Como Fazer o Bebê Dormir Sozinho: 9 Dicas Para Implementar Desde Já!

Conforme o crescimento do bebê, os pais percebem que já está na hora de fazê-lo dormir no berço. Contudo, essa tarefa nem sempre é tão fácil e rápida quanto gostaríamos. Diante disso, reunimos algumas dicas de como fazer o bebê dormir sozinho.

Porém, antes de tudo é importante saber que tudo isso envolve um processo, assim, não acontece de uma hora para outra e também requer muita paciência, compreensão e colaboração dos responsáveis para que tudo dê certo.

Preparada para ler e saber mais sobre isso? Então continue lendo!

como fazer o bebê dormir sozinho

Como fazer o bebê dormir sozinho

Depois dos primeiros meses de vida do bebê, a maioria dos pais já sente a necessidade de começar a transição do sono compartilhado ou no colo para deixá-lo no berço. Uma vez que isso permite mais tempo e liberdade para os responsáveis, além de também estimular a independência do neném.

Contudo, isso nem sempre é tão fácil, pois a essa altura o bebê já pode estar acostumado a companhia ao dormir, além de também ter a necessidade de aconchego que o colo por vezes pode oferecer. Assim, é importante ter paciência, bem como, começar o processo o quanto antes para que o hábito passe rapidamente.

Geralmente, a partir dos 8 ou 9 meses de vida os neném já podem começar a dormir sozinhos. Mas, também é importante lembrar que segundo a opinião de grande parte dos pediatras é necessário que o sono do bebê seja supervisionado pelo pais até 1 ano de idade.

Com isso, muitos recomendam que o berço seja colocado no quarto dos pais até essa idade ou então que um dos responsáveis desloque-se para o quarto da criança, permitindo acompanhar caso haja qualquer ocorrência.

Além disso, as babás eletrônicas são bem-vindas, desde que a verificação seja periódica e também acompanhada pela pessoal. Principalmente, nos casos em que o bebê apresenta refluxo ou alguma dificuldade em respirar. Assim, atenção!

Ademais, caso perceba que seu bebê já está pronto para dormir sozinho e esse é um objetivo que pretende começar a implementar, traremos algumas dicas para começar desde já. Confira!

bebê com sono

9 Dicas de como fazer o bebê dormir sozinho

  • Acostume o bebê a dormir no berço o quanto antes;
  • Crie um ritual do sono;
  • Coloque o bebê no berço ainda acordado;
  • Caso precise tirar o bebê do berço permaneça dentro do quarto;
  • Use a técnica do ninho;
  • Tenha atenção ao horário que o bebê apresenta mais sono;
  • Utilize sons para estimular o bebê a dormir;
  • Tire brinquedos e pelúcias de dentro do berço; e
  • Tenha atenção aos hábitos do sono que mais agradam o bebê e faça tentativas.

Agora, para saber e entender melhor como aplicar essas dicas, confira uma breve explicação de cada uma delas!

Acostume o bebê a dormir no berço o quanto antes

Como já dito anteriormente é importante que o sono seja acompanhado até o primeiro ano de vida. Contudo, a partir dos 8 meses já é possível começar a ensinar o bebê a dormir sozinho. Diante disso, não perca tempo e comece o quanto antes.

Isso porque, quanto mais novo for o bebê com mais facilidade ele se habituará ao novo local.

Mas, também vale lembrar que esse processo pode demorar algumas semanas. Assim, comece desde já e não desista mesmo diante das dificuldades. E caso fique receosa em algum momento, deixe a babá eletrônica ligada, mas evite retomar aos costumes antigos, visto que isso poderá causar uma regressão nos resultados.

como fazer o bebê dormir sozinho

Crie um ritual do sono

O ritual do sono é um processo muito importante para quem busca fazer o bebê dormir sozinho e também a noite toda, uma vez que estimula o relaxamento e costume com o momento do descanso. Porém, para que esse processo dê certo é necessário recorrência e paciência.

Com isso, siga as etapas a seguir todos os dias e de forma gradativa os resultados irão surgir.

  1. Dê um banho relaxante no bebê;
  2. Crie um ambiente calmo e relaxado;
  3. Faça uma massagem com óleo (pode ser usada a técnica da shantala);
  4. Coloque uma roupa confortável no neném;
  5. Alimente o bebê;
  6. Acalante para que comece a ficar com sono; e
  7. Coloque o bebê no berço ainda acordado.

A sétima e última etapa do ritual do sono será explorada adiante. Contudo, mesmo com as dificuldades é importante seguir os passos que podem ser feitos mesmo com o bebê ainda pequeno, o que irá facilitar a associação ao sono em qualquer fase do crescimento.

criar uma rotina do sono

Coloque o bebê no berço ainda acordado

De início, colocar o bebê no berço ainda acordado pode ser muito difícil e causar choro excessivo. Porém, essa é uma etapa fundamental para que ele reconheça o seu espaço de dormir.

Assim, depois de amamentar quando ele estiver bastante sonolento, leve-o para o quarto com o ambiente já adequado e ao perceber o cansaço ponha-o no berço. Neste momento não é necessário sair do local, basta posicionar-se próximo ao bebê e deixar que ele perceba que você está ao seu lado.

Nessa etapa, caso o choro seja extremo e o acalanto a distância não esteja funcionando, pegue o bebê do colo, mas não tire-o do quarto, como falaremos a seguir.

E também não tenha medo do choro, lembrando que essa é a forma que ele tem para comunicar-se e dizer que não está feliz ou confortável com algo. Porém, não significa que isso não seja passível de costume. Victo que logo, o choro irá diminuir até passar e ele entenderá que só está cansado e é a hora de dormir.

mão do bebê

Caso precise tirar o bebê do berço permaneça no quarto

Quando a criança começa a chorar muito, todos os pais sabem que é impossível não pegá-lo no colo em algum momento e isso é previsto durante a adaptação de como fazer o bebê dormir sozinho. Porém, deve ser feito com atenção evitando também tirá-lo do quarto.

Isso porque, no quarto como o ambiente está escuro, calmo e tranquilo, o bebê entenderá mais fácil que está no momento de dormir. Ao levá-lo para outro cômodo como a sala, por exemplo, ele poderá despertar do sono, além de ter distrações que irão prejudicar o processo.

Assim, pegue-o no colo para acalmá-lo e ao perceber sinais de sonolência, ponha-o novamente no berço sem trocar de ambiente e caso necessário faça novas tentativas, como abordaremos mais adiante. Mas, lembre-se que aos poucos essas irritações e choros irão diminuir conforme houver o avanço no hábito do berço. Não desista!

mãe com bebê no colo

Use a técnica do ninho

Alguns bebês têm dificuldades para se acostumar ao berço devido ao espaço, fazendo-o assuntar. Isso é facilmente percebido em ocorrências que o bebê está dormindo no colo e ao transferi-lo ele acorda sem aparente motivo.

Diante disso, a técnica do ninho pode ser muito viável, visto que garante um local mais aconchegante e confortável para o bebê ficar. Esse ninho redutor também passa a sensação de acolhimento, uma vez que o neném fica mais quentinho e com impressão similar ao colo.

Esse adereço pode ser comprado, mas também feito com toalhas de banho e uma mantinha da criança. Confira no vídeo do canal Macetes de Mãe:

Vídeo Youtube – Macetes de Mãe

Tenha atenção ao horário que o bebê apresenta mais sono

Outra dica importante para fazer o bebê dormir sozinho é ter atenção ao horário que ele apresenta mais cansaço e sono. Para os nenéns pequenos esse momento geralmente fica entre as 18:00 e 19:00 horas, porém com o passar do tempo tende a ficar mais tarde.

Essa percepção do momento de sono mais intenso é importante, pois a partir dele será feito todo o ritual de dormir, além de sinalizar aos pais quando é a melhor hora para levá-lo ao quarto e após, ao berço.

Lembrando que, quanto mais sono estiver o bebê na hora de colocá-lo no local de dormir, mais rapidamente ele aceitará a transição do colo para o seu espaço. Mas, novamente tenha paciência e enquanto o neném não pegar efetivamente no sono evite sair do quarto, permitindo que ele perceba seu cuidado e companhia.

menina neném com sono

Utilize sons para estimular o bebê a dormir

Para algumas crianças sons relaxantes e músicas tranquilas induzem ao sono, assim como, ruídos feitos pelos pais. Com isso, se possível desde cedo procure um som que agrade seu neném e utilize-o como associação ao sono.

Ao acostumá-lo dessa forma, durante a transição do colo para o berço, as músicas podem servir de acalanto e estímulo relaxante, facilitando o processo de que ele não sinta-se sozinho ou desprotegido.

Canções de ninar e até mobiles também são opções que auxiliam em como fazer o bebê dormir sozinho. Contudo, tenha atenção ao verificar o que mais contribui para o resultado esperado, evitando que haja estímulo reverso ou qualquer outra sensação que faça-o despertar.

sons de ninar

Tire brinquedos e pelúcias de dentro do berço

Para algumas crianças ter bichinhos de pelúcia ou naninhas são estimulantes para dormir, porém evite deixar grandes quantidades no berço durante o sono, visto que isso pode causar distração.

Assim, para fazer seu bebê dormir sozinho mantenha o ambiente o mais minimalista possível, além de também tirar os brinquedos e pelúcias da vista. Deixando somente aquele que servirá de companhia.

Além disso, decorações com cores fortes e luzes podem atrapalhar no sono. Dessa maneira, ao levar o bebê para o quarto e berço deixe o local mais leve e clean possível, permitindo que ele acostume-se ao ambiente, principalmente com o um local de descanso.

bebê dormir a noite toda

Tenha atenção aos hábitos do sono que mais agradam o bebê e faça tentativas

Como já dito algumas vezes no artigo, o processo de como fazer o bebê dormir sozinho nem sempre é fácil e instantâneo. Por isso, faça tentativas e tente encontrar hábitos que mais agradam e deixam a criança confortável.

Isso porque, algumas questões simples e aparentemente banais podem influenciar para que ele durma sozinho, como frio, calor, claridade, entre outras possibilidades.

Assim, caso após algumas semanas não haja melhora, mesmo seguindo as dicas anteriores verifique, por exemplo, se a posição do berço está ideal para o conforto ou se há algo que o faz acordar como corrente de ar, cheiro forte, textura da roupa de cama, entre outros.

Em situações que o bebê já vai para a escolinha e lá dorme bem, tente verificar com as professoras como é a forma dele dormir e tente levar isso para casa. Como por exemplo, colocando o colchão no chão, deixando algum ruído, entre outras possibilidades.

E além disso, verifique também se cores de lâmpadas para abajur podem estimular a calma e tranquilidade no local de dormir, como por exemplo, luzes de cor azul ou lilás que são baixas e geralmente, também estão associadas ao relaxamento e leveza.

Ao seguir essas dicas e ter atenção as preferências do seu bebê, com pouco tempo será possível perceber melhoras até a completa transição entre colo e berço.

menino dormindo no berço

Gostou das nossas dicas como fazer o bebê dormir sozinho? Deixe seu comentário!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário