21 Semanas de Gravidez

Ao atingir as 21 semanas de gravidez você oficialmente ultrapassa a marca de mais da metade da gestação e com isso a ansiedade e excitação tendem a tomar conta. Nesse período já é possível sentir os movimentos do seu bebê e pasme: ele também já consegue te ouvir e até mesmo reconhecer a sua voz, fazendo com que a conexão mãe e filho fique cada vez mais próxima.

Durante essa semana também será essencial que você tome ainda mais cuidado com a sua alimentação tendo em vista que seu apetite estará ainda mais aumentado. Continue seguindo o plano alimentar balanceado e saudável para garantir que seu bebê terá todas as vitaminas e minerais necessários para seu perfeito desenvolvimento.

Criamos esse post para que você saiba quais são os outros sintomas e acontecimentos desse período da gravidez. Portanto, continue a leitura e fique por dentro de todos os cuidados que deverão ser tomados para que sua gravidez continue caminhando bem. Veja a seguir.

Sintomas com 21 semanas de gravidez

sintomas com 21 semanas de gravidez
Entre os sintomas presentes neste período gestacional estão: inchaço, dor nas costas e falha na memória.

Durante as 21 semanas de gravidez é comum que a mulher apresente alguns sintomas. Mas isso não quer dizer que há algo de errado com sua gestação. Veja quais são os principais sintomas dessa etapa da gravidez:

Falhas na memória

Ah, os hormônios! É comum que a mamãe apresente falhas na memória neste período gestacional e a causa disso é a alta produção dos hormônios ocitocina e progesterona.

Entretanto, há alguns exercícios que você pode fazer para driblar esse sintoma, como:

  • Exercitar a sua memória: o cérebro é como um músculo e precisa ser estimulado para que ele consiga performar melhor. Então sempre que possível busque realizar atividades que vá exercitá-lo, como: leitura, quebra-cabeça, caça-palavras, sudoku, etc.
  • Praticar exercícios físicos: nessa altura da gravidez você já deve ter entendido que os exercícios possuem diversos benefícios para a gestante. E um deles está diretamente relacionado à memória, uma vez que ele consegue liberar a endorfina e combater o estresse. Mas lembre-se: antes de começar a fazer qualquer atividade física, converse com seu médico para verificar a viabilidade.

Corrimentos vaginais

Os corrimentos vaginais também estão presentes na 21ª semana de gestação e, se forem incolor e sem cheiro, não costumam ser perigosos. Portanto, caso haja qualquer alteração na sua coloração e/ou cheiro, consulte seu médico para averiguar o que pode estar acontecendo.

Inchaço

As grávidas podem apresentar inchaço durante este período da gravidez e para reduzir os incômodos ocasionados por ele você deve alimentar-se bem, hidratar-se corretamente e, sempre que possível, realizar uma atividade física.

Apetite exagerado

O apetite durante as 21 semanas de gravidez tende a ficar aumentado e para garantir que você não terá aumento de peso fora do comum é essencial que você mantenha uma alimentação regular e saudável. Se necessário, conte com o auxílio de um nutricionista.

Dor nas costas

A dor nas costas costuma ficar cada vez mais presente à medida que sua barriga vai tomando forma e peso. Por isso, crie hábito de alongar diariamente e tente manter alguns momentos de descanso ao longo do dia para que os incômodos da dor não sejam prejudiciais para a sua rotina.

Micção frequente

As idas ao banheiro frequentes já fazem parte da sua rotina e muito provavelmente você já sabe como lidar com isso. Mas é sempre bom lembrar que para evitar que isso lhe atrapalhe durante a noite é ideal que você não ingira muito líquido momentos antes de se deitar.

Alterações na gestante com 21 semanas de gravidez

Com 21 semanas de gravidez a barriga da gestante já está bem desenvolvida e saliente, o que faz com que ela esteja sentindo dores nas costas e leve coceira (sendo o principal sinal do surgimento de novas estrias). Para evitá-las, mantenha sempre a região do abdome e seios sempre hidratados com cremes específicos para tal.

Além disso, você pode notar inchaço e retenção de líquido que também são bastante comuns nessa etapa da gravidez e para que possam ser evitados você deve manter uma prática de atividade física (sempre com autorização médica prévia) e uma boa hidratação.

Como anda o desenvolvimento do feto com 21 semanas de gravidez

Como foi dito anteriormente, com 21 semanas de gravidez o bebê já consegue ouvir a mamãe e até mesmo o papai e quer saber mais? Ele adora essa conexão! Portanto, se você quer começar a criar um laço afetivo com seu bebê ainda dentro da barriga, comece a conversar com ele e tenha certeza que ele estará rodeado de carinho.

Ainda nesse período é possível observar que:

  • Os pequenos vasos sanguíneos do feto transportam o seu sangue sob uma pele muito fininha, fazendo com que ela fique mais rosada;
  • O bebê ainda não possui muita gordura armazenada, fazendo com que ele a utilize integralmente como fonte de gordura;
  • As unhas já começaram a crescer e é natural que o bebê já se coce bastante. Porém, esse movimento não o arranha devido ao fato dele ser protegido pela mucosa;
  • No ultrassom o nariz do bebê parece ser bem largo, mas isso é decorrente do fato do osso nasal ainda não ter desenvolvido;
  • O bebê ainda possui muito espaço para se movimentar e é provável que ele dê cambalhotas completas e mude de posições várias vezes ao longo do dia.

Qual é o tamanho do feto com 21 semanas de gravidez

O tamanho aproximado do seu bebê com 21 semanas de gravidez é de 26 centímetros, sendo comparado ao tamanho de uma banana. E o seu peso estimado é de 360 gramas.

Entenda a relação do estresse x gravidez e quais os riscos ele pode proporcionar ao bebê

Uma coisa é fato: a nossa rotina está cada vez mais agitada e isso afeta consideravelmente a nossa qualidade de vida. E quando estamos grávidas, cuidar da nossa saúde mental e física torna-se ainda mais importante, afinal, estamos colocando em risco também a saúde do nosso bebê.

Quanto mais agitadas ficamos, maior o índice de estresse e cortisol no nosso corpo e com isso maiores serão as chances de termos uma gravidez tumultuada, fazendo com que a saúde mental da criança seja altamente alterada.

Por isso, tente se manter o mais tranquila possível, evitando o acúmulo de tarefas e realizando atividades que te façam sentir prazer. Algumas das nossas sugestões são: assistir filmes e séries, passear, viajar, fazer atividades físicas relaxantes como: alongamento, yoga e pilates, namorar e outros.  

Quais cuidados devo tomar durante as 21 semanas de gravidez?

Durante esse período gestacional é de extrema importância que você tome alguns cuidados para garantir que a sua saúde e a do seu bebê não sejam prejudicados., como por exemplo o cuidado para não se estressar.

cuidados durante a 21ª semana de gestação
São tarefas que você deve tomar durante este período gestacional: fazer o enxoval do bebê e anotar suas dúvidas para esclarecer com o médico.

Veja qual foi o checklist que nós separamos para você durante a 21ª semana gestacional:

  • Siga uma alimentação saudável e balanceada: a alimentação balanceada é indispensável na vida de todos nós como um dos principais pilares da saúde em dia. Porém, quando se trata do período gestacional, a sua importância é ainda maior. Portanto, não se esqueça de se alimentar corretamente e se necessário conte com o auxílio de um profissional;
  • Faça uma atividade física regular: a atividade física na gravidez exerce inúmeros benefícios e por isso recomendamos que você as pratique com regularidade. Porém, antes disso pergunte ao seu médico se há alguma restrição ao seu caso;
  • Hidrate-se corretamente: a hidratação é indispensável para garantir sua saúde, além de evitar inchaços indesejáveis durante a gestação. Então mantenha sua garrafinha sempre por perto e beba bastante água e líquidos saudáveis;
  • Não falte às consultas do pré-natal: as consultas de pré-natal são essenciais para acompanhamento gestacional e por isso é importante que você siga o calendário estipulado pelo seu médico;
  • Organize o enxoval e quartinho do bebê: esse é um excelente período para você organizar o enxoval e quartinho do bebê. Afinal, no final da gravidez é provável que você esteja menos disposta e não queira se preocupar com isso. Conte com o auxílio do papai da criança e curta bastante este momento (essa é de fato uma excelente estratégia para desestressar);
  • Tire suas dúvidas com seus médicos: ficou com dúvida em relação a algum sintoma ou acontecimento? Anote-a no bloco de notas do seu celular para esclarecê-la com seu médico assim que possível;
  • Mantenha sua pele hidratada para evitar o surgimento de novas estrias: no momento em que sua barriga e mamas estão em crescimento, sua pele fica muito suscetível a novas estrias e para evitar que isso aconteça é essencial que você mantenha sua pele sempre hidratada. Se achar pertinente, converse com seu dermatologista sobre qual creme é mais indicado para você;
  • Faça um check-up de exames adicionais: além do ultrassom que é de praxe, veja com seu médico quais exames é necessário que você faça para analisar se há ou não a presença de alguma anomalia na sua gravidez e não deixe de realizá-los para evitar qualquer presença futura.

Bom, agora que você já sabe quais são os principais sintomas e acontecimentos com 21 semanas de gravidez, é hora de você se atentar a eles para garantir que tudo ficará bem com você e com seu bebê até o dia do parto.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar nesse post para que possamos esclarecê-la. Ah, mas nunca se esqueça que as informações descritas aqui não passam de algumas dicas e para o acompanhamento único e especializado nada melhor do que um médico obstetra de sua confiança, tá bem?

No mais, continue acompanhando o nosso blog pois em breve divulgaremos os próximos posts para te contar o que acontece o período gestacional semana a semana. Nos vemos por aqui. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário