27 Semanas de Gravidez

Nas 27 semanas de gravidez a mamãe já está chegando ao final do sexto mês gestacional e os principais marcos desta etapa são o ganho de peso fetal e o amadurecimento dos seus órgãos, que já estão chegando ao fim do seu desenvolvimento. Com isso, o bebê passa a não ter tanto espaço mais dentro do útero e seus pontapés vão ficando cada vez mais incômodos e intensos para a mamãe.

Durante este período o bebê pode estar de lado ou sentado, porém isso não costuma ser um problema, uma vez que ele ainda terá tempo até o fim da gestação para virar-se de cabeça para baixo. Caso isso não ocorra, o médico poderá precisar realizar uma manobra para facilitar que ele vire e que a mamãe consiga dar a luz no parto normal com maior facilidade e segurança.

Quer saber quais são os outros acontecimentos das 27 semanas de gravidez? Basta continuar a leitura desse post! Vem com a gente!

27 semanas de gestação

Sintomas das 27 Semanas de Gravidez

Nas 27 semanas de gravidez a mamãe já vai chegando próximo ao fim da gestação e com isso os incômodos vão aumentando. Mas fique calma: não costuma ser nada muito exagerado e é bem provável que você já tenha se acostumado com os sintomas gestacionais.

Em caso de dores ou incômodos intensos, não deixe de consultar seu médico obstetra para que ele possa averiguar se tudo está ocorrendo bem na sua gravidez, ok?

Veja abaixo quais são os principais sintomas das 27 semanas de gestação:

Aparecimento de cálculo renal

Nessa etapa da gravidez os seus rins já estão bastante dilatados e, por isso, qualquer cálculo pré-existente pode facilmente dar sinal de vida e o desenvolvimento de um cálculo renal gestacional é muito comum. Converse com seu médico para entender como lidar com essa situação.

Dificuldade para se alimentar

Como o bebê está crescendo sem parar, o seu estômago também se comprime para que ele possa se acomodar melhor. Ou seja, alimentar-se vai ficando cada vez mais difícil e isso vem atrapalhando a rotina da mamãe. Mas lembre-se: manter a alimentação saudável em dia é de extrema importância para garantir não apenas a sua saúde, mas também a de seu bebê. Se necessário, conte com o auxílio de um nutricionista durante o período gestacional.

Diferença no aspecto da pele e/ou cabelo

É muito comum que as grávidas notem diferenças no aspecto da pele e/ou cabelo, podendo estar mais brilhosos e sedosos, ou até mesmo secos e oleosos, tudo vai depender da forma que seu organismo reagirá ao excesso de hormônios. Um acompanhamento dermatológico pode ser uma excelente opção.

Surgimento de varizes, hemorroidas e/ou câimbras nas pernas

Notou que surgiu novas varizes, hemorroidas ou está sentindo alguns episódios de câimbras nas pernas? Não se preocupe! Esses sintomas também são bastante comuns nas 27 semanas de gravidez. Para saber como amenizá-los, recomendamos que você se hidrate corretamente, faça repouso sempre que possível, utilize meias específicas para o alívio dos sintomas e, é claro, converse com seu médico obstetra de confiança.

Dificuldade para respirar

importância do descanso na gravidez
Manter-se descansada na gestação é essencial para evitar os incômodos das 27 semanas de gravidez.

Outra alteração importante que a evolução gestacional ocasiona é a pressão do útero sobre o diafragma, gerando certa dificuldade para a mamãe respirar. Nesse caso, o ideal é realizar exercícios de respiração e, mais uma vez, manter-se o mais descansada possível.

Micção aumentada

Esse sintoma provavelmente você já percebe desde as primeiras semanas gestacionais e agora ele poderá ficar ainda mais intenso devido a pressão que o útero faz sobre a bexiga. Portanto, não se esqueça que você não deve passar longos períodos sem ir ao banheiro e nem ingerir muita quantidade de líquidos momentos antes de se deitar, ok?

Dor nas costas

Suas costas também já doem há algumas semanas e podem passar a doer mais nos próximos dias. Por isso, o ideal é encontrar a posição mais adequada para se deitar (de lado tende ser o mais confortável para você e mais seguro para o seu bebê), se manter sempre o mais descansada possível e realizar atividades de alongamento (caso o médico lhe autorize).

Alterações na gestante com 27 semanas de gravidez

Quando a mulher engravida, todos os seus órgãos acabam sofrendo alteração para receber o feto e ajudá-lo a desenvolver. Por isso, nessa etapa da gravidez você já estará se sentindo bastante “esquisita” devido a essas alterações e o melhor a se fazer é usar roupas confortáveis e descansar sempre que for possível para evitar grandes incômodos.

Sua barriga já está bem grande e saliente, seus órgãos internos também já mudaram de tamanho e algumas alterações na pele e cabelo podem ser notadas. Ah, sempre que necessário, conte com auxílio profissional para esclarecimento dos sintomas e alterações, ok?

Desenvolvimento do feto com 27 semanas de gravidez

Com 27 semanas de gestação a pele do bebê pode ser bem enrugada e, embora ele esteja crescendo e se desenvolvendo rapidamente, ele ainda é bem magro quando comparado ao bebê gordinho que virá ao mundo nas próximas semanas. Mas fique tranquila: esse fator tende a mudar rapidamente, uma vez que de agora em diante o acúmulo de gordura abaixo da pele começará a se desenvolver mais.

É nessa etapa também que até mesmo o papai poderá se assustar com o tamanho do bebê, afinal, a tendência é que ele tenha crescido consideravelmente desde o último ultrassom e o seu desenvolvimento fetal já está praticamente completo, sendo inclusive uma excelente oportunidade para a realização do ultrassom 4D.

Qual o tamanho do feto com 27 semanas de gravidez?

Na 27ª semana gestacional o feto mede cerca de 38 centímetros, o que equivale ao tamanho de um couve-flor, e o seu peso estimado é de 1 quilo.

Qual é a importância do exame de toque na gravidez?

O exame de toque é um dos exames mais rotineiros de toda mulher e, diferente do que muita gente pensa, ele também exerce uma tremenda importância durante a gestação. Afinal, através dele o médico poderá observar se há alguma alteração no colo do útero da mulher que, por muitas vezes, não podem ser visualizadas através do ultrassom.

E, se o que te preocupa é se o exame pode prejudicar a saúde do seu bebê, a gente te diz que se realizado com segurança, ele não irá causar dano algum ao feto e pode sim ser feito durante o período gestacional. Para isso, converse com seu médico e não negligencie a realização dos exames para consultar como anda a sua saúde, ok?

Checklist de tarefas para a as 27 semanas de gravidez

Bom, agora que você já sabe quais são os principais sintomas e acontecimentos das 27 semanas de gravidez, é hora de você ficar por dentro das nossas dicas de atividades que você deve realizar durante este período para ficar tranquila e preparada para a chegada do seu bebê. Veja abaixo:

Arrumar as roupinhas e mala para maternidade

arrume o enxoval do bebê
Arrumar as roupinhas e mala maternidade é uma excelente tarefa para as 27 semanas de gravidez.

Certamente você já possui o enxoval do seu bebê praticamente pronto, certo? Então agora é hora de arrumar as roupinhas e mala para maternidade para que na hora que você estiver prestes a sair de casa para dar a luz tudo esteja pronto. Afinal, esse é um momento mágico e você não vai querer arrumar às pressas, né?

Então escolha as roupinhas com carinho, lave-as, passe-as e faça a mala do seu bebê (e a sua também) e já deixe tudo organizado, ainda mais que nas próximas semanas que virão a tendência é que o mal estar aumente e você fique menos disposta para tomar essas atitudes.

Realizar o chá de fraldas

E seguindo essa mesma lógica, te damos a dica para não deixar para realizar o seu chá de fraldas muito próximo ao nascimento do bebê. Afinal, caso você faça muito em cima da hora, o mais provável é que você esteja muito cansada e que não consiga aproveitar o momento como desejaria. Portanto, use as próximas semanas para finalizar a organização e reunir seus familiares e amigos para a confraternização do chá de fraldas.

Fazer um curso de preparação para o parto

Essa é uma dica muito valiosa principalmente para as mamães e papais de primeira viagem. Procurar cursos, presenciais ou à distância, sobre parto e maternidade/paternidade é uma excelente forma de você ir se familiarizando com o assunto e se preparando para o momento mágico que se aproxima. Então que tal utilizar das 27 semanas de gravidez para tomar essa providência também? Vai por nós: é uma experiência incrível!

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os principais sintomas e acontecimentos das 27 semanas gestacionais. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui nesse post que nós te esclarecemos.

Ah, mas não se esqueça: o conteúdo descrito aqui é com intuito informativo que não dispensa as idas ao médico, ok? Manter o seu pré-natal em dia é extremamente importante para garantir que sua saúde e a de seu bebê não sejam afetadas.

E se você quiser continuar acompanhando os acontecimentos gestacionais semana a semana, basta continuar de olho em nosso blog. Te esperamos por aqui. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário