9 Semanas de Gravidez

Quando a gestante chega nas 9 semanas de gravidez é sinal que os três meses estão se iniciando e junto disso a gestação vai evoluindo cada vez mais e mais.

Nesse período existem diversas dúvidas, sintomas e acontecimentos que toda mamãe deseja esclarecer. Pensando nisso, criamos esse post para te ajudar sobre tudo que acontece na 9ª semana de gestação. Confira a seguir:

Sintomas com 9 semanas de gravidez

sintomas 9 semanas de gravidez
Saiba quais são os principais sintomas durante as 9 semanas de gravidez.

Os sintomas com 9 semanas de gravidez ainda são bem intensos por conta dos hormônios produzidos pela gestante. Portanto, é sempre bom lembrar que cada organismo é individualizado e pode ser que a mamãe não sinta nenhum sintoma durante toda a gravidez ou ainda que os sintomas sejam bem amenos.

Veja quais são os principais sintomas da 9ª semana de gestação:

Fadiga e sonolência

Esse é sem dúvidas um dos sintomas que a gestante mais irá sentir nas primeiras semanas de gravidez e é bem provável que ele permaneça durante a 9ª semana. Portanto, tente se manter descansada o máximo que conseguir e preze por uma boa noite de sono durante todo o período gestacional.

Micção frequente

Mais um sintoma que pode ser notado desde as primeiras semanas de gravidez, a micção frequente é causada pela pressão que o útero faz sobre a bexiga ocasionando a redução do seu reservatório. Para evitar que você acorde muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro e, por consequência, acabar atrapalhando a qualidade do seu sono, uma boa dica é não ingerir muito líquido antes de se deitar.

Náuseas e enjoos

As náuseas e enjoos também podem continuar persistentes durante a 9ª semana de gravidez e para que isso não lhe prejudique muito você deve evitar fazer refeições muito grandes e/ou pesadas. Prefira refeições menores e mais leves, mas sem se esquecer que escolher alimentos saudáveis é essencial para garantir a sua saúde e a de seu bebê.

Mudança no aspecto das mamas

As mamas, que já vinham apresentando alterações nos tamanhos, cor das auréolas, etc., tendem a sofrer mudanças ainda maiores e mais significativas nessa etapa da gravidez. Eles ficarão ainda maiores e mais pesados, começarão a sentir sensibilidade ao toque e, além disso, é bem provável que você comece a notar alguns nódulos brancos pequenos próximos às auréolas (denominados de  Tubérculos de Montgomery que tem por finalidade produzir óleos para manter seus mamilos úmidos durante a amamentação).

Coceira e corrimento vaginal

Mais um sintoma comum das gestantes com 9 semanas de gravidez é o aparecimento de corrimento vaginal com ou sem coceira. E a explicação disso é decorrente a uma candidíase vaginal que tende a se desenvolver devido à baixa imunidade. Nesse caso, não deixe de consultar o seu médico para que o melhor tratamento seja iniciado.

Dores de cabeça e/ou enxaqueca

As dores de cabeça e/ou crises de enxaqueca também são frequentes na 9ª semana de gravidez e podem ser justificadas pelo alta produção de hormônio no organismo da gestante. Para aliviá-las, tente se manter o mais hidratada possível e leve um estilo de vida saudável.

Tonturas ou sensação de desmaio

As tonturas ou sensação de desmaio durante a gravidez também são comuns e, na maioria das vezes, não são motivos de muita preocupação. O que justifica é a baixa da pressão arterial e, caso aconteça repetidas vezes ao longo da semana ou acompanhadas de outros sintomas muito intensos, consulte seu médico para averiguar se há algo por trás disso.

Barriga redonda e roupas apertadas

Com 9 semanas de gravidez já é possível perceber uma pequena diferença na barriga, mas ainda não é o que chamamos de “barriga de gestante”. Sua barriga estará inchada e redonda e, com isso, você vai sentir suas roupas apertadas precisando escolher roupas mais larguinhas e confortáveis.

Cáries e sangramentos gengivais

Esse é um sintoma que acontece com muitas gestantes e que dificilmente elas associam à gravidez, mas te dizemos: existe relação sim! Antes acreditavam que o motivo era a falta de cálcio durante a gestação, mas, o real motivo é que os hormônios causam uma alteração na saliva das mamães capazes de provocar as cáries e sangramentos gengivais. Portanto, além de consultar os médicos frequentemente para garantir que ocorrerá tudo bem com sua gestação, não se esqueça de marcar uma consulta no dentista para realizar um check-up, ok?

Como anda o desenvolvimento do feto com 9 semanas de gravidez?

O desenvolvimento do seu bebê nas 9 semanas de gravidez está ocorrendo muito bem e o processo já está bastante acelerado.

O feto já possui coração completamente formado, o rosto e nariz ganham forma, os intestinos recolhem à cavidade abdominal e, embora a cabeça ainda seja muito maior do que o corpo e os braços maiores que as pernas, o bebê já tem aspecto de humano.

Qual o tamanho do feto com 9 semanas de gravidez?

Nessa etapa da gestação o tamanho do feto é de aproximadamente 2 centímetros (20 mm), tamanho semelhante a uma castanha do Pará, e o seu peso aproximado é 2 gramas.

Com 9 semanas de gravidez já é possível fazer ultrassom 3D?

O ultrassom 3D ainda não é realizado nessa etapa da gestação, uma vez que o mesmo só tem eficácia quando o bebê já está mais desenvolvido (o recomendado de se fazer é entre a 26ª e 29ª semana da gravidez).

Portanto, o ultrassom convencional bem como outros exames são essenciais desde o início do pré-natal para acompanhamento da gravidez e para garantir a saúde da mamãe e do bebê.

Já é possível saber o sexo do bebê com 9 semanas de gestação?

Essa é sem dúvidas uma das maiores dúvidas e ansiedades de toda mamãe e papai de primeira viagem: quando vou descobrir o sexo do meu bebê? A gente te esclarece: não será durante essa semana.

Embora o órgão sexual do seu bebê já esteja sendo formado, ainda não é possível visualizá-lo no ultrassom com 9 semanas de gravidez, sendo improvável descobrir ou ao menos imaginar qual é o sexo do seu bebê.

Mas ó: mantenha a calma e a ansiedade… Falta pouco tempo! Na 12ª semana o desenvolvimento já estará mais avançado e o médico obstetra já conseguirá te dar uma precisão quanto ao sexo do seu bebê analisando o formato do tubérculo fetal.

Dicas do que fazer com 9 semanas de gravidez

exercicio fisicio durante a gestação
Uma vez que autorizado pelo seu médico, a prática de atividade física é uma das tarefas da semana. Confira abaixo quais são as outras.

Com 9 semanas de gravidez é bem provável que você já tenha encontrado um médico para te acompanhar durante a sua gravidez e por isso você já tem algumas orientações do que fazer ou não fazer, correto? Porém, como se cuidar nunca é demais, separamos algumas dicas que com certeza serão úteis durante esse período gestacional. Confira:

  • Se ainda não iniciou o pré-natal, busque um médico obstetra de sua confiança imediatamente: caso você ainda não tenha iniciado o seu acompanhamento médico, essa é sem dúvidas a sua principal providência da semana e a que você precisa tomar primeiro. Tente encontrar um médico de confiança através de buscas na internet e/ou referências com conhecidos e marque uma consulta o mais breve possível.
  • Confira as condições do seu plano de saúde: outra providência indispensável para essa semana é verificar quais são as condições do seu plano de saúde em relação ao parto e a assistência ao bebê. Caso você não possua um, uma boa opção é fazer orçamentos de planos específicos para gestantes para ver se há a possibilidade da contratação.
  • Faça um planejamento financeiro: a chegada de um bebê muitas vezes é motivo de incertezas e ansiedade para a mamãe e o papai. Para reduzir esses sentimentos, uma boa iniciativa fazer um planejamento financeiro a curto, médio e a longo prazo para entender como o bebê vai afetar as finanças do casal e definir as estratégias e economias futuras.
  • Exercite-se: diferente do que muitas pessoas imaginam, a atividade física é muito benéfica na gravidez e, se executada com responsabilidade e acompanhamento profissional, não causa dano algum ao feto. Portanto, essa é mais uma tarefa para a semana: definir com seu médico se você pode ou não se exercitar e qual seria a frequência semanal mais indicada para você.
  • De olho na alimentação: essa é uma dica que com certeza você já ouviu algumas vezes (inclusive aqui no blog), mas não custa lembrar: a alimentação saudável aliada de uma boa hidratação são peças indispensáveis para garantir sua saúde e a saúde do seu bebê. Então não se descuide ok?! Para que tudo ocorra bem, alimente-se e hidrate-se corretamente não apenas durante as 9 semanas de gravidez, mas em toda a gestação.

E aí, conseguiu compreender quais são os principais acontecimentos e sintomas com 9 semanas de gravidez? Esperamos que sim! Agora é hora de seguir as dicas para ter muito mais saúde e bem-estar durante a sua gestação.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.

Ahh, e se quiser informações sobre as próximas semanas gestacionais, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog. Tem muito conteúdo bacana por vir!

Nos vemos por aqui. Até a próxima! 😊

Deixe um comentário