Atividades de Coordenação Motora: 8 Atividades para Estimular desde Bebês até Crianças Maiores

Logo após o nascimento do bebê, desde as primeiras semanas é possível observar e perceber o seu desenvolvimento, o que fascina e surpreende os pais, principalmente os de primeira viagem, que não imaginam essa progressão tão rápida. Contudo, alguns métodos podem estimular esse avanço, como as atividades de coordenação motora, que são fundamentais desde bebê até quando a criança estiver maior.

Afinal, essas atividades nos primeiros anos, são ideais para ensinar a criança a brincar e comer sozinha, por exemplo. E com o passar do tempo ficam mais refinadas, melhorando o senso de equilíbrio, direção, mira, entre outros.

Por isso, se ficou interessada no assunto e busca opções de atividades de coordenação motora para bebês e crianças, continue lendo e descubra várias possibilidades para fazer desde já. Confira!

crianças brincando

Atividades de coordenação motora

Quando adultos fazemos movimentos e atividades sem pensar e lembrar que elas nos foram ensinadas, refinadas e no começo muito difíceis, assim como acontece com todos os bebês. Por isso, a coordenação motora deve ser incentivada desde o início, a partir de brincadeiras e atividades que ofereçam o aprendizado de forma lúdica e prática em qualquer fase do desenvolvimento.

Afinal, a coordenação motora envolve o movimento dos músculos das mãos e dedos, ajudando em movimentos de pinça, pega, arremesso, entre outros. Que sem dúvidas, resultam no desenvolvimento na habilidade de comer sozinho, brincar, desenhar, escrever, montar e muito mais.

Porém, é importante também dosar essas atividades, estimulando-as e fazendo conforme o crescimento da criança, resultando em maior aproveitamento e interesse. E saiba que não faz mal as primeiras tentativas serem frustradas, afinal, a falta de controle e habilidade enquanto nenéns é normal e sem dúvidas, com mais algumas práticas a habilidades irá se desenvolver e até te surpreender.

Assim, conheça algumas atividades de coordenação motora para iniciar desde os primeiros meses e praticar até os 4 anos ou mais. Veja!

atividades de coordenação motora para bebês e crianças

Atividades para coordenação motora dos bebês

Com os bebês as atividades de coordenação motora são simples e rápidas de preparar. Afinal, nessa idade qualquer estímulo faz a diferença e assim, use brinquedos do próprio bebê, itens de plástico da cozinha, escritório, entre outros e deixe a criatividade fluir.

Agora, conheça algumas sugestões de atividades de coordenação motora para bebês!

Esticar a mão para alcançar brinquedos

Entre os 4 e 6 meses de vida, os bebês geralmente começam a juntar as mãozinhas, bater palmas e esticar os braços para alcançar objetos. Com isso, invista em brinquedos coloridos, com luzes e músicas que despertem a atenção e se possível também use mobiles que podem ser pendurados nos berços e carrinhos de bebê.

Caso queira usar a criatividade, uma dica é pendurar bexigas e/ou bolinhas em um barbante e então, amarrá-lo em local adequado para a atividade do bebê. Se ele já conseguir ficar sentado, a brincadeira pode ser feita em um espaço maior e a finalidade é que ao esticar a mão, ele consiga bater, empurrar e interagir com esses brinquedos.

No início essa atividade será muito interessante e atrativa, uma vez que motiva ao aprendizado. E com o passar do tempo, será fácil perceber a evolução para o movimento de pegar e puxar, demonstrando o desenvolvimento da coordenação motora.

Por isso, se seu neném ainda está nos primeiros meses de vida e busca uma opção para despertar aos poucos a coordenação motora, use essas opções de alcançar brinquedos, que gradativamente outras opções poderão ser oferecidas.

bebês brincando

Bolas coloridas

Ainda na fase inicial com meados de 4 a 8 meses, as texturas também são muito interessantes e despertam a atenção dos pequenos. Por isso, se possível invista em bolas coloridas com textura e deixe à disposição do neném para ele interagir e criar brincadeiras.

Devido às tonalidades fortes e texturas ele irá no início tentar alcançá-las ao esticar as mãos e braços como dito anteriormente e a partir disso, começará a treinar o movimento de pega e após arremesso, demonstrando e testando sua força e também a reação das coisas ao seu redor a partir do movimento, o que estimula e auxilia muito na autonomia.

Por isso, busque por opções com cores chamativas, texturas, luzes, sons, entre outros. E deixe o bebê divertir-se.

Essas atividades com as bolas coloridas também são ideais para estimular o bebê a engatinhar, podendo deixá-lo no tapete de atividades, contribuindo também para a musculatura e raciocínio. Logo, não deixe de aplicar essa dica!

bolas coloridas atividade coordenação motora

Colar e descolar post-it

Para os bebês que já conseguem ficar sentadinhos, uma atividade que auxilia no movimento de pega e destreza com as mãos é o colar e descolar os post-its. Isso porque, como o papel possui a espessura fina, a criança precisará de mais habilidade com as mãozinhas e dedinhos, além de controle da força e concentração.

Para fazê-lo é possível colocar o neném sentado em uma cadeira de alimentação com a bandeja, por exemplo. Ou até usar uma lousa ou a própria parede para colar e descolar. Assim, coloque diversos post-its, se possível de cores diferentes e chamativas e demonstre a atividade algumas vezes para a criança.

Após ver algumas vezes, ela sem dúvidas vai querer participar e o objetivo é repetir os movimentos, entender que a cola pode aderir a pele e também a diferenciação de cores, entre outros fatores que podem ser trabalhados.

Assim, se o neném tiver entre 6 a 12 meses, realize esse exercício, pois gradativamente a coordenação motora irá melhorar, possibilitando novos desafios.

colar e descolar post it atividades de coordenação motora

Guardar objetos no pote ou garrafa

Essa atividade pode ser feita com algodões coloridos, grãos como feijões, lápis coloridos, canudos, palitos de madeira, entre outros que passem e caibam dentro de uma garrafa ou pote. Porém, também é fundamental ter atenção para evitar que a criança coloque o objeto na boca, nariz ou ouvido, o que pode trazer grandes riscos à manutenção da saúde. Logo, atenção! Mas além disso, é uma brincadeira simples e altamente funcional, a fim de contribuir bastante para a coordenação motora.

Para fazê-la, separe um pote ou garrafa plástica, bem como, algodão, grãos, canudos, palitos ou bolinhas que caibam no recipiente. Com esses objetos, demonstre à criança a brincadeira de como colocar os utensílios no pote ou garrafa e depois de algumas vezes, faça com que ela repita o movimento de pinça e pega, assim como, o de colocar no recipiente.

No início pode ser um pouco difícil e até gerar uma certa frustração no bebê. Porém, com o passar das tentativas ficará mais fácil e aos poucos ele irá conseguir seguir essa aptidão.

Pode ser oferecida desde os 10 meses de idade e com certeza fará sucesso ao longo das mudanças de fases.

sugestões atividades de coordenação motora

Pescar a tampinha dentro do balde de água

A atividade de pesca com tapinhas e peneira é uma ótima sugestão para desenvolver a coordenação motora e movimento de pega. E pode ser oferecida para crianças de diversas idades, desde os 12 até os 36 meses. E para fazê-lá serão necessários os seguintes itens:

  • Um balde ou bacia com água;
  • Tampinhas de garrafa de plástico coloridas (pelo menos 10 unidades); e
  • Uma peneira.

Depois de separar os materiais, coloque um pano, toalha ou lençol onde a brincadeira será feita, a fim de evitar bagunça com a água. E depois, coloque o balde com a água e dentro despeje todas as tampinhas coloridas. Deixe o bebê sentado em posição confortável em relação ao balde, principalmente a altura e já pode começar com a brincadeira.

Primeiro, demonstre como realizar a brincadeira de pegar a tampinha com a peneira e após, deixe ele fazer as tentativas sozinho. Caso comece a pegar as tampinhas com as mãos, não tem problema. O importante é deixar o neném se expressar e desenvolver-se gradualmente.

Além de tampinhas de garrafa, bolinhas coloridas ou brinquedos de plástico podem ser utilizados. Basta usar a imaginação!

Aproveite também para fazer essa atividade no verão ou dias quentes, permitindo que a diversão seja agradável e prolongada. E lembre-se de supervisionar, evitando que o bebê coloque as tampinhas ou brinquedos pequenos na boca, o que pode ser um grande risco, portanto atenção!

pescaria de tampinhas

Atividades para coordenação motora das crianças

Conforme o desenvolvimento infantil, quando as crianças já estiverem maiores, será possível identificar alguns movimentos mais refinados, como o de pega, arremesso, pinça, equilíbrio, entre outros. Contudo, nessa fase ainda é importante estimular algumas atividades que podem melhorar a coordenação motora, além de auxiliar em outros tipos de aprendizagem como cores e formas, por exemplo.

Assim, conheça algumas sugestões de atividades para coordenação motora das crianças. Veja!

Circuito do equilíbrio

Quando o bebê começa a andar sozinho é possível perceber um grande avanço em relação ao aprendizado e reconhecimento do espaço ao seu redor. Porém, ainda assim é necessário aprimorar o equilíbrio e isso pode ser feito de forma fácil, barata e divertida.

Para isso, será necessária uma fita adesiva para colar diretamente no chão. E pode ser tanto a fita crepe como o durex colorido, entre outros que não estraguem o piso.

Depois de separar os materiais, pegue a fita e cole no chão como se fizesse um zig zag. E além disso, também podem ser criadas formas e voltas, mas todas em tamanhos adequados para a criança caminhar por cima. Após a colagem, estimule a criança a seguir o caminho desenhado e o principal intuito é fazer com que o pé permaneça somente em cima da fita, sem pender para um dos lados.

O resultado, será uma dinâmica engraçada, divertida e muito estimada pela criança, que sem dúvidas irá querer brincar por um bom tempo. E pode ser oferecida desde os 18 meses até os 3 anos ou mais. Portanto, desfrute!

Encaixe as cores

Para as crianças com dois anos ou mais é possível iniciar com algumas atividades de coordenação motora que também trabalhem com outros tipos de aprendizados. Por isso, a nossa sugestão é o jogo encaixe das cores, que pode ser feito de forma simples e barata com uma caixa de papelão, palitos de sorvete e tintas coloridas.

Pode ser feito em casa, com o auxílio de uma tesoura ou estilete e por isso, é importante que um adulto inicie esses processos de cortes.

Na caixa fechada, trace quatro espaços que irão corresponder a diferentes cores, que deverão ser escolhidas pelos pais ou até pela própria criança. E pinte as áreas demarcadas.

Enquanto espera secar, pegue os palitos de madeira e pinte cada porção com as mesmas cores da caixa. Lembre-se de fazer dos dois lados e aguarde secar.

Com as tintas da caixa secas, use a tesoura ou estilete para cortar o espaço ideal para a passagem do palito e pronto, já pode iniciar com a brincadeira que consiste em encaixar os palitos com as cores adequadas ao espaço colorido na caixa. Ou seja, na parte pintada de vermelho, por exemplo, serão encaixados os palitos vermelhos e assim sucessivamente, requerendo habilidade tanto para identificação das cores como destreza para encaixe no espaço adequado.

caixa e palitos coloridos

Alinhavo com barbante ou cadarço

O alinhavo é uma ótima sugestão para refinar a coordenação motora e, igualmente, estimular a concentração. E assim, é indicado desde os 4 anos até idades mais avançadas.

Para fazê-lo será necessário uma folha de papel, furador de papel e um barbante ou cadarço de tênis. Ao escolher o papel, se possível prefira opções mais durinhas como papelão ou cartolina, evitando que rasgue facilmente ao passar e puxar o fio.

No papel, faça um desenho em tamanho grande, como uma flor, coração, estrela, entre outros e aproveite para ser colorido pela própria criança, o que já irá requerer um estímulo. Após o desenho e coloração, recorte o desenho e em seu contorno, faça furos com o furador de papel, de modo que o espaçamento fique com aproximadamente 1 centímetro entre eles.

Depois de todos os furos formados, a criança deverá pegar o cordão, barbante ou cadarço e passar de forma a alinhavar o contorno do desenho. Ou seja, passando o cordão de cima para baixo e de baixo para cima.

Isso, pode parecer fácil, contudo requer grande habilidade no movimento de pinça, assim como, atenção e concentração para acertar todos os pontos. E ao final, ainda poderá ser ensinado o laço ou nó, auxiliando no processo de vestir roupas e calçar os sapatos.

Assim, ofereça essa atividade para a criança, pois sem dúvidas, fará sucesso.

atividades de coordenação motora alinhavo

E então, o que achou das nossas sugestões de atividades para coordenação motora? Deixe seu comentário!

Aproveite e leia mais sobre os melhores brinquedos educativos para bebê!

Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.

Deixe um comentário