irão contribuir para aptidões dos sentidos, bem como, o raciocínio, coordenação motora, interação com o ambiente externo e principalmente, testes de como as coisas funcionam. O que é facilmente percebido a partir dos 12 meses.

Contudo, vale ressaltar que essas atividades são recomendadas desde os primeiros meses, estimulando a princípio, a visão e tato, que nessa fase estão com ampla capacidade de aperfeiçoamento a partir da sensibilidade. Logo, nessa faixa etária, os tapetes de atividades são altamente indicados, pois trabalham com esses pontos, assim como, acomodam o bebê de forma confortável e eficaz para os estímulos adequados.

Diante disso, lembre-se de ter atenção para algumas características que irão permitir uma escolha adequada, como por exemplo, material do produto, dimensão, brinquedos extras que despertam a atenção, opções de estímulos, entre outros.

Assim, para te ajudar na escolha, iremos apresentar os melhores tapetes de atividades para bebês, que também são os mais vendidos e recomendados da internet. Quer saber mais? Então continue lendo!

1

Melhor Escolha

Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day – Tiny Love

Sale

Características:

  • Tipo de tapete: Ginásio
  • Dimensões do tapete: 110 x 90 x 45 centímetros
  • Indicação etária: a partir dos 0 anos
  • empty

Caso queira um tapete de atividades para bebê que seja adequado para diversas fases do crescimento, além de estimular habilidades motoras e sensoriais, a nossa primeira dica é o Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day da Tiny Love. Isso porque ele é do modelo ginásio e assim, contém diversos brinquedos e opções para aprender e divertir.

O tapete é confeccionado em tecido acolchoado, fofinho e muito confortável para sentar ou ficar deitado. E possui um tamanho ideal para o primeiro ano de vida da criança, pois permite que ela fique em diversas posições e até começar a engatinhar. A dimensão é de 110 x 90 cm e as alças que suspendem os brinquedos, quando montadas ficam com até 45 cm.

No tecido do tapete há uma estampa colorida e divertida com animais e também acompanha um travesseiro de coelho, que pode ser usado para deitar ou atividades com o neném.

Nas alças ficam pendurados 6 diferentes brinquedos em múltiplas texturas que atraem e trabalham o tato e visão. Além dos ruídos que alguns deles produzem despertando a atenção e audição.

O passarinho central, por exemplo, pode ser colocado em diferentes posições nas alças, permitindo que a criança alcance ao ficar em posição de barriga para baixo. E também reproduz sons gravados e músicas, assim como, luzes coloridas em tons suaves, tornando-se uma opção viável para momentos de interação e também relaxamento. Dentre os brinquedos também há um espelho que é funcional para essa faixa etária, auxiliando na visão, percepção e reconhecimento.

E para facilitar também pode ser lavado na máquina de lavar sem causar danos, tornando-se prático para utilizar no dia a dia e até mesmo ser levado em passeios e viagens. Com isso, se pretende investir em um tapete de atividades que possa ser usado desde os primeiros meses de vida até o final da infância, auxiliando no aprendizado e desenvolvimento, a nossa primeira indicação é o Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day da Tiny Love.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Tapete portátil ABC – Girotondo Baby

Características:

  • Tipo de tapete: Comum
  • Dimensões do tapete: 2,0 cm X 1,40 m
  • Indicação etária: a partir dos 0 anos
  • empty

Caso prefira um tapete de atividades comum, que seja ideal para uso desde o nascimento até o final da infância, uma ótima sugestão é Tapete portátil ABC da Girotondo Baby. Isso porque, ele é dobrável e fácil de transportar, além de acompanhar uma bolsa que facilita levá-lo para qualquer lugar.

Na parte superior possui uma estampa divertida e colorida, com animais, figuras e objetos que desenham as letras do alfabeto. E na parte de baixo possui antiderrapante, o que resulta em um produto seguro e adequado para qualquer piso e ambiente. Além disso, para assegurar ainda mais confiança, esse tapete possui isolante térmico que não permite que o frio do piso entre em contato com a criança, deixando-a igualmente confortável.

É macio, com uma espuma de 1 cm, que garante a textura acolchoada e também possui a dimensão grande, sendo 2,0 x 1,40 m, tornando-se funcional até para decorar e ocupar espaços destinados a brincadeiras, como por exemplo, quartos e sala de jogos.

Também pode ser limpo facilmente, bastando somente passar um pano úmido. Porém, não é considerado um brinquedo e por isso, deve-se evitar que a criança leve o tapete à boca.

Além disso, é uma ótima opção para brincadeiras e atividades, podendo ser usado por longos períodos de forma segura e adequada para atividades de entretenimento e aprendizado.

Confira o preço

3

nao

Tapete Deluxe Gymini Tiny Princess – Tiny Love

Características:

  • Tipo de tapete: Ginásio
  • Dimensões do tapete: 85,5 x 79 cm
  • Indicação etária: a partir dos 2 meses
  • empty

Se o que procura é um tapete de atividades menor para ambientes internos, porém adequado e funcional para desenvolver diversas habilidades sensoriais e motoras, a nossa dica é o Tapete Deluxe Gymini Tiny Princess da Tiny Love.

Ele possui o tecido acolchoado e muito macio com desenhos coloridos e em algumas partes possui texturas e relevos, que ajudam a trabalhar o tato e sensibilidade. Na parte superior há duas alças que se cruzam e penduram os brinquedos, que também são em diferentes texturas e possuem ruídos diferentes, que trabalham com a audição desde cedo.

Dentre esses brinquedos há um espelho que estimula que o bebê fique na posição de bruços e também um passarinho que pode ser movimentado para diferentes locais da alça. Além de também emitir sons e luzes em tonalidades suaves que despertam a atenção e curiosidade das crianças. São 20 diferentes melodias e funciona por até 30 minutos seguidos, podendo auxiliar até em processos de relaxamento e do sono.

Por ser do tipo ginásio, os brinquedos ficam posicionados de forma a estimular os movimentos do bebê, ajudando-o a rolar, ficar de bruços e até sentar, fortalecendo também os músculos, auxiliando o crescimento saudável.

Assim, se procura um tapete de atividades que possa ser usado desde os 2 meses até os 18 meses ou mais, nossa indicação é o Tapete Deluxe Gymini Tiny Princess da Tiny Love.

Confira o preço

4

nao

Meu Tapetinho – Toyster Brinquedos

Sale

Características:

  • Tipo de tapete: Comum EVA
  • Dimensões do tapete: 1,10 x 1,10 m
  • Indicação etária: dos 2 aos 10 meses
  • empty

Algumas famílias gostam e preferem tapetes de atividades que sejam de EVA, isso porque são simples par limpar, leves e macios para as brincadeiras. Assim, se essa também é sua opção, a nossa sugestão de escolha é o Meu Tapetinho da Toyster Brinquedos.

Isso porque, ele possui a dimensão total de 1,10 x 1,10 m, além da opção de criar uma cerquinha, o que auxilie que o bebê fique em determinado espaço, pelo menos até enquanto somente engatinha. Como já mencionado a textura é macia, evitando lesões e acidentes, e a espessura é de 1 cm, evitando que a criança tenha contato direto com a temperatura fria do piso.

O centro do tapete é colorido e com formas geométricas, o que estimula o aprendizado e divertimento na hora das brincadeiras e é fácil de limpar. Sendo somente necessário um pano úmido para retirar as principais sujeiras cotidianas.

E como é desmontável pode ser facilmente transportado para qualquer local, possibilitando o uso até em viagens e passeios.

Assim, se busca uma opção com baixo preço e funcional, nossa indicação é o Meu Tapetinho da Toyster Brinquedos.

Confira o preço

5

nao

Ginásio De Atividades Com Piano Safari – Buba

Características:

  • Tipo de tapete: Ginásio
  • Dimensões do tapete: 73 x 63 cm
  • Indicação etária: dos 3 aos 12 meses
  • empty

Por fim, outra sugestão de tapete de atividades modelo ginásio, que acompanha o crescimento da criança oferecendo diversão de várias maneiras, a sugestão é Ginásio De Atividades Com Piano Safari da Buba.

Isso porque, esse tapete possui uma alça central que atravessa o tapete, a fim de que o bebê fique posicionado de forma a alcançar todos os brinquedos. Além deles, ainda possui um piano musical que emite sons com o acionamento das teclas, instigando o bebê a ficar de barriga para baixo e por fim, sentado.

Esse piano de brinquedo também pode ser desacoplado, tornando-se uma opção de atividade quando bebê é maior, trabalhado com a coordenação motora, raciocínio e habilidades sensoriais. Dentre os brinquedos pendurados, também há um espelho, que estimula a visão, percepção e reconhecimento. E a base do tapete possui textura levemente acolchoada, permitindo que o bebê brinque de maneira confortável.

Com isso, se busca uma opção com ótimos benefícios para usar dos 3 aos 12 meses, escolha o Ginásio De Atividades Com Piano Safari da Buba.

Confira o preço

Como escolher o tapete de atividades para bebês ideal?

Ao comprar um tapete de atividades é importante ter atenção para algumas características que podem influenciar o uso. Isso porque, na faixa etária dos 0 aos 36 meses é fundamental pensar no conforto, segurança e estímulos, que o utensílio irá oferecer. E assim, esse tapete pode ser uma ótima opção de passatempo para o bebê, assim como, um auxílio para os pais que poderão usar esse tempo para realizar outras responsabilidades cotidianas.

Além do mais, quando escolhido de forma que priorize a utilidade confortável e funcional pode ser um estímulo para o bebê engatinhar e até sentar, aprimorando os sentidos e melhorando a musculatura dos braços, abdômen e pernas, por exemplo.

Contudo, há diferentes modelos com funções que atendem a distintas necessidades, o que pode ser um alerta para a escolha. Assim, conheça mais sobre cada uma dessas características e veja o que priorizar ao escolher. Para assim, investir em um tapete que apresente benefícios e possa ser usado a longo prazo. Veja!

bebê no tapete de atividades

Quais os melhores tapete de atividades para bebês: Comum ou ginásio

Ao escolher os melhores tapetes de atividades para bebês é possível encontrar dois modelos, sendo um comum e outro ginásio.

Geralmente, o modelo comum é um tapete colorido e acolchoado que é ideal para o bebê brincar e interagir. Isso porque, muitas vezes é impermeável, o que facilita a limpeza e assim, pode ser usado para atividades de pintar, brincar de massinha e até molhar.

Com ele, os bebê por volta de 8 meses também podem treinar engatinha e até andar. Uma vez que é confortável e visa evitar machucados, caso caia. Logo, se prefere um tapete que atenda as necessidades dos bebês e criança maiores em relação a brincadeira e atividades com outros objetos, o ideal são os tapetes de atividades do modelo comum.

Contudo, há também os tapetes do tipo ginásio, que possuem vários brinquedos e acessórios que entretêm e também estimulam os sentidos e funções motoras. Eles são indicados para bebês menores, por volta dos 3 meses, pois contam com pelúcias, bichinhos, entre outros do tipo mobile que trabalham a percepção, visão, coordenação motora e tato.

Geralmente, o tapete ginásio é um pouco menor em relação ao comum e assim é indicado para no máximo até os 18 meses. Porém, é ideal para as primeiras brincadeiras que o bebê pode realizar. Além de também ajudar a fortalecer os músculos do corpo, que irão trabalhar, aumentando a mobilidade e movimentos do neném. O que por fim, auxilia o engatinhar e andar, como já mencionado anteriormente.

Com isso, antes de mais nada, reflita sobre qual o tipo de tapete de atividades que prefere. Para então, adquirir o ideal para seu bebê.

quais os melhores tapetes de atividades para bebês

Prefira tapetes de atividades acolchoados

Outro ponto importante para os bebês é o conforto e segurança. Portanto, ao escolher os melhores tapetes de atividades, prefira aqueles que sejam acolchoados. Isso porque, oferecem maior proteção enquanto o bebê ainda só fica deitado, deixando o corpo em posição confortável.

E mesmo quando estiver maior, conseguindo ficar debruçado ou sentado, caso ocorra de cair, o risco de acidentes e lesões também será bem menor. Visto que, o acolchoado tende a amortecer os impactos.

Assim, ao buscar pelos melhores tapetes de atividades para bebês, lembre-se de preferir os que apresentem esse benefício.

tapete acolchoado

Verifique a dimensão e escolha o que mais se adéqua a necessidade do seu bebê

Ao escolher as melhores opções de tapetes de atividades, também verifique as dimensões do produto, a fim de prolongar o uso e suas funções. Isso porque, em algumas ocasiões, os tapetes maiores são ideais para os bebês aprenderem a engatinhar e até andar em fases mais avançadas.

Além disso, quando o neném já estiver maior pode ser usado como um espaço para atividades. Onde a criança pode brincar com tintas, massinhas e outras atividades que promovem bagunça e sujeira. Mas, devem ser oferecidas, uma vez que contribuem para o desenvolvimento e crescimento saudável.

Contudo, se sua prioridade é um tapete de atividades para o bebê usar somente enquanto é pequeno e não visa o uso a longo prazo, as opções menores também são viáveis. Considerando que são fáceis de guardar e transportar, o que pode ser um ponto positivo para algumas famílias. Assim, como a limpeza e lavagem em máquinas de lavar por exemplo, que não irão acomodar os tapetes grandes ou em material rígido.

Portanto, analise a melhor opção em relação ao que busca, para assim, investir no tapete de atividades adequado para o seu bebê.

como escolher os melhores tapetes de atividades para bebês

Tapetes de atividades que acompanham brinquedos, sons e luzes são ideais para estimular os bebês durante os primeiros meses

Como já dito anteriormente, ao escolher os melhores tapetes de atividades para bebês é possível encontrar os modelos comuns e também os ginásios, que possuem brinquedos e estímulos para os sentidos.

Com isso, se busca um tapete que possa ser usado desde os primeiros meses, oferecendo conforto, segurança e aprendizado, prefira aqueles que tenham brinquedos, bichinhos e pelúcias. Assim como, sons, luzes, entre outros estímulos que despertem a atenção da criança.

Há opções de produtos no mercado com sons e músicas que são tocadas conforme ação do bebê, trabalhando o raciocínio e coordenação, além de também divertir e entreter.

Assim como, também há aqueles que acompanham brinquedos de diferentes texturas, cores e até com espelhos, contribuindo para o reconhecimento e estímulo de diferentes sentidos.

E tudo isso é fundamental para o bebê, pois desde as primeiras semanas permite o desenvolvimento de algumas aptidões que serão aprimoradas conforme o crescimento. Resultando em avanços graduais e essenciais para a vida adulta.

Logo, se possível, escolha tapetes que tenham como opção mobile, brinquedos, sons e demais acessórios que estimulem o aprendizado do bebê.

como escolher os melhores tapetes de atividades para bebês

Analise o transporte e forma de limpar o tapete

Por fim, para acertar na escolha, uma opção muito viável é optar por tapetes que sejam fáceis de transportar e também limpar, contribuindo para a vida dos pais. Com isso, é possível levar esse utensílio para viagens e passeios, a fim de acomodar o bebê de maneira confortável e segura, além de garantir o estímulo e diversão.

Logo, tapetes dobráveis, que acompanham alças ou sacolas devem ser considerados. Bem como, os que sejam fáceis de lavar e aceitam limpeza na máquina de lavar, facilitando o dia a dia.

Isso porque, mesmo de tecido, há algumas marcas de tapetes de atividades que não suportam lavagem na máquina. Resultando em diminuição e até deformação do tecido e principalmente, o forro interno. Assim, para evitar esses problemas, verifique as possíveis formas de fazer a higienização, prolongando a utilização e durabilidade do tapete.

tapetes de atividades para bebês

E depois de saber como escolher e opções dos melhores, mais vendidos e recomendados tapetes de atividades para bebês, vamos revelar qual é o melhor e número um da lista. Confira!

Qual o melhor tapete de atividades para bebês?

Após conhecer mais sobre as principais características dos melhores tapetes de atividades para bebês. Bem como, os mais vendidos e recomendados da internet, chegou o momento de saber qual é o melhor de 2021.

E ao considerar dimensão, funções e acessórios, formas de lavar, transportar, segurança e conforto, a nossa primeira opção como melhor produto é o Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day da Tiny Love.

Afinal, ele é seguro e confortável, com base acolchoada e muito macia, permitindo que o bebê desfrute das brincadeiras por horas.

O tecido é confortável e lisinho, não apresentando irritações ou alergias na pele da criança. E as duas alças que ficam na parte superior segurando os brinquedos podem ser removidas, facilitando o uso em diferentes momentos e fases da infância.

Por ser do tipo ginásio, contém brinquedos de diferentes cores e texturas que ficam pendurados de forma que desperte a atenção do neném. E no brinquedo central em formato de passarinho, luzes e sons podem ser reproduzidos, a fim de acalmar ou até estimular o bebê.

Esse mesmo passarinho pode ser colocado nas alças de forma móvel, estimulando que o bebê mova o brinquedo e assim, desenvolva habilidade com os movimentos. O que pode facilitar também o processo de engatinhar e quando o bebê estiver maior, ainda pode continuar sendo usado como espaço para atividades. Visto que, é facilmente limpo, podendo ser higienizado até em máquinas de lavar.

Assim, se busca um tapete versátil e muito funcional para o aprendizado, mobilidade e brincadeiras, a nossa sugestão é o Tapete Gymini Dinamic Coleção Meadow Day da Tiny Love.

os melhores tapetes de atividades para bebês

E então, gostou de conhecer e saber mais sobre os melhores tapetes de atividades de bebês? Deixe seu comentário!

Aproveite e leia mais sobre as melhores cadeiras de alimentação para o seu bebê!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário