18 Semanas de Gravidez

Com 18 semanas de gestação a mamãe está chegando ao final do 4º mês de gravidez e isso significa que a ansiedade vai tomando conta cada vez mais e mais. O bebê já se movimenta bastante e agora a mamãe já pode começar a perceber alguns pequenos chutes, embora ainda sejam bem sutis.

Quer saber quais são os outros sintomas e acontecimentos da 18ª semana de gestação? Basta continuar a leitura deste post que nós te contamos!

Sintomas com 18 semanas de gravidez

Os sintomas listados abaixo são bastante comuns durante as 18 semanas de gravidez e normalmente não é motivo de preocupação. Mas lembre-se: nem todas as mamães sentirão todos os sintomas, portanto, mesmo que você não os apresente ou apresente sintomas que não estão nessa lista, não quer dizer que há algo de errado com você. Em todos os casos, mantenha sempre suas consultas em dia para que o médico possa lhe avaliar, combinado?

Confira quais são os sintomas mais comuns durante a 18ª semana de gestação:

Fome aumentada

A fome aumentada na gravidez é um sintoma comum, afinal, a mamãe passa a ter a necessidade de ingerir nutrientes não apenas para ela, mas também para o bebê. Porém, para evitar o ganho de peso em excesso durante a gravidez e garantir que seu bebê vai receber a quantidade de nutrientes que ele precisa, é essencial que você se alimente de forma saudável e balanceada.

Corrimentos

Os corrimentos esbranquiçados são completamente comuns e esperáveis durante a gravidez. Entretanto, se eles vierem acompanhados de mau cheiro, irritação no local ou tiver uma coloração amarronzada, avise imediatamente o seu médico pois isso pode indicar a presença de uma infecção.

Produção de colostro

Antes do nascimento do bebê, é comum que saia um liquido viscoso e transparente dos seus seios. O nome dele é colostro, o que indica que está tudo certo com a preparação para a produção de leite. E lembre-se: quanto mais água você ingerir durante a gestação, maior será a garantia de que você conseguirá produzir uma boa quantidade de leite para seu bebê.

Tonturas

Durante a gravidez o seu coração tende a trabalhar mais e, com isso, poderá haver queda de açúcar no sangue, ocasionando as tonturas. Outro motivo que contribuiu para isso é a compressão das veias causada pelo útero, fazendo com que as grávidas possam ter até mesmo casos de desmaios.

Há algumas táticas que você pode fazer para evitar esses incômodos, como: descansar sempre que possível, dormir sobre o lado esquerdo para facilitar a circulação e, em caso de desmaios, evitar de se levantar muito rápido para que seu corpo tenha tempo de recuperar-se.

Manchas e espinhas na pele

A pele da gestante tende a ficar manchada e com espinhas durante as 18 semanas de gravidez e isso também é completamente comum. Para evitar o agravamento desses sintomas, você pode optar pela ida a um dermatologista ou seguir algumas dicas de pele na gravidez.

Micção frequente

Esse é o sintoma mais recorrente em toda gravidez e certamente ele permanecerá durante este período. É bem provável que você já tenha conseguido lidar com ele, mas não se esqueça que o principal é evitar ingerir muito líquido antes de se deitar para que isso não atrapalhe a sua noite de sono.

Dor nas costas

Quanto mais avançada for a sua gravidez, mais tendência a ter dor nas costas você terá. E isso se justifica pela pressão que o útero faz. Para evitá-la, você pode fazer alongamentos e atividades físicas para gestantes, como: pilates, yoga, natação, hidroginástica e outras opções. Entretanto, nunca se esqueça de perguntar ao seu médico se você está apta para a realização das mesmas, tá bem?

Alterações na gestante com 18 semanas de gravidez

Com 18 semanas de gravidez a sua barriga já começa a ficar mais saliente e isso faz com que você se sinta melhor e o sentimento de gestante fica mais aflorado. Além disso, você já começa a se incomodar com alguns palpites sobre sua gravidez, mas o essencial é que você leve tudo numa boa para evitar que opiniões externas influenciem o seu bem-estar.

cuidados com a alimentaçao nas 18 semanas de gravidez
Durante as 18 semanas de gravidez, é muito importante que a gestante tome cuidado com a alimentação para evitar o ganho de peso exagerado.

É importante ressaltar que durante este período e até o fim da gestação a mulher pode atingir o ganho de 500g a 1kg por semana e para que isso não fique descontrolado é essencial que você controle a sua alimentação, em especial aquelas que estiverem com a fome aumentada.

Desenvolvimento do feto com 18 semanas de gravidez

O desenvolvimento do feto na 18ª semana de gestação é marcado pela sua audição, uma vez que agora ele passa a ouvir os batimentos cardíacos da sua mamãe e o barulho que o movimento da passagem de sangue faz pelo cordão umbilical. Além disso, nos próximos dias ele passará a ouvir também a voz da mamãe e a decifrar sentidos como o tato e a audição.

Confira quais foram os outros avanços das 18 semanas de gravidez:

  • Os olhos do bebê passam a ser mais sensíveis à luz;
  • Ainda que o bebê continua engolindo apenas o líquido amniótico, o seu tórax já consegue simular o movimento da respiração;
  • As impressões digitais já começam a se desenvolver através do acúmulo de gordura que vem sendo formada nas pontas das mãos e dos pés;
  • O intestino grosso e as glândulas digestivas estão sendo formadas em uma velocidade acelerada.

Tamanho do feto com 18 semanas de gravidez

O bebê com 18 semanas de gestação mede aproximadamente 14,2cm, o que refere ao tamanho de uma pera, e seu peso estimado e é de 190 gramas.

Quando a gestante começa a sentir as primeiras mexidas do bebê?

Essa é sem dúvidas uma das maiores ansiedades de qualquer mamãe, especialmente aquelas que estão vivenciando a gravidez pela primeira vez. Portanto, vale ressaltar que a resposta para essa pergunta não é muito exata uma vez que cada organismo funciona de maneira única.

Mas, em geral, os primeiros chutes começam a ser notados durante a 18ª semana, sendo muito provável que você comece a sentir alguns chutes bem sutis nessa etapa da gestação.  

Qual é o significado de Altura Uterina?

Se você está frequentando as consultas de pré-natal, certamente você tem acompanhado a medição que o obstetra vem fazendo do seu bebê, certo? Pois bem, essa medição é chamada de Altura Uterina e sua finalidade é para avaliar o crescimento do bebê intra útero para determinar se ele está ou não dentro de suas expectativas.

Para isso, utiliza-se uma fita métrica e é medido desde a altura da pelve até onde ela está alcançando naquele momento, fazendo com que o valor de referência seja a semana de gestação em que a grávida se encontra.

Como incluir o seu parceiro na gravidez?

Se dissemos anteriormente que você precisa relevar e levar na naturalidade os palpites das pessoas durante as 18 semanas de gravidez, a inclusão do pai do bebê é mais que necessária e você deve tentar incluí-lo de todas as formas. Afinal, essa relação não fará bem somente a vocês dois como casal, mas também a ele como pai da criança, garantindo que ele se sinta pertencente desse momento tão especial.

Saiba como incluir a presença do pai na gravidez
Confira as dicas para ter a presença do seu parceiro na gravidez.

Segue algumas dicas para fazer com que você consiga incluí-lo na sua gravidez:

  • Estude juntos sobre os cuidados com o bebê: tirem um tempo para estudar sobre recém-nascido e gravidez juntos para que possam aprender como lidar com essa nova experiência na vida de vocês. Uma boa dica é preparar uma refeição gostosa para este momento e fazer com que esse momento seja, de fato, implementado na rotina;
  • Peça a ele ajuda com os cuidados durante a gestação e na casa: essa é sem dúvidas uma das formas mais legais de fazer com que ele se seja pertencente do momento. Afinal, ele vai se sentir útil e sentir que está realmente contribuindo com algo. Comece a pedir a ele ajuda para cuidar dos assuntos relacionados à gravidez e quando você estiver cansada ou com mal estar, peça a ele para assumir as tarefas de casa;
  • Crie momentos agradáveis para vocês dois: se agora ainda são só vocês dois em casa, dentro de poucos meses terá um pequenino que consumirá e muito a atenção do casal. Por isso é de extrema importância que vocês organizem momentos a dois e tirem um tempo para fazer coisas que vocês sempre gostaram de fazer;
  • Sugira que ele estude sobre a paternidade: da mesma forma que você vem estudando e lendo artigos sobre gravidez, sugira a ele que leia coisas relacionado a paternidade. Isso fará com ele se sinta mais interessado no assunto e estará mais preparado para a chegada do bebê;
  • Peça sugestão na escolha das coisas do enxoval e do quarto: se você demonstrar que se preocupa e se interessa com as opiniões dele, ele se sentirá mais pertencente ao momento e te garantimos: a experiência será muito mais agradável a vocês dois!

Bom, esperamos que você possa ter entendido quais são os principais sintomas e acontecimentos das 18 semanas de gravidez. Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este assunto, basta comentar nesse post que te esclarecemos.

E para mais informações a respeito das próximas semanas de gravidez, continue acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias divulgaremos outros posts que te contam tudo que acontece no período gestacional. Te esperamos por aqui!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário