Como Funciona o Teste de Gravidez? Saiba Como Fazer e Outras Informações

Para garantir a espera do bebê após a percepção dos principais sintomas é necessário realizar testes e exames. Assim, saiba como funciona o teste de gravidez que irá indicar ou não a gestação.

Contudo, vale saber que há diferentes modelos e métodos capazes de constatar com rapidez e muita precisão.

Quer saber mais? Então, continue lendo e descubra como funciona o teste de gravidez.

como funciona o teste de gravidez

Como funciona o teste de gravidez?

Os testes de gravidez são formas simples e rápidas de descobrir se está grávida ou não. E isso é ótimo, pois quanto antes a descoberta, mais rápido também será feito o acompanhamento da gestação, garantindo saúde à mãe e ao bebê.

E assim, vale saber que existem dois diferentes tipos que igualmente, medem a quantidade do hormônio beta-HCG, porém um na urina e outro no sangue.

Normalmente, os que medem o beta-HCG na urina são os testes de farmácia, que podem ser realizados em qualquer lugar e apresentam o resultado em poucos minutos. Mas, nem sempre com a precisão necessária, dependendo do tipo e da marca, o que normalmente sugere a confirmação a partir de outro exame como sangue ou ultrassom.

E o outro tipo é o exame de sangue, que geralmente precisa ser feito em hospital ou laboratório, onde além de apresentar o resultado, em caso de gravidez também informa o tempo da gestação. O que é ideal para o cuidado e atenção necessários.

Geralmente, o teste de gravidez pode ser feito dois dias após o atraso da menstruação e assim é uma ótima alternativa para confirmar após perceber os primeiros sintomas.

Portanto, se quer saber mais, continue lendo e descubra como funciona o teste de gravidez de farmácia. Veja!

mulher com teste de gravidez

Teste de gravidez de farmácia

O teste de gravidez de farmácia é um dos mais simples e usados mundialmente, pois informa com alta taxa de acerto a possibilidade de gestação. E como o próprio nome diz, pode ser encontrado em qualquer farmácia, o que sugere facilidade ao fazer e também possui preço acessível, dependendo do modelo escolhido, permitindo a descoberta a qualquer momento.

Segundo os fabricantes, esses tipos de teste garantem 95% a 99% de precisão sobre a mulher estar ou não grávida. E por isso, é uma ótima sugestão para quem busca saber de imediato, sem espera.

Quando de boa qualidade pode ser feito a qualquer hora do dia, porém algumas marcas indicam o uso da primeira urina, que segundo especialistas, concentra maior quantidade de beta-HCG. E por isso, é feito por milhões de mulheres em todo o mundo.

O teste de farmácia, geralmente consiste de uma fita que deverá ser colocada por algum tempo na urina e após a espera de minutos aparecerá a indicação se está ou não gestante. Porém, há modelos mais recentes, que além de informar a gravidez, também indicam quantas semanas a futura mamãe está, concedendo ainda mais precisão.

Logo, se quer fazer o teste, reflita sobre qual prefere e quanto pretende gastar. E além disso, saiba como fazer o teste de gravidez de farmácia. Confira!

Como fazer o teste de gravidez de farmácia

Como já mencionado anteriormente, para fazer o teste de gravidez de farmácia, basta seguir o procedimento da embalagem. Porém, é importante saber os utensílios disponibilizados pela marca, a fim de garantir maior acerto, evitando também contaminação.

Isso porque, algumas marcas disponibilizam o recipiente para armazenar a urina durante a averiguação, enquanto outros indicam que de ver feito diretamente na fita. Logo, vale verificar como o escolhido funciona, para seguir o passo a passo corretamente.

Porém, em geral, os teste de gravidez devem ser feitos de 2 a 5 após o atraso na menstruação. E de preferência com a primeira urina do dia, que segundo especialistas, carrega maior concentração do hormônio beta-HCG, relativo à gravidez.

Como fazer o teste de gravidez – passo a passo:

Após, o procedimento deverá ser o seguinte:

  • Lave as mãos e mantenha-as higienizadas para inciar com o teste;
  • Se o teste for de fita é necessário que a urina seja feita em um potinho que acompanha o produto ou copinho de plástico limpo e descartável. Porém, há opções para urinar diretamente na fita, como por exemplo, os teste digitais;
  • No caso dos teste de fita, depois de fazer o xixi no potinho é preciso colocar a fita até onde há uma marca indicativa, porém, se for com a urina direto na fita, é preciso fechar com a tampa que acompanha o produto; e
  • Aguarde por 5 a 10 minutos;
  • Após o tempo estipulado, no caso do teste com as fitas o resultado sairá com riscos vermelhos ou rosados e no modelo eletrônico, será informado com “não grávida” ou “grávida”.

Logo, o teste nos modelos de fitas serão apresentados da seguinte forma:

teste de gravidez de farmácia

Portanto, ao identificar duas faixas o resultado é positivo e está esperando um bebê, contudo se houver somente uma, a mulher não está grávida.

Além disso, ainda podem ocorrer algumas situações de dúvidas, onde aparecem faixas claras ao apresentar o resultado. Caso isso aconteça, vale repetir o teste ou até preferir o exame de sangue, que irá revelar com mais precisão a gravidez e o período em caso de positivo.

Teste de gravidez com exame de sangue

O teste de gravidez feito a partir do exame de sangue é o mais confiável, pois irá medir a taxa do hormônio beta-HCG no organismo, resultando em uma informação verídica e com alta confiabilidade. Além de também informar o tempo médio de gravidez.

Isso porque, para mais certeza é necessário um ultrassom, que irá fornecer o tamanho do feto, onde o médico irá conseguir atestar o período da gestação conforme essa informação.

Contudo, o exame de sangue é essencial, pois apresenta 99% de acerto. Além de ser extremamente necessário para o andamento do acompanhamento pré-natal.

Para fazer esse exame é necessário uma solicitação médica, que pode ser conseguida tanto em hospitais particulares como no SUS. Normalmente, o exame é feito em qualquer hora do dia e o resultado sai em média 24 horas, oferecendo com precisão a atual condição da mulher.

Por isso, mesmo com o teste de gravidez, não abra mão do exame de sangue e em caso de resultado positivo, inicie de imediato o acompanhamento com o médico obstetra, a fim de assegurar a saúde e bem estar da mãe e bebê por toda gestação e até depois.

casal recebendo a notícia de gravidez

Como funciona o teste de gravidez: Beta HCG quantitativo

Como já mencionado anteriormente, o beta-HCG e ou BHGC é um exame capaz de quantificar o hormônio que geralmente fica em elevação nos casos de gravidez.

Para medir sua quantidade é necessário a realização de um exame de sangue, como também já informado. E, além de apontar a existência da gravidez, indicará o período da gestação. Informação fundamental para o correto controle e cuidado.

Ele pode ser feito 10 dias após a fecundação ou depois do primeiro dia de atraso na menstruação. E informa com 99% de precisão o resultado.

Para identificar é seguido um parâmetro quantitativo, conforme segue abaixo:

  • BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, ou seja, não há indício de gravidez;
  • BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. E por isso, é recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação; e
  • BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indicando a gravidez.

Portanto, se fez o exame, está com o resultado, ainda não passou por consulta médica e quer saber se está gestante, confira se o BHDCG está acima de 25 mlU/ml. Em caso de afirmativo, parabéns, pois há grandes possibilidades de estar grávida.

E além desse exame, em algumas situações, os médicos obstetras ainda podem pedir ultrassom ou sexagem fetal para averiguar como está o feto. Portanto, não abra mão da consulta médica e comece o quanto antes o pré-natal para garantir equilíbrio e saúde em toda a gestação.

Como funciona o teste de gravidez caseiro: Como fazer?

Os testes de gravidez caseiros não são confiáveis em seus resultados, porém muitas mulheres buscam essa opção, até como uma forma divertida para a descoberta. Com isso, se quer uma receita de teste de gravidez caseiro traremos algumas sugestões, mas lembre-se que para ter certeza, o recomendado é fazer o teste de farmácia e de sangue citados anteriormente.

Contudo, continue lendo e conheça algumas opções de testes de gravidez caseiros. Confira!

Teste de gravidez com pasta de dentes

O teste de gravidez com a pasta de dentes é um dos mais realizados e para muitas opiniões, realmente apresenta o resultado correto.

Para fazê-lo será necessário os seguintes utensílios:

  • Um potinho descartável e limpo, mas que tenha tampa; e
  • Pasta de dente branca.

Após separar os utensílios, já será possível prosseguir com o teste. Com isso, siga com o procedimento:

  1. Logo pela manhã, ao fazer o primeiro xixi do dia, faça no potinho descartável;
  2. Depois da urina, coloque no potinho uma quantidade de pasta de dente, a fim de preencha o fundo do pote, mas não exagere na quantia; e
  3. Aguarde por no máximo 5 minutos.

Caso a mistura fique azulada ou esverdeada é sinal de gravidez. Porém, se apresentar espuma e coloração branca ou leitosa, o resultado do teste caseiro é negativo.

Mas, lembre-se que esse teste não é confiável e o recomendável é fazer o de farmácia ou até exames clínicos para a confirmação.

Teste de gravidez com água sanitária

O teste com água sanitária também apresenta bons resultados, segundo algumas opiniões femininas. Afinal, é simples e barato de ser feito e por isso, é uma ótima opção para tentar descobrir e também se divertir.

Para fazer esse teste serão necessários os seguintes utensílios:

  • Um recipiente pequeno, limpo, sem resíduos e descartável; e
  • 1 colher de sopa de água sanitária.

Depois de separar todo o necessário é preciso fazer o seguinte:

  1. Pela manhã ao acordar para urinar, armazene o líquido no potinho, mas não precisa de grande quantidade;
  2. No potinho com a urina, misture uma colher de água sanitária; e
  3. Aguarde alguns segundos.

Após a mistura, se a solução borbulhar como refrigerante ou mudar de cor, pode ser positivo para a gravidez. Porém, se não houver nenhuma reação, provavelmente a mulher não está grávida.

Teste de gravidez com coca-cola

A coca-cola em sua formulação possui uma série de agentes químicos, que segundo opiniões, quando em contato com o hormônio beta-HCG provoca uma reação, capaz de informar se a mulher está ou não grávida.

Diante disso, se tem esse produto em casa e quer fazer o teste com ele, traremos a receita para descobrir a possível gravidez desde já. Assim, veja como fazer.

Primeiro, para fazer esse teste, você irá precisar de:

  • Um recipiente de plástico pequeno; e
  • Coca-cola sem gelo, mas precisa ter gás.

Depois de separar os itens necessário, o teste deverá ser feito da seguinte maneira:

  1. No recipiente plástico, descartável e limpo, deverá ser colocada um pouco de urina, mas de preferência a primeira, feita pela manhã;
  2. Com a urina, coloque um pouco de coca-cola e aguarde a reação química acontecer.

Caso a mistura borbulhe como água fervente, há grandes possibilidades de gravidez. Porém, se não houver alteração é mais provável que o resultado seja negativo.

Teste de gravidez com vinagre

O teste de gravidez com vinagre é um dos métodos caseiros mais antigos e para muitas mulheres, auxilia na descoberta da gravidez.

Para fazê-lo serão necessários os seguintes utensílios:

  • Um recipiente plástico e descartável; e
  • Vinagre branco.

Com os utensílios separados faça o seguinte procedimento:

  1. Colha a primeira urina do dia no recipiente plástico;
  2. No potinho plástico com a urina, misture uma colher de sopa de vinagre branco, mas para medir prefira colheres de plástico ou madeira para não haver reação química;
  3. Depois de misturar a urina e o vinagre aguarde alguns minutos e verifique a coloração que a mistura apresentou.

Caso a mistura mude de cor ou crie espumas é sinal de resultado positivo. Porém, se não houver nenhuma alteração, provavelmente o resultado da gravidez é negativo.

Contudo, lembre-se que esses testes não são 100% confiáveis e por isso é importante e necessário a realização de outros métodos para realmente afirmar a gestação.

como funciona o teste de gravidez

Gostou das nossas dicas de como funciona o teste de gravidez? Deixe seu comentário!

Aproveite e leia mais sobre como saber o sexo do bebê.

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário