12 Semanas de Gravidez

Com 12 semanas de gravidez, que marca o fim do primeiro trimestre da gestação, a gestante tende a ficar mais disposta e animada, o desenvolvimento do bebê está indo muito bem e o risco do aborto espontâneo diminui consideravelmente. Enfim, pode-se dizer que está iniciando a melhor etapa da gravidez e os seus acontecimentos são muito favoráveis tanto para a mamãe quanto para o desenvolvimento do feto.

Criamos esse post para que você saiba todos os acontecimentos e sintomas da 12ª semana de gestação. Confira a seguir.

Sintomas com 12 semanas de gravidez

É bem provável que muitas grávidas estejam no aguardo do momento em que os sintomas diminuam e vamos dizer: este momento chegou! Com 12 semanas de gravidez, os sintomas que a gestante vinha sentindo irão reduzir consideravelmente e elas ficarão muito mais dispostas e felizes.

Porém ainda há alguns sintomas que poderão ser notados durante a 12ª semana de gestação. Veja quais são:

Apetite aumentado

Uma vez que os enjoos e náuseas tendem a diminuir, você pode notar que seu apetite está aumentado. Porém é muito importante que você tenha autocontrole para manter uma alimentação saudável e equilibrada para evitar o ganho exagerado de peso e para que o seu bebê continue recebendo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Gengivas sensíveis

Com 12 semanas de gravidez é comum que seu volume sanguíneo esteja maior para garantir a boa nutrição do feto e o resultado disso são gengivas mais sensíveis que podem sangrar ocasionalmente durante a escovação ou ao passar o fio dental. Não se desespere, ok? Isso é comum de acontecer e não é sinal de doença ou nenhum descontrole da sua saúde bucal.

Dor de cabeça e tontura

Esse sintoma pode estar presente durante essa etapa da gestação devido aos hormônios que são produzidos e, para reduzi-los, pode ser importante que a gestante converse com seu médico obstetra para encontrar um tratamento eficaz e seguro durante a gravidez.

Micção frequente

A micção frequente é o sintoma mais recorrente durante toda a gestação e para que não seja tão incômodo é essencial que a gestante crie uma rotina contando com suas idas ao banheiro. Não se esqueça que uma boa opção é evitar ingerir muito líquido antes de se deitar para que você não seja acordada várias e várias vezes durante a noite para fazer xixi.

Alterações na gestante com 12 semanas de gravidez

Durante a 12ª semana de gravidez as alterações no corpo da gestante começam a ser ainda mais notáveis. Suas mamas aumentam de tamanho e as veias superficiais podem ficar em evidência, sendo necessário usar roupas mais confortáveis. O abdômen começa a dar alguns sinais, crescendo lentamente e dando lugar à saliência da barriga de grávida.

O normal é que a mulher engorde cerca de 2kg no primeiro trimestre, ou seja, durante as 12 semanas de gravidez e, em seguida, ela pode chegar a ganhar até 500g por semana, ou seja, a partir desse momento o aumento da barriga será mais rápido e poderá ser percebido com maior facilidade.

Ah, vale lembrar que esse é o comum de acontecer, mas pode variar de acordo com o metabolismo de cada mulher e não há uma regra específica. Recomendamos que você converse com seu médico para verificar se há uma projeção de quilos na sua gravidez, combinado?

Como anda o desenvolvimento do feto durante a 12ª semana de gestação?

Com 12 semanas de gravidez, a cabeça do bebê que antes era bastante desproporcional ao corpo terá uma pausa em seu crescimento acelerado para que o corpo possa se desenvolver mais e as medidas proporcionais comecem a tomar forma. A partir de então, o bebê fica cada vez mais parecido como formato que ele virá ao mundo.

O seu coraçãozinho já está trabalhando, os seus ouvidos médios e internos já estão formados e as estruturas externas do ouvido se deslocam do pescoço para o lado da cabeça, aonde eles irão deverão ficar para começar a funcionar de vez.

Durante esse período, o bebê já é muito ativo e passa a maior parte do tempo em posição fetal e se mexendo bastante, por mais que a mamãe ainda não possa perceber. E, embora os seus membros ainda sejam muito curtos, tais movimentos são essenciais para seu desenvolvimento, crescimento e fortalecimento.

Qual é o tamanho do feto com 12 semanas de gravidez?

O feto na 12ª semana de gestação mede aproximadamente 6,5 centímetros de comprimento da cabeça as nádegas, o que equivale ao tamanho de um limão e seu peso médio é de 14 gramas.

Qual a importância do ultrassom com 12 semanas de gravidez?

ultrassom com 12 semanas de gravidez
Saiba qual é a importância do ultrassom com 12 semanas de gravidez.

Quando se fala do ultrassom no primeiro trimestre da gravidez, é muito comum as pessoas associarem ao fato da descoberta do sexo. Porém, o que muitas mamães de primeira viagem podem não saber é que a importância do exame nesse período está muito além disso.

Realizar uma ultrassonografia durante as 12 semanas de gravidez é indispensável para verificar a saúde do seu bebê e, caso você ainda não tenha feito nenhum exame até então, é muito provável que seu médico vá te recomendar um nessa altura do campeonato.

Os motivos da importância do ultrassom na 12ª semana são muitos. Entre eles: identificar se há ou não alguma anormalidade cromossômicas congênitas com o feto, como a trinômia 21, mais conhecida como a Síndrome de Down.

Já é possível descobrir o sexo na 12ª semana de gestação?

Com 12 semanas de gravidez toda mamãe já está bem ansiosa e aflita para descobrir o sexo do seu bebê, mas uma vez que o órgão genital ainda não está totalmente formado, não será possível visualizá-lo com nitidez pelo ultrassom.

Porém há uma alternativa para tentar descobrir se o bebê é um menininho ou uma menininha antes mesmo do órgão terminar de ser formar: o exame de sexagem fetal. E este sim pode ser realizado na 12ª semana de gestação.

Trata-se de um exame de sangue que visa examinar a presença ou não do cromossomo Y no organismo da gestante. Caso o resultado dê positivo, é sinal que o bebê é um menino. Se o resultado for negativo, o bebê é uma menina.

Entretanto, esse exame não costuma ser cobrado pelos planos de saúde e as gestantes que optarem pela realização do mesmo terão que procurar um laboratório para realizá-lo de forma particular.

Qual é o risco de aborto espontâneo após as 12 semanas de gravidez?

Se você é daquelas pessoas que ainda não contou sobre sua gravidez para seus familiares e amigos no aguardo de uma ocasião mais oportuna, saiba que ao fim da 12ª semana de gestação os riscos de aborto espontâneo reduzem drasticamente e é muito provável que sua gravidez siga até o fim da 40ª semana.

Portanto, aproveite que nesse período da gravidez você está mais disposta e reúna-se com a família e amigos para contar sobre a novidade. Ah, fica a dica: já é uma excelente data também para começar a se programar quanto ao enxoval e quartinho do bebê! 😊

Cuidados necessários durante a 12ª semana de gravidez

cuidados na 12ª semana de gestação
Alimentar-se bem durante a gravidez é indispensável para garantir sua saúde e a saúde do seu bebê.

Assim como as semanas anteriores, com 12 semanas de gravidez é essencial que você tome alguns cuidados para garantir a sua saúde e a do seu bebê. Para isso reunimos algumas dicas do que você deve fazer durante os próximos dias. Confira:

  • Mantenha uma dieta saudável e balanceada: uma vez que seu apetite tende a voltar, é indispensável que você continue no foco e com uma dieta saudável e balanceada para garantir que seu bebê estará ingerindo todos os nutrientes necessários para o perfeito desenvolvimento.
  • Mantenha a boa higienização bucal: ainda que você possa apresentar alguns episódios de sangramentos gengivais, é muito importante que você continue escovando seus dentes e passando fio dental regularmente para evitar o aparecimento de tártaros, placas e bactérias. Se possível, marque também uma consulta ao dentista para averiguar a saúde da sua boca.
  • Organize-se financeiramente para a chegada do bebê: além da estabilidade emocional, você precisará se organizar financeiramente para garantir que você terá condição de receber o seu bebê. Portanto, faça planilhas e contas e se organize financeiramente para os próximos meses e anos.
  • Verifique a necessidade de suplementação: a suplementação vitamínica costuma ser bastante importante para o desenvolvimento fetal e precisa ser avaliada juntamente com seu médico obstetra. Portanto, durante essa semana não deixe de perguntá-lo se há a necessidade de iniciar alguma vitamina para garantir mais saúde ao seu filho, ok?

Bom, esperamos que você possa ter entendido quais são os principais acontecimentos e sintomas das 12 semanas de gravidez. Lembrando que essas são apenas algumas dicas e para que você possa entender o seu caso em específico é ideal que você procure um médio para acompanhamento gestacional.

Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a esse assunto, não deixe de comentar aqui que iremos te esclarecer. E, se quiser informações sobre as próximas semanas da gestação, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos próximos dias iremos divulgar os posts da semana a semana da gravidez para que você fique por dentro de tudo o que acontece! 😊

Nos vemos por aqui. Até a próxima!

Deixe um comentário