15 Semanas de Gravidez

Já são 15 semanas de gravidez. O feto já está completamente formado e agora ele precisa crescer e ganhar peso para chegar ao tamanho que ele virá ao mundo. Nessa etapa a mamãe também está bastante empolgada e com muita energia, diferente das outras semanas que o cansaço tomava conta.

Durante esse período é provável que os pais já saibam o sexo e, com isso, a 15ª semana é uma excelente hora para providenciar o enxoval e o quartinho do bebê.

Criamos esse post que você saiba quais são os principais acontecimentos, sintomas e providências das 15 semanas de gravidez. Vem com a gente!

Sintomas com 15 semanas de gravidez

Quanto mais se passam os dias de gravidez, menos frequentes e intensos ficam os sintomas de gravidez. Portanto, há ainda alguns sintomas que podem ser notados durante as 15 semanas de gestação.

Mas é claro: é sempre bom lembrar que cada caso precisa ser tratado como único e há mamães que podem sentir sintomas intensos ainda nessa etapa e isso não quer dizer que esse é um sintoma para se preocupar.

Confira quais são os sintomas mais comuns da 15ª semana de gravidez:

Excesso de energia

Se você estava acostumada a sentir muito sono e cansaço nas últimas semanas, o que podemos te falar é que na 15ª semana essa situação irá mudar e você poderá perceber que estará mais disposta e com mais energia. Se isso acontecer com você, aproveite para realizar alguma atividade física e tomar providências da sua gravidez que ainda não foram tomadas.

Inchaço ou edema nas mãos, pés e tornozelos

Esse sintoma ocasionado pelo aumento sanguíneo ou pela pressão que o útero faz sobre as veias pélvicas tende a afetar grande parte das mamães durante as 15 semanas de gravidez e para amenizá-los você pode optar pela prática de exercícios leves, como: caminhada, natação ou ioga.

Caso você note inchaços semelhantes a este no rosto, consulte um médio para averiguar o que pode ser feito para alívio dos sintomas e para avaliar se está tudo bem com sua saúde e com a saúde do seu bebê.

Escurecimento dos mamilos

Este sintoma que pode ser notado tanto nas primeiras semanas da gravidez como durante a 15ª semana de gestação é justificado pelo aumento de estrogênio no sangue e não costuma estar relacionado a nenhuma anormalidade.

Ele aparece repentinamente e tende a desaparecer da mesma forma assim que o bebê nasce, mas de toda forma mostre ao seu médico obstetra para que ele possa analisar de forma criteriosa.

Aparecimento de manchas ou sardas

As manchas e sardas no corpo são justificadas pelo mesmo motivo do escurecimento dos mamilos e, caso estejam afetando a sua autoestima, procure um médico dermatologista para analisar qual é o melhor tratamento para seu caso. Ah, e não se esqueça do uso de protetor solar para que as manchas não piorem, ok?

Urina excessiva

Esse é o sintoma que mais irá perdurar-se durante todo o período gestacional devido à pressão que o útero faz sobre a bexiga. Entretanto, para seu alívio é bem provável que nas 15 semanas de gravidez você já tenha acostumado com isso, mas lembre-se sempre de evitar a ingestão exagerada de líquidos momentos antes de se deitar e não se esqueça de manter a boa hidratação, mesmo que precise ir mais vezes ao banheiro para fazer xixi.

Dor nas costas

dor nas costas 15 semanas de gravidez
Praticar atividades físicas e alongamento auxilia na dor nas costas durante a gravidez.

À medida que a gravidez vai evoluindo, a tendência que o incômodo nas costas aumente. Para reduzi-lo, você pode realizar atividades físicas, alongamentos e, sempre que possível, faça pequenos descansos.

Desenvolvimento do feto com 15 semanas de gravidez

Com 15 semanas de gestação as articulações do bebê já estão completamente formadas e, devido ao grande espaço que ele tem para se movimentar, é muito comum que ele se mexa bastante e mude de posição frequentemente (o que é perceptível pelo ultrassom).

Além das mexidas que são constantes, o bebê já consegue soluçar e isso também pode acontecer repetidas vezes durante o dia, mesmo que não sejam notados pela mamãe. Esses fatores são comuns e não costumam causar nenhum tipo de preocupação por parte do médico.

Os ossos do ouvido interno do bebê estão sendo desenvolvidos nessa etapa da gravidez e em breve ele poderá ouvir o que a mamãe fala, garantindo uma maior conexão entre mãe e filho!

Qual é o tamanho do feto na 15ª semana de gestação?

O bebê com 15 semanas de gravidez mede aproximadamente 10 centímetros, ou seja, tem o tamanho de uma maçã. E o seu peso aproximado é de 70 gramas.

Alterações no corpo da gestante com 15 semanas de gravidez

barriga 15 semanas de gravidez
Com 15 semanas de gravidez, a barriga de gestante fica cada vez mais evidente.

As alterações no corpo da mamãe estão cada vez mais evidentes e a principal delas é a barriga que, durante esse período, começa a se desenvolver mais e a ficar mais perceptível.

Suas roupas passam a não servir mais, sendo necessário a aquisição de roupas maiores e mais confortáveis, as lojas de gestantes são uma boa opção para você.

Embora as mudanças físicas estejam se desenvolvendo mais e mais, os seus sintomas são cada vez menores, o que faz com que a mamãe se sinta cada vez melhor e mais feliz com seu corpo e com sua gravidez. Use deste momento para tirar bastante fotos e registrar esse momento que é único na vida da mulher!

Além disso, não se esqueça de manter sua pele bastante hidratada para evitar as temidas estrias e siga as orientações médicas para garantir a saúde, autoestima e bem-estar sempre em dia.

Já é possível sentir os movimentos do bebê na 15ª semana de gestação?

A resposta para essa pergunta é relativa, assim como o surgimento da saliência da barriga de gestante. Há algumas mamães que sentem mais no início da gravidez e aquelas que levam mais algum tempo para sentir (aproximadamente na 20ª semana), embora o bebê já se movimente desde suas primeiras semanas.

Esse é sem dúvidas um fator que costuma gerar bastante ansiedade entre as mamães, mas o que podemos dizer é que não adianta se estressar e que não é um sinal de que há algo de errado com a sua gravidez.

Quais são os planos para as 15 semanas de gravidez?

providências com 15 semanas de gravidez
A organização financeira está entre as providências com 15 semanas de gravidez.

Como foi dito anteriormente, a mamãe tende a ter mais energia durante as 15 semanas de gestação, deixando de lado todo o sono e cansaço excessivo. Portanto, é uma excelente oportunidade para realizar algumas atividades que não estavam sendo feitas antes. São elas:

  • Reservar momentos para o casal: dentro de poucas semanas um novo serzinho demandará bastante atenção do papai e da mamãe e usar dos próximos dias para fazer programações entre o casal pode ser uma boa pedida. Busque fazer o que sempre gostaram de fazer, como: assistir séries, passear, cozinhar e até mesmo ter relações sexuais que, embora tenha bastante tabu, não apresenta riscos para o bebê ou para gestante (a menos que tenha contraindicação médica).
  • Fazer o enxoval e organizar o quartinho do bebê: uma vez que o sexo já tenha sido descoberto, essa é considerada uma excelente época para providenciar o enxoval e o quartinho. Lembre de considerar os presentes que você provavelmente vai ganhar e não exagere nas roupinhas e sapatinhos para os primeiros meses, afinal, o neném cresce muito rápido e as roupinhas acabam sendo pouco aproveitadas.
  • Criar uma planilha financeira: se organizar financeiramente para a chegada do bebê é essencial para que não haja nenhuma surpresa ou imprevisto. Faça um cálculo prevendo os gastos a curto, médio e longo prazo e, se possível, guarde um dinheiro em uma poupança ou aplicação.
  • Hidratar-se corretamente: a boa hidratação oferece diversos benefícios para você e para o seu bebê e deve ser levada em consideração durante toda a gestação. Portanto, lembre de ingerir ao menos 2 litros de água diariamente e se possível inclua também outras bebidas saudáveis, como: chás, sucos naturais, água de coco, etc.
  • Manter uma alimentação balanceada: a alimentação é sem dúvidas uma das maiores aliadas para uma gestação saudável. Converse com seu médico e/ou nutricionista para alinhar um bom plano alimentar e certifique-se que você está bem nutrida para garantir o bom desenvolvimento do seu bebê.
  • Realizar alguma atividade física: a atividade física nas 15 semanas de gravidez oferece inúmeros benefícios. Portanto, converse com seu médico se há alguma contraindicação no seu caso e escolha a modalidade que mais te agrada para a prática regular e monitorada.

Bom, esperamos que você tenha conseguido entender o que se passa durante as 15 semanas de gravidez. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a esse tema, não deixe de comentar nesse post para que possamos esclarecê-la.

Vale ressaltar que essas são apenas dicas e para um acompanhamento individualizado da sua gravidez é indispensável o auxílio de um médio obstetra de sua confiança. Não deixe de comparecer às consultas periódicas e esclarecer todas suas dúvidas, ok?

Se quiser ficar por dentro de tudo o que acontece nas próximas semanas gestacionais, basta continuar acompanhando o nosso blog. Em breve divulgaremos os próximos posts e te esperamos por aqui.

Até a próxima! 😊

Deixe um comentário