24 Semanas de Gravidez

Com 24 semanas de gravidez você irá sentir movimentos fetais mais intensos e muito provavelmente as dores nas costas e abdômen também serão mais intensas. É ainda nessa época gestacional que o seu bebê irá desenvolver o pulmão por completo e começará a realizar os movimentos de respiração com maior facilidade.

Atenção! Os riscos do parto prematuro começam a surgir, no entanto é de extrema importância que a gestante comece a reparar alguns sintomas, como: contrações, cólicas intensas e outros sinais de parto prematuro.

Se desejar saber mais a respeito das 24 semanas gestacionais, basta continuar a leitura deste artigo. 😉

Sintomas das 24 semanas de gravidez

Durante as 24 semanas de gestação alguns novos sintomas acabam surgindo e outros prevalecem, mas a tendência é que as grávidas não se incomodem tanto com eles. Lembre-se que mesmo que você não os sinta ou tenha sintomas que não estão listados aqui, não necessariamente indica que você terá problemas na sua gravidez. O mais indicado é que você esclareça com seu médico de confiança para que ele possa averiguar o seu caso individualmente, ok?

sintomas com 24 semanas de gravidez
Durante as 24 semanas de gravidez, é preciso ficar atenta aos sintomas do parto prematuro.

No entanto, caso haja alguma suspeita de parto prematuro, não se hesite e vá imediatamente para o hospital para a checagem da sua gravidez e para assegurar que está tudo bem com o seu bebê.

Confira quais são os principais sintomas da 24ª semana gestacional:

Desejos alimentares

Você já ouviu falar que a mamãe está com desejo por algum alimento específico? Pois então… É nessa fase que os desejos alimentares começam e provavelmente você também irá sentir.

Na maioria das vezes os desejos são inofensivo, mas é sempre bom ficar atenta ao que você irá comer para não consumir nada que fará mal para você ou para o seu bebê.

Aversões alimentares

Assim como os desejos começam a aparecer, nas 24 semanas de gravidez é comum que a mamãe sinta aversões a determinados alimentos. Por exemplo: ela pode amar banana, mas de um dia para o outro pode não querer sequer ouvir falar o nome.

Essas são reações comuns do período gestacional que costumam passar ao decorrer dos dias.

Aparecimento de estrias rosadas ou avermelhadas na pele

Nas semanas anteriores muito dizemos do cuidado com a hidratação da pele e certamente se você não a fez, ela fará bastante falta. Afinal, durante este período as estrias rosadas ou avermelhadas poderão surgir, causando leve coceira na mamãe. São regiões propensas ao aparecimento de estrias: abdômen, mamas, ancas e coxas.

Uma vez que você começar a notar a presença delas, não descuide e passe bastante hidratante próprio de estrias. Ele tende a reduzir a agressão e é claro, evitar o surgimento de novas.

Dor intensa nas costas ou abdômen

Este é um sintoma que vem te acompanhando desde o princípio da gravidez e durante as 24 semanas poderá ficar mais intenso. E o motivo disso é o aumento considerável da saliência da barriga, que acaba pesando sobre as costas.

Para aliviá-lo, mantenha seu descanso em dia e faça atividades e alongamentos, como, pilates, yoga e hidroginástica (sempre com aval do seu médico obstetra).

Cabelos mais brilhosos

Nessa etapa da gestação a mulher se sente iluminada e contente e isso reflete diretamente em seus cabelos e olhos que, por sua vez, estarão mais brilhosos. Há também quem fique com excesso de oleosidade na pele e nos cabelos e caso isso aconteça elas podem ser tratadas com produtos específicos para peles oleosas. Mas atenção: há produtos que não podem ser utilizados durante a gravidez e para que possa receber a prescrição de um produto específico e com segurança, lembre-se sempre de consultar um médico dermatologista.  

Micção frequente

Precisamos te dizer que infelizmente esse sintoma permanecerá nessa etapa de gravidez devido à pressão que o útero faz na bexiga, reduzindo o seu reservatório. Para que não seja tão incômodo, evite frequentar lugares que te impeçam de ir ao banheiro por um período longo e, além disso, não faça o consumo exagerado de líquidos momento antes de se deitar.

Alterações na gestante com 24 semanas de gravidez

Com 24 semanas de gravidez a barriga da mamãe já é bem grande e com isso os incômodos nas costas já são constantes, especialmente para dormir e se deitar. Já é provável que você não consiga mais se abaixar e/ou realizar atividades simples como acostumava fazer, mas tudo é questão de costume e de cuidado. Então tenha bastante paciência enquanto passa por esse período de adaptação.

Por falar em cuidado, é necessário que você cuide-se para evitar que você não desequilibre. Afinal, nesse período você pode acabar tendo problemas com desequilíbrio e as quedas na gravidez podem ser graves. Para isso, evite o uso de sapatos de salto alto e ande sempre com muita atenção.

Em relação a alimentação, tente manter o foco e siga o plano alimentar saudável e controlado para gestantes a fim de evitar o ganho de peso exagerado, fator que colocaria em risco a sua saúde e a de seu bebê.

Desenvolvimento do feto com 24 semanas de gravidez

Durante as 24 semanas de gestação, a pele do feto encontra-se mais enrugada e avermelhada e suas pálpebras ainda estão fechadas, embora já tenha separação entre elas e os cílios também já existam.

Esse período também é marcado pela produção da gordura que irá se acumular abaixo da pele do bebê e o protegerá do frio após seu nascimento.

feto com 24 semanas
Com 24 semanas a audição do feto está mais apurada e é uma excelente oportunidade para os papais conversarem com ele.

O feto passa a maior parte do dia dormindo, porém, quando ele está acordado é provável que a mamãe consiga perceber facilmente devido aos chutes que são mais fortes e recorrentes.

Sua audição está bem aguçada e ele já consegue identificar as vozes da mamãe e do papai e outros tipos de sons, sendo uma excelente oportunidade para começar  a conversar com ele e até mesmo chamá-lo pelo nome.

Por fim, durante as 24 semanas gestacionais seus pulmões continuam em desenvolvimento e ele continua a praticar os movimentos respiratórios para que em breve esteja funcionando 100%.

Qual é o tamanho do feto com 24 semanas de gravidez?

O tamanho do bebê durante a 24ª semana de gravidez é de aproximadamente 30 centímetros, o que equivale a uma espiga de milho, e o seu peso médio gira em torno de 600 gramas.

24 semanas de gravidez são quantos meses?

24 semanas de gestação equivalem a 2ª semana do 6º mês gestacional.

Quais são os sintomas do parto prematuro?

Parto prematuro significa que o bebê nasceu antes da data prevista e quando isso acontece há chances de o bebê apresentar alguma má formação e as chances de complicações no parto ou no pós parto para a mamãe ou bebê são relativamente maiores.

Portanto, se você apresentar alguns dos sintomas abaixo principalmente após as 24 semanas da gravidez (que é a época de maior incidência dos partos prematuros), procure uma urgência médica de obstetrícia para avaliação da sua condição de saúde, em especial para as mamães que possuem condições de risco para a prematuridade*.

Veja quais são os principais sintomas do parto prematuro:

  • Dor nas constas aguda e intermitente, geralmente na região da lombar;
  • Contrações a cada 10 minutos ou ainda mais frequentes;
  • Cólicas na parte inferior do abdômen ou semelhantes às cólicas menstruais;
  • Vazamento de fluido vaginal;
  • Náusea, vômito e/ou diarreia;
  • Aumento da pressão pélvica e/ou vaginal;
  • Aparição de corrimento vaginal com cor ou cheiro forte;
  • Sangramento vaginal com intensidade leve, moderado ou forte.

*As condições que aumentam a chance de a gestante apresentar um parto prematuro são: fumar, estar muito acima ou abaixo do peso antes da gravidez, não ter um bom acompanhamento durante o pré-natal, beber álcool ou usar drogas na gravidez, condições de saúde debilitadas (pressão alta, diabetes, distúrbios de coagulação de sangue ou infecções), entre outros.

Qual é a melhor posição para dormir durante a gravidez?

À medida que a sua barriga vai crescendo, fica cada vez mais difícil de encontrar uma boa posição para dormir. Pensando nisso, resolvemos te contar qual é a melhor forma para que você consiga descansar sem grandes problemas.

Muita gente acha que o melhor seria de barriga para cima, certo? Bom, essa posição pode ser sim confortável para a mamãe, mas ao entrar no terceiro trimestre da gravidez, ao deitar-se de barriga para cima você pode acabar pressionando uma veia muito importante para levar oxigenação e alimentos para o bebê e definitivamente não é a melhor escolha.

Portanto, o jeito mais indicado de acordo com especialistas é de lado (esquerdo). Assim, você tira todo o peso da veia cava e ainda terá uma sensação tremenda de relaxamento. Faça um teste e conte-nos aqui nos comentários se essa dica foi realmente válida para você, ok?

E aí, entendeu quais são os principais sintomas e acontecimentos das 24 semanas de gestação? Esperamos que sim! No caso de dúvidas basta comentar aqui que te esclarecemos.

Ah, e se quiser mais informações sobre gravidez semana a semana, não deixe de acompanhar o nosso blog pois em breve divulgaremos outras dicas, sintomas e acontecimentos de todo o período gestacional. Te esperamos por aqui!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário