22 Semanas de Gravidez

Chegamos nas 22 semanas de gravidez e isso indica que a sua gravidez está caminhando muito bem. A ansiedade vai tomando conta cada dia mais e mais e a conexão da mamãe com o feto está cada dia maior, fazendo com que nesse período você já esteja super entusiasmada em encontrar logo com seu bebê.

E vamos te falar: o tempo passa voando que quando você menos esperar, você estará carregando seu filho(a) no colo. Mas afinal, quais serão os principais sintomas e acontecimentos dessa semana? É sobre isso que falaremos no post de hoje! Vem com a gente e confira! 😊

Sintomas das 22 semanas de gravidez

À medida que a gravidez vai se desenvolvendo, a gestante tende a apresentar cada vez menos sintomas. Portanto, durante as 22 semanas ainda é comum que a gestante sinta alguns incômodos e isso não quer dizer que há algo errado com sua gravidez.

Veja quais são os sintomas mais comuns deste período gestacional:

Aparecimento de Hemorroidas

Está sentindo algum incômodo durante a ida ao banheiro? Esse pode ser sinal do aparecimento das hemorroidas, muito comum nessa etapa da gravidez. As hemorroidas referem-se à dilatação da veia dos anus e pode ocasionar muita dor ao evacuar e, em casos mais graves, dor até mesmo para se sentar.

Para diminuir estes incômodos o mais recomendado é seguir uma dieta rica em fibras e beber muita água ao decorrer do dia para que suas fezes fiquem mais amolecidas e possam sair com maior facilidade.

Em caso de incômodos muito fortes e/ou sangue nas fezes, não deixe de consultar com seu médico para que ele possa avaliar a sua situação e indicar um tratamento mais eficaz.

Micção frequente

Como andamos falando nas semanas anteriores, esse sintoma é de fato o mais frequente durante toda a gravidez e o que justifica é a pressão que o útero faz sobre a bexiga, reduzindo o seu reservatório e aumentando a vontade de fazer xixi repetidas vezes.

Comece a notar se, nas idas ao banheiro você está sentindo algum incômodo ao urinar. Isso porque com 22 semanas de gravidez é comum que a gestante desenvolva infecção urinária e nesse caso você deve urgentemente procurar um médico para receber o tratamento mais adequado.

E, por falar nisso, muito se fala que grávidas não podem tomar antibiótico. Isso na verdade não passa de um mito. O fato é que elas podem sim tratar determinadas doenças com antibióticos, desde que seja o remédio ideal e recomendado pelo médico, sem exceção.

Apetite aumentado

Nessa altura da gravidez os enjoos ocasionados pelo início da gravidez já ficaram para trás e é bem provável que o apetite da gestante já tenha voltado ao normal ou, em muitos casos, esteja aumentado. Portanto, é muito importante que ela tenha consciência de continuar se alimentando corretamente para evitar o ganho de peso excessivo e para garantir que o seu feto esteja recebendo todos os nutrientes que ele precisa para se desenvolver bem e com saúde. Se for preciso, conte sempre com o auxílio de um profissional de saúde para montar um plano alimentar e te acompanhar durante todo esse período.

Indisposição

Ainda que os enjoos tenham ficado para trás, a gestante pode começar a apresentar alguns casos de indisposição e, embora seja bem incômodos, não há motivos de grande preocupação. Nesses casos, o ideal a se fazer é repousar-se, hidratar-se e, em alguns casos mais específicos, tomar a medicação correta receitada pelo médico.

sintoma gravidez indisposição
A gestante com 22 semanas pode apresentar indisposição.

Se porventura você perceber alguma outra alteração mais grave como: cólicas abdominais fortes, sangramentos, corrimentos amarronzados ou com cheiro forte, não se hesite e vá até um médico para que ele possa avaliar a sua situação, ok?

Dor nas costas

Assim como a micção frequente, a dor nas costas é bem frequente durante todo o período gestacional e o motivo disso é o aumento da barriga, causando peso adicional às costas. Para reduzir o incômodo, faça alongamentos e atividades físicas regulares e, sempre que possível, faça pausas e descansos durante a sua rotina.

Alterações no corpo da gestante com 22 semanas de gravidez

Nesse período da gravidez a gestante já possui uma barriga grande o suficiente para que ela se sinta realmente grávida. Além disso, a conexão com seu filho(a) vai ficando cada vez maior, uma vez que ela sente os chutes cada dia mais e mais.

É importante não descuidar da hidratação na região abdominal e dos seios, já que com o estiramento da pele é bem provável que a pele sem a hidratação correta fique mais propensa para o surgimento de novas estrias. Portanto, converse com seu médico sobre qual o melhor creme de estrias e use-o regularmente.

Outro cuidado diário que se deve ter é em relação ao protetor solar, uma vez que a pele pode apresentar manchas e acnes decorrente aos hormônios da gravidez e o uso do protetor pode te proteger de manchas permanentes na pele.

No mais, embora alguns sintomas ainda estejam pertinentes, a gestante se sente bem disposta e ansiosa para a chegada do bebê.

Desenvolvimento do feto com 22 semanas de gravidez

Com 22 semanas o bebê já possui unhas formadas e umas das distrações diárias é brincar com suas mãozinhas passando pelo rosto e orelhas. Em relação ao seu desenvolvimento fetal, neste período já é completo e ele já está bem parecido com o bebê que virá ao mundo, só um pouco mais magro do que o dia do seu nascimento.

E é exatamente por isso que a mamãe precisa se alimentar de 3h em 3h horas, afinal, o feto precisa crescer e encorpar para ter a estatura ideal para chegar ao mundo.

desenvolvimento feto 22 semanas gravidez
Veja como anda o desenvolvimento do bebê com 22 semanas de gravidez.

Veja algumas outras características específicas da 22ª semana de gestação:

  • O feto ainda possui muito espaço dentro do útero, podendo dar piruetas e mudar de posição diversas vezes ao dia. Entretanto, essa situação mudará em breve;
  • Seus ossos, cartilagens e músculos vão ficando cada dia mais forte, preparando-se para o momento do nascimento;
  • A mamãe já consegue sentir os chutes várias vezes ao dia e daqui a pouco o papai também conseguirá sentir, uma vez que eles ficarão mais fortes e intensos em breve.

Tamanho do feto com 22 semanas de gravidez

O bebê com 22 semanas mede aproximadamente 27,8cm, o que equivale ao tamanho de uma cenoura e o seu peso estimado é de 430 gramas.

Importância da suplementação com ferro nas 22 semanas de gravidez

Durante essa semana surge a necessidade de complementar o ferro na sua dieta para evitar o surgimento da anemia. E o motivo disso é que até este momento suas reservas de ferro ainda eram o suficiente para cobrir as suas necessidades e as do bebê, porém, a partir de agora você precisará complementar essa demanda para certificar-se de que vocês estarão com saúde.

Converse com seu médico sobre a possibilidade de ingestão de suplementos vitamínicos ou se somente uma alimentação rica em ferros será o suficiente. Veja quais são alguns alimentos que possuem alto teor de ferro:

  • Espinafre;
  • Leguminosas;
  • Semente de abóbora;
  • Quinoa;
  • Brócolis;
  • Tofu;
  • Chocolate amargo;
  • Amaranto;
  • Aveia;
  • Leite de coco;
  • Fígado

Eis a questão: gestante pode ou não pode comer pimenta?

A ingestão de pimenta durante a gravidez sempre foi um tabu muito grande e, por isso, resolvemos te esclarecer um mito: não há nenhum estudo científico que comprova que a pimenta faz, de fato, mal à gestante ou ao bebê.

Portanto, o seu consumo durante a gravidez pode acabar agravando alguns sintomas das 22 semanas de gravidez e por isso pode ser desaconselhado o seu uso. Veja o que a pimenta é capaz de fazer:

  • Pimenta agrava os casos de hemorroidas: em caso de mulheres que têm histórico de hemorroidas ou já possuíram hemorroida em algum momento da gravidez, o recomendado é que elas não incluam pimenta na sua alimentação. E isso se explica devido ao fato de o alimento estar muito relacionado ao agravamento dos casos de hemorroida, principalmente no fim da gestação;
  • Pimenta agrava os casos de azias: o mesmo serve para as gestantes que já sofriam com azia antes mesmo da gravidez. Se este for o seu caso, o mais indicado é que você não faça o uso de pimenta nas suas receitas para evitar o agravamento do seu caso e a piora dos seus sintomas de grávida, o que pode acabar te causando grande mal-estar.

Bom, esperamos que você tenha entendido quais são os principais sintomas e acontecimentos com 22 semanas de gravidez. Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar nesse post que nós te esclarecemos.

Mas não se esqueça: o conteúdo desse post é apenas com intuito de te dar dicas. Caso você queira esclarecer alguma questão específica da sua gravidez, sempre opte por entrar em contato com seu médico. Somente ele saberá te orientar de forma individualizada e segura.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece na gravidez semana a semana. Te esperamos por aqui nos próximos dias. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário