Melhores Pastas de Dentes Infantis: Guia Completo 2021

Desde o nascimento dos primeiros dentes é necessário que os responsáveis iniciem com os cuidados de escovação e higiene bucal do bebê. Com isso, é importante conhecer as melhores pastas de dentes infantis de 2021, bem como, dicas e características para identificar as ideais para a necessidade e faixa etária da criança.

Afinal, ao realizar os cuidados de maneira adequada e também, utilizando os produtos certos, a saúde dos dentes poderá ser ensinada e mantida. Estendendo-se por toda a vida.

Gostou e quer saber mais? Então, continue lendo e conheça mais informações pertinentes e necessárias para a escolha das melhores pastas de dentes infantis. Confira!

melhores pastas de dentes infantis

Melhores Pastas de Dentes Infantis de 2021

Imagem Pastas de Dentes Infantis Detalhes
Creme Dental Colgate My First Sem Flúor 50g
Creme Dental My First Sem Flúor – Colgate Melhor pasta de dente infantil
KIT Creme Dental Infantil Edel White – 7 sabores
KIT Creme Dental Infantil 7 sabores – Edel White Melhor pasta de dente infantil – Custo benefício
CREME DENTAL MALVATRIKIDS INFANTIL 70GR 4 A 7 ANO
Creme Dental Infantil – Malvatrikids Pasta de dentes infantil com flúor para crianças a partir dos 3 anos
Creme Dental com óleos naturais de Menta e Melaleuca Vegano e Natural, Sem Flúor, Sem Triclosan, Boni Natural, Branco
Gel Dental Infantil Mundo Bita Sem Flúor – Power Dent Pasta de dentes infantil sem flúor com personagens
Gel Dental Cocoricó com Flúor Sabor Tutti Frutti 90 g, Bitufo
Gel Dental Cocoricó com Flúor Sabor Tutti Frutti – Bitufo Pasta de dente infantil segura e com bom preço

Para a manutenção da saúde bucal é importante ter atenção para os cuidados desde cedo. E isso, sem dúvidas, inclui a escovação que deve ser feita desde o nascimento dos primeiros dentes de maneira suave. Mas, que promova a limpeza efetiva e manutenção da higiene.

Para isso, a escolha da melhor escova e pasta de dentes é fundamental, pois com esses acessórios, a criança aos poucos irá adequar-se à nova rotina, que nem sempre é fácil de ser implementada. Isso porque, em algumas situações, principalmente no início, a sensação da escova pode incomodar. Assim como, o sabor e textura da pasta que podem causar desconforto e até enjoo.

Com isso, logo após o nascimento do primeiro dente, procure um odontopediatra para melhores instruções sobre o cuidado. Contudo, vale saber que em geral, até os 24 meses são indicadas pastas sem flúor. Desde que, também não haja o consumo de açúcar.

O açúcar e restos de alimentos, principalmente industrializados, quando em contato constante com os dentes provocam bactérias, que por sua vez produzem ácidos que afetam o esmalte dos dentes até ocorrer as cáries. Assim, se possível evite oferecer doces e alimentos industrializados até, pelo menos, os 2 anos de idade, evitando a necessidade da pasta com flúor.

Porém, caso seu filho já consuma esse ingrediente ou tenha mais de 2 anos, o uso da pasta com flúor é recomendada. Pois, como explicado anteriormente, será capaz de fortalecer o dente, bem como, reduzir a acidez. Evitando assim, que haja problemas como aftas e cáries.

Assim, antes de mais nada, defina sobre isso, pois com essa informação a chance de acerto na compra é muito maior. Permitindo cuidado adequado para a saúde bucal infantil.

Agora, confira as melhores pastas de dentes infantis, que são as mais vendidas e bem qualificadas. Confira!

1

Melhor Escolha

Creme Dental My First Sem Flúor – Colgate

Características:

  • Concentração de Flúor: Não contém
  • Sabor: Fruta suave
  • Quantidade: 75 ml
  • empty

Caso seu bebê ainda seja pequeno e busque uma opção para usar nos primeiros dentinhos, nossa primeira indicação é o Creme Dental My First Sem Flúor da Colgate. Isso porque, como já mencionado, ele não contém flúor e pode ser usado somente para as escovações iniciais, tornando-se ideal para a fase de adaptação e aceitação.

O sabor é leve e agradável de frutas e atua de forma efetiva na limpeza e remoção da placa bacteriana, principal motivo das cáries. A embalagem é de 75 ml, sendo de bom rendimento, principalmente em relação a quantidade que deve ser usada. E segundo a fabricante, é segura em caso de ingestão.

Ao escovar não produz muita espuma, o que facilita a experiência, evitando desconfortos. E não contém ingredientes agressivos como laurel sulfato de sódio, corantes artificiais e conservantes, tornando-se seguro e ideal desde o nascimento dos primeiros dentinhos.

E para garantir a atração dos bebês, na embalagem há três animais divertidos com o tema floresta, que pode ser um ponto chamativo e que agrade o bebê.

Como a embalagem é compacta é ideal para ser levada em bolsas e mochilas para escolas e viagens. E assim, é uma ótima opção como primeira pasta de dentes para seu neném.

Portanto, se procura uma pasta sem flúor, leve e suave, para somente limpeza e remoção das placas bacterianas, nossa indicação é o Creme Dental My First Sem Flúor da Colgate.

Confira o preço

2

Custo Benefício

KIT Creme Dental Infantil 7 sabores – Edel White

Características:

  • Concentração de Flúor: 500 ppm
  • Sabor: Maçã, cereja, limão, alcaçuz, laranja, pera e baunilha
  • Quantidade: 9,4 ml cada embalagem
  • empty

Para situações onde há dificuldade para aceitação da escovação diária por parte da criança, uma alternativa é o KIT Creme Dental Infantil 7 sabores da Edel White. Afinal, nesse kit vêm 7 diferentes sabores de pastas de dentes, sendo maçã, cereja, limão, alcaçuz, laranja, pera e baunilha. Permitindo que os pais testem qual opção mais agrada para a efetiva escolha.

A concentração de flúor é baixa, sendo 500 ppm e a abrasividade também é baixa. Contribuindo para a aceitação e assim, é uma opção muito viável para a transição das pastas sem para com flúor, que geralmente ocorrem entre os 2 e 3 anos.

A formulação é segura e leve, pois possui extratos naturais de extrato de chá verde e vitamina E, resultando em um cuidado suave e as embalagens são pequenas, tornando-se perfeitas para levar para escola, passeios e viagens. A vitamina E existente no produto, ainda ajuda a fortalecer os dentes e gengivas, contribuindo para a saúde e higiene bucal também a longo prazo.

Ainda conta com personagens divertidos e coloridos do canal Discovery Kids, que sem dúvidas, irão despertar a atenção e interesse da criança. E cada personagem é possui um sabor diferente, permitindo que a criança crie associações que melhoram e contribuem para a atividade.

Assim, se busca uma pasta de dentes infantil ideal para introduzir o novo hábito, de maneira divertida, animada e cheia de sabores, a nossa sugestão é o KIT Creme Dental Infantil 7 sabores da Edel White.

Confira o preço

3

Melhor Escolha

Creme Dental Infantil – Malvatrikids

Sale

Características:

  • Concentração de Flúor: 1100 ppm
  • Sabor: Tutti-frutti
  • Quantidade: 70 gramas
  • empty

Para crianças que já consomem doces ou tem idade acima dos 2 anos, uma ótima opção de pasta de dente infantil com flúor é o Creme Dental Infantil da marca Malvatrikids. Ela possui concentração ideal de flúor para a fase infantil, sendo 1100 ppm. E assim, é perfeita para remover tanto as placas bacterianas como a acidez que promove o desgaste e as cáries.

A embalagem é de 70 gramas, tornando-se ideal e economicamente viável para o dia a dia, considerando a quantidade necessária. E para mais praticidade a tampa é flip top, o que concede mais praticidade e agilidade para os momentos de higiene bucal. Da mesma forma, por ser uma embalagem compacta, também é viável para levar a viagens e passeios, contudo, devido a quantidade de flúor vale a forte recomendação em relação a quantidade ao ser colocada na escova.

A pasta possui sabor tutti-frutti suave e é adoçada com xilitol, contribuindo para a aceitação em relação ao sabor, sem abrir mão do cuidado.

Essa marca não possui personagens em sua embalagem, porém, há um desenho divertido que a diferencia das pastas comuns e por isso, é uma boa alternativa para cuidados e higiene bucal para crianças até 7 anos.

Assim, se busca uma pasta de dentes infantil segura e ideal para os cuidados diários, a sugestão é o Creme Dental Infantil da Malvatrikids.

Confira o preço

4

nao

Gel Dental Infantil Mundo Bita Sem Flúor – Power dent

Características:

  • Concentração de Flúor: Não contém
  • Sabor: Morango
  • Quantidade: 100 gramas
  • empty

Outra opção de pasta de dentes infantil sem flúor, que com certeza será facilmente aceita pelo seu filho ou filha é o Gel Dental Infantil Mundo Bita Sem Flúor – Power Dent.

Isso porque, para começar, ela possui uma embalagem muito colorida e divertida do Mundo Bita, que geralmente as crianças amam. E também possui sabor de morango, mas sem flúor e com baixa abrasividade, o que indica o uso até os 2 anos, mesmo a marca considerando o uso até os 5 anos.

A formulação também é considerada menos agressiva, sendo adoçada com xilitol, o que garante o sabor agradável, sem agredir ou prejudicar a dentição igualmente é sem corante.

A embalagem também é economicamente viável, com 100 gramas, o que prevê um uso duradouro e ideal para remover a placa bacteriana. E para maior praticidade durante a utilização, a embalagem possui tampa flip top, que permite a abertura e fechamento de maneira rápida, principalmente para o dia a dia.

Assim, se busca uma pasta de dentes infantil com quantidade ideal para boa durabilidade, com bom preço e sem flúor, reflita sobre a escolha do Gel Dental Infantil Mundo Bita Sem Flúor da marca Power Dent.

Confira o preço

5

nao

Gel Dental Cocoricó com Flúor Sabor Tutti Frutti – Bitufo

Características:

  • Concentração de Flúor: 1100 ppm
  • Sabor: Tutti-frutti
  • Quantidade: 90 gramas
  • empty

Caso busque uma opção de pasta para uso diário, com flúor, bom preço e maior quantidade, nossa sugestão é o Gel Dental Cocoricó com Flúor Sabor Tutti Frutti da Bitufo.

Como já dito, esse creme dental para crianças possui 1100 ppm de flúor, que garante uma limpeza efetiva e proteção do dente, bem como a prevenção de cáries. E também é segura, uma vez que não possui parabenos, triclosan e corantes.

A formulação conta com extratos vegetais de camomila, calêndula e melissa, que deixam a sensação suave. E por isso, é baixo abrasiva, o que permite a fácil aceitação e conforto durante a rotina de higiene bucal.

Também conta com o sabor tutti-frutti e a embalagem é de 90 gramas, tornando-se economicamente viável para uso cotidiano. É indicado para crianças com até 6 anos e conta com embalagem colorida e divertida, com o personagem Júlio do Cocoricó.

Contudo, como possui flúor vale a recomendação de não ingerir e igualmente, usar em quantidade adequada, a fim de desfrutar dos benefícios que esse produto pode oferecer.

Assim, se busca uma pasta de dentes infantil com bom preço e quantidade ideal para uso diário com boa relação custo benefício, nossa sugestão é o Gel Dental Cocoricó com Flúor Sabor Tutti Frutti da Bitufo.

Confira o preço

Como Escolher a Pasta de Dente Infantil Ideal?

Como dito anteriormente, a escolha da pasta de dentes infantil adequada é fundamental para o efetivo cuidado com a boca e os dentes. Dito isso, para escolher, verifique algumas características que serão importantes para o uso e até aceitação por parte da criança, que no início pode demorar um pouco para se acostumar com o novo hábito de escovação.

Mas, caso isso ocorra, fique tranquila e lembre-se de manter a calma, pois no início é normal a recusa, choros e situações de stress. Contudo, conforme o passar do tempo, a criança tende a entender mais e até se acostumar. Para então cuidar todos os dias, mesmo sem a constante supervisão dos pais.

Além disso, tente acertar na opção e para te ajudar, confira algumas dicas para escolher a pasta de dentes infantil ideal. Garantindo o uso e cuidado desde a primeira utilização. Confira!

menino escovando os dentes

Identifique a existência ou não de flúor

Uma dúvida comum entre a maioria dos pais ao se falar de higiene bucal é sobre o uso ou não de pastas de dentes infantis com flúor. Isso porque, esse assunto nem sempre é um consenso entre os especialistas e assim, há aqueles que indicam e outros não.

Contudo, como já dito anteriormente, de modo geral as pastas de dente sem flúor são aquelas recomendadas para bebês de 0 a 2 anos. Desde que ainda não haja o consumo de açúcar e alimentos industrializados, que contém uma série de ingredientes não naturais que quando em contato com o dente pode causar malefícios, como a diminuição do esmalte e consequente cárie.

Assim, se seu bebê possui idade entre 0 a 2 anos e já realiza o consumo desses tipos de alimentos, as pastas de dente com flúor são as mais indicadas.

Para crianças de 2 a 6 anos, o uso de pastas de dentes com flúor é altamente indicado, pois irá tratar os dentes, evitando que as bactérias e ácidos interfiram na saúde bucal. Porém, ainda vale a recomendação sobre a quantidade que deverá ser utilizada. Isso porque, enquanto a criança ainda não entende muito bem e é pequena, pode ser que ocorram dificuldades para cuspir após escovar. O que faz com que ela engula toda a pasta, o que não é muito indicado.

Com isso, os odontopediatras recomendam que no caso das pastas de dentes infantis com flúor, as crianças até 2 anos devem usar uma quantia equivalente a um grão de arroz cru na escova para realizar a limpeza. Já para crianças dos 2 aos 6 anos, a quantidade deverá aumentar para o tamanho de uma ervilha. E somente após os 7 é que a quantidade poderá ser de um feijão, considerando também a quantidade de flúor do produto.

Afinal, para crianças até 6 anos, a concentração máxima de flúor indicada é de 1100 ppm e acima dessa idade pode ser entre 1100 a 1500 ppm. O que indica maior quantidade por utilização.

Por isso, ao buscar pelas melhores pastas de dentes infantis, procure pela informação relacionada ao flúor e ao considerar isso, a compra, sem dúvidas, será mais adequada e ideal para a necessidade da criança.

como escolher as melhores pastas de dentes infantis

Prefira sabores que agradem à criança

Ao iniciar com os cuidados de higiene bucal nem sempre é fácil conseguir a fácil aceitação por parte da criança. Isso porque, a pasta de dentes infantil, mesmo com pouca concentração de flúor pode ser abrasiva para a sensibilidade aguçada do bebê. Resultando em sensação de ardor e desconforto na boca, o que é normal no começo, porém causa desconforto e recusa.

Portanto, ao procurar pelas melhores pastas de dentes infantis, tente buscar por sabores que agradem a criança. Visto que, há diversas opções no mercado, como morango, uva, tutti-frutti, maçã, entre outros, que podem ser mais atrativos. Com isso, busque por um que mais irá agradar, auxiliando no processo de inserção do novo hábito, que pode demorar algumas semanas.

E se possível, também busque pela informação de “menos abrasivo”. Pois, isso irá indicar uma sensação mais leve e suave na hora da escovação. Evitando o desconforto e recusa pelo uso da pasta de dentes, devido ao ardor.

Ao ter atenção para esses dois fatores, a aceitação da criança será mais garantida, facilitando os cuidados diários com mais tranquilidade.

dicas para escolher o melhore creme dental

Verifique as quantidades das embalagens

Outro ponto importante durante a escolha é ter atenção para as quantidades das embalagens. Uma vez que há diversas opções com diferentes tamanhos, a fim de atender a múltiplas necessidades.

Assim, caso seu bebê já tenha utilizado e aceitou bem o sabor e a abrasividade, vale escolher as embalagens maiores, que permitirão o uso prolongado e consequente economia. Porém, se o neném ainda não está muito habituado com o sabor e não sabe como irá reagir ao uso, dê preferência para as embalagens pequenas. Onde caso não seja usada, haverá menor desperdícios e prejuízo.

Da mesma forma, para levar em bolsas e mochilas para passeios, viagens e até a escolha, optar pelas embalagens menores também é mais viável. Favorecendo a economia de espaço e organização.

Com isso, tenha atenção para a escolha adequada e reflita sobre a melhor opção em relação a quantidade. A fim de estimular o uso correto, com aproveitamento e boa relação custo benefício.

mãe e filha

Pastas de dentes com personagens podem ser melhores na aceitação da criança

Por fim, uma outra dica que geralmente contribui para a aceitação do uso das escovas e pastas de dentes infantis é o personagem que a criança goste e se identifique.

Em algumas marcas, por exemplo, é possível encontrar embalagens de princesas, heróis, personagens de desenhos e filmes, que causam um impacto positivo ao visualizar. Podendo ser usado de forma criativa pelos pais até para brincadeiras e atividades que irão entreter a criança em diversas fases do crescimento.

Logo, se tiver dificuldades com a aceitação da escovação, tente oferecer personagens que criem boas assimilações para ser melhor aceita.

melhores pastas de dentes infantis

Agora, continue lendo e descubra qual a melhor pasta de dentes infantil!

Qual a Melhor Pasta de Dente Infantil?

Mesmo após conhecer algumas opções de produtos e características para buscar é possível ainda ter dúvidas sobre qual a melhor pasta de dentes infantil. Assim, vamos apresentar qual a número um em nossa opinião, considerando o uso desde o nascimento.

E a melhor pasta de dentes infantil é o Creme Dental My First Sem Flúor da Colgate. Isso porque, como já dito anteriormente, ele possui o sabor leve e suave, que permite boa aceitação para o início dos hábitos de higiene bucal. E também não possui ingredientes agressivos como laurel sulfato de sódio, corantes artificiais e conservantes, que podem ser prejudiciais à saúde do bebê.

Durante a escovação, também produz baixa quantidade de espuma, o que evita desconfortos e enjoos. E leva a informação de seguro em caso de ingestão, lembrando que essa não é a recomendação.

Não é abrasivo e possui embalagem divertida e colorida com animais da floresta, que podem facilitar a aceitação ao despertar a atenção. Contudo, mesmo sem flúor, vale a recomendação de usar pouca quantidade por escovação, permitindo uma limpeza segura e adequada.

Com isso, para acertar na escolha da primeira pasta de dentes para o seu bebê, invista no Creme Dental My First Sem Flúor da Colgate.

escova de dentes verde

Gostou de conhecer as melhores pastas de dentes infantis? Então deixe seu comentário e conte-nos sua opinião!

Aproveite e leia mais sobre atividades para fazer com o bebê de 1 ano!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário