16 Semanas de Gravidez

A gestante quando chega nas 16 semanas de gravidez está no 4º mês de gestação e isso quer dizer que a ansiedade de ver logo o seu bebê vai aumentando mais e mais a cada dia.

Além disso, as alterações no corpo da gestante vão ficando cada vez mais nítidas, fazendo com que todos ao seu redor já comecem a perceber que você está grávida. Essa é, de fato, um dos períodos mais gostosos da gestação! 😊

Quer saber o que mais acontece durante as 16 semanas de gravidez? Então continue a leitura! Reunimos nesse post os principais acontecimentos e sintomas deste período para que você fique por dentro. Confira!

Sintomas com 16 semanas de Gravidez

Com 16 semanas de gravidez, é muito provável que a maioria dos sintomas do início da gestação já tenham ido embora, fazendo com que a gestante se sinta mais bem disposta. Entretanto, esse período da gestação tem algumas peculiaridades e com ele aparece alguns novos sintomas.

Ah, mas não se esqueça: ainda que você sinta algum sintoma que não aparece nessa lista nessa fase gestacional, não se preocupe: na maioria das vezes isso não representa nenhum problema grave. Cada mulher tem um organismo próprio e esses sintomas podem variar mesmo.

Veja abaixo quais são os sintomas mais comuns da 16ª semana de gestação:

Cansaço sem causa aparente

sintomas com 16 semanas de gravidez
Com 16 semanas de gravidez, é normal que as gestantes se sintam cansadas.

Sentiu-se cansada ao dar uma pequena volta pela casa? Esses podem ser os efeitos dos hormônios da gravidez, que acabam fazendo com que um fluido se instale nos pulmões, dificultando a respiração profunda.

Nossa dica é que você vá se acostumando com isso pois, à medida que o útero aumenta e pressiona o diafragma, esse sintoma tende a aumentar.

Apetite aumentado

Nas 16 semanas de gravidez é comum você sentir o seu apetite aumentado e, com isso, você passará a se alimentar mais. É importante tomar cuidado quanto aos alimentos ingeridos para não sofrer muita alteração no peso e para garantir que a sua saúde e a do seu bebê não seja afetada.

Micção frequente

Esse sintoma permanecerá frequente durante esse período de gestação e, assim como o cansaço, permanecerá nas próximas semanas. com isso, crie o hábito de urinar esporadicamente e evite o consumo excesso de líquidos antes de se deitar para que não precise acordar muitas vezes durante a noite para fazer xixi.

Dor nas costas

Esse é outro sintoma que tende a perdurar pelas próximas semanas devido à pressão da barriga de gestante e para aliviá-lo você deve fazer alguns exercícios como: pilates, yoga, alongamento e, além disso, manter-se descansada o máximo que conseguir.

Sensibilidade nos seios

Se você já sentiu sensibilidade nos seios em algum momento antes, temos que te falar: esse sintoma irá retornar. Ou se porventura você ainda não sentiu, é bem provável que durante a 16ª semana de gravidez você comece a sentir.

Isso se explica devido aos hormônios produzidos durante a gravidez e em resposta do organismo para o processo de produção de leite. Lembre-se de usar sutiãs e blusas larguinhas e confortáveis para que este sintoma não te incomode tanto, combinado?

Alterações no corpo da gestante com 16 semanas de gravidez

Bom, com 16 semanas de gravidez já mudança aparente na mulher envolve principalmente o aspecto e sensibilidade dos seios. Além disso, já é possível perceber um volume e saliência na barriga, fazendo com que algumas pessoas já consigam desconfiar da gravidez.

Mas vale ressaltar que esses sintomas são bastante pessoais e que em algumas mulheres a barriga de grávida demora mais tempo para aparecer, situação completamente comum e que na grande maioria dos casos não é de se preocupar.

De toda forma, consulte seu médico para verificar a evolução da sua gravidez e para que ele possa te passar uma previsão a respeito do desenvolvimento da sua barriga, ok?!

Como anda o desenvolvimento do feto com 16 semanas de gravidez?

Na 16ª semana de gestação, os órgãos do bebê já estão completamente formados, mas continuam se desenvolvendo e maturando. E algumas das suas principais características são:

  • Os batimentos cardíacos são fortes e seus músculos estão ativos;
  • A pele torna-se mais rosada, embora ainda seja ligeiramente transparente;
  • Já é possível observar todo o esqueleto;
  • As unhas já estão sendo formadas;
  • No caso das meninas, os ovários já produzem óvulos e por volta dessa semana, a menininha já tem em média 4 milhões de óvulos formados.

Qual é o tamanho do feto na 16ª semana de gestação?

O tamanho aproximado do feto com 16 semanas de gravidez é de 11,6cm, sendo comparado ao tamanho de um pêssego. E o seu peso gira em torno de 100 gramas.

Quando a mamãe começa a sentir os primeiros chutes?

Com o passar dos dias da gravidez, é bem comum que as mamães vão ficando cada vez mais ansiosas à espera dos primeiros chutes do bebê. Porém, o que podemos dizer é que esses movimentos já acontecem, mas ainda não é possível de serem sentidos pela mamãe.

O provável é que você só passe a sentir essa sensação entre a 20ª e 24ª semana, que é a época que o útero começa a se projetar no abdômen próximo ao umbigo.

É necessário realizar exame de urina no pré-natal?

exame de urina na gestação
É necessário realizar o exame de urina na gravidez para verificar a presença ou não de doenças no trato urinário.

Quando falamos de exames na gravidez, é bem comum de lembrarmos imediatamente do ultrassom. O que obviamente não é errado, este é de fato o exame mais usual e rotineiro de toda a gravidez.

Porém, o que muita gente pode não saber é que existem alguns exames complementares que o médico obstetra pode solicitar para avaliar a saúde da gestante e/ou do bebê, como é o caso do exame de urina na gravidez.

O exame de urina é feito para averiguar se há ou não a presença de algum problema que afeta o sistema urinário e renal da gestante, fatores que podem influenciar na sua gestação.

A sua coleta é simples, indolor e não causa nenhum dano ao feto e pode ser solicitado os exames tipo 1, urocultura ou de 24 horas, sendo necessário seguir as instruções e preparo para cada um deles.

Medicamentos x gravidez: há alguma restrição?

A resposta para essa pergunta é… SEM DÚVIDAS!

Se tem algo que merece cuidado redobrado durante a gravidez é o uso de medicamento. Por mais simples ou inofensivo que pareça ser, ou até mesmo aqueles que são de uso contínuo e prescrito por médico, devem ser reavaliados pelo seu obstetra para verificar se não oferecem dano para o feto. Por isso, tenha bastante atenção e não se automedique durante a gravidez, ok?!

Cuidados necessários durante as 16 semanas de gravidez

Se você chegou às 16 semanas de gravidez, certamente indica que tudo tem caminhado muito bem. Porém, para que continue assim é necessário que você não descuide e siga tomando o máximo de cuidado possível.

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas para você seguir durante essa semana. Veja só:

  • Cuidado redobrado com a alimentação: muito provavelmente você já sabe que é essencial ter uma alimentação saudável e balanceada durante a gravidez, mas… Como durante a 16ª semana de gestação você estará com apetite aumentado, é provável que você queira sair da rotina e se esbaldar em várias delícias. Portanto, tenha bastante cuidado e fique firme na dieta para que você não se prejudique com a balança e com as doenças causadas pela má alimentação que pode prejudicar não somente a sua saúde como também a saúde do seu bebê;
  • De olho nas roupas: como dito anteriormente, você já vai notar seus seios aumentados e sensíveis e com isso precisará de roupas mais largas e confortáveis. Portanto, essa pode ser uma excelente semana para adquirir novas peças para o guarda-roupa! Procurar pelas lojas específicas de gestante pode ser uma boa opção, uma vez que as roupas além de confortáveis, serão “a sua cara!”;
  • Tome cuidado com os saltos: o uso de salto alto durante a gravidez pode ser contraindicado devido ao alto risco de desequilíbrio e queda, o que pode ocasionar em lesões e riscos para a gravidez. Por isso, na hora de escolher o que calçar, opte também por sapatos mais confortáveis e que não lhe oferecerá riscos;
tirar dúvidas com 16 semanas de gravidez
Crie o hábito de anotar suas dúvidas para esclarecê-las com seu médico obstetra durante as consultas de pré-natal.
  • Anote suas dúvidas: ficou com alguma dúvida em relação a algum acontecimento ou sintoma? Crie o hábito de anotá-la em um bloco de notas no seu celular para que no próximo encontro com seu médico você possa esclarecê-la.
  • Não falte nas consultas: com 16 semanas de gravidez com certeza você já começou seu pré-natal e o seu médico já passou a previsão das próximas consultas. Coloque lembrete no seu celular e já se programe para estar presente nas datas marcadas para que não haja nenhum imprevisto nos horários marcados. Lembre-se: o acompanhamento gestacional é de extrema importância para a saúde do seu bebê!

Bom, agora que você já sabe tudo o que acontece com 16 semanas de gravidez, é hora de tomar os cuidados necessários para garantir que estará tudo bem com você e o seu bebê durante o período gestacional.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, não deixe de comentar nesse post para que possamos esclarecê-la. No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre a gravidez semana a semana.

Nos vemos por aqui nos nossos próximos posts!

Maria Luísa, publicitária formada em 2016 com ênfase em planejamento e redação. Durante minha carreira como redatora, já escrevi sobre diversos assuntos, porém os que mais me identifico são os voltados para o público feminino, em especial sobre maternidade e beleza. Em meu tempo vago, me tornei mãe de pet, amante da moda, esporte e arte. Essa sou eu! Prazer, Malu! (:

1 comentário em “16 Semanas de Gravidez”

Deixe um comentário