32 Semanas de Gravidez

Com 32 semanas de gravidez, o que equivale a 8 meses gestacionais, o bebê já está bastante desenvolvido. Seus olhos já acompanham a direção da luz e já piscam e, além disso, seus ouvidos são a principal ligação do feto ao mundo exterior, uma vez que eles já conseguem ouvir vários sons e até mesmo se conectar com a mamãe e o papai.

Durante este período gestacional o bebê ainda se movimenta bastante. Porém, com o passar dos dias a tendência é que o seu espaço dentro do útero vá ficando limitado e que a mamãe perceba cada vez menos os movimentos do bebê.

A contagem regressiva para o nascimento começou e é necessário que a mamãe tome cuidados para garantir que a reta final seja com muita saúde. Portanto, para que você saiba quais são os cuidados, acontecimentos e afazeres desta semana, recomendamos que você dê continuidade à leitura deste post. Vem com a gente! 😊

Sintomas com 32 semanas de gravidez

Com 32 semanas de gestação os sintomas do final da gravidez vão ficando cada vez mais evidentes e intensos. Por isso é de extrema importância que a mamãe fique bem atenta ao que vem sentindo para que, caso sinta qualquer alteração grave, possa ser consultada em uma emergência para avaliar a possibilidade de um parto prematuro.

Veja quais são os principais sintomas das 32 semanas de gravidez:

Contrações de Braxton Hicks mais evidentes

Na 32ª semana de gestação é comum que a mamãe comece a sentir as contrações de treinamento com maior intensidade. Mas fique tranquila: no caso de contrações de Braxton Hicks nem você e nem o bebê correm risco e este é um sintoma já esperado para que seu útero possa se preparar para o parto.

Entretanto, se você começar sentir fortes dores, cólicas intensas e/ou sangramentos, recomendamos que você vá rapidamente a uma emergência para que você possa ser consultada e avaliarem se porventura não irá ocorrer um parto prematuro.

Ganho de peso acelerado

É esperado que até essa etapa da gravidez a gestante já tenha ganhado uns quilos extras. Porém, a partir das 32 semanas de gravidez, esse ganho de peso pode ser ainda mais acelerado e é indispensável que você controle sua alimentação e faça acompanhamento médico para que isso não saía do seu controle, o que colocaria em risco a sua saúde e a do seu bebê.

Pés e pernas inchadas

repouso durante a 32 semana de gravidez
O repouso alivia o incômodo dos sintomas com 32 semanas de gravidez.

Você irá notar que seus pés e pernas ficarão bastante inchados, especialmente ao final do dia. Para evitar este incômodo, o recomendado é que você faça pequenos descansos ao longo do dia, use sapatos e roupas confortáveis, beba cerca de 2 litros de água diariamente, coloque seus pés para cima sempre que possível, evite o excesso de sal na dieta e faça uma atividade física leve a moderada diariamente (se o seu médico permitir, é claro). A caminhada ou yoga são boas opções durante a gravidez.

Aumento do umbigo

É nesse período também que seu umbigo fica mais evidente, podendo ser reparado até nas roupas. Se isso te incomodar, o recomendado é optar por roupas mais largas que não o deixam em evidência. Ah, e não se preocupe: este sintoma passará logo após o nascimento do seu filho(a), ok?

Falta de ar

Uma vez que o útero passa a pressionar os pulmões, a sua falta de ar pode ser mais intensa. Tente fazer exercícios de respiração ao longo do dia e é claro: sem esquecer de repousar sempre que possível para que o cansaço e a falta de ar não lhe atrapalhe tanto.

Dores nas costas

À medida que o tempo passa, a sua barriga cresce cada vez mais e isso resulta em dores nas costas. Para aliviar este sintoma, o melhor a se fazer é tentar se manter o mais descansada possível, fazer exercícios de alongamento ao longo do dia e ter uma noite de sono regular diariamente.

Micção frequente

Nesse período gestacional provavelmente você já se acostumou com esse sintoma, mas é sempre bom relembrar: o aumento da micção é provocada pela pressão que o útero faz sobre a bexiga, diminuindo o seu reservatório. Para que você não sofra com isso, o ideal é que você adote algumas medidas, como: evite frequentar lugares que te impeçam de ir ao banheiro por longos períodos e não ingira grande quantidade de líquido à noite.

Alterações na gestante com 32 semanas de gravidez

As principais alterações físicas da gestante estão relacionadas com o aumento da sua barriga, que causa as dores nas costas, falta de ar, cansaço, inchaço nos pés e pernas e aumento do umbigo conforme mencionamos acima.

Portanto, a gestante na 32ª semana de gestação poderá notar também o surgimento de uma linha escura que vai do umbigo até a região íntima ocasionada pelo descontrole hormonal e que irá sumir dias após o nascimento do bebê.

Para evitar estes incômodos, o ideal é que a gestante continue o acompanhamento pré-natal e siga todas as recomendações passadas pelo seu médico, incluindo o controle da alimentação para evitar que o ganho de peso saía do controle e isso interfira na saúde da mãe e do bebê.

Desenvolvimento do feto com 32 semanas de gravidez

O principal marco do desenvolvimento do feto nas 32 semanas de gravidez está ligado ao crescimento do seu cérebro. Além disso, alguns outros fatores também acontecem nesse período em que o bebê já está bastante desenvolvido. Vejam quais são:

  • Ele já consegue ouvir sons distintos;
  • Os ossos ficam mais duros (exceto o crânio);
  • As unhas já cresceram o suficiente para chegar até a ponta dos dedos;
  • A sua cor de cabelo já foi definida;
  • O coração bate aproximadamente 150 vezes por minuto;
  • Quando seus olhos estão abertos, eles se movem em direção da luz e eles já conseguem piscar;
  • E, embora o bebê com 32 semanas gestacionais tenha grande chance de sobreviver no caso de parto prematuro, o ideal é que ele espere o tempo certo pois ainda está magrinho e precisa terminar de se desenvolver para vir ao mundo.

Tamanho do feto com 32 semanas de gravidez

Com 32 semanas de gestação o bebê mede aproximadamente 42,4 centímetros, tamanho equivalente a um coco verde, e o seu peso estimado é de 1700 gramas.

32 semanas de gestação são quantos meses?

A 32ª semana de gravidez equivale ao 8º mês. Ou seja, a mamãe acaba de entrar no penúltimo mês gestacional e a contagem regressiva para o nascimento do bebê se inicia.

Drenagem linfática na reta final da gravidez: é permitido ou não?

O inchaço é sem dúvidas um dos maiores incômodos percebidos pela mamãe durante toda a gravidez e o fato é que esse sintoma tende a piorar no último trimestre, dificultando que a gestante faça algumas tarefas simples de sua rotina diária.

Para que isso seja evitado, há algumas recomendações básicas que devem ser seguidas como as que falamos anteriormente: evitar o excesso de sal, usar roupas e sapatos adequados, fazer repouso com as pernas elevadas, beber no mínimo 2 litros de água diariamente, etc.

Mas há ainda a opção de incluir na sua rotina a drenagem linfática na gravidez. Sim, a realização de drenagem pode sim ser feita durante a gestação e é bastante benéfica para reduzir e até mesmo evitar que os inchaços apareçam.

Contudo, ela não deve ser realizada em casa e/ou por profissionais que não são capacitados para a realização do procedimento. Para que se tenha a segurança necessária, lembre-se sempre de pedir a autorização do seu médico obstetra de confiança e buscar indicações de profissionais aptos para a realização da drenagem, dessa forma você conseguirá usufruir dos seus benefícios e se sentirá melhor!

Cuidados com a mamãe durante as 32 semanas de gravidez

Agora que sua gestação está chegando ao fim, é muito importante que você não descuide e continue seguindo as orientações médicas para garantir que o final do período gestacional seja saudável e que o parto aconteça da melhor maneira possível.

cuidados com a mamãe na gravidez
Dentre os cuidados que você deve ter nas 32 semanas de gravidez, estão: hidratar-se corretamente e manter uma alimentação saudável e balanceada.

Para isso, separamos algumas dicas que devem ser levadas em consideração durante a 32ª semana de gravidez. Veja só:

  • Beba 2 litros de água diariamente: a hidratação correta oferece inúmeros benefícios para todos nós. Porém, para as gestantes a sua importância é ainda maior. Isso porque ao consumir a quantidade correta de água você conseguirá evitar que os incômodos da gravidez sejam muito intensos e vai garantir que seus órgãos funcionam corretamente durante o período gestacional;
  • Evite o excesso de sal: o sal em excesso pode piorar seus quadros de inchaço (o que de fato lhe causaria um incômodo tremendo). Portanto, é essencial que você não exagere no consumo de comidas salgadas, sempre aliado à boa hidratação;
  • Evite vestimentas e calçados muito apertados:
  • Garanta uma alimentação saudável e balanceada: ainda que você faça a boa hidratação e não consuma sal em excesso, você precisará avaliar se a sua alimentação está saudável e balanceada. Somente assim você garantirá que está consumindo todos os nutrientes e vitaminas necessárias para garantir não apenas a sua saúde, mas também a saúde e o desenvolvimento saudável do seu bebê. Se sentir necessidade, entre em contato com um nutricionista para que ele possa te auxiliar durante esse período, ok?

Bom, é isso! Esperamos que você tenha conseguido compreender os principais sintomas, acontecimentos e cuidados das 32 semanas de gravidez. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui no post que nós te esclarecemos.

Ah, e se quiser ficar por dentro do que acontece nas próximas semanas gestacionais, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos os outros posts e nós te esperamos por aqui. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário