2 Semanas de Gravidez

No nosso post anterior nós falamos que os sintomas da 1ª semana de gravidez é bastante sutil e que muitas mulheres mal conseguem perceber que estão grávidas. Porém, quando se inicia a 2ª semana de gravidez, a lista de sintomas tende a aumentar e faz com que eles se tornem mais perceptíveis a uma parcela maior de mulheres. Ou seja: com 2 semanas de gravidez a desconfiança da gravidez já começa a ser mais frequente.

É ainda nesse período da gravidez que há o encontro do óvulo com o espermatozoide e todas as características físicas do seu bebê serão definidas, como: a cor dos olhos, sexo, estatura e mais.

Se você quiser ficar por dentro de tudo que acontece na 2ª semana de gestação e tirar suas dúvidas referentes a esse assunto basta continuar a leitura desse post. ????

2 semanas de gravidez: quais são os sintomas?

quais são os sintomas da 2 semana de gravidez
Confira quais são os principais sintomas da 2ª semana de gestação.

Antes de te contar sobre 2ª semana de gravidez sintomas e aprofundar sobre o que acontece na 2ª semana de gestação, vale ressaltar que é necessário avaliar a situação individual de cada organismo e nem todas as gestantes irão sentir todos os sintomas e, em contrapartida, nem todas as mulheres que apresentarem um ou mais dos sintomas abaixo estarão obrigatoriamente grávidas. Os primeiros sintomas da gravidez são bem parecidos ao da TPM (tensão pré-menstrual), por exemplo. Tente entender o seu organismo e, se necessário, busque ajuda médica, tá bem?

Os principais sintomas das grávidas com 2 semanas de gravidez são:

Mamas sensíveis e mais volumosas

Os hormônios estimulantes das glândulas mamárias entrarão em ação para iniciar o preparo para a amamentação, resultando em mamas mais sensíveis e mais volumosas. Esse sintoma pode inclusive fazer com que as grávidas comecem a notar os sutiãs mais apertados, precisando optar por modelos maiores.

Escurecimento da auréola

Se na 1ª semana de gravidez esse sintoma já era um pouco visível, agora a tendência é ficar ainda mais evidente. Isso acontece devido ao inchaço e ao aumento do fluxo sanguíneo na região.

Cansaço, sonolência e falta de ar são sintomas frequentes na 2ª semana de gravidez

Uma vez que o organismo começa a sofrer pelas adaptações metabólicas para o desenvolvimento do bebê, é normal que as gestantes apresentem episódios de cansaço, sonolência e falta de ar ao longo do dia. E esses sintomas tendem a aumentar ao decorrer do desenvolvimento da gestação.

Dores nas costas

Embora seja um sintoma mais característico das últimas semanas de gestação, há algumas mulheres que podem sentir dores nas costas já na 2ª semana de gravidez. Porém, vale lembrar que, assim como todos os outros sintomas dessa lista, essa não é uma regra e acontece só em alguns casos.

Alterações no olfato e paladar

O corpo da gestante acaba ficando mais sensível a determinadas sensações e uma das queixas é justamente a mudança no olfato e paladar. A mulher passa a ter aversões a determinados odores, como: perfumes, cigarros, gasolina, alguns alimentos, etc., e podem ainda sentir que o paladar está alterado ao consumir determinados tipos de alimentos.

Mudanças de humor

Em decorrência às mudanças corporais que ocorrem durante a gestação e ao desequilíbrio nos níveis dos neurotransmissores, é comum que o humor das grávidas varie repentinamente. Crises de choro ou irritabilidade de uma hora para outra estão entre os sinais de mudança brusca de humor sem causa aparente.

Atraso ou ausência da menstruação

Esse é sem sombra de dúvidas o sintoma mais clássico e perceptível e que mais ajuda as mulheres a descobrirem que estão grávidas, principalmente aquelas que possuem um período menstrual regular. Vale ressaltar que o atraso ou ausência da menstruação pode ser notado a partir de 2 semanas de gravidez até 4 semanas.

Com 2 semanas de gravidez já pode fazer o teste?

2 semanas de gravidez já pode fazer o teste?
Descubra a partir de quando você pode fazer o teste de gravidez.

Bom, se você desconfia que está grávida e deseja confirmar se há ou não um bebê a caminho, você precisará realizar um teste de sangue (beta-hCG) ou de farmácia. Porém, o recomendado é esperar o atraso menstrual para garantir que o teste não terá um resultado falso.

Se porventura a sua menstruação for bastante regular e você já tiver notado a ausência dela com ou sem a presença de outro(s) sintoma(s) da lista acima, a resposta é SIM! Você já pode realizar um teste para saber se está ou não grávida.

Caso o primeiro teste realizado der negativo, a recomendação é que você aguarde entre 5 ou 7 dias para a realização de um novo teste para que haja ou não confirmação do primeiro resultado pois é comum que o teste falhe nos primeiros dias de gestação uma vez que os níveis do hormônio hCG no sangue são baixos e podem não ser detectados de primeira.

Qual é o momento ideal para procurar um médico e iniciar o pré-natal?

O acompanhamento médico durante a gravidez é realizado por um obstetra e as consultas são periódicas (mensalmente, quinzenalmente, semanalmente e diariamente) de acordo com o seu tempo de gestação. Você deve iniciá-lo assim que a sua gravidez for confirmada para garantir que está tudo certo com o desenvolvimento do bebê.

Procure por um médico(a) que te passe confiança, afinal, ele será o responsável por acompanhar todo o período da sua gravidez e é indispensável que você sinta segurança em seu trabalho. Para esse momento, referências e indicações são muito bem-vindas.

2 semanas de gravidez: a barriga já fica perceptível?

2 semana de gravidez já tem barriga
Na 2ª semana de gravidez ainda não é possível perceber a saliência da barriga de grávida.

Embora algumas mulheres possam apresentar inchaço desde a 1ª semana de gravidez e isso possa acabar as confundindo com a saliência da barriga de gestante, a resposta para essa pergunta é NÃO. Na 2ª semana de gravidez barriga não é visível ainda. A mesma costuma aparecer entre a 16ª e 20ª semana.

2 semanas de gravidez: o que ocorre?

A 2ª semana de gestação é bastante importante para o desenvolvimento do bebê uma vez que é ao decorrer dela, mais precisamente ao fim da 2ª semana, que ocorre a fecundação.

A fecundação é o processo em que o óvulo se encontra com o espermatozoide, geralmente na trompa. Nesse momento, onde somente um único espermatozoide dentre os milhares contidos no sêmen masculino fecunda o óvulo, é que são definidas as características físicas do bebê, como: cor dos olhos, pele e cabelo, sexo e estatura.

Após isso, o ovo ou zigoto (nomes dado ao óvulo fecundado) é dividido em milhares de células e se dirige ao útero que, por sua vez, se prepara para recebê-lo com uma espessura mais grossa.

A partir daí, o feto começará a se desenvolver cada vez mais e a gestante poderá ter indícios maiores sobre a sua gravidez nas próximas semanas.

O que evitar durante a gravidez

saiba o que evitar para ter uma gestação saudável
Dentre as limitações na gravidez estão: álcool, medicamentos e procedimentos estéticos.

Para garantir mais saúde para você e para seu bebê durante a gestação é importante seguir algumas orientações do que não é permitido e o que evitar durante a gravidez.

Portanto, caso você já tenha constatado uma gravidez ou esteja desconfiada que esteja grávida, tente seguir as nossas dicas e principalmente busque orientação com seu médico. Lembre-se: a sua saúde e a do seu neném deve vir sempre em primeiro lugar!

Confira o que você deve evitar durante toda a gestação:

  • Consumo de bebida alcoólica: o consumo de bebida alcóolica durante a gravidez é totalmente desaconselhável, tendo em vista que, mulheres que consomem álcool em excesso durante a gravidez podem causar sérios prejuízos ao desenvolvimento do bebê.Em casos mais graves, o bebê pode desenvolver o que chamamos de “Síndrome fetal pelo álcool” que deixa sequelas graves como o retardo mental.
  • Uso de medicamentos: assim como a bebida alcoólica, determinados medicamentos podem acabar prejudicando o desenvolvimento do bebê e não devem ser consumidos sem autorização médica. Portanto, caso você esteja grávida ou desconfiada de uma gravidez, busque auxílio médico para garantir que o consumo de determinado medicamento não fará mal ao seu bebê.
  • Realização de procedimentos estéticos: com certeza você já ouviu falar que pintar o cabelo não é permitido para mulheres grávidas, correto? Pois então. Essa é mais uma limitação que as gestantes precisam respeitar e, digo mais: há outros procedimentos estéticos que são proibidos para gestantes e, se você está na 2ª semana de gravidez ou desconfia que esteja grávida, busque orientação médica antes de realizar qualquer procedimento estético para garantir que não fará mal ao seu bebê.

Vale dizer que essas são apenas algumas dicas e que existem outras limitações para gestantes. Então busque sempre se informar com o seu médico responsável pelo pré-natal e não faça nada sem a autorização prévia, ok? Dessa forma você e o seu bebê ficam protegidos e seguros.

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender os principais sintomas das mulheres que estão passando pelas 2 semanas de gestação e o que acontece durante esse período. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto não deixe de comentar aqui no post para que possamos esclarecê-la.

Ah, e não se esqueça que compreender sobre cada etapa da gravidez é muito importante para que você possa ficar por dentro sobre o que se passa no seu organismo e o desenvolvimento do seu bebê. Portanto, caso você queira saber mais sobre as próximas semanas da gestação, basta continuar acompanhando o nosso blog e os próximos posts.

Te esperamos por aqui! Até a próxima!

Deixe um comentário