29 Semanas de Gravidez

As 29 semanas de gravidez, que equivale a 7 meses gestacionais, são marcadas pelo posicionamento do bebê na melhor posição para vir ao mundo. Normalmente ele fica de cabeça para baixo no útero e tende a permanecer assim até o momento do parto.

Porém, se nesse momento da gestação o seu bebê ainda não virou, não se preocupe! Ele ainda terá bastante tempo para chegar na posição e há também formas de estimulá-lo. Recomendamos que você converse com seu médico obstetra sobre isso.

E caso você queira saber quais são os outros sintomas e acontecimentos das 29 semanas de gravidez basta continuar a leitura desse post. 😊

Sintomas com 29 semanas de gravidez

Quando a gestante entra as 29 semanas ela está se aproximando das últimas semanas de gravidez e, com isso, os sintomas vão aumentando. Mas fique tranquila: não é nada que costuma preocupar e é bem provável que você já esteja acostumada com os sintomas gestacionais, então você não irá sentir grandes incômodos.

Portanto, caso você perceba algum sintoma exagerado ou incomum, não se esqueça de consultar o seu médico para averiguar se está tudo certo com sua gravidez, ok?

Veja quais são os sintomas mais comuns das 29 semanas gestacionais:

Dormência e inchaço nas mãos e pés

Nessa etapa da gravidez a tendência é que haja um grande aumento do fluxo e circulação sanguínea e isso poderá provocar dormência e inchaço nas mãos e pés. Para aliviar este sintoma você deve optar pelo uso de sapatos confortáveis, elevar as pernas por alguns minutos (especialmente no final do dia), fazer caminhadas leves (sempre com a autorização do seu médico), evitar ficar em pé por muito tempo e, em alguns casos, usar meia elástica.

Aparecimento de varizes

O aparecimento de varizes é causado pelo mesmo motivo da dormência e inchaço nas mãos e pés e as formas de amenizar este incômodo também são as mesmas. Porém, caso o incômodo seja demasiado e/ou acompanhado de outros sintomas, não deixe de agendar uma consulta médica para que o profissional possa analisar o seu caso e te indicar o tratamento mais indicado.

Surgimento de colostro

O colostro é conhecido como o primeiro leite produzido pela mamãe e é comum que ele comece a sair durante este período gestacional, ainda em pequenas quantidades. Seu aspecto pode ser amarelado e esbranquiçado e você poderá notar também uma aparência diferente das suas mamas e mamilos.

Aumento da secreção vaginal

É comum que algumas mulheres reparem também o aumento da secreção vaginal durante esse período e no geral não há motivos para se preocupar. Caso você perceba cheiro ou coloração muito intensa ou presença de sangue, não deixe de consultar o seu médico para que ele possa te examinar e averiguar o que pode estar acontecendo.

Início das contrações

Nas 29 semanas de gravidez o seu útero tende a começar a se preparar para a hora do parto e isso inclui o aparecimento de algumas contrações que normalmente acontecem sem dores e de curta duração, conhecidas como contrações de Braxton Hicks (falaremos sobre elas adiante).

contrações com 29 semanas de gravidez
Durante as 29 semanas de gravidez, as contrações de Braxton Hicks começam a aparecer.

Se porventura você notar que as contrações estão intensas e acompanhadas cólicas abdominais fortes ou sangramentos intensos, vá prontamente a uma urgência para verificar a possibilidade de um aborto ou parto prematuro.

Aumento da frequência urinária

Esse é o sintoma que mais acompanha as gestantes desde o princípio da gravidez e durante essa etapa gestacional pode ficar ainda mais intenso. E o que justifica isso é a pressão que o útero faz sobre a bexiga, o que aumenta ainda mais com o avanço da gravidez.

Para que não seja tão incômodo, evite ficar longos períodos sem ir ao banheiro, não beba grande quantidade de líquidos antes de se deitar e se por acaso você desconfiar da presença de infecção urinária, peça para que seu obstetra avalie seu caso e inicie um tratamento o quanto antes.

Aumento do peso

Com 29 semanas de gravidez é comum que a mulher ganhe cerca de 500g por semana até o fim da gravidez. Pensando nisso, programe-se para usar roupas confortáveis e faça o controle do seu peso sempre que possível para averiguar se o ganho de peso está dentro do esperado.

Caso você esteja engordando muito mais do que o previsto, cogite encontrar um profissional de saúde para te acompanhar e faça o acompanhamento com o plano alimentar ideal para você. Afinal, o sobrepeso gestacional pode acarretar sérios problemas de saúde para você e para o bebê.

Dores nas costas

Devido ao ganho de peso acelerado, a gestante pode acabar ficando com dores nas costas e para evitar que esse sintoma seja muito incômodo, o ideal é que ela se mantenha o mais descansada possível e que encontre uma posição confortável e segura para dormir. O recomendado é que ela se deite de lado e que faça pequenos descansos ao longo do dia.

Alterações na gestante com 29 semanas de gravidez

As principais alterações no corpo da gestante estão relacionadas ao ganho de peso que nessa semana passam a ser ainda mais notórios. Além disso, os inchaços (principalmente nas extremidades) poderão causar incômodos e a mamãe vai precisar tomar algumas atitudes ao longo do dia para aliviá-los (conforme foi dito acima).

Entretanto, mesmo com esses sintomas que a incomodam, é provável que a mamãe esteja feliz e empolgada com a gravidez que por sua vez está chegando ao fim!

Aproveite esse momento para curtir bastante o seu bebê e dialogar com ele, pois ele já é bem esperto e já compreende quando há interação entre vocês!

Desenvolvimento do feto com 29 semanas de gravidez

Com 29 semanas de gestação o desenvolvimento do bebê já está bastante adiantado e ele está bem ativo, mexendo e brincando bastante dentro do útero. Esses movimentos podem causar algum desconforto na mamãe, principalmente à noite que podem inclusive dificultar o seu descanso.

Além disso, são acontecimentos das 29 semanas de gravidez:

  • Os órgãos e os sentidos continuam desenvolvendo e novas células se multiplicam a cada instante;
  • A cabeça está em crescimento e seu cérebro encontra-se bastante ativo;
  • O feto ganha uma nova função durante essa semana: controlar o ritmo da respiração e da temperatura corporal a partir do seu nascimento;
  • A pele deixa o aspecto enrugado e passa a ficar avermelhada;
  • O esqueleto do bebê vai ficando cada vez mais rígido;
  • No caso dos meninos, os testículos descem de perto dos rins para próximo à virilha em direção ao saco escrotal;
  • No caso das meninas, a saliência do clitóris fica mais evidente, tendo em vista que ele ainda não foi coberto pelos lábios vaginais (isso só ocorrerá nas semanas próximas ao nascimento).

Tamanho do feto com 29 semanas de gravidez

O bebê com 29 semanas gestacionais mede aproximadamente 38,6 centímetros, o que equivale ao tamanho de uma abóbora pequena e o seu peso estimado é de 1,153 quilos.

Entenda as contrações de Braxton Hicks

São conhecidas como contrações de Braxton Hicks as contrações que ocorrem a partir do terceiro trimestre gestacional que tem como intenção preparar o corpo da gestante para o trabalho de parto.

E, embora na grande maioria das vezes as contrações de Braxton Hicks (também chamadas como contrações de treinamento ou falso trabalho de parto) possam deixar as gestantes apreensivas, esses episódios não causam dano algum à mamãe ou ao bebê e não tem relação alguma ao início de trabalho de parto.

sintomas das contrações de Braxton Hicks
As contrações de Braxton Hicks costumam melhorar após a hidratação ou micção.

Veja quais são as principais características das contrações de Braxton Hicks:

  • São indolores;
  • Surgem poucas vezes ao longo do dia;
  • Não acontecem mais do que duas vezes por hora;
  • São irregulares e imprevisíveis (ou seja, você não consegue prever quando irão acontecer);
  • São de curta duração (não costumam durar mais do que 30 segundos);
  • Diferente das contrações normais, não se tornam mais intensas com o passar das horas/dias;
  • Costumam ser localizadas em apenas uma parte do abdômen, mais especificadamente na porção frontal;
  • Apresentam melhoras na mudança de posição;
  • Apresentam melhoras com hidratação ou com micção.

Portanto, se você está apresentando contrações leves durante as 29 semanas de gravidez, provavelmente não há motivos para se preocupar. Mas se porventura as contrações forem fortes, demoradas, doloridas ou acompanhadas de outros sintomas intensos, não deixe de consultar com seu médico obstetra para que ele possa analisar o seu caso e verificar se há algo de errado com sua gravidez, ok?

Esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os principais sintomas e acontecimentos das 29 semanas de gravidez. Mas caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui nesse post que nós te esclarecemos.

Ah, só não se esqueça que todo o conteúdo descrito aqui possui caráter informativo que não substitui o acompanhamento pré-natal, tá bem? O acompanhamento médico é essencial para uma gravidez saudável, ainda mais agora que você entrou para a reta final da gravidez. Então não deixe de se consultar com seu médico de confiança periodicamente para garantir que está tudo certo com você e com seu bebê.

No mais, se quiser continuar acompanhando as principais informações das próximas semanas gestacionais, basta ficar de olho aqui em nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos os próximos posts e te esperamos por aqui. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário