Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda: 9 Dicas para Sonos Tranquilos!

Durante os primeiros meses do neném é comum as noites serem difíceis e mal dormidas, principalmente para os pais que precisam adequar-se à nova rotina. Diante disso, saiba dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda, entre outras informações relacionadas ao sono em diferentes fases do crescimento, para assim, ter mais qualidade de vida e bem-estar durante o dia. Confira!

como fazer o bebê dormir a noite toda

Como fazer o bebê dormir a noite toda

A chegada do bebê muda tudo na vida dos pais e da família, e isso inclui o sono, que principalmente para os responsáveis, torna-se intermitente e extremamente cansativo. Geralmente, isso ocorre nos primeiros meses de vida da criança, onde aos poucos vai melhorando até os 3 anos. Idade essa, em que grande parte dos pediatras indicam uma melhora considerável para dormir a noite inteira.

Mas, isso segundo médicos especialistas é normal, visto que o ciclo de sono das crianças é diferente e necessita de adequação com o passar do tempo. Nos casos de recém-nascidos, por exemplo, o sono é mais curto quando comparado ao de um adulto.

Isso pode ser percebido durante o sono REM, que significa Rapid Eye Movement: “Movimento Rápido dos Olhos”, período no qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, um adulto pode ter 90 minutos de descanso, enquanto a dos recém-nascidos tem só 50 minutos, fazendo com que o bebê acorde mais vezes durante a noite.

A partir dos 6 meses a duração do sono infantil vai aumentando de forma gradual. Contudo, somente com 2 ou 3 anos é que a maioria das crianças apresentar uma noite de sono regular, prolongada e ininterrupta.

Logo, é possível afirmar que a necessidade de horas para dormir de um bebê é alta e bem diferente dos adultos. Veja!

Quantidade média de horas do sono infantil:

Idade:Tempo de sono:
0 a 3 meses16 a 20 horas
4 meses a 12 meses12 a 16 horas
1 ano a 2 anos11 a 14 horas
3 a 5 anos10 a 13 horas
6 a 12 anos9 a 12 horas
13 a 18 anos8 a 10 horas

A quantidade que um bebê dorme pode ter variações diante de alguns fatores, como por exemplo distúrbios e desconfortos que abordaremos mais adiante. Contudo, segundo a Academia Americana de Pediatria há uma quantidade de horas recomendadas de sono durante toda a fase infantil, conforme a tabela acima.

Esse número de horas de descanso, segundo os médicos é de extrema importância para o crescimento saudável e desenvolvimento tanto físico como intelectual. Garantindo assim, melhor aprendizado e desempenho no dia a dia durante todo o crescimento da criança.

Além do mais, também vale lembrar que essas quantidades de horas de sono especificadas na tabela são referentes ao dia e noite da criança, incluindo as sonecas e cochilos da tarde e manhã. Que, como também abordaremos mais adiante são fundamentais para que o descanso noturno seja melhor e prolongado.

Agora, confira as 9 principais dicas que irão ajudar o seu bebê dormir melhor e quem sabe, a noite toda. Veja!

dicas para criança dormir

9 Dicas para fazer o bebê dormir a noite toda

  • Crie uma rotina de sono com a criança;
  • Perto da hora de dormir evite luzes de lâmpadas, TV e celular;
  • Alimente o bebê próximo a hora de dormir;
  • Troque a fralda para que a noite ele fique o máximo sequinho;
  • Deixe o ambiente de dormir calmo e relaxado;
  • As sonecas durante a tarde são fundamentais;
  • Diferencie o dia da noite;
  • Realize atividades e brincadeiras com o bebê durante o dia; e
  • Na hora de dormir ofereça um ursinho ou naninha.

Essas nove dicas não são milagrosas, contudo podem ajudar de forma considerável os pequenos e os papais que estão com dificuldades para implementar esse hábito. E agora, se quer saber mais, confira uma explicação rápida de cada uma delas, facilitando assim, a nova rotina e continuidade dessas fases tão complicadas relativas ao sono, que por sua vez afetam toda a família.

como fazer o bebê dormir a noite toda dicas

Crie uma rotina de sono com a criança

É importante lembrar que os recém-nascidos não sabem nada sobre o mundo que eles acabaram de chegar. E isso também inclui o sono, visto que por mais que haja a sensação de cansaço, eles ainda não sabem ao certo como conseguir dormir. Assim, por vezes os pais costumam balançar, ninar ou realizar outro método repetitivo que induza o sono.

