14 Semanas de Gravidez

Ao chegar nas 14 semanas de gravidez, a gestante já está muito mais disposta e seus sintomas já estão bem reduzidos, o que fará com que ela se sinta mais disposta e animada a curtir a sua gestação.

Por falar em curtição, essa talvez seja uma excelente época para arrumar o enxoval, o quartinho do bebê e até mesmo para encontrar os familiares e amigos para dar a notícia da gravidez, tendo em vista que já é provável que os papais já saibam o sexo do neném e que os riscos do aborto já estão bem minimizados.

Criamos esse post para que você saiba quais são os outros acontecimentos e sintomas das 14 semanas de gestação. Confira a seguir.

Sintomas com 14 semanas de gravidez

gestantes com 14 semanas costumam apresentar dor nas costas
Um dos sintomas queixados pelas mamães com 14 semanas de gravidez é dor nas costas.

Sabe todo aquele mal estar do início da gestação? Pois bem, ele praticamente some nas 14 semanas de gravidez. Porém, ainda há alguns que irão prevalecer e você terá de conviver com eles durante as próximas semanas. mas fique tranquila: eles tendem a ser bastante suaves e não costumam causar nenhuma preocupação, principalmente quando monitorados pelo seu médico obstetra.

Saiba quais são os sintomas da 14ª semana gestacional:

Congestão nasal

É bem provável que as mamães notem o nariz congestionado durante esta etapa da gravidez e o culpado disso tudo é o hormônio progesterona, que, ao ser produzido em excesso na gestação acaba aumentando a circulação nas membranas mucosas do nariz e provocando a rinite gestacional. Para aliviar esse sintoma você pode optar pelo uso de um umidificador.

Micção frequente

Sim, as idas frequentes ao banheiro também devem continuar. Mas o bom é que nessa altura do campeonato é bem provável que você já tenha acostumado com isso e nem se incomode mais, só não se esqueça de evitar o consumo demasiado de bebidas antes de se deitar para que não tenha que interromper sua noite de sono muitas vezes para fazer xixi.

Dor nas costas

As dores nas costas também podem ser notadas durante as 14 semanas de gravidez devido ao peso e pressão que o útero faz e para aliviá-las você pode realizar alguma atividade física ou alongamento, como: Yoga, Pilates ou Natação. Ah, mas antes de iniciar qualquer atividade, lembre-se de consultar o seu médico para garantir que não há nenhuma contraindicação para o seu caso, combinado?!

Sudorese excessiva

Esse é outro sintoma que pode ser percebido pelas mamães com 14 semanas de gestação e se explica devido ao aumento das glândulas sudoríparas. Com isso torna-se necessário um cuidado maior com sua higiene pessoal, ainda mais que você fica mais suscetível a contrair certas infecções de pele. Se possível, dê preferência aos produtos com pH neutro.

Desenvolvimento do feto com 14 semanas de gravidez

Na 14ª semana de gestação o seu bebê já está totalmente formado, embora ainda seja bem pequenininho. Então agora é hora de ele começar a crescer e a ganhar peso, de maneira bastante acelerada e constante.

feto com 14 semanas de gravidez
O feto com 14 semanas de gravidez já está formado e a partir daí precisa se desenvolver e ganhar peso.

Durante esse período o cordão umbilical já está bem desenvolvido. Ele que é o responsável por levar alimento para nutrir o feto e o oxigênio que vai contribuir para o seu desenvolvimento, crescimento e ganho de peso saudável e rápido.

Algumas observações curiosas:

  • O bebê já possui impressão digital, a qual é única de cada ser humano;
  • O cabelo que foi formado nas semanas anteriores, agora já pode ser observado também na sobrancelha e em todo o corpo, como uma pequena penugem;
  • Com o seu rosto já formado e seu nariz no devido lugar, o bebê já consegue se expressar franzindo a testa e a boca.

Tamanho do bebê na 14ª semana de gestação

O feto com 14 semanas de gravidez mede aproximadamente 8 centímetros, ou seja, equivalente ao tamanho de uma cebola e o seu peso gira em torno de 43 gramas.

Mudanças no corpo da gestante com 14 semanas de gravidez

As mudanças no corpo da mamãe na 14ª semana de gestação agora são muito mais notáveis, tendo em vista que ela passará a ter uma silhueta mais arredondada.

Portanto, se você ainda não providenciou lingeries e roupas de gestante, a dica que a gente te dá é que faça isso o quanto antes pois suas roupas normais ficarão apertadas nos próximos dias. Há inclusive opções de lojas específicas para gestantes, vale a pena dar uma conferida.

Quando a saliência da barriga de grávida aparece?

Falamos anteriormente que a sua barriga já estará mais redonda e você já terá notado diferenças no seu corpo durante as 14 semanas de gravidez.

Porém, em relação a saliência da barriga de grávida, o que podemos te dizer é que não há uma data específica para o aparecimento dela, embora o mais comum seja que ela surja durante a 16ª e 20ª semana.

Essa data pode variar de acordo com o estereotipo de cada mulher e, diferente do que muitas pessoas imaginam, o tamanho da barriga de nada tem a ver com o tamanho do bebê.

Com 14 semanas de gravidez já é possível saber o sexo do bebê?

O seu bebê com 14 semanas de gravidez já está completamente formado e sim, já é completamente possível descobrir o sexo durante esse período. Entretanto, há algumas situações que dificultam a visualização, como: qualidade do ultrassom, posição do feto, etc.

Então não deixe de consultar o seu médico para verificar sobre a possibilidade de descobrir o sexo durante a ultrassonografia com 14 semanas ou se será necessário aguardar mais uns dias, ok?!

Saiba quais são os cuidados necessários durante as 14 semanas de gravidez

Você já entrou no segundo trimestre de gestação e, por mais que os sintomas já estejam amenizados e os riscos do aborto também, os cuidados precisam ser redobrados para garantir que sua gravidez continue caminhando bem.

quais são os cuidados da 14ª semana de gravidez
Na 14ª semana de gravidez é essencial que a gestante use bastante creme para evitar as indesejadas estrias.

Confira a seguir o que você deve fazer durante os próximos dias para manter sua saúde e a de seu bebê:

  • Tenha cautela com o uso de químicas: se porventura você usa tinturas ou químicas no seu cabelo, não deixe de conversar com seu médico para avaliar quais são as possibilidades liberadas para você durante esse período. Afinal, é melhor pecar pelo excesso de zelo do que faltar com o cuidado e prejudicar o seu bebê, não é mesmo? (PS: o mesmo vale para outros procedimentos estéticos que envolvem químicas);
  • Use e abuse dos cremes: os cremes, principalmente na região dos seios e barrigas, poderão auxiliar bastante para manter sua pele sempre hidratada e evitar o aparecimento da tão indesejada estrias. Portanto, converse com um bom médico dermatologista ou até mesmo peça indicações para suas amigas que já passaram por gestações e cuide-se!
  • Evite saltos: os saltos altos são lindos e nos deixam bastante elegantes, sabemos! Mas durante essa etapa da gravidez é essencial que você os evite pois eles podem provocar inchaço nos pés e até mesmo aumenta as chances de quedas e tropeços, o que pode ser bastante preocupante durante a gestação.
  • Cuide da sua alimentação: a alimentação saudável é importante para todo mundo, mas, durante a gestação sua importância é redobrada. Afinal, além de você, você também está nutrindo o seu bebê. Portanto, tenha atenção aos alimentos que ingere e evite o excesso de gorduras e açúcares.
  • Hidrate-se bem: assim como a alimentação, a hidratação correta também proporciona diversos benefícios para a mamãe e para o bebê. Por isso, não se esqueça de manter-se hidratada (consumindo em média 2 litros de água diariamente).
  • Evite bebidas alcóolicas: as bebidas alcóolicas causam consequências graves e irreversíveis no bebê e devem ser evitadas durante toda a gestação. Por isso, para garantir a saúde do seu filho, é ideal que você as corte totalmente pelas próximas semanas.
  • Tome cuidado com a anemia: a anemia na gravidez é algo bastante recorrente, que possui sintomas como cansaço frequente, fraqueza, sangramento nasal e manchas roxas pelo corpo e que causa bastante preocupação entre as mamães. Para evitá-la, é muito importante que você consuma o nível ideal de vitaminas, principalmente a B12, proteínas e ferro. Se necessário, consulte um nutricionista para a elaboração de um plano alimentar específico para você.
  • Exercite-se: a prática de atividade física durante a gravidez proporciona diversos benefícios e, se realizada com cautela e acompanhamento médico, não há nenhum problema. Então escolha uma modalidade que você gosta, consulte seu médico para verificar se há alguma contraindicação e exercite-se! Seu corpo e seu bebê agradecem por isso.

Agora que você já sabe quais são os principais acontecimentos e sintomas durante as 14 semanas de gravidez, é hora de tomar os cuidados necessários para garantir saúde e bem-estar para seu período gestacional.

Lembrando que essas são apenas algumas dicas e sugestões e é indispensável um acompanhamento individualizado da sua gravidez por um médico obstetra de sua confiança.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto, não deixe de comentar esse post para que possamos esclarecê-la.

E, se quiser mais informações a respeito das próximas semanas de gravidez, basta continuar acompanhando o nosso blog. Divulgaremos em breve os outros posts que com certeza te auxiliarão bastante.

Até a próxima!

Deixe um comentário