4 Semanas de Gravidez

Quando você atinge as 4 semanas de gravidez, os sintomas ficam ainda mais evidentes e as chances de descobrir que você está grávida é ainda maior. Isso é resposta à evolução da gestação e ao aumento do hormônio beta HCG no organismo.

É ainda durante a 4ª semana de gravidez que você pode enfim se considerar oficialmente grávida, tendo em vista que nas semanas anteriores somente o seu corpo estava grávido, preparando-se para a fecundação.

Criamos esse post para que você fique por dentro de tudo que acontece nas 4 semanas de gravidez. Confira abaixo.

Sintomas com 4 semanas de gravidez

saiba quais são os sintomas da 4 semana de gravidez
Com 4 semanas de gravidez, os sintomas ficam mais evidentes e o atraso menstrual já pode ser notado.

Como foi dito anteriormente, ao entrar nas 4 primeiras semanas de gravidez, é muito comum que os sintomas comecem a ficar mais evidentes, intensos e frequentes. Inclusive, é a partir dessa data que a maioria das mamães desconfiam e constatam que estão grávidas.

Veja a seguir quais são os principais sintomas das gestantes com 4 semanas de gravidez:

Atraso ou ausência da menstruação com 4 semanas de gravidez

Esse é sem dúvidas o sinal de maior evidência nesse período da gravidez. Como provavelmente já estaria na hora da menstruação descer, as mulheres passam a notar a sua ausência e começam a desconfiar que estão grávidas. Esse sintoma pode ou não vir acompanhado de outro(s) sintoma(s) citado nessa lista.

Mamas inchadas e/ou doloridas

Há mulheres que sentem as mamas sensíveis, inchadas e/ou doloridas desde os primeiros dias de gestação, mas, ao entrar nas 4 semanas de gravidez, esse sintoma tende a piorar. Tudo isso se explica devido ao fato do aumento sanguíneo na região e ao aumento da produção de hormônios para favorecer a produção de leite que logo mais irá começar.

Aumento da frequência urinária

Esse é outro sintoma que já pode ser notado anteriormente, mas que com o passar dos dias a tendência é ir se agravando. E a justificativa é a diminuição do reservatório da bexiga ao ser pressionada pelo útero, ação que acontece durante toda a gravidez.

Cansaço excessivo sem motivo aparente

As grávidas também pode sentir, desde os primeiros dias da gravidez até as 4 primeiras semanas de gestação, um cansaço excessivo sem motivo aparente. A razão desse sintoma é a produção elevada do hormônio progesterona. Em alguns casos, esse cansaço pode vir acompanhado de uma sonolência fora do comum.

Variação de humor

Como a produção de hormônios continua em alta para garantir que o corpo estará preparado para a gestação, as grávidas podem sofrer com a variação de humor sem causa aparente nessas 4 primeiras semanas de gravidez. Então se você estiver muito feliz e, de uma hora para outra te der motivo para chorar ou para se irritar, não se assuste: tudo isso é culpa dos hormônios!

Cólica

Muito semelhante às cólicas do período menstrual, esse é um dos sintomas de maior queixa pelas grávidas durante as 4 semanas de gestação. Portanto, se a mamãe ainda não tiver desconfiada da gravidez, é bem provável que ela fique no aguardo da sua menstruação para os próximos dias.

Dor de cabeça ou enxaqueca

Esse é mais um sintoma das 4 semanas de gravidez, em especial para as mamães que já têm tendência a ter crises de enxaqueca. Portanto, o mais indicado é que, assim que constatarem a gravidez, conversem com o médico obstetra para entender o que é possível fazer para aliviar esse sintoma durante a gestação.

Inchaço na barriga

Durante esse período é muito comum que as grávidas notem um certo inchaço na região abdominal. Isso se explica pelo excesso de gases produzidos, o que é mais um sintoma comum no princípio da gravidez.

4 semanas de gravidez: mudanças no corpo

Embora o seu organismo esteja completamente diferente para receber o seu bebê e inclusive você já esteja começando sentir alguns sintomas que indicam isso, a única diferença visível no aspecto do seu corpo são as mamas que podem estar maiores que o normal e com os mamilos e auréolas escurecidas.

A barriga, por sua vez, ainda não possui nenhuma saliência de grávida, embora esteja inchada devido aos gases. Ela só deve começar a crescer a partir da 16ª semana.

O que acontece com 4 semanas de gravidez

Durante as 4 semanas de gestação a fecundação e a nidação já aconteceram e o óvulo fecundado já se encontra no útero e o zigoto agora passa a ser um embrião. A partir daí, a primeira coisa a ser formada no bebê é o tubo neural, dando origem à sua coluna e ao seu cérebro.

Portanto, podemos dizer que a 4ª semana de gestação é uma das mais importantes de toda a gravidez, tendo em vista que a boa formação desse tubo é essencial para o desenvolvimento correto do seu bebê. Em seguida, ele será dividido em camadas para formar os ossos, órgãos, pele, olhos e boca.

4 semanas de gravidez já pode fazer o teste?

Fazer teste gravidez com 4 semanas
Já é possível detectar a gravidez com 4 semanas de gestação.

Se você estava ansiosa aguardando o momento exato para a realização do seu teste de gravidez, pode comemorar: essa hora chegou! A maioria das grávidas realizam o teste exatamente nesse período. Mas vale lembrar que, mais importante do que as semanas de gestação, você deve verificar se houve ou não atraso da sua menstruação antes de realizar o teste.

Com 4 semanas de gravidez a tendência de o teste falhar é menor, uma vez que nesse período a produção do hormônio beta HCG já é bem maior e pasmem: sua quantidade no sangue duplica a cada 48 horas. Então, mesmo que você faça um primeiro exame e ele dê negativo, repita-o depois de um dias para certificar-se do resultado, ok?

4 semanas de gravidez: já está na hora de começar o pré-natal?

Se você realizou um teste de gravidez, constatou que está grávida e deseja saber quando começar o pré-natal, a gente te responde: o quanto antes! É imprescindível que você tenha acompanhamento médico desde o início da sua gravidez para garantir muito mais saúde para você e para o seu bebê.

Portanto, busque recomendações, referências e indicações de médicos obstetras para iniciar o seu pré-natal o mais breve possível. Nessa primeira consulta ele vai checar a sua saúde, a saúde do seu bebê e te dar as orientações necessárias para as próximas etapas da sua gravidez.

Ah, se a sua dúvida é se com esse tempo de gravidez você já vai conseguir fazer ultrassom, isso é bem relativo, pois o seu bebê ainda é bem pequenininho (menor do que um grão de arroz), e possivelmente ainda não é visível a olho nu pelo ultrassom. Portanto, isso vai depender da avaliação médica.

Cuidados necessários para uma gestação saudável

cuidados necessários durante a gestação
Saiba como cuidar da sua saúde e da saúde do seu bebê com 4 semanas de gravidez.

Você já está com 4 semanas de gravidez e para que continue ocorrendo tudo bem com a sua gestação é mega importante que você tome alguns cuidados. Confira abaixo alguns deles:

  • Comece a suplementação com ácido fólico: o ácido fólico é essencial para o desenvolvimento saudável do sistema nervoso do seu bebê e, como ele já está no processo de desenvolvimento do tubo neural, a ingestão dessa vitamina é mega importante nesse momento. Existem diversos alimentos que são ricos em ácido fólico, como: vegetais de folha escura, lentilhas, morangos, flocos de trigo e arroz, beterraba, espargos, etc. Mas, para garantir que você está consumindo a quantidade indicada diária, converse com o seu médico da possibilidade de incluir um suplemento vitamínico.
  • Alimente-se bem: além da ingestão de alimentos ricos em ácido fólico, alimentar-se bem e de maneira equilibrada será essencial para garantir muito mais saúde e bem-estar para você e para o seu bebê. Portanto, dê prioridade aos alimentos saudáveis e naturais durante toda a sua gestação.
  • Reduza o consumo de cafeína: se você ama um cafezinho, vamos ter que te contar que a cafeína em excesso faz mal para o seu bebê. Portanto, restrinja o consumo diário para, no máximo, 200mg de café.
  • Hidrate-se corretamente: manter o seu corpo hidratado também é muito importante para garantir mais saúde para você e para seu bebê. Portanto, beba, em média, 2 litros de água diariamente.
  • Coloque o seu sono em dia: estar com o seu sono em dia é essencial para sua saúde física e mental, essenciais para uma gravidez tranquila. Portanto, sempre que possível tire um tempo para descansar e priorize uma noite de sono tranquila e agradável.
  • Consulte um médio para mais dicas de saúde: a consulta com um médico obstetra é indispensável para que você saiba quais são os outros cuidados que você precisa tomar durante a gravidez. Portanto, não se esqueça de se informar durante sua consulta e cuide-se!

E aí, conseguiu compreender quais são os principais sintomas da gestante com 4 semanas de gravidez e o que acontece durante esse período? Esperamos que sim! Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a esse tema, não deixe de comentar aqui no post para que possamos esclarecê-la.

E, para ficar por dentro das próximas semanas de gestação e saber de tudo que irá acontecer com você e com seu bebê nos próximos meses, não deixe de acompanhar o nosso blog. Em breve divulgaremos os próximos posts.

Nos vemos por aqui! Até breve!

Deixe um comentário