28 Semanas de Gravidez

Chegamos aos 7 meses de gestação! E, junto dele, os sintomas finais podem ficar cada vez mais evidentes, fazendo com que a mamãe precise tomar alguns cuidados extras para garantir sua saúde e do seu bebê. É também durante as 28 semanas de gravidez que o feto passa a ter uma aparência menos enrugada e ganha cada vez mais características semelhantes ao bebê que virá ao mundo nas próximas semanas.

Se porventura o nascimento ocorrer prematuro durante essa semana, o bebê tem chances de sobreviver desde que fique internado no hospital até que seus pulmões se desenvolvam por completo. Mas o mais indicado e esperado é que o parto aconteça próximo as 40 semanas de gravidez, ou seja, há ainda o que aguardar.

Nesse período o bebê pode estar sentado e fazer alguns exercícios podem auxiliar que ele encaixe, o que contribuirá bastante para um parto seguro e confortável.

Se você quiser saber quais são os principais sintomas, acontecimentos e exercícios que devem ser feitos durante as 28 semanas de gravidez, basta continuar a leitura deste post. Vem com a gente!

Sintomas com 28 semanas de gravidez

Como foi dito anteriormente, com 28 semanas de gravidez você acaba de entrar no 7º mês gestacional e com isso os sintomas do final da gravidez vão ficando cada vez mais evidentes. Lembre-se que não é uma regra e não apresentar um ou mais sintomas dessa lista não indica um problema na sua gravidez, muito pelo contrário.

Mas se porventura você sentir grandes incômodos como: cólicas intensas, sangramentos, dores abdominais, entre outros, não deixe de consultar o seu médico para averiguar a saúde da sua gravidez.

Veja quais são os principais sintomas das 28 semanas gestacionais:

Vazamento de colostro

Colostro é conhecido como uma forma de leite de baixo volume secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto. Porém, em algumas mulheres, é comum haver vazamento durante as 28 semanas e este fato é completamente normal, não havendo necessidade de se preocupar.

Dificuldade em adormecer

sintomas com 28 semanas de gravidez
Manter-se descansada é essencial para evitar que a dificuldade para adormecer atrapalhe a sua rotina.

Nessa época da gravidez é provável que você sinta falta das noites de sono sem interrupção. Isso porque, com o peso da barriga, vai ficando cada vez mais difícil de encontrar uma posição confortável para dormir durante um longo período. Para evitar que esse incômodo atrapalhe seus afazeres, tente ficar o mais descansada possível e faça intervalos para pequenas sonecas durante o dia.

Pressão abdominal aumentada

Com 28 semanas de gravidez sua barriga já está bem grande e a pressão que o útero faz sobre os outros órgãos já é alto também. Isso poderá te gerar certo incômodo e dor, e o mais indicado é que você converse com seu médico para entender qual é a melhor forma de contornar essa situação.

Aparelho gastrointestinal lento

Você poderá notar também a presença de gazes, azia ou até mesmo prisão de ventre. Esses episódios são comuns e para evitá-los você deve evitar grandes refeições (dando prioridade às refeições menores durante o dia), não ingerir líquidos durante as refeições, comer devagar e mastigar bem.

Ah, é muito importante também que você evite a ingestão de laxantes para ajudar na prisão de ventre, afinal, essas medicações reduzem a absorção de nutrientes e podem prejudicar a saúde do seu bebê. Ao invés disso, dê prioridade às frutas e legumes crus (esses alimentos ajudam no trânsito intestinal).

Dores na articulação pélvica

É comum que você perceba dores na articulação pélvica e isso será resultado das alterações hormonais. Se o incômodo for grande, não deixe de conversar com seu médico para encontrar a melhor solução para seu problema, ok?

Dores nas costas

As dores nas costas já estão te acompanhando há algumas semanas e o resultado disso é o crescimento exagerado da barriga de gestante. Algumas atividades como: alongamento, yoga e pilates podem te ajudar a contorná-las, contudo, não se esqueça de pedir autorização do seu médico, combinado?

Micção frequente

As idas frequentes ao banheiro já fazem parte da sua rotina e o que podemos te falar é que esse sintoma vai te acompanhar até o fim da gravidez. Para evitar que seja muito incômodo, evite frequentar lugares que te impossibilitem de ir ao banheiro por um longo período e não faça ingestão de grandes quantidades de líquidos antes de se deitar para que esse não seja o motivo de insônia ou de ter que levantar várias vezes durante a noite.

Alterações na gestante com 28 semanas de gravidez

As principais alterações físicas na gestante estão ligadas ao tamanho da saliência da barriga de grávida que, por sua vez, preocupam bastante a maioria das mamães. Nossa dica é que você aproveite muito a sua gestação sem se preocupar demais com a estética, mas claro: sempre fazendo a sua parte para evitar o ganho de peso exagerado que poderia colocar em risco a sua saúde.

São ações que contribuem para uma gravidez saudável e para o controle de peso na gravidez: alimentar corretamente e em pequenas refeições, reduzir o consumo de açúcares e carboidratos e, se possível, seguir um plano alimentar prescrito por um nutricionista.

Desenvolvimento do feto com 28 semanas de gravidez

Com 28 semanas de gravidez o bebê apresenta uma pele menos transparente e pálida e isso se explica devido ao fato de a camada de gordura abaixo da pele estar se formando mais rapidamente. Além disso, suas células cerebrais estão se multiplicando e o bebê começa a reagir à dor, ao tato, ao som e a luz, fazendo com que ele se mexa ainda mais.

É nesse período também que o feto passa a beber o líquido amniótico, fazendo com que as fezes sejam acumuladas no intestino e iniciando a construção de mecônio.

Outra boa notícia é que o bebê já consegue reconhecer vozes e reagir a barulhos altos, sendo uma excelente oportunidade para interagir mais com seu pequeno(a)!

Qual é o tamanho do feto com 28 semanas de gravidez?

Na 28ª semana gestacional o bebê mede aproximadamente 37,6 centímetros, equivalente ao tamanho de uma beringela, e o seu peso estimado é de 1,005 quilos.

Exercícios que ajudam a fazer o bebê encaixar durante as 28 semanas de gestação

Falamos que nesse período é comum que o bebê ainda esteja sentado e estimular que ele encaixe durante as 28 semanas gestacionais é uma excelente pedida para reduzir os riscos de displasia congênita de quadril e para possibilitar que o parto seja normal. Para isso, separamos 3 exercícios que toda gestante pode fazer. Veja quais são:

  • Exercício 1: com um colchão ou almofada no chão, fique na posição de quatro apoios e, em seguida, abaixe a cabeça enquanto levanta o bumbum, fazendo com que apenas sua cabeça e braços fiquem apoiados no chão. O ideal é que você permaneça nessa posição durante 10 minutos e repita o exercício por 3 ou 4 vezes ao dia.
  • Exercício 2: coloque uma almofada no chão próximo ao sofá ou da cama e, com os joelhos dobrados em cima do sofá ou cama, incline seu corpo para frente fazendo com que suas mãos cheguem até o chão. Em seguida, apoie sua cabeça nos braços e mantenha seus joelhos firmes na beira da cama/sofá.
  • Exercício 3: deite-se no chão com as pernas dobradas e, em seguida, eleve o seu quadril na altura máxima que conseguir. Se precisar coloque uma almofada de apoio por baixo das suas costas para ajudar que seu quadril fique elevado. O ideal é que você permaneça nessa posição por aproximadamente 5 a 10 minutos e repita-o 3 vezes ao dia.

Afazeres da gestante durante as 28 semanas de gravidez

Sua gravidez está chegando ao fim e certamente a ansiedade está tomando conta. Mas cuidado! É importante que você mantenha o foco e tome atitudes para garantir que sua saúde e a do seu bebê não sejam prejudicadas. Veja algumas sugestões de afazeres para essa semana:

descansar na gravidez
Entre os afazeres das 28 semanas de gravidez, manter-se descansada está no topo da lista.
  • Evite fazer esforços e descanse o máximo possível: uma vez que os incômodos do fim da gravidez estão ficando cada vez maiores, manter-se o mais descansada possível vai fazer com que você não sofra tanto. Por isso, reserve momentos de descanso e lazer durante o seu dia e curta ao máximo a sua gravidez!
  • Alimente-se saudavelmente: sabemos que é normal que a mamãe sinta desejos e tudo bem você comer algumas coisinhas que te der vontade. Porém não se esqueça que a alimentação saudável é essencial para gestação segura. Então não abandone o seu plano alimentar e dê prioridade para refeições menores e espaçadas, ok?
  • Converse bastante com seu bebê: se você quiser criar uma boa conexão com seu bebê, essa é uma excelente hora para isso! Converse bastante, coloque música e chame-o pelo nome, isso faz toda a diferença;
  • Faça exames de rotina: durante essa etapa da gravidez é comum que o médico obstetra peça exames de sangue para checar como anda a sua saúde. Realizá-los é de extrema importância para garantir que tudo ficará bem com você e com seu bebê.

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os principais sintomas e acontecimentos das 28 semanas de gravidez. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, te aguardamos em nosso blog para ficar por dentro do que acontece nas próximas semanas gestacionais. Nos vemos por aqui!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário