35 Semanas de Gravidez

As 35 semanas de gravidez marcam o fim do oitavo mês gestacional e isso quer dizer que o nascimento do bebê está cada dia mais perto. A mamãe vem sentindo muitos incômodos do fim da gestação e, além disso, a ansiedade nos papais também aumentam a cada dia à espera da chegada do bebê que está por vir nas próximas semanas.

Por isso é muito importante que os cuidados com a gravidez permaneçam e que agora mais do que nunca o papai, familiares e amigos sejam bastante prestativos e colaborem com a gestante que passa a ter dificuldades até mesmo para realizar as tarefas diárias.

Se quiser ficar por dentro de todos os sintomas, acontecimentos e cuidados que marcam a 35ª semana gestacional, basta continuar a leitura desse post. Vem com a gente! 😊

Sintomas com 35 semanas de gravidez

A gestante com 35 semanas de gravidez continua sentindo os sintomas do final da gestação e isso implica que os incômodos tendem a ser intensos e constantes. Com isso é importante tomar alguns cuidados para garantir maior bem-estar e saúde para este momento.

Confira abaixo quais são os principais sintomas da gestante com 35 semanas de gravidez:

Falta de ar

É muito comum que as grávidas nessa etapa gestacional sinta falta de ar devido a pressão que o útero faz sobre as costelas. Para evitar o agravamento desse sintoma, tente sempre que for possível evitar grandes esforços e faça o exercício de respiração lentamente.

Indigestão

Por este mesmo motivo (pressão do útero sobre as costelas), você pode sentir também indigestão ou desconforto ao alimentar-se. Pensando nisso, evite grandes refeições dando prioridade a alimentações mais leves e espaçadas ao longo do dia e lembre-se que alimentar-se corretamente e na quantidade ideal é indispensável para a nutrição correta do bebê.

Aumento de peso

Você deve ter notado que nas semanas anteriores o seu peso aumentou consideravelmente e a tendência é que durante essa semana os quilos a mais na balança continuem a subir. Porém, para evitar que o aumento de peso seja além do esperado, é interessante que você faça o acompanhamento nutricional e siga um plano alimentar específico para sua necessidade.

Insônia

Outro sintoma comum nas 35 semanas de gravidez é a insônia. Isso porque a mamãe está sentindo diversos sintomas físicos e emocionais que a impedem de relaxar. Mas acredite: uma noite de sono regular fará muita falta e é muito importante que você tome cuidados para garantir que seu sono estará em dia. Portanto, inclua na sua rotina o hábito de tomar chás calmantes e banhos mornos, temos certeza que isso contribuirá bastante.

Contrações de treinamento

Assim como nas semanas anteriores, as contrações de Braxton Hicks (ou contrações de treinamento) também continuarão na 35ª semana gestacional. Mas antes que você se preocupe com isso, nós já adiantamos que esse tipo de contração não causa mal algum a sua saúde ou a de seu bebê. É apenas uma maneira do seu corpo se preparar para o parto e causa sintomas leves e com curta duração.

Entretanto, se você perceber que o sintoma está intenso, o recomendado é que você procure um médico pois isso pode ser indício de um parto prematuro.

Câimbras

O aumento de peso ocasionado na gravidez pode provocar câimbras durante as 35 semanas de gravidez e isso também ocasiona um grande desconforto na gestante. Para evitá-las você pode massagear e alongar as regiões mais afetadas e aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e magnésio.

Cansaço

cansaço na gravidez
Fazer pequenas pausas ao longo do dia ajuda a aliviar o cansaço na gravidez.

A grávida pode apresentar cansaço durante o final da gestação devido os sintomas que a impedem de descansar, além do fato de estar com dificuldade de respirar. Portanto, é essencial que a mamãe faça pequenos intervalos ao longo do dia para garantir que este cansaço não lhe sobrecarregue.

Dores nas costas

Durante as 35 semanas de gestação a gestante queixa de dores nas costas que agravam no fim do dia e o resultado disso é o peso da barriga. O descanso e uma boa de sono são essenciais para garantir que este sintoma não incomode demasiadamente.

Micção frequente

A mamãe também notará durante toda a gestação que a ida ao banheiro aumentou. E isso é resultado da pressão que o útero faz sobre a bexiga, diminuindo o seu reservatório. É importante lembrar que embora você faça xixi com maior frequência, você não deve diminuir a ingestão de líquidos (a não ser aqueles que são diuréticos), muito pelo contrário: manter-se bem hidratada durante a gestação irá garantir que sua saúde e a de seu bebê não serão prejudicadas e evitará a aparição de doenças que podem ser graves, como por exemplo a infecção urinária.

Alterações na gestante com 35 semanas de gravidez

Em relação às alterações físicas na gestante, as principais estão relacionadas ao ganho de peso que agora está ainda mais acelerado. Para garantir que isto não seja incômodo, é importante que a mamãe encontre uma boa posição para dormir, além de certificar-se de que as roupas e sapatos que ela está usando são confortáveis e não estão te apertando.

Como a gravidez está chegando ao fim, é normal que o médico obstetra solicite que a gestante passe a ir às consultas semanalmente até a data do parto. Lembre-se de seguir o calendário proposto pelo médico para garantir que tudo ocorrerá bem e que seu bebê chegará ao mundo com muita saúde!

Desenvolvimento do feto com 35 semanas de gravidez

Durante as 35 semanas de gravidez praticamente todos os órgãos do bebê já estão formados (em exceção dos pulmões que ainda seguem em desenvolvimento). Veja abaixo quais são os principais acontecimentos dessa etapa gestacional:

  • Os rins e fígado já estão funcionamento 100% e já exercem as suas funções;
  • O rosto do bebê está mais liso;
  • A pele apresenta uma cor rosada e não mais avermelhada;
  • O bebê está coberto por uma espessa camada de vérmix cremoso e já pode ter bastante cabelo;
  • As unhas das mãos já chegam à ponta dos dedos e as unhas dos pés ainda não estão totalmente desenvolvidas;
  • Agora o bebê não tem tanto espaço dentro do útero e provavelmente já assumiu a posição de cabeça para baixo, estando pronto para nascer.

Qual é o tamanho do feto com 35 semanas de gravidez?

O feto com 35 semanas de gravidez tem aproximadamente 46,2 centímetros, o que equivale ao tamanho de um melão orange, e o seu peso estimado é de 2,83 quilos.

35 semanas de gravidez são quantos meses?

A gestante com 35 semanas de gestação se encontra no 8º mês gestacional.

Grávida na direção: pode ou não?

A resposta para essa pergunta é sim e não. Embora o código de trânsito brasileiro que proibia que as grávidas pudessem dirigir após o quinto mês gestacional não esteja mais em vigência desde 1997 o recomendado é que a mamãe não dirija.

direção na gravidez: pode ou não pode
Descubra se pode ou não pode dirigir nas 35 semanas de gravidez.

E isso se explica pois o bebê fica agitado na barriga, o que certamente irá desviar a atenção da mulher, podendo gerar consequências no trânsito. Além disso, os reflexos costumam ficar mais lentos durante a gestação e isso também contribui para que a direção durante este período não seja recomendado.

Então se você está grávida com mais de 5 meses, recomendamos que você dê um tempo na direção. Prefira se locomover através de transporte público, taxi, aplicativos de transporte ou carona. Tenho certeza que dessa forma você e seu bebê estarão mais seguros. E para informações mais detalhadas sobre o assunto, você pode conversar com seu obstetra.

Cuidados durante as 35 semanas de gravidez

Além de tomar cuidado na direção, há alguns outros cuidados necessários durante as 35 semanas de gravidez para garantir saúde e bem-estar à mamãe e ao bebê. Veja abaixo alguns deles:

  • Mantenha a alimentação saudável e balanceada;
  • Hidrate-se corretamente;
  • Faça pequenas pausas para descanso ao logo do dia;
  • Peça auxílio ao seu marido, familiares e amigos durante os afazeres diários;
  • Se informe a respeito da licença maternidade;
  • Siga o calendário de consultas proposto pelo médico obstetra;
  • Fique com as pernas elevadas ao menos 3 vezes diariamente;
  • Use roupas e sapatos confortáveis;
  • Priorize uma noite de sono regular;
  • Anote suas dúvidas à respeito da gestação e maternidade para esclarecimento com seu médico durante as consultas;
  • Inclua na sua rotina atividades do seu agrado para garantir lazer e relaxamento;
  • Se ainda não fez, providencie a mala maternidade e se possível já deixe-a no carro;
  • E… Por fim, curte os últimos dias da sua gravidez com calma e leveza (sempre que possível). Esse momento é mágico!

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender todos os principais aspectos que acercam as 35 semanas de gravidez. caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar nesse post que nós te esclarecemos.

Ah, e não se esqueça que todo conteúdo exposto aqui é com caráter informativo e que não substitui as idas ao médico e o acompanhamento pré-natal. Muito pelo contrário: nós da equipe Bebeteca reconhecemos a importância do acompanhamento médico e incentivamos sempre que possível que você vá às consultas.

No mais, se você quiser continuar acompanhando os últimos sintomas e acontecimentos do fim do período gestacional, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos os próximos posts e te esperamos por aqui! Até a próxima! 😊

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário