23 Semanas de Gravidez

Com 23 semanas de gravidez o bebê já vai ficando cada vez mais espertinho, e inclusive já consegue sentir os movimentos do corpo da sua mamãe. A audição está ficando cada vez mais aguçada, sendo uma excelente fase para fazer com que ele ouça diferentes tipos de sons e músicas e vá se habituando com o mundo externo. Atenção papais: conversem bastante com seus filhos. Assim eles poderão reconhecer não apenas a voz da mamãe, como as de vocês também!

Tratando-se da gestante, essa é a época que não se pode descuidar da hidratação da pele do abdômen e seios. Afinal, a 23ª de gestação é a época mais propensa para o aparecimento de estrias e caso a mulher não se cuide corretamente as estrias poderão ser bastante predominantes.

Quer saber quais são os outros cuidados e sintomas desse período gestacional? Basta continuar a leitura desse post! 😉

Sintomas com 23 semanas de gravidez

Durante as 23 semanas de gravidez é comum que as gestantes apresentem alguns sintomas. Mas não se preocupe: em sua grande maioria os sintomas não costumam preocupar e nem causar grandes incômodos.

De qualquer forma, vale ressaltar que cada organismo é único e mesmo que você sinta algum sintoma que não está nessa lista não quer dizer que você está passando por algum problema grave. Lembre-se de anotá-lo para esclarecer suas dúvidas com seu médico obstetra durante a próxima consulta, tá bem?

Veja abaixo quais são os principais sintomas da 23ª semana gestacional:

Surgimento de novas estrias

Você já deve ter ouvido falar (inclusive aqui mesmo em nossos posts anteriores) que a gravidez pode ocasionar estrias. E esse sintoma que é ocasionado pelo estiramento da barriga é ainda mais comum durante as 23 semanas de gravidez. Portanto, se você já hidrata a pele do abdômen e seios naturalmente, é importante tomar ainda mais atenção durante os próximos dias. E caso você ainda não tenha esse cuidado, é de extrema importância ficar ligada para evitar esse incômodo que muitas vezes pode ser irreversível.

Dores na coluna

sintomas com 23 semanas
O repouso ajuda a aliviar os sintomas das 23 semanas de gravidez.

É bom ir se acostumando pois esse é um dos sintomas que mais te acompanharão até os últimos dias da gravidez. e o motivo disso é o peso que a barriga de grávida faz sob as costas, piorando à medida que a barriga vai crescendo mais. Para evitá-la ao máximo você deve:

  • Realizar atividades físicas regulares (caso você tenha aval do seu médico);
  • Evitar o uso de sapatos de salto alto;
  • Deitar-se sempre de lado e preferencialmente com uma almofada entre as pernas dobradas.

Dificuldade em se equilibrar

Nesse período da gravidez é muito comum que a grávida sinta alteração na gravidade, fazendo com que ela se desequilibre algumas vezes até se acostumar. Por isso, é muito importante ter bastante cuidado, tendo em vista que tombos durante a gestação podem ser muito prejudiciais ao bebê.

Umbigo mais evidente

Com o crescimento da barriga, o umbigo da mamãe pode acabar ficando mais evidente. Mas fique tranquila: assim que passar o nascimento, ele tende a voltar ao seu normal, ok?

Ansiedade

A ansiedade é uma condição comum na gravidez que pode perdurar em até 4 meses após o parto. Suas principais características são: inquietude, insegurança, medo e palpitação cardíaca. Existem várias formas para tratá-la e até mesmo evitá-la, como:

  • Terapias;
  • Psicoterapias;
  • Terapias em grupo, assim você poderá trocar experiências com outras gestantes;
  • Yoga;
  • Meditação;
  • Exercícios físicos.

Pele e cabelos mais bonitos e com brilho

Está sentindo sua pele e cabelo mais bonitos e com brilho? Que maravilha! Esse sintomas são comuns nas 23 semanas de gravidez e estão muito relacionados ao alto índice hormonal no organismo feminino.

Áreas pigmentadas pelo corpo

Diferente do sintoma acima, este sintoma não costuma agradar as gestantes esteticamente. E dizemos isso pois é comum aparecer umas áreas com pigmentos escurecidos pelo corpo, como nas axilas, virilhas, próximo ao umbigo e para o pavor de algumas, até mesmo no rosto. Mas não se desespere: a tendência é que elas sumam logo após o parto e há também alguns tratamentos para auxiliar nisso, basta procurar um dermatologista de confiança.

Micção frequente

Esse sintoma permanecerá frequente pelos próximos dias de gravidez e é importante que você saiba conviver com ele. Por isso, evite frequentar lugares que não te dão acesso ao banheiro por um longo período de tempo e não consuma líquidos de modo exagerado antes de se deitar, afinal, isso te incomodaria muito e te faria acordar bastante durante a noite.

Alterações na gestante com 23 semanas de gravidez

Se tratando das alterações no corpo, é comum que você venha reparando que ele vem ganhando cada dia mais novas curvas e tomando uma nova forma, sendo o estimado você já ter ganho de 4 a 6 quilos e o seu útero ter alcançado aproximadamente 22cm, podendo variar de acordo com cada organismo. Por isso, realizar algumas atividades rotineiras como: dormir e caminhar vai ficando cada vez mais difícil.

Lembre-se sempre de usar roupas o mais confortável possível para que você possa se sentir melhor durante as próximas semanas.

Desenvolvimento do bebê com 23 semanas de gravidez

O principal marco em relação ao desenvolvimento do bebê na 23ª semana de gestação está relacionado ao pigmento da sua pele, que está mais avermelhada e enrugada devido a presença dos vasos sanguíneos que são bastante visíveis através da sua pele que ainda é transparente. Por este motivo o bebê sempre nascerá mais avermelhado, independente da sua raça e só tomará a sua cor real com o tempo (o que pode levar até 12 meses).

Além disso, há outros acontecimentos dessa etapa gestacional. Veja quais são:

  • Os pulmões começam do feto já começaram a se desenvolver;
  • Os olhos começam a se movimentar rapidamente;
  • O rosto do bebê já possui traços definidos;
  • A audição do bebê já está mais apurada, fazendo com que ele possa escutar barulhos altos e graves, sendo uma excelente época de estimulá-lo.

Qual é o tamanho do feto com 23 semanas de gravidez?

Com 23 semanas de gravidez o bebê mede aproximadamente 28,9 centímetros, equivalente ao tamanho de um coco seco e o seu peso estimado é de 501 gramas.

23 semanas de gravidez equivalem a quantos meses?

Quando a gestante entra na 23ª semana ela já está no 6º mês de gravidez.

O que fazer em caso de crises de ansiedade na gravidez?

Como dissemos anteriormente, a ansiedade na gravidez é bastante comum e quase todas as mulheres queixam de uma crise em pelo menos momento do seu período gestacional. Os motivos podem ser diversos, desde o medo de ser uma boa mãe, as inseguranças que a maternidade lhe proporciona ou até mesmo o questionamento se realmente aquele era um bom momento de engravidar.

saiba o que fazer nas crises de ansiedade da gravidez
Saiba o que fazer durante as crises de ansiedade da gravidez.

O fato é que, independentemente da causa, as crises precisam ser tratadas para evitar que os incômodos prejudicam a saúde da mãe e até mesmo do bebê. Veja quais são algumas formas de conter os sintomas e até mesmo de prevenir o surgimento de novas crises ansiosas durante a gravidez:

  • Realize a prática de exercícios físicos: imaginamos que você já saiba que os exercícios físicos possuem vários benefícios para a gestante, como: melhora da resistência física, melhora da postura e respiração, alivia as dores da coluna e outros sintomas da gravidez… E um dos benefícios em que eles atuam diretamente está totalmente voltado às crises de ansiedade. Afinal, eles são capazes de fazer com que seus músculos relaxem, te fazem respirar melhor e contribuem com que você conheça o funcionamento do seu corpo, garantindo assim que você tenha maior disposição para uma gravidez tranquila e saudável. Mas lembre-se sempre de conversar com seu médico antes de realizar qualquer atividade física, ok?
  • Consuma alimentos calmantes: alguns alimentos possuem efeito calmante e podem contribuir para o controle das crises de ansiedade sem que haja nenhum risco à sua saúde ou a de seu bebê. Veja alguns exemplos: alface, maçã, ovos, mel, maracujá e chá de camomila.
  • Se necessário, tenha o acompanhamento de um psicólogo: as terapias (individual ou em grupo) também são muito benéficas e podem contribuir diretamente ao controle das suas crises de ansiedade. Portanto, se você sentir necessidade de ter um auxílio de um profissional para acompanhar seu período gestacional e te deixar mais tranquila, certamente o psicólogo tem muito a somar neste sentido.

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os sintomas e acontecimentos durante as 23 semanas de gravidez. Lembre-se sempre: todo o conteúdo descrito aqui são apenas algumas dicas com intuito informativo. Em caso de esclarecimentos mais específicos, o mais recomendado é que você procure diretamente o seu médico obstetra, ok?

Mas se tiver ficado com alguma dúvida sobre o conteúdo apresentado, você pode comentar aqui que nós te esclarecemos. 😊

No mais, caso queira acompanhar quais são os sintomas e acontecimentos das próximas semanas gestacionais, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos os outros posts para que você possa ter todas as informações necessárias para uma gravidez saudável e tranquila!

Nos vemos por aqui. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário