11 Semanas de Gravidez

Com 11 semanas de gravidez a gravidez já está bastante avançada e o feto já consegue ser visualizado pelos pais pelo exame de ultrassom. A mamãe já pode sentir que está grávida a todo o momento e, por sua vez, as alterações no corpo são cada vez mais visíveis.

Com toda essa evolução, é muito comum que os papais fiquem cada vez mais ansiosos e a espera da descoberta do sexo do bebê, ou até mesmo para a sua chegada. Mas é importante que tentem manter a calma para que tudo ocorra bem durante a semana.

Criamos esse post para que você possa saber quais são os principais sintomas e acontecimentos da 11ª semana. Confira a seguir:

Sintomas com 11 semanas de gravidez

Nesse período da gravidez os sintomas que a grávida estava sentindo tendem a ficar mais amenos, mas de toda forma existem alguns que irão persistir pelos próximos dias.

Vale lembrar que isso é bastante pessoal e pode variar de mulher para mulher. No caso de sintomas muito fortes ou frequentes, não deixe de consultar com seu médico para garantir que tudo está nos conformes.

Veja quais são os sintomas da 11ª semana de gestação:

Sono e cansaço excessivos

Esse é sem dúvidas um dos sintomas da gravidez que mais incomoda as mamães durante toda a gestação e é muito importante que você tome algumas medidas para conseguir conviver com ele sem grandes problemas.

Nossa dica é que você descanse o máximo possível durante o dia e não abra mão de uma noite de sono tranquila e, de no mínimo 6h.

Micção frequente

As idas ao banheiro também continuarão maiores devido a pressão que o útero faz sobre a bexiga, diminuindo o seu reservatório.

Para que isso não prejudique sua noite de sono, a dica que nós damos é que você evite ingerir muito líquido antes de ir se deitar.

Mamas inchadas

Com 11 semanas de gravidez as suas glândulas mamárias já estão produzindo leite e isso justifica o inchaço das mamas. Além disso, alterações na coloração e aspectos dos mamilos e auréolas também poderão ser notadas.

Prisão de ventre

Esse é outro sintoma que costuma ser queixado pelas mamãe com 11 semanas de gravidez e o importante é evitar ao máximo a automedicação. Diferente disso, tente optar por uma alimentação saudável e a prática de atividade física regularmente.

Se for necessário, entre em contato com o médico de sua confiança para que ele possa receitar o melhor tratamento para seu caso.

Mudanças no corpo da gestante na 11ª semana da gestação

alterações no corpo da gestante 11 semanas de gestação
Com 11 semanas de gravidez as mudanças no corpo da gestante ficam ainda mais perceptíveis.

Com 11 semanas de gravidez as mudanças no corpo da mulher tendem a ficar mais claras. A saliência da barriga de gestante já começa a dar um sinal, uma vez que os ossos do quadril ficam em maior evidência pela pressão que o útero faz sobre eles, ação que pode inclusive causar certo desconforto à mulher.

Outro sintoma que começa a ser notado durante a 11ª semana da gestação é em relação ao rosto da mamãe. Ele pode ficar mais arredondado, resultado da produção elevada de progesterona. Em alguns casos, pode ocorrer também o arredondamento do nariz, mas… Não se preocupe! Esse não passa de um charme da gravidez e logo, logo tudo se normalizará.

Os enjoos, que antes eram sintomas comuns e recorrentes, tendem a diminuir ou até mesmo desaparecer. E, por mais que a mulher já possa perceber a barriguinha, ela ainda não pesa, fazendo com que o bem-estar seja maior do que quando comparados às semanas anteriores e fazendo com que seja uma excelente semana para iniciar os preparativos para a chegada do bebê.

Desenvolvimento do feto com 11 semanas de gravidez

Com 11 semanas de gravidez o feto já possui olhos e orelhas bem formadas que poderão ser observados no exame de ultrassonografia. Entretanto, como ainda não há o funcionamento correto entre as orelhas e o cérebro, elas ainda não conseguem funcionar corretamente.

Em relação aos olhos, já podem ser observadas pequenas pálpebras que abrem e fecham o tempo todo. Porém, o feto ainda não consegue enxergar a luz, pois é exatamente nessa etapa da gravidez que o seu nervo ótico está em desenvolvimento.

A sua boca já pode se abrir e se fechar e esse movimento acontece constantemente, também podendo ser reparado durante o exame de ultrassonografia.

Além disso, o coração do bebê já está bombeando sangue a todo momento através do cordão umbilical, seus batimentos são bastante acelerados podendo ser ouvidos através dos exames de rotina.

Os ovários/testículos já estão desenvolvidos, embora não seja ainda possível descobrir qual é o sexo por meio do exame de imagem já que o órgão genital ainda não está formado completamente.

Tamanho do feto com 11 semanas de gestação

Com 11 semanas de gravidez o feto possui tamanho aproximado de 5cm que são medidos da cabeça até as nádegas, ou seja, tamanho semelhante ao de um figo.

Já é possível descobrir o sexo com 11 semanas de gravidez?

Como foi dito acima, os órgãos genitais do feto ainda estão em desenvolvimento e com isso ainda não é possível descobrir o sexo do bebê através do ultrassom. Porém, existe uma alternativa que promete relevar o sexo sem que seja necessário o desenvolvimento completo: o exame de Sexagem Fetal.

Ele consiste em retirar o sangue da gestante para tentar identificar se há ou não a presença do cromossomo Y no organismo. Se a resposta for positiva, é sinal que o bebê é um menino. Caso contrário, é uma menina.

Este exame não é cobrado pelo convênio médico, tendo que ser realizado à parte e o seu valor médio gira em torno de R$ 500,00, podendo variar entre os laboratórios.

11 semanas de gravidez correspondem a quantos meses?

11 semanas faz parte do terceiro mês de gestação. Ou seja, quando a gestante entra na 11ª semana ela está prestes a finalizar o primeiro trimestre da sua gravidez.

Importância do Exame de Translucência Nucal com 11 semanas de gravidez

O Exame de Translucência Nucal, que deve ser realizado entre a 11ª ea 14ª semana, é feito através do ultrassom para identificar qual é a quantidade de água na região da nuca do feto. Através do resultado, será possível verificar se há a presença de alguma malformação ou síndrome, em especial a síndrome de Down.

Portanto, não deixe de consultar com seu médico durante esse período para esclarecer suas dúvidas e para verificar quais são os preparos para a realização deste exame. O quanto antes você descobrir se há ou não alguma malformação no feto, melhor será para que você saiba o que fazer e como agir.

Cuidados com a alimentação na 11ª semana da gestação

quais alimentos comer com 11 semanas de gravidez
Veja quais cuidados você deve ter com sua alimentação durante a 11ª semana de gravidez.

A esta altura da gravidez é de extrema importância que seus cuidados com a alimentação sejam redobrados para garantir que você esteja com cada vez mais saúde e que tudo vai ocorrer bem nas próximas semanas.

Para isso, separamos algumas dicas de alimentação saudável que devem ser seguidas durante a gravidez. Confira abaixo quais são:

  • Ingestão de alimentos com ferro: um dos cuidados primordiais durante as 11 semanas de gestaçãoé ter controle da sua reserva de ferro, uma vez que ele tem uma função muito importante no seu organismo: formar a hemoglobina. Para garantir bom nível de ferro no organismo, ingira regularmente alimentos que contém fero, como: fígado bovino, carne vermelha, gema de ovo, trigo, legumes e tomate.
  • Ingestão de alimentos com fibra: a ingestão de alimentos com fibra tende a ser bastante benéfica durante a gestação, em especial para as gestantes que apresentam prisão de ventre como um dos sintomas da 11ª semana. São alimentos ricos em fibra: aveia, mamão e ameixa.
  • A vitamina C é sempre bem-vinda: o consumo de vitamina C na gravidez proporciona benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê e a quantidade deve ser avaliado com o seu médico de confiança. Confira quais são alguns alimentos ricos em vitamina C: acerola, manga, mamão, goiaba, couve, goiaba, laranja, limão, tangerina e brócolis.
  • Cuidado com os refrigerantes: o refrigerante contém alto teor de açúcares, gases, cafeína e conservantes, podendo aumentar a recorrência de gases e desconfortos abdominais. Por isso, o seu consumo é desaconselhável durante a gravidez.
  • A hidratação é essencial: a ingestão de água irá auxiliar para o perfeito funcionamento dos órgãos, como por exemplo o intestino e ainda vai auxiliar a manter o equilíbrio dos hormônios. Portanto, não se esqueça de hidratar-se corretamente durante o dia evitando o consumo demasiado momentos antes de se deitar para que não haja um número grande de micções durante a noite.

E aí? Conseguiu entender quais são os principais acontecimentos e sintomas das gestantes com 11 semanas de gravidez? Então é hora de seguir nossas dicas para garantir que seus dias tenham mais saúde e bem-estar para você e seu bebê.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, basta comentar nesse post para que possamos esclarecê-la.

E para informações sobre as próximas semanas de gravidez, continue acompanhando o nosso blog. Nas próximas semanas divulgaremos dicas e informações da gestação semana a semana para te deixar por dentro de tudo o que acontece.

Nos vemos por aqui! Até breve. 😊

Deixe um comentário