17 Semanas de Gravidez

Com 17 semanas de gravidez o seu bebê já está bastante evoluído e, por mais que você ainda não consiga sentir (especialmente se for sua primeira gravidez), o seu bebê já se mexe bastante. Outro fato importante para essa semana se diz respeito ao sexo do feto. Se porventura você ainda não descobriu, essa é a semana que você pode optar por descobrir, já que nessa semana os testículos ou vulva já ficarão muito mais nítidos no ultrassom.

Assim como a barriguinha e o feto, a ansiedade da mamãe vem aumentando mais e mais a cada dia. E junto dela, surgem as dúvidas. E foi justamente por isso que criamos esse post: para te ajudar a entender com maior clareza tudo o que acontece durante a 17ª semana de gestação. Portanto, se você deseja saber mais sobre esse assunto, basta continuar a leitura.

Sintomas com 17 semanas de gravidez

Durante as 17 semanas de gestação é comum que a mamãe sinta alguns sintomas. Mas não se preocupe: é uma situação esperável e não indica nenhum problema. A menos que estejam acompanhados de fortes dores abdominais ou sangramentos, nesse caso procure seu obstetra para analisar o que pode estar acontecendo.

Veja quais são os sintomas mais comuns da 17ª semana de gravidez:

Aparecimento de espinhas na pele

Ainda que você nunca tenha sofrido com acnes na vida, durante a gravidez é comum que as espinhas deem algum sinal. E o motivo disso é o aumento do hormônio progesterona, fazendo com que os locais mais oleosos do corpo e com mais glândulas sebáceas como: rosto, colo e costas possam sofrer com esse problema.

Para evitá-las, o ideal é que você faça o controle de oleosidade da pele seguindo algumas dicas. Veja quais são:

  • Mantenha a pele sempre limpa, preferencialmente com o uso de sabonete neutro;
  • Dê prioridade ao uso de hidratantes sem óleos;
  • Sempre retire a maquiagem antes de dormir.

Inchaço corporal

O inchaço corporal também irá surgir nessa etapa da gestação devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Ele pode ou não vir acompanhado do cansaço ao fim do dia.

Para evitar que essa situação a incomode, não se esqueça de manter uma boa hidratação, utilizar roupas confortáveis e fazer pequenos descansos sempre que possível.

Coceira nas mamas e/ou barriga

A coceira pode começar a surgir nessa região e isso é um sinal de alerta para que você hidrate bastante sua pele, em especial nas partes que a coceira for mais intensa. Afinal, com o aumento das mamas e barriga durante a gravidez a pele fica mais suscetível a desenvolver novas estrias e o principal sintoma de que uma nova estria está por vir é justamente esse: coceira na região.

Sonhos estranhos

As alterações hormonais na gestação ou a ansiedade que a mamãe vem sentindo pode prejudicar e muito na qualidade dos sonhos. Para isso, lembre-se sempre de tentar manter a calma antes de dormir e, se porventura algum sonho estranho acontecer, saiba que não precisa se preocupar. Afinal, são apenas sonhos e sonhos não são reais, tudo bem?!

Aparição de hemorroidas

Se alguma vez na vida você já teve hemorroidas, tenha certeza que você é muito mais propensa a desenvolvê-las novamente nesse momento. Para evitar essa situação desagradável, mantenha uma dieta equilibrada e rica em fibras e a prática de atividades físicas regularmente.

Micção frequente

As idas no banheiro aumentadas é um sintoma que quase toda mamãe sente e muito provavelmente nessa altura da gravidez você já tenha percebido.

Para evitar que esse sintoma seja muito incômodo para você, crie um hábito de ir ao banheiro de tempos em tempos e, além disso, evite o consumo exagerado de líquidos momentos antes de dormir. Dessa forma, você evita que a vontade de xixi te acorde várias vezes durante a noite e garante uma noite de sono mais tranquila.

Dor nas costas

dor nas costas com 17 semanas de gravidez
Faça pequenos descansos durante o dia para aliviar a dor nas costas durante a gravidez.

Além da micção frequente, esse é mais um sintoma que tende a persistir durante bastante tempo da gravidez e se justifica devido ao aumento da barriga. Você pode reduzir os incômodos através de atividades e alongamentos e com pequenos descansos ao longo do dia.

Azia

Problemas gastrointestinais também são frequentes com 17 semanas de gravidez e o motivo disso é a quantidade de progesterona no organismo. Não deixe de conversar com seu médico para entender qual é a melhor forma de controlar esse sintoma, ok?

Ondas de calor

Outro motivo justificado pelo aumento dos hormônios na gravidez, as ondas de calor são bastante frequentes com 17 semanas de gestação. Para aliviá-las, opte por beber bastante água e outros líquidos saudáveis, como: sucos naturais e água de coco, além de escolher sempre roupas leves e confortáveis para se vestir.

Alterações na gestante com 17 semanas de gravidez

Com 17 semanas de gestação, é provável que a mamãe já tenha assumido um novo corpo, com mamas mais pesadas e inchadas, a silhueta mais arredondada e até mesmo o rosto também já está mais redondinho.

Entretanto, na maioria dos casos, a barriga ainda não está tão evidente. Ela tende a crescer mais a partir desse período, podendo ganhar entre 500g a 1kg por semana até o fim da gravidez. Se porventura você já tiver engordado mais do que isso, o indicado é que você procure maneiras de controlar o seu peso para evitar o descontrole de peso. Uma dieta equilibrada e saudável e a prática de atividades como o Pilates, Yoga e alongamentos são uma excelente pedida.

Evolução do feto com 17 semanas de gravidez

Com 17 semanas de gravidez, a formação do feto já está bem avançada e agora ele precisa terminar de crescer e se desenvolver para vir ao mundo. Veja abaixo algumas informações sobre os acontecimentos desse período:

  • O feto apresenta lanugo macio e aveludado por todo o corpo e a pele é macia e frágil;
  • Seus pulmões já possuem traqueias, brônquios e bronquíolos, porém os alvéolos ainda estão se formando e o seu sistema respiratório só funcionará 100% na 35ª semana aproximadamente;
  • Seus primeiros dentinhos já começam a aparecer no osso maxilar;
  • Os seus ossos vão ficando mais fortes à medida que o cálcio é depositado;
  • O cordão umbilical vai ganhando força;
  • O feto começa a ficar mais gordinho, uma vez que a sua formação desacelera e o ganho de peso passa a ser mais intenso;
  • O bebê já consegue sonhar e passa grande parte do tempo dormindo.

Qual é o tamanho do feto com 17 semanas de gravidez?

Durante a 17ª semana de gestação o seu bebê mede aproximadamente 13cm, o que equivale ao tamanho de um abacate. Já o seu peso estimado é de 140 gramas.

Já é possível saber o sexo com 17 semanas de gravidez?

Sim! Se por acaso você ainda não soube o sexo nas semanas anteriores, com 17 semanas de gravidez você já pode conversar com o seu médico para que ele possa descobrir se o seu bebê é um menininho ou uma menininha através do ultrassom.

Quais providências tomar durante esse período?

Agora que você já sabe qual é o sexo do bebê e que os sintomas mais fortes do início da gravidez já passaram, é o momento certo para aproveitar para tomar algumas decisões importantes sobre seu filho(a)! Veja quais são:

  • Escolha do nome: você já pensou em opções de nomes para seu bebê? Essa é uma excelente oportunidade para defini-lo! Neste momento tudo é válido: converse com o pai da criança, procure os significados, pense uma, duas, três ou quantas vezes forem precisas… Só tenha em mente que o ideal é que a escolha seja um nome que lhes agradem;
  • Escolha dos padrinhos: seguindo a mesma lógica do nome, a escolha dos padrinhos também deve ser feita com muita calma, cautela e carinho. Pense nas opções que vocês têm e defina quem vocês desejam que sejam os padrinhos do bebê, levando em consideração que os padrinhos devem ser pessoas muito próximas não apenas do casal, mas principalmente da criança;
enxoval e quartinho do bebê
Esse é um excelente período para providenciar o enxoval e o quartinho do bebê.
  • Compra do enxoval: com o sexo definido, fica muito mais fácil de comprar as coisinhas do bebê.  Busque lojas específicas de enxoval e vá comprando aos pouquinhos. Dessa forma, além de não te apertar financeiramente, você irá curtir cada momento da sua gravidez;
  • Monte o quartinho: o mesmo serve para a montagem do quartinho. Você terá um cômodo para reservar para seu filho? Então é hora de começar a planejá-lo. Vá comprando os móveis, pinte-o e crie o projeto do jeitinho que você sonhou. Te garantimos que esse momento é realmente mágico e muito especial para os papais!

Bom, esperamos que você tenha entendido quais são os principais sintomas e acontecimentos com 17 semanas de gravidez. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto, basta comentar aqui nesse post que nós te esclarecemos,

Ah, e vale ressaltar que todo o conteúdo desse post são dicas e para ter um acompanhamento direto e individualizado sobre sua gestação, é impreenchível o acompanhamento com um médico obstetra de sua confiança, ok?

Te esperamos por aqui em nosso próximo post para saber tudinho sobre a gravidez semana a semana. Até a próxima!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

Deixe um comentário