26 Semanas de Gravidez

Ao chegar nas 26 semanas de gravidez a gestante está no fim do sexto mês, ou seja, é o final do segundo trimestre gestacional, e isso indica que tudo vem caminhando muito bem.

A partir de agora o bebê passa a ter menos espaço para se movimentar, com isso os chutes e pontapés podem ser mais incômodos para a mamãe, mas em contrapartida os papais passam a ter mais segurança que está tudo bem com seu filho(a) e fica mais fácil de filmar esse momento para guardar como recordação.

Em relação ao desenvolvimento do feto, o grande marco da 26ª semana é a formação das pálpebras dos olhos, embora o bebê ainda não consiga abrir seus olhos ou piscar.

Quer saber quais são os outros sintomas e acontecimentos deste período gestacional? Basta acompanhar o conteúdo abaixo! 😊

Sintomas com 26 semanas de gravidez

Com 26 semanas de gravidez a mamãe já não sente mais os enjoos e descontrole hormonal do início da gravidez, mas os incômodos do final dela já começam a surgir.

Veja só quais são os principais sintomas dessa etapa gestacional:

Peso abdominal

Uma vez que sua barriga cresce mais e mais a cada dia, é bem provável que você esteja sentindo bastante peso abdominal e que isso venha te incomodando bastante. Para isso, tente se manter o mais descansada possível e procure saber com seu médico a possibilidade de realizar algumas atividades físicas e aulas de alongamento para alívio desse sintoma.

Dor nas costas

Assim como o peso abdominal, suas costas podem doer devido ao peso da sua barriga. O descanso e atividades físicas também irão ajudar para alívio desse sintoma.

Ah, outra dica: na hora de se deitar, a posição mais confortável e segura tanto para você, quanto para o seu bebê, é deitada para o lado esquerdo, ok?

Dormência, formigamento e/ou queimação nas nádegas e pernas

Uma vez que suas costas estarão sendo forçadas para aguentar o peso em excesso da barriga, é provável que seu nervo ciático seja atingido. Caso isso aconteça, sintomas como: dormência, formigamento e queimação nas nádegas e em uma das pernas poderão aparecer, proporcionando a sensação de urgência para sentar-se ou deitar-se.

Caso você observe algum destes sintomas, entre em contato imediatamente com seu médico para que ele possa verificar qual é o tratamento mais indicado para você e lembre-se de não forçar o nervo para evitar o agravamento do caso.

Mudanças intestinais

Neste período gestacional é muito comum que as mamães apresentem alteração intestinal com situações de prisão de ventre e diarreia. Para amenizar essa situação você não deve abandonar a alimentação saudável, sem se esquecer dos alimentos ricos em fibra (como: aveia, morango, feijão, ervilha e grão de bico).

Pressão arterial baixa

pressão arterial baixa na gravidez
Uns dos sintomas das 26 semanas é a queda da pressão arterial.

Nas 26 semanas de gravidez você pode acabar apresentando hipotensão postural pronunciada (pressão arterial baixa) e para evitar o agravamento deste sintoma é essencial que você se levante lentamente, em especial nas situações que você passar muito tempo deitada e que você estiver em jejum por um período longo.

Inchaço

O inchaço também pode ser predominante e para que isso não seja tão incômodo redobre a atenção na hidratação correta (pelo menos 2 litros de água diariamente) além disso não se esqueça de vestir-se adequadamente pelos próximos dias.

Micção frequente

Esse sintoma é, sem dúvidas, o que te incomoda há mais tempo e o que vai mais perdurar até os últimos dias da gravidez. E a justificativa disso é a pressão que o útero faz sobre a bexiga, diminuindo o seu reservatório.

Para aliviá-lo, lembre-se sempre de evitar lugares que te impeçam de ir ao banheiro por um período prolongado e não ingira grandes quantidades de líquidos momentos antes de se deitar para que não precise levantar várias vezes durante a noite.

Alterações na gestante com 26 semanas de gravidez

Em relação às alterações físicas da gestante, a maior e mais perceptível é, sem dúvidas, a saliência da barriga. Porém, pode ser percebido também a aparição de algumas estrias na região abdominal e nas mamas que, caso a mamãe não tenha cuidado, elas podem ser irreversíveis e em quantidades assustadoras.

Por isso, lembre-se sempre de manter sua pele bastante hidratada com produtos específicos para seu tipo de pele (sempre que possível consulte um médico dermatologista) e beba a quantidade de água indicada para você, afinal, isso também ajuda a manter a hidratação correta da pele e também é uma forma de prevenir o aparecimento das tão indesejadas estrias.

Desenvolvimento do feto com 26 semanas de gravidez

Além do desenvolvimento da pálpebra que já dissemos anteriormente, com 26 semanas de gravidez o bebê possui uma grande evolução no que diz respeito ao seu cérebro. Agora ele está maior, com uma superfície mais lisa e a formação dos sulcos já se iniciaram, fazendo com que possam se parecer cada vez mais com o cérebro humano.

Veja quais são os outros acontecimentos da 26ª semana gestacional:

  • O feto começa a abrir parcialmente os olhos, embora ainda não consiga enxergar muito bem e muito menos focar em um objeto;
  • O olho do bebê é bem claro e é muito comum que a maioria dos bebês nasçam com olhos mais claros que só vão se escurecer com o passar dos dias;
  • A pele do bebê deixa de ser translúcida e uma fina camada de gordura já pode ser observada abaixo da sua pele;
  • No caso dos meninos, seus testículos já devem descer completamente durante essa semana (embora haja bebês que nasçam com um dos testículos ainda na cavidade abdominal);
  • No caso das meninas, é possível que nas 26 semanas todos os óvulos já tenham sido formados dentro dos ovários.

Qual é o tamanho do feto com 26 semanas de gravidez?

Durante a 26ª semana gestacional o bebê mede aproximadamente 35,6 centímetros, o que equivale ao tamanho de um alho poró e o seu peso estimado é de 760 gramas.

26 semanas de gravidez são quantas semanas?

26 semanas de gestação são 6 meses, ou seja, a mamãe está finalizando o segundo trimestre gestacional.

Saiba como controlar o nervosismo durante a gravidez

O nervosismo durante a gravidez é bastante comum, em especial às mamães de primeira viagem. Portanto, se você está passando por situações de nervosismo, estresse ou ansiedade, não precisa se preocupar: isso é completamente normal e compreensível e na maioria das vezes não é preocupante. Mas é claro, o máximo que você puder evitar será melhor para o seu bem-estar e para o de seu bebê.

benefícios do yoga na gravidez
Saiba quais são os benefícios da prática do yoga na gravidez.

E é exatamente pensando nisso que separamos algumas dicas que te ajudarão (e muito!) a controlar o nervosismo durante o período gestacional. Confira a seguir:

  • Pratique Yoga: o yoga é uma das práticas de atividades físicas que mais irão te ajudar a relaxar e a controlar o nervosismo e sem dúvida alguma é uma excelente pedida durante a gestação. Mas é claro, não se esqueça de consultar o seu médico e de avisar a professora sobre a possibilidade de passar exercícios que sejam compatíveis com a gravidez (existem inclusive studios de Yoga específicos para gestante, são ótimos!);
  • Faça caminhadas: a caminhada leve em um parque ou outro lugar relaxante ao ar livre irá te ajudar a desconectar do dia a dia estressante e te ajudará relaxar. Portanto, sempre que possível, tire uns minutos e dê um passeio (preferencialmente durante o dia para repor a sua vitamina D);
  • Ouça músicas relaxantes: as músicas relaxantes possuem um poder enorme de nos fazer relaxar e diminuir o nosso nível de nervosismo. Portanto, se você ainda não conhece essa técnica, sugerimos que você acesse alguma playlist de relaxamento no Youtube ou Spotify;
  • Respire bem: a prática correta de respiração é, sem dúvidas, uma das maiores aliadas para combates o estresse, nervosismo e ansiedade. Então não se esqueça de reservar alguns minutinhos do seu dia para aprender a respirar melhor e se esforce para isso;
  • Converse com amigos: uma boa conversa repleta de risadas é sempre uma boa forma de desligar do mundo e deixar o nervosismo de lado. Então que tal ligar para aquela amiga de infância que há tempos você não se fala? Ou fazer um jantar romântico com seu marido? Nos dias de puro estresse, todas opções são válidas para tentar relaxar;
  • Cuide de você: e, por fim, mas não menos importante… Cuide de você! Vá ao salão, ao seu restaurante favorito, assista uma série, leia um livro, faça compras no shopping… Enfim, qualquer programação é válida para que você curta seu momento consigo mesma e desestresse (mas é claro: sempre com consciência e muita responsabilidade).

E aí? Conseguiu compreender quais são os principais sintomas e acontecimentos das 26 semanas de gravidez? Esperamos que sim. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto, basta comentar nesse post que nós te esclarecemos.

Mas não se esqueça que todo conteúdo apresentado nesse post se trata de dicas que não substituem as consultas do pré-natal. Inclusive, neste período gestacional o acompanhamento médico é essencial para certificar de que está tudo bem com seu filho(a) e que você não terá surpresas no final da gravidez. Portanto, não deixe de se consultar periodicamente, tá bem?

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações à respeito das próximas semanas gestacionais! Te esperamos por aqui.

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

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