8 Semanas de Gravidez

Nesse período da gestação está no segundo mês e as mudanças serão ainda maiores. Desde os sintomas, às mudanças no corpo e até o desenvolvimento do seu bebê, as 8 semanas de gravidez são realmente muito importantes para todo o processo e requer muito cuidado e atenção da sua parte.

Criamos esse post para que você possa ficar por dentro de tudo que acontece durante a 8ª semana de gestação. Confira a seguir.

Sintomas com 8 semanas de Gravidez

Uma vez que a gestação está evoluindo, os sintomas tendem a evoluir junto. E muito disso se dá devido a produção do hormônio Estrogênio, que começa a ser produzido de maneira demasiada duramente esse período da gestação pelo seu organismo.

Mas vale lembrar que nem todas as mamães terão sintomas agravados e isso não quer dizer que há algo de errado com sua gravidez. Essa é de fato uma situação bastante pessoal e que pode variar de pessoa para pessoa.

Segue abaixo os sintomas mais comuns das gestantes com 8 semanas de gravidez:

Dor de cabeça

Nessa época da gravidez o volume sanguíneo no corpo da mulher pode aumentar até 40 a 50% mais e isso pode justificar as dores de cabeça frequentes.

Mas atenção: embora sejam bastante incômodas, durante a gravidez a automedicação é altamente arriscada e pode acabar ocasionando dano ao seu bebê. Portanto, procure recomendação do seu médico obstetra sobre qual analgésico tomar para aliviar esse sintoma e mantenha-se descansada sempre que possível para evitar o aparecimento das crises.

Enjoo

O enjoo que, na semana anterior era mais frequente na parte da manhã, ainda é bastante comum na 8ª semana de gestação e, nesse caso, não costuma ter horário para aparecer.

Para evitar o agravamento dos sintomas o mais indicado é que a gestante prefira fazer pequenas e leves refeições ao longo do dia. Ah, e não se esqueça de se hidratar corretamente pois com os vômitos frequentes a chance de desidratação aumenta e essa situação é muito preocupante para a sua saúde e para a saúde do seu bebê.

Manchas na pele

O aparecimento de Melasma também é bastante comum durante as 8 semanas de gravidez e, por isso, é de extrema importância que as gestantes usem protetor solar durante toda a gravidez.

Ah, e essa regra não é apenas para os dias ensolarados não, ok? Crie o hábito e use proteção solar todos os dias, independente do clima. Isso vai colaborar (e muito!) para a prevenção da sua pele e para evitar marcas permanentes no rosto e/ou corpo.

Cansaço excessivo

O cansaço é mais um sintoma que vem te acompanhando desde as primeiras semanas de gravidez e a tendência é que ele continue bem intenso durante os próximos dias de gestação.

Nossa dica é que você não lute contra ele, isso certamente não vai funcionar (só vai te deixar mais cansada fisicamente e mentalmente). Diferente disso, tente incluir na sua rotina momentos de descanso e evite situações muito de muito estresse.

Desejo alimentar

Se você acha completamente estranho as histórias dos desejos exóticos das gestantes é porque você ainda não vivenciou o período das 8 semanas de gravidez. É nessa hora que você provavelmente vai começar a ter vontade de comer coisas diferentes do habituado e inclusive coisas não comestíveis (por exemplo: reboco de parede).

E atenção: não vá na onda de comer tudo que te der “na telha”, ok? Temos uma certeza: comer reboco te faria um tremendo mal. Mas não deixe de anotar todas essas vontades repentinas e anormais para contar ao seu médico para que ele possa entender o motivo disso, que muito provavelmente estará associado a uma deficiência vitamínica.

Constipação intestinal

A constipação intestinal também é bem comum com 8 semanas de gestação e a causa disso é o relaxamento dos músculos ocasionados pelos hormônios produzidos em grande escala na gravidez.

Converse com o médico que está te acompanhando para ver a possibilidade de ingestão de alimentos com fibra na sua dieta para melhorar esse quadro e, mais uma vez, não deixe de verificar a quantidade de água ingerida no dia para garantir que seu organismo não será prejudicado.

Olfato aguçado

O olfato das grávidas ficam mais sensíveis e certos cheiros podem acabar provocando enjoos e até mesmo vômitos. Por essa mesma razão, o hábito de cozinhar pode ficar impraticável.

Para solucionar essa questão opte por menus leves e que não tenha um preparo demorado. Dessa forma as incidências de enjoo e mal estar serão menores e você poderá se alimentar sem grandes problemas.

Quais são as mudanças no corpo da gestante com 8 semanas de gravidez?

corpo gestante com 8 semanas de gravidez
Com 8 semanas de gravidez, o corpo da gestante começa a sofrer algumas alterações visíveis. Confira quais são.

O corpo da mulher que antes não parecia ter nenhuma alteração externa significativa, agora começa a dar alguns sinais de mudanças. São elas:

  • Mudanças na barriga: a mulher já pode começar a sentir uma leve mudança na barriga que se explica devido ao inchaço do útero ou até mesmo por conta da constipação intestinal e/ou gases excessivos. Mas fique calma: a saliência da barriga de grávida mesmo só irá aparecer nas próximas semanas.
  • Mudanças no cabelo: as gestantes com 8 semanas de gravidez costumam sentir o cabelo mais macio e sedoso, inclusive começam a desejar que o mesmo permaneça assim mesmo depois da gravidez. Caso seja o seu caso e você queira comprar um novo shampoo e condicionador para adaptar ao novo cabelo, não se esqueça de se certificar que não há nenhum componente proibido para gestantes na composição, ok?
  • Mudanças no rosto: o rosto é sempre uma incógnita. Há grávidas que notam uma pele mais viçosa, e outras que percebem uma pele mais oleosa e com a presença de acnes. Caso você esteja incomodada com a situação da sua pele, não deixe de procurar um dermatologista para que ele possa indicar produtos específicos para gestante, combinado?
  • Mudanças nos seios: os seios são a única parte do corpo que sofrem alterações visíveis desde a 1ª semana de gravidez, mas é somente nesse período da gestação que as mudanças ficam realmente perceptíveis. Eles ficarão consideravelmente maiores e mais pesados e para que você tenha mais conforto no seu dia-a-dia é bem provável que você precise de sutiãs e até mesmo blusas mais confortáveis.

Como anda a evolução do bebê na 8ª semana de gestação?

Com 8 semanas de gravidez o desenvolvimento do seu bebê está rápido e constante. É nesse período que os órgãos como: traqueia, laringe, brônquios, baço e intestino começam a ganhar forma.

Outra evolução importante da 8ª semana é que o nariz e pálpebras já podem ser percebidos e que as membranas que uniam os dedos dos pés se solta. Tudo tem ocorrido bem e a tendência é que nas próximas semanas essas transformações sejam ainda maiores.

Qual é o tamanho do feto com 8 semanas de gestação?

O tamanho do feto na 8ª semana de gravidez é de aproximadamente 13 milímetros.

8 semanas de gravidez são quantos meses?

Como foi dito anteriormente, 8 semanas de gravidez correspondem a 2 meses de acordo com os cálculos feitos pelos médicos obstetras.

Já é possível descobrir o sexo do bebê com 8 semanas de gravidez?

já dá pra saber o sexo com 8 semanas de gravidez
Descubra se já é possível saber o sexo do bebê com 8 semanas de gravidez.

Na 8ª semana de gestação ainda é bem difícil de descobrir o sexo do bebê através do exame de ultrassom. Afinal, ele ainda não está formado. Porém, há outro método que tem sido utilizado por algumas clínicas para tentar identificar o sexo durante esse período: o exame de sangue.

Funciona da seguinte forma: ao colher o sangue da mamãe os médicos tentarão analisar se há ou não a presença do cromossomo Y. Se ele estiver presente, o bebê é menino. Caso contrário, é uma menininha.

Esse exame tem uma eficácia de 97%, sendo confirmado posteriormente com o ultrassom no período correto.

A desvantagem é que os planos de saúde não costumam cobrir este plano e o valor médio para a sua realização é de R$ 150,00 a R$ 800,00.

E aí? Conseguiu entender quais são as principais questões a respeito da 8ª semana de gravidez? Esperamos que sim. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui nesse post para que possamos esclarecê-la.

Ah, e para continuar acompanhando as próximas semanas de gravidez e o que acontece em cada uma delas, é só ficar de olho aqui em nosso blog. Nos próximos dias iremos publicar os outros posts para que você fique por dentro de tudo o que acontece em todo o período gestacional.

Nos vemos por aqui. Até a próxima!

Deixe um comentário