37 Semanas de Gravidez

Com 37 semanas de gravidez o desenvolvimento do feto já está completo e o bebê pode nascer a qualquer momento. Mas ele pode também permanecer na barriga até as 41 semanas gestacionais, somente crescendo e engordando.

Nessa etapa gestacional é muito importante que a grávida já tenha deixado tudo preparado para ir para a maternidade. Afinal, no caso do parto normal, ela não sabe a hora que ela pode ser pega de surpresa e não dará tempo de arrumar tudo de uma hora para outra.

Se você quiser ficar por dentro dos principais sintomas, acontecimentos e providências das 37 semanas de gravidez, basta continuar a leitura! 😊

Sintomas com 37 semanas de gravidez

Durante as 37 semanas gestacionais a tendência é que a mãe já se sinta mais disposta e os sintomas gestacionais já estejam amenizados. Todavia, há alguns incômodos que podem ser notados ainda nos próximos dias. Confira abaixo quais são:

Dores nas costas

O peso da barriga é tremendo e isso reflete diretamente nas costas, provocando dores que te acompanham durante todo o dia. Para aliviá-las, o melhor a ser feito é priorizar por momentos de descanso ao longo do dia, fazer exercícios de alongamentos e ter uma noite de sono tranquila e regular.

Se o sintoma permanecer intenso e constante, não deixe de avisar o seu médico para que ele possa analisar o que mais poderá ser feito.

Dificuldade para adormecer

Ainda que a noite de sono regular seja muito importante não apenas para o alívio das dores nas costas, mas também para o bem-estar da gestante como um todo, ela poderá apresentar dificuldades para ter uma noite de sono tranquila durante esse período. E isso está relacionado ao fato da dificuldade de encontrar uma posição confortável e também pela ansiedade para o nascimento do bebê, que já é enorme.

Para resolver essas questões, nossas recomendações são que você se deite de lado e com o travesseiro entre as pernas (essa é a posição mais segura e confortável tanto para a mamãe, quanto para o bebê) e que tome chás calmantes e banhos mornos diariamente, isso contribuirá diretamente para o seu relaxamento.

Micção frequente

Você já deve ter notado aumento na micção desde o início da gravidez, certo? Pois bem: isso é resultado da pressão que o útero faz sobre a bexiga, diminuindo o seu reservatório. Durante as 37 semanas de gravidez esse sintoma tende a ficar ainda mais intenso, uma vez que o bebê já deve estar encaixado e a pressão fica ainda maior.

Ainda que você precise ir mais vezes ao banheiro, é importante ressaltar que você não deve diminuir a ingestão de água e líquidos saudáveis. Diferente disso, tente se programar para ir ao banheiro periodicamente e evite frequentar lugares que não te deem acesso a toilettes por um longo período.

Alterações na gestante com 37 semanas de gravidez

Com a proximidade do parto, uma das maiores alterações na gestante tende a ser a ansiedade que nessa etapa gestacional já está muito grande. A mamãe já não vê a hora de ver o rostinho do seu bebê e de pegá-lo no colo. Contudo, é importante controlá-la para que isso não a prejudique.

ultrassom realizado nas 37 semanas de gravidez
Durante as 37 semanas de gravidez, é realizado o último ultrassom do pré-natal.

É durante este período que o último ultrassom é realizado e o seu intuito é verificar a maturidade da placenta e a posição do feto. Após isso, se porventura for marcar a cesárea, provavelmente o médico já terá uma previsão.

Nas 37 semanas de gravidez uma das maiores preocupações dos médicos estão relacionadas ao risco de pré-eclâmpsia, sendo necessário aferir rigorosamente a pressão da gestante em todas as consultas e ficar atenta ao aparecimento de sinais como: inchaço nas mãos e no rosto, pressão alta e presença de proteína no xixi.

Desenvolvimento do feto com 37 semanas de gravidez

O feto durante as 37 semanas gestacionais é semelhante a um bebê recém-nascido. Veja alguns acontecimentos referente ao seu desenvolvimento:

  • Seus pulmões já se encontram completamente formados e já é provável que o bebê esteja treinando sua respiração, inspirando o líquido amniótico enquanto o oxigênio chega através do cordão umbilical;
  • O seu comportamento nas 37 semanas de gravidez já é semelhante ao de um recém-nascido, abrindo os olhos e bocejando enquanto está acordado;
  • Todos seus órgãos já estão completos e formados e, caso o bebê nasça durante essa semana, ele já não será mais considerado prematuro e sim um bebê de termo.

Qual é o tamanho do feto com 37 semanas de gravidez?

O feto com 37 semanas gestacionais mede aproximadamente 48 centímetros, tamanho semelhante ao de uma acelga, e o seu peso estimado é de 2,8 quilos.

Saiba como se preparar para a amamentação

Durante a gestação o seu organismo vai se preparando para a chegada do bebê e com isso é comum que os seus seios também se preparam para a amamentação. Durante este preparo, acontece o desenvolvimento dos ductos mamários e das células produtoras de leite e há também uma maior irrigação sanguínea no local, o que justifica o crescimento dos seios durante o período gestacional.

dicas para a amamentação
Saiba como se preparar para a amamentação durante as 37 semanas de gravidez.

Apesar desse processo ocorrer naturalmente, também é importante que a gestante comece a preparar o seu seio para a amamentação, adotando alguns cuidados que contribuirão para a não aparição de problemas, como: rachaduras ou fissuras no mamilo.

Veja abaixo quais cuidados você pode tomar durante as 37 semanas gestacionais para garantir a preparação para a amamentação:

  1. Lave os seios somente com água: os seios e mamilos devem ser lavados apenas com água, não sendo indicado o uso de nenhum sabonete ou creme. Isso porque os mamilos já possuem uma hidratação natural e, quando usados sabonetes ou cremes, a hidratação é removida e os riscos de rachaduras nos mamilos são aumentados;
  2. Utilize sutiãs apropriados: durante a gravidez é importante que os sutiãs usados pela gestante sejam apropriados para não machucar os seios. Opte pelas peças de algodão, com alças largas, sem ferro e que tenham boa sustentação. Outra dica é que os sutiãs de amamentação podem ser usados a partir do terceiro trimestre para que a gestante vá se habituando e saiba como utilizá-lo, não deixando esse primeiro contato para uso na primeira vez após o nascimento do bebê;
  3. Tome sol nos mamilos diariamente: a gestante deve se organizar para tomar sol nos mamilos diariamente. O ideal é de 15 minutos e que seja até 10h da manhã ou após 16h da tarde. Essa prática irá ajudar o não aparecimento de rachaduras e fissuras nos mamilos. Antes da exposição ao sol, lembre-se de passar filtro solar nos seios, menos nos mamilos e auréolas. Para as gestantes que não podem tomar sol, uma alternativa é o uso de lâmpadas de 40 W a 30 centímetros de distância dos mamilos;
  4. Massageie os seios: a massagem de uma a duas vezes ao dia são essenciais para tornar os seios mais salientes e para facilitar a pega do bebê e sucção do leite. Portanto, crie este hábito e faça a massagem diariamente;
  5. Deixe os mamilos arejados: deixar que a pele dos mamilos respire é essencial para a prevenção do aparecimento de fissuras ou infecção fúngicas. Então deixe os mamilos liberados várias vezes ao dia, evitando o uso de sutiã e preferencialmente de blusas também.

Cuidados com a gestante nas 37 semanas de gravidez

A hora do parto já está chegando e com isso é importante tomar alguns cuidados para garantir que os instantes finais da sua gestação sejam de muita saúde para a mamãe e para o bebê. Reunimos nesse post algumas dicas e providências essenciais para as 37 semanas de gravidez. confira:

  • Anote os contatos de emergência da maternidade: as maternidades costumam deixar à disposição das gestantes um número de emergência para contato. Tenha-o anotado e se necessário entre em contato para que eles possam te avaliar;
  • Acompanhe a agenda das consultas de pré-natal: no final da gravidez as consultas de pré-natal ficam mais constantes e seguir as datas propostas pelo médico é essencial para garantir sua saúde e a do seu bebê. Aproveite este momento para tirar todas as suas dúvidas relacionadas à gestação e a maternidade;
  • Descanse bastante e priorize uma noite de sono regular: use esses últimos dias para descansar bastante, priorizando uma noite de sono regular. Afinal, assim que o seu bebê nascer você irá gastar bastante energia e é importante que você esteja descansada;
  • Não abra mão de uma alimentação saudável e balanceada: a alimentação é um ponto chave para manter sua saúde e a do seu pequeno(a) em dia. Então ainda que a gravidez esteja chegando ao fim, é importante não descuidar;
  • Hidrate-se corretamente: uma boa hidratação também é essencial para manter sua saúde em dia. Não se esqueça de hidratar-se corretamente, ingerindo aproximadamente 2 litros de água diariamente;
  • Se informe referente ao tipo de parto escolhido: use das 37 semanas de gravidez para se informar com seu médico a respeito das principais informações sobre o parto que você escolheu, isso vai te ajudar a ficar mais tranquila e a entender o que irá acontecer dentro dos próximos dias.

Esperamos que você possa ter entendido quais são os principais sintomas, acontecimentos e providências das 37 semanas de gravidez. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

E caso você queira saber outras informações sobre as últimas semanas gestacionais, basta continuar acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário