10 Semanas de Gravidez

Chegamos nas 10 semanas de gravidez! E junto dela, alguns novos sintomas podem aparecer como outros tendem a ir embora. O feto vai se desenvolvendo muito bem e a mamãe vai ficando cada vez mais ansiosa e no aguardo de sinais mais evidentes da sua gestação.

Mas ó, calma! Sua gravidez está caminhando muitíssimo bem e tudo indica que nas próximas semanas a saliência da sua barriga já poderá ser notada. O mais importante nesse momento é focar nos acontecimentos da 10ª semana de gravidez e é sobre isso que iremos falar nesse post. Confira a seguir.

Sintomas da gestante com 10 semanas de gravidez

Como foi dito acima, alguns sintomas não costumam persistir durante as 10 semanas de gravidez ou ocorrem em uma incidência muito menor. Entretanto, há ainda alguns sintomas que podem ser notados durante a 10ª semana e inclusive a aparição de um novo sintoma nessa lista.

Mas atenção: é sempre bom lembrar que cada organismo reage de uma forma individualizada à gravidez e qualquer dúvida que você tiver referente aos seus sintomas é essencial que você esclareça com seu médico de confiança, ok?!

Excesso de sono

Embora seja um dos sintomas mais chatos e persistentes de toda a gestação, o sono e cansaço excessivo ainda está presente na 10ª semana de gravidez. Portanto, tente manter-se descansada o máximo possível para evitar que a sonolência, fadiga ou cansaço atrapalhe suas atividades diárias.

Náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos também podem ocorrer durante a 10ª semana de gestação e os cuidados precisam ser mantidos para garantir que sua incidência seja menor e que sua saúde continue em dia. Então não se esqueça de hidratar-se corretamente, fazer refeições pequenas, leves e saudáveis e consultar o seu médico em caso de sintomas persistentes e/ou severos.  

Barriga redonda e cintura larga

Ao decorrer dos dias a sua barriga vai ficando cada vez mais redonda e, por mais que ainda não seja a saliência da barriga de gestante, já está bastante perceptível que você está à espera de um bebê. Além disso, a cintura também vai ficar larga e as mamas cada vez maiores e pesadas. Pensando nisso, as roupas mais larguinhas e confortáveis são uma excelente pedida!

Acúmulo de saliva na boca

Esse é o novo sintoma da lista que havíamos dito. É comum você perceber durante as 10 semanas de gravidez que sua boca está com acúmulo de saliva e a justificativa disso é o excesso de acidez ou até mesmo devido ao grande número de vômitos que ocorrem nessa etapa da gestação. Porém não precisa se preocupar: da mesma forma que esse sintoma aparece de repente, ele também irá desaparecer rapidamente sem que haja grandes complicações.

Dores nas costas

É bem provável que as dores nas costas já estejam te acompanhando há algum tempo e a notícia é que esse sintoma vai ficar ainda mais frequente nas próximas semanas. Esse é o efeito do processo do estiramento do útero e de toda a transformação que o organismo precisa passar para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do feto.

Uma boa maneira de aliviar este sintoma é com a prática de atividades físicas, como: ioga, pilates ou alongamento.

Micção frequente

As idas frequentes ao banheiro também vão persistir durante a 10ª semana de gestação e como você já deve saber, isso se explica devido a pressão que o útero faz na bexiga, que diminui o espaço do seu reservatório.

Mas atenção: mesmo que você precise ir mais vezes ao banheiro, é importante que você não deixe de se hidratar. O que você pode fazer para evitar o incômodo durante a noite é não consumir grande quantidade de líquidos por aproximadamente 2 horas antes de se deitar.

Como anda o desenvolvimento do bebê durante as 10 semanas de gravidez?

Com 10 semanas de gravidez o bebê já está a mil dentro do útero da gestante, embora esses movimentos ainda não podem ser notados. Consideram-se ainda que nessa etapa a parte mais perigosa do desenvolvimento do bebê já esteja o final, o que significa que o risco de abortos espontâneos e malformação do feto já diminuíram bastante.

Em relação às evoluções, pode-se notar que, diferente da semana anterior, a sua cabecinha já está mais proporcional ao restante do corpo e que sua coluna já está desenhada, inclusive já sendo perceptível pelo ultrassom todo os seus contornos e desenhos também da sua medula espinhal, que nesse momento está sendo formada.

Enfim, com 10 semanas de gravidez todos os principais órgãos do bebê já estão formados, inclusive os rins já estão em funcionamento (todo o líquido amniótico que o bebê engole já pode ser filtrado por eles), sua genitália está em processo de finalização e já e começa a surgir os primeiros e minúsculos fios de cabelo.

Qual é o tamanho do feto com 10 semanas de gravidez?

O bebê com idade fetal de 10 semanas possui aproximadamente 3 centímetros, o que equivale ao tamanho de uma ameixa seca, e o seu peso médio é de 3 a 5 gramas.

Com 10 semanas de gravidez já é possível descobrir o sexo do bebê?

descobrir sexo bebê através do sangue
O exame de Sexagem Fetal é uma opção para descobrir o sexo do bebê precocemente.

Bom, se for através do ultrassom convencional, ainda não é possível saber o sexo do bebê. Porém, há uma alternativa que pode ser utilizada para tentar identificar o sexo antes da hora: o exame de Sexagem Fetal e esse sim pode ser realizado na 10ª semana de gestação.

Trata-se de um exame de sangue simples e praticamente indolor que consegue identificar se há ou não o cromossomo Y, que caracteriza o sexo masculino, circulando na corrente sanguínea da mamãe.

Ou seja: se, ao coletar o sangue for detectado o cromossomo Y, indicará que o bebê é do sexo masculino. Caso contrário, é uma menininha.

O que você deve evitar durante a 10ª semana de gravidez

Como você viu acima, sua gravidez está evoluindo muito bem e para garantir que ela continuará assim pelas próximas semanas é essencial que você continue tomando algumas medidas preventivas.

Saiba o que deverá ser evitado pelas gestantes com 10 semanas de gravidez:

  • Café e alimentos que contém cafeína: essa é sem dúvidas uma providência que vai ser muito difícil de tomar para quem ADORA um café. Porém, tendo em vista que o consumo excessivo de cafeína poderá prejudicar o desenvolvimento do feto, é mais do que necessária! Se ficar sem cafeína por completo for muito difícil para você, converse com o seu médico qual é a dosagem diária tolerável e não passe disso.
  • Rotina muito intensa: por mais que nossa rotina seja muito corrida e intensa, nesse período é extremamente essencial que você desacelere para conseguir incluir momentos de descanso e até mesmo pequenos cochilos durante o dia.
  • Cigarro: se fumar já faz mal para uma pessoa qualquer, imagina para uma gestante? Portanto, se você tinha o hábito de fumar antes da gravidez, pare imediatamente durante as 10 semanas de gestação e só volte após a liberação médica (o que muito provavelmente só vai acontecer após o período de amamentação).

Quais são as providências que você deve tomar na 10ª semana de gestação

exercício físico para fazer na gravidez
Dentre as providências da semana estão: realizar atividades físicas, alimentar-se bem e se hidratar corretamente.

Agora que você já sabe o que deve ser evitado, é hora de entender quais são as providências que você deve tomar durante a semana. Veja só:

  • Comparecer à consulta de pré-natal: a gestante com 10 meses de gravidez muito provavelmente já iniciou o pré-natal e inclusive já está na hora de retornar ao médico. Então não deixe de conferir qual é a data do seu retorno e não falta na consulta, afinal, o acompanhamento médico é essencial para garantir mais saúde a você e ao bebê.
  • Realizar os exames médicos: assim como a consulta, a realização de exames como o ultrassom são essenciais para acompanhamento do desenvolvimento gestacional. Portanto, realize todos os exames solicitados pelo médico obstetra de sua confiança.
  • Alimentar-se bem: a alimentação saudável e balanceada é indispensável para garantir que você e o bebê irão receber todos os nutrientes necessários. Então sempre que possível prefira alimentos naturais e frescos e dê prioridade para refeições feitas em casa.
  • Hidratar-se corretamente: uma vez que ahidratação correta também vai ajudar a manter seu organismo saudável e a perfeita evolução da sua gestação, mantenha sua garrafinha sempre por perto para consumir, no mínimo, 2 litros de água diariamente.
  • Se exercitar: diferente do que muitos pensam, a prática de atividades físicas pelas gestantes pode sim proporcionar diversos benefícios. Pensando nisso, encaixe um horário para se exercitar na sua rotina e não se esqueça de seguir as orientações médicas.

Bom, esperamos que tenha ficado claro quais são os principais acontecimentos e sintomas durante a 10ª semana de gestação. Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar nesse post para que possamos esclarecê-la.

E, para garantir mais saúde e bem-estar para você e seu bebê durante todo o período gestacional, não deixe de conferir os nossos próximos posts! Em breve divulgaremos mais informações a respeito da gravidez para que você saiba o que acontece de semana a semana.

Nos vemos por aqui! Até a próxima. 😊

Deixe um comentário