34 Semanas de Gravidez

Ao chegar nas 34 semanas de gravidez o feto já possui um excelente desenvolvimento. Inclusive, caso o bebê nasça durante essa semana, é bem provável que ele sobreviva sem nenhuma grande complicação de saúde.

É nessa semana que os médicos notam que o bebê já se encontra de cabeça para baixo, posição ideal para um parto normal seguro. Portanto, se o seu bebê ainda não se encontra assim, não se desespere! Ele tem até a 37ª semana para virar e você pode fazer alguns exercícios que são seguros para estimulá-lo. Converse com seu médico sobre.

Em relação aos sintomas da gestante, como agora ela já está na reta final gestacional, os sintomas tendem a ser mais intensos e corriqueiros e passa a ser ainda mais necessário tomar alguns cuidados para aliviá-los.

Quer saber quais são os cuidados com a mamãe, além dos principais sintomas e acontecimentos das 34 semanas de gravidez? Basta continuar a leitura desse post! 😊

Sintomas com 34 Semanas de Gravidez

Com 34 semanas de gestação a mamãe já se encontra na reta final da gravidez e isso indica que os sintomas são mais intensos e constantes. Mas fique tranquila: na maioria das vezes os sintomas são esperados e não apresentam nenhum perigo a sua saúde ou a de seu bebê.

Entretanto, caso você sinta algo que lhe preocupe, não deixe de comunicar ao seu médico para que ele possa te examinar e te dizer se há algo de errado com você ou seu bebê, ok?

Veja a seguir quais são os principais sintomas das 34 semanas de gravidez:

Dor ou dormência no quadril

Nas 34 semanas gestacionais a mulher pode começar a sentir dor ou dormência no quadril que tendem a piorar ao caminhar. Essas condições são resultados da preparação da região pélvica da gestante para o parto, causando afrouxamento nas articulações.

Coceira nos seios

É comum que a gestante apresente coceira nos seios, principalmente no período de crescimento (que é bastante comum nessa etapa gestacional). Para evitar o aparecimento de estrias, recomendamos a hidratação constante com cremes a base de vitamina E.

Contrações de treinamento

As contrações de treinamento, também conhecidas como contrações de Braxton Hicks, ainda são bem presentes nessa etapa da gravidez e possuem sintomas como: cólicas leves e barriga dura.

Azia

A azia, que pode ser frequente desde o início da gravidez, tende a estar mais frequente nessa época gestacional e tem grande relação à sua alimentação e a quantidade ingerida. Portanto, converse com seu médico sobre a necessidade de mudanças alimentares e/ou a inclusão de remédios para alívio dos sintomas.

Dores nas costas

À medida que a barriga da gestante se desenvolve, as dores nas costas tendem a aumentar mais. E para que este sintoma não seja tão incômodo, o ideal é que a mamãe faça pequenos descansos ao longo do dia, faça exercícios e alongamentos e mantenha uma noite de sono regular.

Inchaço

O inchaço é mais um comum muito esperado durante toda a gravidez que tende a piorar na etapa final. E isso se justifica devido ao ganho de peso e retenção de líquido que a mamãe sofre neste período. Para aliviá-lo, tente fazer pausas durante o dia para elevar as suas pernas, além de evitar roupas muito apertadas ou sapatos desconfortáveis e é claro: mantenha sempre a sua hidratação em dia (beba, no mínimo 2 litros de água diariamente).

Câimbras

As câimbras também são bastante frequentes nas 34 semanas de gravidez e a tendência é que elas permaneçam até os últimos instantes da gestação. Para aliviá-las, nossas dicas são: faça alongamentos diários, alongue a área afetada durante as ocorrências, ingira bastante líquido e inclua alimentos ricos em magnésio na sua dieta.

Falta de ar

Com 34 semanas de gestação a tendência é o que o útero esteja comprimindo o pulmão, o que consequentemente dificulta a passagem de ar e ocasiona a falta de ar. Por isso, sempre que isso acontecer tente se sentar, relaxar e respirar profundamente para controlar sua respiração novamente.

Insônia

insônia na gravidez
Criar uma rotina de sono, tomar banhos mornos e chás relaxantes ajuda a reduzir a insônia durante a gravidez.

A insônia pode dar o ar das graças na 34ª semana gestacional devido aos incômodos físicos e emocionais que essa semana proporciona. Afinal, são muitos medos, preocupações e ansiedades, além de todos os sintomas que a gestante físicos que a gestante vêm sentindo ao longo dos dias que consequentemente dificultam que elas tenham uma boa noite de sono.

Para evitar que esse sintoma seja frequente, você pode criar uma rotina de sono, tomar banhos mornos e chás relaxantes.

Micção frequente

A micção frequente é um dos sintomas que mais atrapalham a gestante durante toda a gestação e o resultado disso é a pressão que o útero faz sobre a bexiga diminuindo o seu reservatório. Mas a boa notícia é que isso passa logo após o nascimento e seus hábitos logo irão voltar ao normal.

Alterações na gestante com 34 semanas de gravidez

As principais alterações físicas na gestante estão relacionadas com o peso extra da sua barriga que estão dificultando que façam as tarefas diárias. Por isso, é muito importante que o marido, familiares e amigos das futuras mamães comecem contribuir mais.

Além disso, é comum que elas estejam nervosas, ansiosas e cansadas, sendo necessário tomar alguns cuidados para garantir que sua saúde e bem-estar não serão prejudicados. Falaremos disso adiante.

Como anda o desenvolvimento do feto com 34 semanas de gravidez?

Com 34 semanas de gravidez, o feto que já está maior e mais gordinho, possui uma pele com aspecto mais liso e já possui uma camada maior de gordura pelo corpo, o que representa uma importância enorme (regular a temperatura do corpo fora do útero após o nascimento).

Veja quais foram os outros acontecimentos que marcaram o desenvolvimento do feto durante as 34 semanas gestacionais:

  • O sistema nervoso central e sistema imunológico seguem em desenvolvimento;
  • Os pulmões já estão praticamente desenvolvidos;
  • A audição também já está praticamente toda desenvolvida, sendo uma excelente época de conversar bastante com seu filho(a);
  • Os ossos já estão mais fortes, embora os do crânio ainda não estejam completamente conectados (o que facilitará a passagem no canal vaginal em caso de parto normal);
  • Em caso de meninos, os testículos começam a descer nessa etapa gestacional. Porém, é comum que um ou dois deles não cheguem na posição correta antes do seu nascimento ou até mesmo durante o seu primeiro ano.

Tamanho do feto com 34 semanas de gravidez

Com 34 semanas de gestação o tamanho estimado do feto é de 45 centímetros, o que equivale ao tamanho de um abacaxi, e o seu peso aproximado é de 2.150 gramas.

Saiba como relaxar durante as 34 semanas de gravidez

Relaxar durante a reta final da gravidez é essencial para manter a saúde e bem-estar da mamãe e do bebê. No entanto, com tanta ansiedade e acontecimentos envolvidos, esta tarefa tende a ser muito complicada para grande parte das mulheres.

dicas de relaxamento gravidez
Dicas de como relaxar durante a gravidez.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que contribuirão bastante para que você saiba como evitar o stress e controlar a ansiedade durante as 34 semanas gestacionais para preparar o seu psicológico para o parto do seu bebê. Veja quais são:

  • Crie uma rotina de sono: as grávidas muitas vezes sentem bastante sono e ainda assim evitam “dormir muito” para não parecerem preguiçosas (menos as que sofrem de insônia). Esse é um erro pois dormir vai te ajudar a ficar relaxada, disposta e calma, além de contribuir para que seu bebê fique tranquilo durante a gestação e após o nascimento. Então o indicado é que você tenha uma rotina de sono para dormir o máximo que puder;
  • Relaxe com uma música agradável: durante o final da gravidez o ideal é que você evite lugares movimentados e agitados que te deixarão ainda mais ansiosa. Ao invés disso, relaxe com os pés elevados ao som de uma música agradável;
  • Faça passeios agradáveis: se você quiser passear, procure fazer passeios agradáveis que te proporcionarão bem-estar. Os passeios ao ar livre são uma excelente pedida e inclusive te ajudarão na reposição de vitamina D, essencial para a sua saúde;
  • Busque companhias agradáveis: busque ter próximo de você pessoas que te colocarão para cima, te ajudarão e sobretudo te acalmarão sempre que for preciso;
  • Tome banhos mornos: os banhos mornos são uma excelente forma de relaxamento. Portanto, deixe a água cair por suas costas, barriga, feche seus olhos e relaxe! Tenho certeza que você irá curtir bastante este momento;
  • Faça exercícios regulares: as atividades físicas como alongamentos e caminhadas podem contribuir bastante para seu relaxamento. Portanto, converse com seu médico para que ele possa te dizer se você pode ou não as fazer e inclua-as em sua rotina sempre que possível;
  • Faça escalda pés: essa é uma excelente opção para relaxar e ainda para desinchar suas pernas e pés. Prepare uma bacia com água morna e saches de chá de camomila, erva doce ou outro de sua preferência e, em seguida, coloque seus pés, feche os olhos e relaxe;
  • Tenha uma alimentação saudável: a alimentação saudável e balanceada é muito importante para que você garanta os nutrientes necessários para você e para seu bebê e para te ajudar a controlar o stress e ansiedade. Portanto, inclua na sua alimentação diárias alimentos como: frutas, legumes e sucos naturais.

E aí, conseguiu entender quais são os principais sintomas, acontecimentos e cuidados das 34 semanas de gravidez? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

E se você quiser saber quais são os acontecimentos das próximas semanas gestacionais, basta continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário