19 Semanas de Gravidez

Com 19 semanas de gravidez a mamãe está entrando no 5º mês de gestação, ou seja, já está mais ou menos na metade da gravidez e tudo indica que a evolução está indo muito bem.

Durante esse período, é provável que a gestante já consiga sentir os chutes do bebê com maior facilidade e que sua barriga já esteja mais saliente e marcada, sendo motivos de total excitação e felicidade.

Mas… Será quais são os principais sintomas e acontecimentos deste período? É sobre isso que falaremos nesse post. Continue a leitura que você irá descobrir! 😊

Sintomas com 19 semanas de gravidez

Se compararmos ao início da gravidez, com 19 semanas de gravidez os sintomas já são reduzidos e as mamães já se sentem mais dispostas. Entretanto, há alguns incômodos que surgem durante este período e que podem preocupar as gestantes.

Ah, mas não se esqueça que esses dados são ditos seguindo uma média da maioria das gestantes. Mesmo que você apresente algum sintoma que não está aqui ou que você não apresente nenhum deles, não quer dizer que há algo de errado com sua gravidez. Cada mulher é única e deve ser tratada como tal, tá bem?

Veja quais são os principais sintomas notados com 19 semanas de gravidez:

Dor no ligamento do útero

À medida que seu útero vai crescendo, os ligamentos redondos que dão suporte a ele começam a se esticar. E esse fato pode causar ocasionalmente uma dor com intensidade aguda na parte inferior do abdome, normalmente sendo de um ou do outro lado.

Dor no útero gravidez
É comum que as grávidas sintam dores no abdome durante as 19 semanas de gravidez.

Caso essa seja uma dor que lhe preocupe, não deixe de entrar em contato com seu médico para que ele possa te examinar e esclarecer suas dúvidas, tudo bem?

Cansaço excessivo

É comum que a gestante se sinta cansada, sem fôlego e sem resistência durante essa semana. E a causa disso é que seu sistema circulatório esteja trabalhando além do normal para bombear bastante sangue através do cordão umbilical para seu bebê.

Para evitar que esse sintoma seja muito incômodo, certifique-se que sua dieta esteja balanceada e rica de alimentos fontes em ferro e muita vitamina C. Portanto, são alimentos que você deve consumir: carne vermelha, vegetais de folhas verdes, cereais e frutas frescas.

Temperatura interna elevada

Outro sintoma muito frequente durante as 19 semanas de gravidez é o suor intensivo. Segue algumas dicas para aliviá-lo:

  • Não usar roupas pesadas;
  • Evite roupas sintéticas para não abafar a pele;
  • Tome banho quantas vezes julgar necessário;
  • Durma de janela aberta e/ou ventilador ou ar-condicionado ligados.

Tristeza incontrolável

Embora a gravidez seja, na maioria dos casos, um motivo de grande felicidade, a mamãe pode apresentar episódios de tristeza incontrolável, justificados pelo descontrole hormonal ou até mesmo pelo turbilhão de emoções que ela esteja vivendo.

A melhor forma de aliviar este sintoma é através de momentos de descontração, de conversas com amigos, familiares e até mesmo com seu obstetra (para garantir que não ficará com nenhuma dúvida relacionada à gravidez, reduzindo os medos) e de passeios. Portanto, conte com o auxílio de pessoas próximas para sair desse momento triste e lembre-se: você precisa ficar bem para que seu bebê também fique bem, combinado?! 😊

Micção frequente

Nessa etapa da gravidez, o número elevado de idas ao banheiro já faz parte da sua rotina e o que justifica isso é a pressão que o útero faz sobre a bexiga, reduzindo o seu tamanho.

O que podemos te dizer sobre isso é que tenha muita paciência: crie o hábito de ir ao banheiro para não segurar a urina (afinal, problemas no trato urinário na gravidez pode gerar consequências graves) e evite a ingestão de líquidos antes de se deitar para que a vontade de fazer xixi não atrapalhe o seu descanso.

Dor nas costas

A dor nas costas é outro sintoma muito intenso durante as 19 semanas de gravidez e que tende a persistir durante os próximos dias. Para que ele não seja tão intenso, faça pequenos descansos ao longo do dia e tenha o hábito de se exercitar (pilates, yoga, natação e hidroginástica são ótimas opções para esse caso).

Alterações na gestante com 19 semanas de gravidez

Se tratando de nível físico, com 19 semanas de gravidez as alterações na mamãe são ainda mais notáveis do que em relação às semanas anteriores. Isso porque a barriguinha irá se desenvolver ainda mais rápido a partir de agora, tomando cada vez mais a forma e a saliência da barriga de gestante.

Os seus mamilos estão mais escuros e é possível que a mamãe perceba a presença de uma linha vertical escura no centro da barriga.

E o seu coração? Bom, ele passará a trabalhar duas vezes mais para suprir todas as exigências adicionais que o seu bebê precisa, gerando os sintomas que citamos anteriormente.

Como anda o desenvolvimento do feto com 19 semanas de gravidez?

Nas 19 semanas de gestação, a principal evolução é referente ao rosto e ao cérebro do bebê. O rosto está em contínuo desenvolvimento e possui uma pequena camada de pelos macios o protegendo. Já seu cérebro começa a desenvolver os sentidos, designando as áreas destinadas ao paladar, olfato, tato, audição e visão.

Confira quais são os outros acontecimentos dessa semana gestacional:

  • As sobrancelhas e cílios já estão crescendo;
  • Ainda que os olhos do bebê não estejam abertos, suas pálpebras já estão formadas e o bebê já é capaz de perceber a luz intensa fora do útero;
  • O cabelo já está nascendo, porém sua cor e textura poderão mudar após o nascimento;
  • O bebê começa a engolir o líquido amniótico;
  • Os rins continuam a produzir urina;
  • A língua começa a produzir as papilas gustativas;

Qual é o tamanho do feto com 19 semanas de gravidez?

Com 19 semanas de gravidez é provável que o bebê já tenha chegado a 15 centímetros de comprimento, tamanho equivalente a uma laranja, e o seu peso estimado é de 240 gramas.

Problemas de saúde durante as 19 semanas de gravidez

Existem algumas doenças que têm certa probabilidade de surgir durante a gravidez e que apresentam certo risco à saúde da mamãe e do bebê. Portanto, é sempre bom ficar de olho aos seus sinais e sintomas e, mais do que isso, manter suas consultas em dia para garantir que está tudo bem com você e com o seu filho.

pressão alta na gravidez
A pressão alta na gravidez é bastante preocupante para a saúde da gestante e do bebê.

Veja quais são os principais problemas de saúde que podem surgir durante a 19ª semana de gravidez:

Pressão alta

A pressão arterial é uma das principais preocupações durante toda a gravidez devido ao risco que ela pode ocasionar para a mamãe e para o bebê e é justamente por isso que ela é medida em todas as consultas de pré-natal.

O ideal é que a pressão não ultrapasse a marca de 140/90 mmhg, em especial para as mulheres que nunca sofreram de pressão alta anteriormente. Caso isso aconteça, o médico precisará ficar atento e realizar o pré-natal ainda mais de perto para certificar-se de que nada acontecerá decorrente da pressão elevada.

Alguns cuidados podem ser tomados pela mamãe para evitar que a pressão aumente durante a gravidez, como:

  • Ingestão de alimentos ricos em ácido fólico;
  • Ter o controle do ganho de peso e da alimentação saudável e balanceada;
  • Em caso de pico de pressão, faça repouso absoluto e evite ao máximo situações estressantes.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional trata-se do aumento do açúcar no sangue, mesmo que a mulher nunca tenha tido problema com diabetes anteriormente. Os seus sintomas englobam: cansaço, infecções frequente, sede e micção em excesso, visão turva e perda de peso sem causa aparente.

A boa notícia é que na grande maioria dos casos a diabetes gestacional termina bem tanto para mamãe quanto para o bebê e o seu tratamento consiste apenas em uma alimentação saudável e balanceada (salvo exceções onde é necessário entrar com medicações específicas).

Cálculo Renal

Se porventura você já teve cálculo renal alguma vez na vida, você está mais suscetível a desenvolvê-lo novamente na gravidez. Porém, mesmo para as mulheres que nunca tiveram, ainda há o risco de ter durante o período gestacional.

Para evitar você pode seguir algumas dicas que vão desde a alimentação mais saudável até a ingestão de muito líquido ao decorrer do dia (o recomendado é de, no mínimo, 2 litros d´água).

Ah, e não se esqueça: não são todos medicamentos que a grávida pode tomar. Portanto, o quanto mais você conseguir evitar essas e outras doenças durante sua gravidez, melhor será para ter uma gestação saudável e segura para você e para o bebê.

Esperamos que você tenha entendido quais são os principais sintomas e acontecimentos das 18 semanas de gravidez. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este tema, basta comentar nesse post que nós te esclarecemos.

Ah, e vale ressaltar que o conteúdo descrito aqui são apenas dicas. Cada gestação é única e, por mais que o conteúdo tenha te auxiliado a entender o que você tem passado, ele não deve substituir o seu controle pré-natal, ok?

Se quiser mais dicas e informações a respeito do período gestacional, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos outros posts que indicam o que acontece na gravidez semana a semana. Nos vemos por aqui!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário