Dieta para Gestante: Sugestão de Cardápio + Listas de Alimentos!

Durante a gravidez é importante que as mamães consumam alimentos ricos em vitaminas e minerais que irão sustentar de melhor forma a nova vida que está se formando. Com isso, é necessário ter atenção a fim de manter uma dieta para gestante equilibrada e ideal para o desenvolvimento do bebê.

Quer saber mais? Então continue lendo e descubra tudo sobre dieta para gestante, além de sugestões de cardápios. Confira!

dieta para gestante

Dieta para gestante

Ao descobrir a gravidez, sem dúvidas, a vida da mulher muda, pois o seu corpo começa a se transformar e também requerer novas necessidades. E isso também envolve a alimentação, que a partir desse momento deve ser encarada com atenção, a fim de ingerir alimentos que irão contribuir para o desenvolvimento saudável do bebê e manutenção da saúde até o final da gestação.

Além disso, também há alguns tipos de comida que não são muito indicados. Uma vez que apresentam risco de contaminação que pode ser prejudicial ao bebê.

Da mesma forma, é importante salientar que a quantidade de alimento consumido também não deve ser alterar drasticamente. Afinal, segundo algumas opiniões, durante a gravidez é preciso comer. Porém, lembre-se que sobre essa informação o ideal é realmente comer bem e não muito, evitando ganho de peso excessivo e outros fatores relacionados aos hábitos alimentares.

Segundo especialistas, a dieta para a gestante deve ter em média 1600 calorias diárias. Divididas em 6 refeições durante o dia, a fim de evitar que o estômago fique vazio, o que pode causar desconforto e mal estar.

Logo, ao consumir bons alimentos, a gravidez será mais balanceada e saudável tanto para o seu bebê como para a mãe. Continue lendo e descubra os principais alimentos recomendados para gestantes.

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7 Alimentos importantes na dieta para gestantes

Durante a gravidez, a mãe compartilha todas as vitaminas e nutrientes consumidos durante a alimentação com o bebê. E por isso é importante dar preferência para aqueles que sejam ricos nesses elementos, garantindo o equilíbrio durante toda a gestação.

Nessa fase, alimentos ricos em ferro, cálcio, vitamina B12, ácido fólico, entre outras são fundamentais. Por isso, iremos relacionar algumas opções para consumir desde já. E assim, garantir equilíbrio e bem estar para a saúde da mãe e também do neném.

Assim, os alimentos mais importantes na dieta para gestante são:

  • Carne magra, como filé de frango, peixe grelhado ou assado e carne vermelha sem gordura;
  • Verduras verdes escuras, como espinafre, agrião, couve, rúcula, brócolis, entre outros;
  • Leite e queijos menos gordurosos;
  • Iogurte;
  • Feijão;
  • Castanhas; e
  • Lentilhas.

Além desses alimentos listados, a ingestão de água é fundamental. E por isso é recomendável que as grávidas bebam pelo menos 2 litros de água por dia.

Outro cuidado é com o ponto dos alimentos, bem como, a higienização que devem ser feitas de forma cuidadosa, a fim de retirar qualquer bactéria que pode contaminar e prejudicar a mãe e o bebê. Isso é válido principalmente para verduras e frutas, que serão consumidas cruas. E por isso, o ideal é comer refogada ou preparada de alguma forma que passe pelo fogo.

No caso das frutas, vale ter bastante atenção para lavar e limpar adequadamente. E se possível, sempre descascar para não haver qualquer perigo.

15 Alimentos que devem ser evitados na dieta para gestante

Como dito anteriormente, alguns alimentos podem ser prejudiciais às gestantes e bebês, pois devido a sua forma de consumo, podem carregar algum tipo de bactéria. E além disso, também há substâncias que podem ser perigosas, pois acelerarem muito o metabolismo, assim como, estimulam, o que pode resultar em abortos.

Por isso, segundo nutricionistas e médicos obstetras, os principais alimentos que devem ser evitados na dieta para gestante são:

  • Ovos crus ou mal cozidos;
  • Frutos do mar como lagostas, camarões, lulas, entre outros;
  • Peixe cru, como sushi;
  • Carne crua, como carpaccio;
  • Frango mal passado ou cru;
  • Queijos não pasteurizados;
  • Patê de fígado ou presunto;
  • Carne de porco, principalmente se crua ou mal passada;
  • Canela;
  • Chás de boldo, canela, carqueja, erva-doce, camomila, hortelã, arruda e arnica;
  • Café;
  • Energéticos;
  • Chocolate;
  • Refrigerantes; e
  • Bebidas alcoólicas.

Portanto, se estiver grávida, independente do período, evite esses alimentos. E caso necessário, também converse com o médico para melhores informações sobre os riscos à saúde.

Agora, confira uma sugestão de cardápio adequada para gestante. E lembre-se de nos itens crus como frutas e verduras, sempre tenha muito cuidado com a correta higienização!

mulher grávida

Cardápio – Dieta para gestante

Para auxiliar na correta alimentação da gestante, traremos uma sugestão de cardápio para seguir com a gravidez saudável e equilibrada tanto para o bebê como para a mamãe. Veja nossas sugestões:

Segunda-feira

Café da manhã1 copo de iogurte natural com aveia em flocos e 1 ameixa
Lanche da manhã1 maçã
Almoço3 colheres de arroz integral, 1 concha de feijão, 1 filé de frango grelhado, brócolis refogado e cenoura cozida
Lanche da tarde3 torradas integrais e 1 copo de suco de abacaxi
Jantar1 filé de peixe grelhado, purê de batatas e uma porção de salada verde
Ceia1 copo de iogurte desnatado com 1 colher de açúcar mascavo

Terça-feira

Café da manhã1 xícara de café com leite (pouco café), 2 fatias de pão com requeijão e 1 mamão
Lanche da manhã1 copo de iogurte com morangos e quinoa
Almoço3 colheres de arroz integral, 1 concha de lentilha, 1 filé de salmão grelhado e salada de agrião
Lanche da tardeMix de castanhas e frutas secas
Jantar 1 porção de escondidinho de frango com brócolis refogado
Ceia2 fatias de queijo branco com azeite e orégano

Quarta-feira

Café da manhã1 copo de vitamina de frutas com aveia ou granola
Lanche da manhã2 torradas integrais com suco de maracujá
Almoço1 porção de macarrão à bolonhesa e 1 porção de salada verde com tomate
Lanche da tarde1 fruta (pera, maçã, pêssego ou ameixa)
Jantar1 porção de salada de grão de bico, 1 filé de frango e 1 porção de creme de abóbora
Ceia1 xícara de leite e 2 biscoitos cream cracker

Quinta-feira

Café da manhãTapioca com queijo e 1 copo de suco de laranja
Lanche da manhã1 copo de iogurte desnatado com mel
Almoço1 pedaço de lasanha de berinjela com molho de tomate, 3 colheres de sopa de arroz e couve refogada
Lanche da tarde4 biscoitos cream cracker e 1 copo de suco natural
Jantar 1 filé de peixe grelhado, porção de salada verde e purê de mandioquinha
Ceia1 maçã e 1 copo de leite

Sexta-feira

Café da manhãTorradas com ovos mexidos e 1 copo de suco natural
Lanche da manhã1 barrinha de cereal
Almoço1 bife de carne magra, 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha de feijão, salada verde com tomate e abóbora cozida
Lanche da tarde1 porção de salada de frutas
Jantar1 filé de frango, 3 batatas assadas, arroz de forno com seleta e couve refogada
Ceia1 porção pequena de mingau de aveia

Sábado

Café da manhãMix de castanhas e frutas secas com iogurte natural
Lanche da manhã3 torradas e 1 copo de suco natural
Almoço1 porção de escondidinho de carne, 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha de lentilha e salada de repolho
Lanche da tarde3 pães de queijo pequenos
JantarCreme de mandioquinha com croutons e salada caesar com frango desfiado à vontade
Ceia2 torradas, 2 fatias de queijo e 1 copo de leite

Domingo

Café da manhã4 torradas, patê de ricota e suco de laranja
Lanche da manhã10 uvas
Almoço1 bife de carne magra, 3 colheres de sopa de arroz, 1 concha de feijão, couve refogada e salada de tomate
Lanche da tarde1 espiga de milho cozido com sal
JantarBeirute com peito de peru, queijo branco e salada de alface e tomate ou lanche natural
Ceia1 copo de iogurte desnatado com mix de castanhas e frutas secas

O que fazer no caso de gestantes vegetarianas e veganas?

Atualmente, muitas pessoas seguem dietas vegetarianas e veganas no seu dia a dia, o que pode causar uma certa preocupação durante o período de gravidez. Assim, se esse for o seu caso, busque auxílio de uma nutricionista ou do próprio obstetra, para que possa receitar suplementos adequados, além de alimentos que podem auxiliar na ingestão de proteínas e carboidratos para fazer a compensação.

Grão de bico, lentilhas, feijões e ervilhas são alguns exemplos que podem contribuir para a ingestão balanceada de vitaminas. E além deles, brotos, sementes, cogumelos, folhas verdes escuras, quinoa e tofu também são recomendados ajudando com os nutrientes.

Assim, se for vegana ou vegetariana, inclua esses alimentos em seu cardápio e não deixe de informar sua condição ao médico, a fim de obter melhor orientação sobre a suplementação.

Ao seguir essa dica, com certeza sua gestação será equilibrada e saudável, com benefícios para a mãe e ao bebê.

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Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

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