13 Semanas de Gravidez

Quando a mamãe chega nas 13 semanas de gravidez é sinal que se inicia o segundo trimestre da gestação e junto dele a ansiedade cresce mais e mais a cada dia, em especial para aquelas que ainda não realizaram o exame de sexagem fetal e estão apreensivas para descobrir o sexo do bebê.

Durante esse período, os sintomas do início da gravidez já se foram, mas a gestante pode acabar percebendo novos. Criamos esse post para que você saiba quais são e entenda tudo o que acontece durante as 13 semanas de gravidez. Confira a seguir.

Sintomas com 13 semanas de gravidez

Como foi dito anteriormente, os sintomas anteriores tendem a desaparecer na 12ª e 13ª semana, mas, devido a evolução da gestação, pode ser que a gestante acabe percebendo a presença de novos.

É sempre bom lembrar que isso é muito pessoal e nem sempre acontece com toda mulher. Para avaliar o seu caso em específico é essencial que você seja avaliada pelo médico obstetra de sua confiança, tá bem?

Veja quais são os principais sintomas da 13ª semana de gestação:

pilates e ioga na gravidez
A prática de atividades como: pilates e ioga podem auxiliar nas dores nas costas e pernas durante a gravidez.

Dores nas costas e pernas

À medida que a saliência da barriga de grávida vai surgindo, as dores nas costas e/ou pernas vão aumentando. Isso é comum e provavelmente você irá se acostumar, mas se necessário converse com seu médico para avaliar o melhor tratamento que alivie o seu mal-estar.

Uma boa opção para isso é a prática de pilates ou ioga durante as próximas semanas de gestação, pois, além de aliviar as dores, a prática dessas atividades poderão contribuir para a correção postural, aumento da resistência, melhora da respiração, etc.

Constipação intestinal

A constipação intestinal pode surgir na 13ª semana de gravidez e para contornar essa situação é muito importante estar de olho na sua alimentação. Não se esqueça de incluir alimentos ricos em fibra, como: abacaxi, ameixa seca, grão de bico, arroz integral, brócolis, etc., e de se hidratar corretamente.

Cólicas abdominais

Esse é mais um sintoma que pode acabar aparecendo durante as 13 semanas de gravidez e fique tranquila: esse não é um motivo de preocupação, a não ser que esteja acompanhadas de sangramentos intensos ou fortes contrações. Nesse caso, procure seu médico obstetra para avaliação do seu caso, tá bem?

Azia

A azia também pode ser notada por algumas gestantes nessa etapa da gestação devido ao aumento do hormônio progesterona no sangue e pelo aumento e acúmulo de gases no organismo. Para aliviá-la, você pode ingerir alguns alimentos como: sorvete, chicletes, manjericão, bebidas fermentadas (como o Yakult) ou grãos integrais. Além disso, não se esqueça de uma boa hidratação (cerca de 2 litros d’água por dia).

Micção frequente

A micção frequente é o sintoma que perdura mais tempo durante a gestação e é importante que a gestante consiga lidar com ele de forma natural para que não fique incomodada todas as vezes que precisar ir ao banheiro repentinamente. São ações que você pode tomar: evitar ficar muito tempo em um local que não tenha banheiro e ingerir líquidos antes de se deitar.

Falhas da memória

As falhas na memória e concentração podem ser notados pela mamãe na 13ª semana de gestação e é justificado pelos hormônios que são produzidos em excesso durante esse período. Para contornar esse quadro, exercite sua memória e pratique exercícios físicos.  

O que acontece no corpo da gestante com 13 semanas de gravidez

O corpo da gestante vai se modificando cada vez mais e a cada dia já fica mais nítido a sua gravidez. As veias, principalmente na região das mamas e abdômen, ficam predominantes e podem ser notadas com facilidade.

Nesse período a mamãe já vai precisar escolher roupas mais largas e confortáveis tendo em vista que as roupas justas já estarão a incomodando. Uma boa opção inclusive é começar a visitar lojas específicas de gestantes.

Quanto ao ganho de peso, nessa etapa de gravidez o ideal é que a mamãe tenha ganhado 2kg. Caso tenha ultrapassado muito desse valor de referência, o indicado é que a alimentação seja reavaliada e que o médico seja consultado para avaliação do quadro.

A nossa dica é evitar a ingestão em excesso de alimentos ricos em açúcares e gorduras e realize alguma atividade física, sempre acompanhado por um profissional de saúde.

Desenvolvimento do bebê na 13ª semana de gestação

O bebê com 13 semanas de gravidez está ainda mais parecido com um recém-nascido. Por isso, um ultrassom 3D pode ser uma excelente opção para visualizar os seus detalhes.

Suas mãos e pés já estão devidamente formados. Entretanto, eles ainda irão amadurecer nas próximas semanas que virão. O mesmo acontece com o sistema nervoso central do feto que, por ora completo, levará até o primeiro ano do bebê para terminar de se desenvolver.

Suas articulações, ossos e músculos estão ficando cada vez mais rígidos e fortes, sua bexiga já funciona corretamente e o bebê já consegue produzir uma pequena quantidade de glóbulos brancos, embora ainda precise de um complemento da mamãe que virá através da amamentação.

Por falar na bexiga, o feto já consegue urinar corretamente, o que acontece a cada 30min aproximadamente. A urina acaba ficando dentro da bolsa e a responsável pela eliminação dos resíduos é a placenta.

Qual é o tamanho do feto com 13 semanas de gravidez?

Com 13 semanas de gestação o bebê mede aproximadamente 5,4cm, medidos da cabeça às nádegas, tamanho semelhante ao de uma vagem. E o seu peso estimado é de 14 gramas.

Com 13 semanas de gestação já é possível descobrir o sexo?

descobrir sexo do bebê com 13 semanas de gravidez
Com 13 semanas de gravidez já é possível descobrir o sexo do bebê através da ultrassonografia.

E se você está ansiosa para saber se o seu bebê é menino ou menina, lá vai uma boa dica para você! A partir da 13ª semana de gravidez já é possível descobrir o sexo através da ultrassonografia.

Mas atenção! Existem alguns fatores para viabilizar essa possibilidade, como: a experiência do médico, a qualidade da imagem do exame e a posição do bebê. Portanto, consulte seu obstetra e peça a ele para avaliar as condições, combinado?

13 semanas de gravidez são quantos meses?

A 13ª semana de gravidez corresponde a primeira semana do quarto mês gestacional.

Saiba o que esperar do segundo trimestre da gestação

Você está iniciando o segundo trimestre da gravidez e reunimos alguns dos principais acontecimentos dessa etapa para que você possa se programar:

  • Aumento considerável da barriga: se durante o primeiro trimestre o aumento da barriga foi sutil ou imperceptível, nas próximas semanas você irá notar que a barriga vai aumentar de tamanho de forma rápida e gradativa. Mas lembre-se que isso pode variar bastante de mulher para mulher e é indispensável que você consulte seu médico de confiança para checagem da sua gestação.
  • Descoberta do sexo do bebê: é nessa etapa também que você vai descobrir o sexo do seu bebê, podendo inclusive ser durante essa semana. Portanto, já vai preparando o coração e se programando para comprar as primeiras roupinhas do enxoval, escolher o nome… Ahhh, é realmente um período muito gostoso!
  • Primeiros movimentos do bebê: o segundo trimestre gestacional realmente reserva muitas surpresas para os papais, fazendo inclusive que o papai se sinta mais presente e um dos motivos é que os primeiros movimentos do bebê possam ser sentidos. No início eles serão bem leves, como se fossem alguns bichinhos caminhando pela sua barriga, mas a intensidade e frequência vai aumentando ao decorrer do tempo e a conexão da gestante com o seu bebê também!

Os cuidados alimentares com 13 semanas de gravidez

Durante a 13ª semana de gestação é muito importante ter cuidado com sua alimentação para garantir que sua gravidez continue indo bem. Os dois principais pontos que precisam de atenção são:

alimentos proibidos na gravidez
Para evitar o sobrepeso e riscos de doenças para a mamãe e o bebê, evite alimentos ricos em açúcar e gordura durante a gestação.
  • Evitar alimentos ricos em açúcar e gordura: como dissemos antes, por mais que seja comum e esperado o aumento da barriga da gestante durante os próximos dias, o aumento exagerado não é o mais indicado. Isso porque o sobrepeso pode acabar ocasionando problemas de saúde para a mulher e até mesmo para o bebê e precisa ser controlado através da alimentação e da prática de atividades físicas. Por se tratar da alimentação, o principal é evitar alimentos ricos em açúcar e gordura e sempre que possível optar por uma alimentação saudável e balanceada.
  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio: a ingestão de cálcio durante as 13 semanas de gravidez vai contribuir consideravelmente para o desenvolvimento saudável dos ossos do bebê. Portanto, inclua nas suas refeições diárias alimentos como: iogurtes, queijos e suco de couve crua.

Bom, esperamos que você tenha conseguido entender quais são os principais sintomas e acontecimentos da 13ª semana de gestação. Mas lembre-se: essas são apenas algumas dicas e para um acompanhamento personalizado do seu caso e a garantia de uma gravidez saudável é indispensável o auxílio de um médico obstetra.

Ficou com alguma dúvida referente a esse assunto? Comente nesse post para que possamos esclarecê-la. E no mais, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece na gravidez semana a semana!

Nos vemos por aqui nos nossos próximos posts. Até a próxima!

Deixe um comentário