Mas, além de ninar é muito importante criar uma rotina para o bebê, fazendo com que ele comece a relaxar aos poucos e também, entenda que está próximo da hora de dormir.

Com isso, desde os primeiros dias de vida, logo que começar a anoitecer comece a diminuir as luzes da casa e também prepare um banho relaxante para que o bebê fique mais calmo e tranquilo. Durante esse momento, caso o neném não tenha contraindicações é possível usar sabonetes e shampoos para banho com ingredientes e fragrâncias tranquilizantes, como por exemplo, camomila e lavanda.

Além disso, logo após o banho também vale fazer massagens com óleos próprios para a idade e tipo de pele. Usando de movimentos suaves, como por exemplo a técnica da shantala. Um método de massagem para nenéns muito indicado pela medicina oriental e também ocidental.

Após a massagem, para que o bebê sinta-se bem e mais preparado para dormir, lembre-se também de colocar roupinhas leves e de tecidos confortáveis, evitando coceiras, calor ou frio intensos durante a noite. Visto que isso também pode ser um fator que interfere na qualidade do sono.

mãe trocando o bebê

Perto da hora de dormir evite luzes de lâmpadas, TV e celular

Além desses cuidados de banhos e momentos relaxantes, também é importante que o bebê comece a entender que está na hora de descansar e isso inclui a diminuição das atividades que despertam o cérebro. Por isso, luzes de TV, celular e até lâmpadas devem ser evitadas, fazendo com que o corpo da criança entenda a diminuição do ritmo.

Ao seguir esses cuidados desde os primeiros dias de vida é possível que as dificuldades de dormir sejam menores ao longo das diferentes fases. E diante disso, mesmo que goste de deixar o seu filho ou filhar assistir desenhos e clips infantis, antes de dormir prefira luzes baixas e poucos estímulos.

bebê no berço

Alimente o bebê próximo a hora de dormir

Independente do tipo de alimentação, seja por leite de fórmula ou materno, grande parte dos bebês costumam acordar algumas vezes durante a noite por estarem com fome. Com isso, para ter um período de sono mais prolongado alimente o neném antes de dormir, com intervalo entre o momento de deitar somente para a correta descida do leite, evitando assim, má digestão e refluxo.

Além disso, para ter uma noção do período que o bebê irá dormir durante a noite, use como base os intervalos das amamentações diurnas. Visto que, se o bebê se alimenta a cada 3 horas, provavelmente o período de sono noturno terá a mesma média.

Contudo, tenha calma e lembre-se que essa fase irá passar conforme o crescimento, desenvolvimento e introdução alimentar. E assim, essa duração de sono irá mudar, fazendo com que as noites também sejam mais longas e tranquilas.

Bebê mamando

Troque a fralda antes de dormir para que o bebê fique o máximo sequinho

Outra coisa que incomoda grande parte dos bebês é a fralda molhada durante a noite e por longos períodos. Que por sua vez pode causar sensação de frio e mal-estar. Assim, ao perceber a chegada do sono, troque a fralda e se possível coloque uma de boa qualidade, garantindo mais conforto tanto na absorção como nas laterais e elásticos.

Diante disso, lembre-se de priorizar as fraldas descartáveis que apresentem boa recomendação e desempenho durante o uso no seu bebê, visto que isso também promove economia, evitando trocas desnecessárias na madrugada, vazamentos nas roupas, entre outros desconfortos.

pai trocando fralda do bebê

Deixe o ambiente de dormir calmo e relaxado

Assim como foi recomendado evitar luzes e atividades estimulantes antes de dormir, também vale a dica de manter o ambiente quieto, calmo e relaxado. Para isso, deixe uma luz baixa, evite conversas calorosas, bem como, sons muito altos e ritmos acelerados.

Nesse momento, também procure deixar a temperatura da casa amena e equilibrada, evitando que o neném acorde por frio ou calor.

Em alguns casos, o excesso de informação e cores na decoração da casa ou no quarto da criança também podem influenciar na qualidade e duração do sono. Assim como os brinquedos, objetos e demais utensílios que despertem a atenção.

Com isso, se seu bebê está com dificuldades de dormir a noite toda em determinado ambiente, procure deixar a decoração mais minimalista. Uma vez que isso irá permitir que ele se acalme com mais facilidade.

Além disso, para algumas crianças sons calmos e músicas de ninar também podem apresentar sensação de tranquilidade, o que acaba por estimular o sono. Com isso, faça algumas tentativas a fim de identificar qual mais se encaixa com sua família e tente sempre manter o local leve, calmo e tranquilo.

deixe o ambiente calmo e relaxado

As sonecas durante a tarde são fundamentais

Algumas pessoas pensam que deixar o bebê dormir durante o dia pode atrapalhar o sono da noite, contudo, vale saber que isso não é verdade. Segundo pediatras e médicos especialistas, quando a criança dorme durante o dia por no máximo 2 horas consecutivas, ela possuí um sono mais profundo e propício ao descanso da noite.

Quando crianças de até 3 anos ou bebês não dormem de dia, provavelmente durante a noite o sono será mais agitado, fazendo com que acordem com mais frequência na madrugada. Assim, se possível crie um horário para cochilo da manhã e também a tarde, mas que não supere as duas horas ininterruptas.

bebê dormindo durante a tarde

Diferencie o dia da noite

Outra dica que costuma apresentar benefícios em como fazer os bebês dormirem a noite toda é durante os cochilos e momentos de dormir sempre diferenciar o dia da noite no ambiente.

Com isso, nas sonecas diárias deixe sempre a claridade entrar pela janela ou algum tipo de luminosidade. Assim como, durante a noite onde o mais indicado é priorizar pelos locais escuros ou com o mínimo de luz possível, permitindo que desde cedo a criança aprenda a diferenciar os horários.

Ao realizar essa diferenciação desde os primeiros meses, os períodos de sono serão melhores estabelecidos, evitando troca nos horários de dormir. O que pode acontecer em diversos casos.

como fazer o bebê dormir a noite toda

Realize brincadeiras e atividades com o bebê durante o dia

Para que os bebês e crianças tenham melhor qualidade de sono durante a noite é importante que durante o dia tenham atividades e brincadeiras que estimulem e provoquem o cansaço. Assim, desde cedo procure por estímulos como brinquedos e objetos para chamar a atenção durante o dia. Contudo, lembre-se que os recém-nascidos devem ir com calma.

Dessa forma, crie uma rotina de atividades e sempre intercale com os momentos de descanso.

Atividades ao ar livre também contribuem para o sono noturno, bem como, os banhos de sol. Logo, sempre que possível faça passeios com a criança, permitindo interação e brincadeiras em todas as fases do desenvolvimento infantil.

dicas de como o bebê dormir a noite toda

Na hora de dormir ofereça um ursinho ou naninha

Para algumas crianças segurar ou até mesmo ter por perto um bichinho de pelúcia ou naninha é um ótimo gatilho para pegar no sono. Isso porque, esses objetos podem passar a sensação de conforto, proteção e aconchego à criança, estimulando também a associação ao momento de dormir.

Com isso, caso queira ofereça ao seu filho ou filha um bichinho de pelúcia ou mantinha próximo a hora de dormir para que ele ou ela segure. Porém, tome cuidado na escolha evitando materiais alérgicos ou formatos que causem desconfortos ou até mesmo sufocamento durante a noite.

A naninha ou pelúcia também são ótimas maneiras de estimular a criança a começar a dormir sozinho no berço ou na cama.

criança na cama indo dormir

E além dessas dicas, caso seu neném ainda apresente muita dificuldade em dormir por mais de uma hora consecutiva, vale procurar um pediatra a fim de identificar se há algum distúrbio ou fator que interfira no descanso.

Fatores que podem interferir para que o bebê não durma a noite toda

Mesmo seguindo todas as dicas e recomendações, caso seu recém-nascido ou bebê ainda apresente dificuldades de dormir por mais de uma hora consecutiva é importante procurar ajuda de um médico pediatra. Visto que há alguns fatores físicos que podem interferir no sono, como por exemplo:

  • Cólicas;
  • Coceira na gengiva em decorrência do crescimento dos dentinhos;
  • Refluxo;
  • Dificuldades para respirar;
  • Infecções;
  • Entre outros.

Assim, ao perceber grandes dificuldades do seu neném para dormir, procure ajuda de um médico especialista para saber se a falta de sono não está relacionada a alguma dificuldade ou desconforto que ele sente. Lembrando sempre da importância em respeitar a criança e suas diferentes fases.

Por fim, saiba que os períodos e mudanças nos hábitos de sono da criança são constantes. Com isso, em alguns momentos é possível que seu bebê durma melhor que em outros. Mas isso é normal, fique tranquila e lembre-se que logo tudo isso passará.

bebê dormindo

E então, gostou de conhecer nossas dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda? Deixe seu comentário e conte-nos qual delas surtiu efeito. Vamos adorar saber!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário