3 Semanas de Gravidez

Chegamos na 3ª semana de gravidez e enfim o corpo começa a dar sinais ainda mais evidentes às mamães. Seja pelo aumento da frequência urinária (que inclusive passam a acordá-las a noite para ir ao banheiro), pelo cansaço excessivo ou mamas doloridas, muitas mulheres já conseguem desconfiar da gravidez logo nas 3 semanas de gravidez, antes mesmo da ausência da menstruação.

Assim como a 2ª semana, a 3ª semana de gestação também é muito importante para o desenvolvimento do bebê (que no momento ainda se trata de um emaranhado de células que se multiplicam a cada instante).

Acompanhe esse post para que você fique por dentro dos sintomas da 3ª semana de gravidez e tudo que acontece durante esse período.

Sintomas da 3ª semana de gravidez

sintomas da 3ª semana gravidez
Na 3ª semana de gestação, os sintomas começam a ser mais perceptíveis.

Se na 1ª e na 2ª semana as mulheres já apresentavam sintomas parecidos com a TPM (tensão pré-menstrual), na 3ª semana de gestação esses sintomas ficam ainda mais intensos. Inclusive, há a presença de novos sintomas que antes não haviam se manifestado.  

Ah, mas vale ressaltar que isso é bastante individual e que pode variar de mulher para mulher. Todas as informações que passamos aqui são baseadas em um levantamento de informações e, mesmo que você tenha apresentado algum sintoma diferente desses anteriormente, não é algo a se preocupar. E lembre-se: sempre que for necessário, consulte um médico especialista.

Confira quais são os principais sintomas da 3ª semana de gravidez:

Cansaço excessivo

Sabe aquele cansaço que sentimos depois de um dia intenso de trabalho? E que tudo que queremos é tomar um banho bem relaxante e descansar? Pois é. Para as gestantes que estão passando pela 3ª semana de gravidez, não é necessário esforço algum para sentir esse cansaço excessivo e, em alguns casos, uma sonolência maior que o normal também.

Há mulheres que sentem essa sensação desde a 1ª semana, mas, o mais certo é que esse sintoma apareça nesse período. E a justificativa para tanto cansaço é o aumento do hormônio progesterona no organismo, fato que acontece naturalmente com o início da gravidez.

Aumento da frequência urinária

Nesse período da gestação é bem comum que as mamães comecem a notar uma maior frequência urinária, sintoma que tende a perdurar durante as próximas semanas de gravidez. Portanto mamães: preparem-se para irem mais vezes ao banheiro (inclusive durante a noite!).

Isso se explica devido ao fato que o útero está comprimindo a bexiga para se preparar para receber o bebê, fazendo com que a capacidade no reservatório da bexiga seja menor.

Dores nas mamas

As mamas que, nas semanas anteriores estavam sensíveis, podem começar a ficar mais doloridas, inchadas e pesadas (semelhante ao que costumamos sentir durante o período de TPM). Além disso, o escurecimento do mamilo e auréolas permanecerá.

Esses fatores se justificam devido a produção de dois hormônios, são eles: estrógeno (produzido pela placenta) e prolactina (produzida pela hipófase).

Cólicas e sangramentos vaginais

As cólicas também estão bastante presentes durante as 3 semanas de gravidez, podendo ser facilmente confundidas com as cólicas do período menstrual. Outro ponto que pode ser observado a partir desse período são leves sangramentos conhecidos como sangramento de nidação (ocorridos durante o processo de fixação do óvulo fecundado no útero).

Alterações de humor repentinas

A mudança de humor que pode aparecer desde a 1ª semana de gravidez começa a ficar ainda mais intensa. Nas 3 semanas de gravidez é bastante comum uma crise de choro inexplicável, uma irritabilidade sem motivo aparente ou uma mudança brusca de humor de uma hora para outra.

Para mulheres que sofrem de irritabilidade e sensibilidade durante a TPM, esse é mais um sintoma que pode ser facilmente confundido com os sintomas pré-menstruais fazendo-a acreditar que sua menstruação está prestes a chegar.

3 semanas de gravidez: já está na hora de realizar o teste?

teste de gravidez 3 semanas de gestaçao
Para realizar o teste de gravidez você deve aguardar o atraso da sua menstruação.

É muito comum que as mulheres, principalmente aquelas que estão se programando para ter um bebê, fiquem ansiosas para constatar se estão ou não grávidas. E embora seja difícil controlar toda essa ansiedade, temos que dizer que o ideal é aguardar o atraso menstrual antes de fazer um teste de gravidez (seja de farmácia ou de sangue).

O atraso menstrual pode acontecer a partir da 2ª semana de gestação, embora seja raro. O mais provável de acontecer é na 4ª semana de gravidez. Porém, caso você possua um ciclo menstrual regular e já tenha notado a ausência da sua menstruação já nas 3 semanas de gestação, você está sim liberada para realizar o teste de gravidez.

Caso o primeiro resultado dê negativo, nossa recomendação é repeti-lo dentro de um prazo de 5 a 7 dias, uma vez que os níveis de hormônios hCG no sangue podem ser baixos nas 3 semanas de gravidez e o resultado tenha falhado.

Mudanças no corpo durante as 3 semanas de gravidez

Por mais que os sintomas não sejam tão perceptíveis assim e que durante as 3 semanas de gestação você ainda não tenha conseguido descobrir a sua gravidez, o seu corpo já consegue compreender que você está grávida e está trabalhando intensamente para receber o seu bebê.

As produções de hormônio estão em alta (o que justifica a maioria dos sintomas da 3ª semana de gestação) para informar ao cérebro e todos os outros órgãos do corpo que tem um bebê a caminho.  

Quais são os principais acontecimentos da 3ª semana de gestação?

Na 3ª semana o óvulo fecundado já está quase chegando no útero, o seu destino final. Durante o percurso na trompa de falópio ele já recebeu nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Nessa fase, seu bebê ainda é um blastócito (emaranhado de células que vão se multiplicando a cada instante).

Ao fim das 3 semanas de gravidez a implantação enfim se inicia para que seu bebê possa se desenvolver dentro de onde será sua casa pelas próximas semanas: o útero!

Já é possível ver barriga com 3 semanas de gravidez?

Como foi dito anteriormente, o seu bebê só vai chegar ao útero no final das 3 semanas de gestação e ele ainda é bem pequenininho (equivalente ao tamanho da cabeça de um alfinete). Portanto, ainda não é possível ver a saliência da barriga de gestante na 3ª semana de gravidez.

Isso só irá acontecer nas próximas semanas, normalmente entre a 16ª e 20ª semana, quando o feto já começa a se desenvolver e crescer dentro do útero.

Durante a consulta médica: o que perguntar?

consulta com obstetra gestante
Saiba o que pergunta durante sua consulta médica nas 3 semanas de gravidez

As grávidas que estão passando pelas 3 semanas de gestação costumam sentir alguns incômodos e, por mais que ainda não consigam constatar que seja de fato uma gravidez (pela falta de tempo para realização do teste), tendem a buscar uma ajuda médica para entender o que estão sentindo.

Se esse é o seu caso, não deixe de comentar com o médico sobre a possibilidade de gravidez e pergunte sobre quais são os primeiros cuidados que você deverá tomar para garantir que ficará tudo bem com seu bebê.

Informe-se sobre a necessidade de ingerir vitaminas e ácido fólico (essencial para o desenvolvimento do feto) e conte a ele quais são seus medicamentos de uso constante para saber se tem necessidade de interromper o uso durante a gravidez, afinal, existem diversos medicamentos que são prejudiciais para o desenvolvimento saudável do bebê.

O que fazer e o que não fazer nas 3 semanas de gravidez

Sabemos que durante as semanas de gestação você vai precisar tomar alguns cuidados para garantir saúde e bem-estar para você e o seu bebê. E, durante as 3 semanas de gravidez, é muito importante que você tente manter a calma sem deixar que a ansiedade tome conta, principalmente porque é bem provável que você ainda não tenha conseguido constatar se é gravidez mesmo ou não.

Portanto, nessa semana busque uma alimentação saudável e balanceada, hidrate-se corretamente, durma bem e faça exercícios de respiração ao longo do dia para se acalmar. Logo, logo você poderá realizar o teste e terá uma resposta assertiva.

Quanto ao que você não deve fazer, e isso vale para todas as situações que você desconfiar de uma gravidez, estão: ingerir bebidas alcóolicas e excesso de cafeína, fumar, realizar atividades com alto impacto e fazer procedimentos estéticos invasivos.

Ah, e se você já tiver conseguido confirmar a gravidez durante a 3ª semana, não se esqueça de marcar uma consulta com o médico obstetra para iniciar o pré-natal, tá bem? Essa é a primeira providência que você deve tomar logo que descobrir que será mamãe para que ele consiga te passar a relação completa do que deve ser feito e o que precisará ser suspendido ao decorrer das semanas gestacionais.

Bom, esperamos que você tenha conseguido entender tudo o que acontece nas 3 semanas de gravidez. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto, não deixe de comentar aqui nesse post para que possamos esclarecê-la.

Ah, e continue acompanhando o nosso blog! Nos próximos dias iremos falar a respeito das próximas semanas da gestação para que você fique por dentro de tudo que acontece com a mamãe e com o bebê.

Te esperamos por aqui! Até breve!

Deixe um comentário