20 Semanas de Gravidez

Com 20 semanas de gravidez a mamãe atinge a metade do período gestacional e nessa etapa os movimentos fetais são percebidos com maior facilidade, até mesmo pelos outros. Até esse período, a previsão é que a grávida já tenha engordado 6 quilos e a barriga já esteja maior e mais visível, porém, de agora em diante o seu crescimento ficará mais lento.

O feto, por sua vez, já está praticamente todo formado e só precisa crescer e se desenvolver para chegar ao mundo. Tudo vem caminhando bem, mas isso não quer dizer que os cuidados não devem continuar.

Quer saber quais são os sintomas, acontecimentos e, principalmente os cuidados que precisam ser tomados durante as 20 semanas de gravidez? É justamente este o tema do nosso post de hoje! Continue a leitura que nós te contamos! 😊

Sintomas com 20 semanas de gravidez

Agora, na metade da gravidez, é comum que você já tenha se acostumado com os sintomas da gravidez e/ou nem os perceba com tanta intensidade. Mas vamos te contar: na maior parte das vezes eles ainda estão aí. Confira quais são os sintomas mais comuns da 20ª semana de gestação:

Mudança na visão

É comum que algumas gestantes notem mudança na visão nesse período da gravidez e o motivo disso é o acúmulo de água nos olhos. Se porventura você usar lente de contatos, este sintoma pode acabar te provocando certo incômodo e a nossa dica é que você evite utilizá-las pelos próximos dias, dando preferência aos óculos de grau.

Mudança no cabelo

Você pode ter notado que seus cabelos mudaram de aspecto e estão mais sedosos e brilhosos! Que maravilha, não? Isso também é resultado da gravidez, que está completamente ligada à alteração do cabelo e pelos pelo corpo.

Azia

Nas 20 semanas de gravidez você pode notar o reaparecimento da azia e para aliviá-la você pode incluir na sua alimentação alimentos como: sorvete, folhas de manjericão, sucos de frutas, chicletes, alimentos a base de grãos vegetais, Yakult e é claro, MUITA água!

Dor nas costas

dor nas costas na gravidez
À medida que a barriga vai crescendo, a tendência é que a dor nas costas na gravidez vai ficando cada vez mais pesada.

Agora que sua barriga já está maior e mais pesada, a dor nas costas pode ser ainda mais evidente, por mais que você já tenha se acostumado com ela. Para aliviá-la, faça sempre algum alongamento ou exercícios físicos (que podem ir desde a yoga, pilates, hidroginástica, natação e até mesmo musculação, mas sempre com liberação médica) e tente descansar sempre que possível.

Fadiga

A fadiga ou cansaço recorrente na gravidez também é muito comum e está relacionado ao alto nível hormonal na gravidez. Para que ela não seja tão incômoda, tente descansar sempre que possível e fique o mais tranquila possível, afinal, você está vivendo um momento mágico na sua vida e tudo ficará bem!

Inchaço nas pernas

Nas 20 semanas de gravidez é comum que as pernas e pés inchem e normalmente isso não é sinônimo de preocupação. Porém, se o mesmo atingir outras partes do corpo ou se estiverem acompanhados de outros sintomas como: fortes cólicas e/ou sangramentos, o mais indicado é que você procure o seu médico para que ele possa averiguar o que está acontecendo, ok?

Coceira e estria na barriga

Com o crescimento da barriga na gravidez, é comum que surja uma coceira repentina. Com isso, tente mantê-la sempre o mais hidratada possível para evitar o aparecimento de novas estrias, já que o principal sintoma de que uma nova estria está por vir é justamente esse: coceira.

Prisão de ventre

A grávida pode apresentar situação de prisão de ventre durante este período da gravidez e para que esse sintoma não lhe atrapalhe muito, o ideal é que ela consuma bastante alimentos ricos em fibra e pratique atividades físicas regularmente.

Micção frequente

É, você ainda não ficará livre das idas exageradas ao banheiro para fazer xixi e terá que conviver com isso ainda pelas próximas semanas. Portanto, o mais certo a se fazer é criar uma rotina em que possa ter acesso fácil ao banheiro de tempos em tempo e não se esquecer também de não consumir muito líquido antes de se deitar para evitar que a vontade repentina de ir ao banheiro te atrapalhe dormir tranquilamente.

Alterações na gestante com 20 semanas de gravidez

A principal alteração no corpo da gestante está relacionada ao tamanho de sua barriga que agora cresce cada vez mais. O desconforto e inchaço já a incomodam e geram outros sintomas, como: dores nas costas e pernas.

Além disso, ela pode notar que as sardas e outras manchas de pele podem ficar mais escuras, bem como os mamilos, a área genital e a região próxima ao umbigo. Este sintoma não costuma permanecer após a gravidez, voltando a tonalidade normal logo após o nascimento do bebê.

Desenvolvimento do feto com 20 semanas de gravidez

Com 20 semanas de gravidez, o esperado é que a tonalidade do bebê seja vermelho-clara e que ele já apresente um pouquinho de cabelo na cabeça. Os seus órgãos internos estão se desenvolvendo rapidamente, embora seus pulmões ainda não consigam funcionar pelo fato de serem imaturos.

Suas pálpebras já existem, porém ainda estão fundidas, proibindo que seus olhinhos possam se abrir. As sobrancelhas já podem ser notadas, embora ainda sejam bem fininhas e seus rins produzem cerca de 10 ml de urina diariamente.

Tamanho do feto com 20 semanas de gravidez

Com 20 semanas de gestação o bebê possui aproximadamente 16,4 centímetros, tamanho equivalente a um pimentão e o seu peso gira em torno de 300 gramas.

20 semanas de gestação são quantos meses?

Ao completar 20 semanas de gestação, a grávida está entrando para o 5º mês de gravidez e alcança a marca da metade do período gestacional.

Importância do ultrassom morfológico nas 20 semanas de gravidez

Considerado um dos momentos mais mágicos da gravidez, que é quando você consegue de fato visualizar o bebê dentro do ventre, o ultrassom morfológico trata-se de uma variação do ultrassom convencional que deve ser realizado entre a 20ª e 24ª semana e tem o objetivo de visualizar o feto por inteiro, mostrando todos os detalhes de cada órgão do bebê, a fim de evidenciar se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem.

ultrassom morfológico na gravidez
Saiba qual é a importância do ultrassom morfológico na gravidez.

Os órgãos como: estômago, pulmão, bexiga, rins e coração são visualizados no exame e, além disso, pode ser notado se há ou não a presença de osso nasal e quinta falange (presença do quinto dedo na mão do bebê), fazendo com que a realização do exame seja de fato importante para o acompanhamento da gravidez e da saúde do feto.

O coração e o cérebro são os órgãos que mais são avaliados durante o ultrassom morfológico, uma vez que farão uma análise minuciosa dos mesmos, analisando cada veia e artérias para a sua perfeita checagem.

Hora de organizar o chá de fraldas!

Ao atingir a metade do período gestacional, a mamãe já pode começar os preparativos para o chá de fraldas. Pense em quem você vai convidar, onde você vai fazer, qual vai ser o cardápio, se você vai ou não contratar um buffet, qual será a data e horário, se terá um tema ou não, se você fará lista de presente ou se deixará livre para a escolha do convidado… Enfim, organize a festinha para que você possa curtir este momento ao lado das pessoas que você ama e se necessário peça a ajuda dos avós e padrinhos do bebê.

Ah, e não se esqueça que o mais indicado é que você faça em uma época relativamente distante do final da gravidez para garantir que você vai conseguir aproveitar a festa, ok? O ideal é que a data não ultrapasse os 7 meses de gestação.

Perigo: cuidado com a herpes genital durante as 20 semanas de gravidez

Este é considerado um dos problemas mais graves de ocorrer durante a gravidez devido ao grande risco de causar danos ao bebê, como também durante ao parto e refere-se à uma doença sexualmente transmissível que pode ser adquirida através do sexo oral também.

Os danos mais comuns são:  aborto espontâneo, prematuridade no feto, cegueira e microcefalia.

Portanto, por mais que a relação sexual durante a gravidez não seja proibida e até mesmo apresente benefícios, todo cuidado é pouco. Lembre de se proteger sempre e evite de se relacionar com múltiplos parceiros.

Bom, agora que você sabe quais são os sintomas, acontecimentos e cuidados que precisam ser tomados durante as 20 semanas de gravidez, é hora de se cuidar para garantir que sua saúde e a do seu bebê não serão afetadas. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este tema, basta comentar nesse post que nós te esclarecemos.

Ah, mas não se esqueça que o conteúdo descrito aqui são apenas algumas dicas que não substituem a sua consulta pré-natal. Mantenha sua rotina médica em dia e sempre que necessário entre em contato diretamente com seu médico de confiança para que ele possa te auxiliar com maior precisão, tá bem?

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre o período gestacional. Em breve divulgaremos outros posts referentes às próximas semanas da gravidez e te esperamos por aqui. Até breve!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário