25 Semanas de Gravidez

As 25 semanas de gravidez são marcadas pelo desenvolvimento cerebral do bebê que por sua vez já está cada vez mais esperto.

Tão esperto que a mamãe pode até começar a perceber alguns traços de sua personalidade ainda na gravidez, por exemplo: se porventura o bebê ficar mais agitado enquanto está ouvindo uma música ou até mesmo enquanto pessoas estão conversando ao seu redor, é provável que ele seja mais agitado.

Mas, se o bebê insistir em se mexer mais nos momentos em que a mamãe está de repouso, esse é um grande indício de que será uma criança mais tranquila e sossegada. Mas é claro: essas são suposições e tudo poderá mudar a partir do nascimento do bebê.

Mas afinal… Quais são os outros sintomas e acontecimentos da 25ª semana gestacional? É justamente sobre isso que iremos abordar neste post. Confira a seguir!

Sintomas com 25 semanas de gravidez

sintomas com 25 semanas de gravidez
Durante as 25 semanas a gestante tende a ficar mais disposta, porém, o tamanho da barriga a impede de realizar tarefas simples.

Essa etapa da gravidez tende a ser muito confortável para grande parte das mulheres, já que os sintomas do início da gestação já se foram e os incômodos do fim ainda não chegaram. Porém, há ainda algumas queixas que podem estar frequentes durante este período. Veja quais são:

Incômodo e peso abdominal

Como a barriga já está bem grande e saliente, ela tende a pesar e incomodar bastante, sendo inclusive um empecilho para a realização de simples tarefas diárias. Porém, isso não é nada desesperador e a tendência é que a gestante se adapte com o passar do tempo.

Dor nas costas

As dores nas costas que já são presentes desde as primeiras semanas de gravidez tendem a se intensificar daqui em diante. E o motivo é o mesmo do incômodo e peso do abdômen: a saliência da barriga da gestante!

Para aliviar esses sintomas, nossas dicas são: tente fazer alongamentos e/ou atividades físicas que auxiliem na postura, como: pilates, yoga e hidroginástica (mas sempre com aval do seu médico), esteja sempre o mais descansada possível e deite-se de maneira adequada.

Micção frequente

As idas no banheiro que também são bem frequentes desde o início da gravidez começam a se intensificar ainda mais durante as 25 semanas de gravidez. Portanto, é essencial que você continue com os mesmos cuidados: evite locais que te privem de ir ao banheiro por um longo período e não ingira uma grande quantidade de líquidos à noite.

Em alguns casos, aparição de infecção urinária

Durante a 25ª semana de gestação é comum que as mamães apresentem infecção urinária e se porventura você desconfiar disso, vá rapidamente a um pronto-socorro para averiguação.

São sintomas comuns da infecção urinária:

  • Urgência para urinar e ter pouca ou nenhuma urina;
  • Urina com mau cheiro;
  • Dor para urinar;
  • Ardor para urinar.

Alterações na gestante com 25 semanas de gravidez

Como dissemos anteriormente, essa fase tende a ser mais confortável para a mamãe. Porém se tem algo que as incomoda é o tamanho da barriga. Isso porque elas ainda não estão acostumadas e sentem bastante dificuldade para a realização de simples tarefas, como: levantar-se, abaixar, deitar-se e até mesmo dormir.

Para evitar esses incômodos é necessário que a mamãe comece a seguir algumas dicas. São elas:

  • Opte pelas roupas e sapatos confortáveis: à medida que o tempo passa, roupas e sapatos desconfortáveis vão ficando cada vez mais intoleráveis pela mamãe. Portanto, passe a escolher as suas roupas mais larguinhas e confortáveis e deixe de lado o salto alto de lado. Você pode também preferir adquirir algumas peças específicas de gestante, assim você se certificará de que terá o conforto que você precisa e que as peças se adaptarão ao tamanho da sua barriga.
  • Deite-se- se lado (esquerdo): já foi comprovado que a melhor posição para dormir para as gestantes é deitada de lado e para o lado esquerdo. Dessa forma você terá bem-estar e não prejudica o seu bebê. Portanto, sempre que for se deitar e não estiver encontrando posição, lembre-se que se deitar de lado é uma boa pedida.
  • Esteja sempre descansada: manter o sono e descanso em dia são essenciais para garantir qualidade de vida e bem-estar na gravidez, além de auxiliar na sua saúde e na do seu bebê. Por isso, tire pequenos momentos para descanso ao longo do dia e priorize uma noite de sono completa (com aproximadamente 8 horas sem interrupção).
  • Evite atividades que te causam incômodo: se você notou que determinada atividade lhe causa incômodo, o melhor a se fazer é evitá-la para que estes incômodos não sejam recorrentes e o pior: que não sejam prejudiciais para sua saúde ou para a saúde do seu bebê.

Desenvolvimento do feto com 25 semanas de gravidez

Nas 25 semanas de gravidez, o principal marco no que diz respeito ao desenvolvimento fetal está relacionado ao seu cérebro que vem se desdobrando a cada instante. Já é muito provável que todas as suas células cerebrais já existam, embora ainda não estejam conectadas (fato que irá acontecer durante as próximas semanas gestacionais).

Além disso, ocorre também durante a 25ª semana:

  • Já é possível observar a cor dos seus cabelos (mas que podem mudar após o seu nascimento);
  • Uma vez que o bebê ainda possui muito espaço no útero, as suas mexidas são constantes e intensas, podendo ser percebidas não apenas pela mamãe, mas também por outras pessoas;
  • As glândulas suprarrenais já se desenvolveram e já começaram a liberação do hormônio cortisol;
  • A adrenalina e a noradrenalina também já podem circular pelo organismo do feto em situações de estresse e/ou agitação;
  • Sua coordenação motora já está bem melhor, fazendo com que o bebê faça várias manobras com as mãos ao longo do dia;
  • A cabeça do bebê permanece um pouco grande em relação ao corpo, mas não tão desproporcional quanto nas semanas anteriores;
  • O bebê tende a bocejar várias vezes como objetivo de tentar regular a quantidade de líquido ou sangue que corre pelos pulmões.

Qual é o tamanho do feto com 25 semanas de gravidez?

Durante as 25 semanas de gravidez o feto mede aproximadamente 34,6 centímetros, o que equivale ao tamanho de um pepino e o seu peso estimado é de 660 gramas.

Soluço do bebê na gravidez: normal ou perigoso?

Muitas vezes as mamães de primeira viagem acabam se preocupando com os soluços do seus bebês. Mas afinal, esses movimentos são normais ou perigosos? Aí a gente te diz que pode ficar completamente tranquila que isso é comum, ou melhor, esperado.

Veja só o que acontece: durante a gravidez os órgãos se desenvolvem por etapas e quando o diafragma começa a trabalhar juntamente com o estômago ocorrem os soluços. Os soluços por sua vez são considerados os movimentos involuntários do diafragma, e ao senti-los, você está tendo o indício de que tudo está caminhando bem e saudável com a evolução do seu bebê.

O que fazer durante as 25 semanas de gravidez

o que fazer com 25 semanas de gravidez
Com 25 semanas de gravidez, uma das boas providências a se tomar é comprar os itens do enxoval e quartinho do bebê.

Há algumas providências que você deve tomar durante as 25 semanas de gravidez para garantir mais saúde e bem-estar nesse período. Veja quais são:

  • Não descuidar com a hidratação (principalmente na região abdominal e mamas): como já foi dito nos posts anteriores, não é incomum o aparecimento de estrias durante a gravidez e por isso você deve ficar atenta quanto à hidratação correta da pele. Mas atenção: não se esqueça de perguntar ao seu médico dermatologista sobre qual creme é o mais indicado para gestantes, ok?
  • Tome todas as vitaminas receitadas pelo obstetra: criar um hábito para tomar religiosamente todas as vitaminas que seu médico passou é outra providência que deve ser tomada durante todo o período gestacional, pois somente assim você terá a garantia que tudo caminhará bem para o desenvolvimento nutricional do seu bebê.
  • Tome sol matinal: o sol fará muito bem para você, principalmente na parte das mamas. Por isso se programe para tomar sol diariamente (sem exceder, é claro!) e se possível deixe os bicos dos seios expostos para que eles possam se fortalecer.
  • Realize exames complementares: esse é um excelente momento para averiguar a sua curva glicêmica para saber como anda sua glicemia, bem como outros exames rotineiros. Então não descuide e vá ao seu médico para ver a necessidade da realização de exames durante este período.
  • Providencie o enxoval e quartinho do bebê: e aí, como anda os preparativos para enxoval e quartinho? É sempre bom lembrar que existem algumas lojas que demoram bastante para entregar e montar os móveis e por isso preparar-se com antecedência é o mais indicado, além de que nas retas finais da gravidez você não terá tanta disposição para tomar certas providências. Então é bom agilizar!

Bom, esperamos que você possa ter compreendido quais são os principais sintomas e acontecimentos com 25 semanas de gravidez. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

Mas lembre-se: as informações contidas aqui não substituem o acompanhamento pré-natal, tá bem? Manter as consultas em dia é de extrema importância para o desenvolvimento saudável do seu bebê.

Ah, e se você tiver interesse em acompanhar o que acontece nas próximas semanas gestacionais, é só continuar acompanhando o nosso blog que iremos divulgar aqui os outros posts. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário